julho 20, 2012

[Sessão Pipoca] Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem

Fim de semana chegando... que tal um filminho? Minha dica de hoje é um clássico dos anos 80/90! Com Michael Keaton, Geena Davis, Alec Baldwin e Winona Ryder no elenco principal, o filme conta a história de um casal, Barbara e Adam, que estão em seu feliz primeiro dia de férias planejando tudo o que farão, quando uma ida de carro até a cidade interrompe os planos do casal.
 
Sinopse: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa a excêntrica e dark filha deles, Lydia Deitz (Winona Ryder), é a única que consegue ver e falar com Barbara e Adam. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. O casal fica tão apavorado que contrata os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle. [Fonte: Filmow]


Eles levam um tempinho para perceber, mas quando voltam para casa não pertencem mais a esse mundo, pois o acidente de carro que sofreram durante o passeio os matou. Logo eles descobrem que vão passar os primeiros anos de sua pós-vida em sua própria casa, o que não parece tão ruim, mas como agora que Barbara e Adam estão mortos, a casa é colocada à venda e eles são obrigados a dividi-la com uma família bem pouco convencional. Charles e Delia Deitz são capazes de tornar essa pós-vida um inferno.
 

Ninguém consegue ver Barbara e Adam, já que são fantasmas. No entanto, Lydia Deitz, filha de Charles Deitz, cuja mãe morreu algum tempo antes, é diferente dos demais e por isso capaz de vê-los e estabelece uma relação de amizade com o casal. Mesmo com essa relação amistosa, a convivência de Barbara e Adam com os novos inquilinos ainda é insuportável.
 

Uma cena clássica desse filme é quando Barbara e Adam tentam expulsar a família e seus amigos utilizando do recurso da possessão espiritual para forçá-los a dançar a música Banana Boat Song (Day-O) de Harry Belafonte durante um jantar. Vocês já devem ter ouvido algum trecho dessa música:
 
 
Day, me say day-o/ Daylight come and me wan' go home/ Day, me say day, me say day, me say day... / Daylight come and me wan' go home.
 
Quem ainda não lembrou, ou não conhece a cena, pode conferir na íntegra o nesse vídeo disponível no Youtube: Beetlejuice - Day-o.

Como essa tática não surte efeito e a família e seus convidados se divertem mais do que se assustam, Barbara e Adam resolvem recorrer à ajuda sobrenatural do excêntrico bio-exorcista Beetlejuice. O que eles não sabem é que essa decisão pode trazer mais problemas do que ajudá-los.


Apesar de todos esses elementos sobrenaturais, o filme é completamente cômico, com muitos exageros e não tem nada de terror. Pelo que li a respeito desse filme, a ideia inicial de Tim Burton, era de uma história mais sombria contando a dificuldade do casal, Barbara e Adam, em se adaptar à pós-vida. No entanto, o ator Michael Keaton pediu a ele liberdade para desenvolver seu personagem e o filme acabou virando uma comédia de humor sombrio. Eu recomendo fortemente! Já assisti várias vezes e nunca me canso! Danny Elfman é mais uma vez o responsável pela trilha sonora, ele e Tim Burton são parceiros em vários longas, garantindo muita qualidade como sempre!

 
Título: Beetlejuice
Direção: Tim Burton
Gênero: Comédia, Fantasia
Classificação: 12 anos
Duração: 92 minutos
País: EUA
Lançamento: 16 de junho de 1988

Curiosidade: O filme originou uma série de desenhos, com o mesmo nome, onde a família Deitz e Beetlejuice são protagonistas.


Quem aqui já assistiu? É um dos meus preferidos e um clássico na Sessão da Tarde! Não me canso se rever!

8 comentários:

  1. Oiii
    Nossa eu estava lendo e lembrando do filme, é realmente ótimo e engraçado, vale a pena assistir!!!
    Parabéns pela postagem, adorei relembrar esse clássico!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um daqueles filmes que a gente assiste sem se cansar, né?! Eu tenho uma VHS dele, nossa.. velhinha.... nem sei se tem pra vender em DVD.

      Beijusss;

      Excluir
  2. Nunca vi esse filme, o que eu acho uma vergonha pois eu me considero cinéfilo, mas um dia eu vou compensar o tempo perdido, gosto muito dos filmes do Tim Burton, principalmente aqueles com o Jonnhy Depp.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo os filmes do Tim Burton. Esse não tem o Johnny Depp, mas é muito legal!

      Abraço;

      Excluir
  3. Eu amo esse filme!!!
    Sério fez parte da minha infância! Não importa quantas vezes já tenha visto ainda bolo de rir, não dá pra escutar "Banana Boat Song" sem lembrar ;)
    Tim Burton é demais, eu sou encantada com o estilo sempre sombrio e humor negro dele(melhor q isso só o trio Burton-Depp-Helena neh?)

    Eu lembro do desenho tbm, mas muito vagamente ;/
    Adorei a dica de hj! Estou ansiosa pela próxima!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella
    Feliz dia do amigo *-*

    ResponderExcluir
  4. Nunca assisti maaaas parece ser legal *o* E ainda dirigido por Tim Burton ? Ó, vamos ver *-*
    nas capas tem bastante influencia, vamos ver quando lermos,rsrs *-*
    adoreeeeei *-*
    Um beeijo, fofa *-*
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale à pena! O difícil talvez seja você encontrar o filme...
      Verdade!

      Beijusssss;
      http://hipercriativa.blogspot.com.br/

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.