fevereiro 27, 2025

[Novos na estante] #14

Essa edição dos novos na estante tem dois “problemas”. O primeiro: deixei passar muito tempo entre essa e a anterior, o segundo: encontrei várias promoções no sebo! 😎 O resultado foram 10 livros para uma postagem, sendo 6 da Agatha Christie! Não resisto à tentação de colocar mais um mistério com o Poirot na lista, mesmo estando atrasada na leitura deles. Mas, chega de enrolação, porque a lista é longa!

Viagem ao centro da Terra (Júlio Verne): O professor Lidenbrock consegue decifrar um enigma do pergaminho de um cientista do século XII e se junta a seu sobrinho, o jovem Axel, para checar a possibilidade de chegar ao centro da Terra seguindo o relato decifrado. (Fonte: Skoob)

Vou começar a lista com um que eu já li e resenhei, então, se quiserem saber como foi a leitura, acessem: [Resenha] Viagem ao centro da Terra. Já adianto que foi uma agradável surpresa para mim a aventura que encontrei nesse livro.

fevereiro 20, 2025

[Resenha] Viagem ao centro da Terra

Faz tempo que eu não publico uma resenha aqui no blog, a última foi em outubro do ano passado (A Árvore da Mentira), e a de hoje quase não sai por conta do calor. Esse é um tipo de postagem que leva mais tempo para escrever e como conseguir criar um texto com essa sensação térmica de abraçar o sol? E ainda mais sabendo que a tendência para os próximos anos é ser mais quente? 😫 Não gosto nem de pensar muito sobre o assunto pra não ficar triste.

Desde que ouvi o Doc Brown citando Júlio Verne no filme De Volta para o Futuro 3, fiquei com vontade de conhecer o autor, mas tinha o receio da escrita ser muito complexa, afinal era o escritor favorito do Doc e também de sua paixão, a professora Clara. Para minha agradável surpresa, me deparei com um livro fácil de ler e uma história interessante onde não há limite para a imaginação.

Sinopse: O professor Lidenbrock consegue decifrar um enigma do pergaminho de um cientista do século XII e se junta a seu sobrinho, o jovem Axel, para checar a possibilidade de chegar ao centro da Terra seguindo o relato decifrado. (Fonte: Skoob)

A história começa com o professor Lidenbrock descobrindo o manuscrito do século XII, como diz a sinopse, mas quem consegue desvendar o código é seu sobrinho e assistente, Axel. O professor fica obcecado com a perspectiva, certo de que chegará ao centro da Terra seguindo o que diz o manuscrito, enquanto seu sobrinho não está muito empolgado com a ideia de se afastar da mulher amada e arriscar a vida na exploração só pelo reconhecimento dentro da comunidade científica.

fevereiro 13, 2025

[5 Motivos] para assistir: Red Rose

Estava nos meus planos escrever uma postagem sobre essa minissérie aqui para o blog, só não esperava que fosse acontecer tão cedo. Acabei de assistir aos 8 episódios de Red Rose agora a pouco e preciso falar sobre o que vi! Já adianto que foi um suspense instigante e inteligente que não faz uso de muita violência ou sustos gratuitos para manter a audiência interessada. Estava com saudade dos conteúdos desse tipo!

  1. Primeira motivação: totalmente culpa da Netflix. Acredito que a plataforma está começando a aprender meus hábitos e me sugerindo filmes e séries com potencial para me agradar. Não acho isso ruim, principalmente depois de assistir a essa minissérie, mas continuo fazendo buscas ativas ou lendo recomendações de blogues para não ficar restrita ao que sugere o algoritmo.

fevereiro 06, 2025

[Especial] Metas 2025

Desde que comecei a escrever listas com objetivos para realizar durante o ano lá em 2019, posso finalmente afirmar que estou começando a sentir um pouco de progresso na maneira como eu interajo com o mundo por finalmente saber o que responder à pergunta: “O que você gostaria de fazer?

Parece besteira, mas quando somos levados a acreditar que nossas vontades não importam, com o tempo parece que deixamos de querer, pois, já que a principal função sistema nervoso é nos proteger, se o “querer” é interpretado como algo impróprio com consequências potencialmente perigosas, acabamos aprendendo a evitar nossas próprias necessidades.

A questão é que apenas com coragem e paciência conseguimos olhar dentro de nós mesmos com honestidade suficiente para identificar quais são nossas motivações para nos negligenciar, priorizar os outros ou aceitar desrespeitos, e assim trabalhar nas mudanças necessárias. Para um olhar superficial, a vida é assim mesmo e qualquer reclamação é inadequada.

Além da coragem e paciência, outra peça fundamental é o tempo, que apesar de não curar nada sozinho, sem ele não conseguimos colocar em prática a tarefa diária de aprender a viver. Apesar de ainda não ter descoberto o sentido da vida 😅, me recuso a acreditar que viver seja resumido a tédio e sofrimento.

Chidi Anagonye: Acontece que a vida não é apenas um quebra-cabeça que deve ser resolvido uma vez e pronto. Você acorda todos os dias e o resolve novamente. (Tr. livre)

janeiro 30, 2025

[Receita] Brigadeiro Rosa

Foi totalmente por acaso que essa receita deixou de ser apenas uma ideia e virou realidade. Por conta de um pote de margarina perto da data de vencimento, comecei 2025 com um desafio (pelo menos para mim) fazendo algo novo pela primeira vez.

Sou uma colecionadora de receitas no Pinterest, mas nunca havia experimentado nenhuma. Até hoje! Por isso, resolvi compartilhar o preparo dessa delícia conhecida como brigadeiro rosa, brigadeiro de morango ou bicho-de-pé (esse último nome foi uma seguidora no Instagram quem me contou - ver aqui).

Ingredientes:

janeiro 23, 2025

[Tag] Sua vida em livros

Gostei da ideia de começar o ano postando uma TAG, pois é uma postagem simples de escrever, o que facilita bastante a minha vida enquanto me recupero emocionalmente das festas de final de ano. Assim, ainda em dezembro já comecei a procurar algo para publicar e encontrei a booktag ‘Sua vida em Livros’ no blog Literatura Presente.

Para responder usei meu perfil no Skoob já que lá consegui criar uma estante com todos os livros que eu tenho, algo que não posso fazer em casa por conta da falta de espaço.

  1. Um livro para a sua inicial:
    Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (JK Rowling), bom, a série toda é com a minha inicial, então escolhi aquele onde meu personagem preferido, Remus Lupin, aparece pela primeira vez.