junho 09, 2016

[Curiosidade] O Prisioneiro de Azkaban e o Tempo

Viagem no tempo é um tema recorrente em histórias de aventura e fantasia, diga-se de passagem, minhas preferidas. Já faz um tempo que li o livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e venho pensando na viagem com o vira-tempo que aconteceu no livro. Algumas coisas sempre foram bem confusas para mim e hoje, finalmente cheguei à conclusão do motivo disso: a história que acontece no livro, não tem futuro! Calma, vou explicar.

Quando pensamos em voltar no tempo para consertar alguma coisa esquecemos que o mais importante na história é termos futuro! Além de uma ferramenta que permita a viagem.

Se formos olhar a história de “Prisioneiro de Azkaban” notamos a ausência de um futuro de onde Harry e Hermione pudessem voltar.

Ficou claro na história Harry dizer que só conseguiu conjurar o patrono porque tinha visto ele mesmo conjurando. Mas como ele teria sobrevivido ao ataque dos dementadores para poder voltar ao passado se ele já não tivesse sobrevivido ao ataque? O que eu quero dizer é que não há uma linha do tempo que leve Harry vivo até o futuro para que ele possa voltar ao passado.

E nem precisamos chegar tão longe na história. Vocês devem lembrar que assim que Lupin se transforma em lobisomem ele tenta atacar os meninos. Sirius os defende e Harry vai atrás dele para ajudar o padrinho. Não me lembro no livro, mas no filme, nessa hora Hermione uiva chamando a atenção do Lupin transformado evitando que ele ataque Harry.

Ou seja, imaginem a história sem o vira-tempo: Lupin se transforma em lobisomem e ataca Harry que tentava salvar Sirius. O garoto morre ou fica muito machucado e agora também é um lobisomem. Consequência disso é que ele não teria condições de viajar no tempo com Hermione. Então, como eles voltaram?

Teria feito mais sentido, pelo menos de acordo com as histórias de viagem no tempo, se Hermione tivesse voltado sozinha. Mas aí, como Harry conjuraria o Patrono sem ter visto ele mesmo (vindo do futuro) conjurando?

Alguém me explica, porque “De Volta para o Futuro” eu entendi, mas “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” ainda estou tentando entender!

47 comentários:

  1. Olá,querida!
    Nunca tinha refletido sobre o assunto nesta perspectiva,mas a sua opinião me deixou com a pulga atrás da orelha. O jeito é buscar mais sobre o assunto. Adorei o seu cantinho.
    Beijos!
    http://livrosepsicologia.blogspot.com.br/2016/06/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também fiquei assim. É muito complicado entender histórias que mexem com viagem no tempo, porque acabam sendo duas histórias dentro de uma.

      Obrigada!

      Excluir
  2. Oi Helaina, tudo bem?
    Eu gosto bastante de HP, tanto que estou relendo a série pela 8ª vez :P Pois é hahhahahha
    Mas estou no primeiro ainda.
    O terceiro filme e livro é sempre o que me deixa confusa.
    Gosto muito de viagens no tempo, mas elas me confundem.
    E com essa história, fiquei bem ah?
    Acho que ela é meio que um ciclo, sei lá
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem sim! E você?
      Isso de viagem no tempo dá muita confusão mesmo.
      Complicado pra entender, mas eu amo!

      Beijussss;

      Excluir
    2. Esqueça o filme. O lobisomem só responde ao uivo de SUA PRÓPRIA espécie
      Acontece que, no livro, o lobisomem ouve o próprio uivo! Só que um estava em um tempo e espaço diferente.
      https://youtu.be/R6DTFMCmnFA - esse vídeo explica tudo.

      Excluir
    3. Igor, isso acontece no filme também.. Dá pra notar

      Excluir
    4. Não, no filme o lobisomem ouve o uivo da Hermione.

      Excluir
    5. Exatamente Igor. Erro do filme

      Excluir
  3. Oi Helaina,
    Olha... que pergunta complexa hein? HAHAHAHA
    Realmente, eu entendi seu posicionamento. Essa coisa de física quântica me deixa bem confusa... Mas confesso que amo uma viagem no tempo também, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Helaina!
    Esse é o meu favorito dos HPs. Mas faz muitos anos que li. Já não lembro os detalhes. Pretendo reler em breve.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Eu estou querendo reler também pra ver se entendo melhor essa bagunça!! Hahahahaha

      Beijussss;

      Excluir
  5. Oi Helaina,
    Só conheço essa história do filme mesmo.
    Sua postagem, me deu vontade de ler o livro que por sinal, deve realmente, despertar várias teorias. Isso é muito bom.

    Depois me conta o que achou de A Árvore da Mentira. Tomara que você curta.

    até mais :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!!
      Já li o livro, mas estou querendo reler pra entender o que eu perdi.

      Eu amei o livro, mas acabei não escrevendo a resenha... eu acho...

      Beijusss;

      Excluir
  6. Oi Helaina, tudo bom?
    Puxa, boa pergunta. Viagens no tempo são mega complicadas, e em HP não poderia ser diferente :S Mas tá aí uma pergunta que nossa querida tia Jo Killer poderá responder num futuro (não muito distante, espero ^^').
    Bem, terei que reler novamente a série pra ver se consigo responder melhor (pretendo reler a série todo ano agora *-*).
    Beijinhos, boa semana e boas leituras.

    Isabelle - Attraverso le Pagine
    http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle!
      Pois é!! Bem que ela poderia dizer algo sobre.
      Meu problema é que eu baseio toda teoria de viagem no tempo ao que foi feito em De Volta Para o Futuro. É o que mais se encaixa para mim e extrapolo isso para todas as histórias que leio ou vejo.

      Obrigada!
      Boa semana e boa leitura para você também!

      Excluir
  7. Sabe Helaininha, que saudade de voce!
    e olha que ja veio pra me deixar com nó - esse é um dos meus favoritos de HP e tipo, toda vez que eu assisto, essa parte do filme me deixa super nó, porrque mesmo ja tendo visto várias vezes eu fico pegando informações ue eu ja tenho para tentar entender melhor e olha que essa do Lupin e do Sirius e da Hermione e o patrono é muito confusoo!!! #socorro
    pode voltar sempre, some nao amiga blogueira!!

    Obrigada pela dica - atualizei a postagem com a caa maravilhosa de O lago Negro ;)


    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!!
      É muito confuso mesmo né!
      Vou tentar não sumir mais.

      Beijusss;

      Excluir
  8. Oie tudo bem? Olha para lhe ser sincera eu não me aprofundo nisso para não gerar exatamente isso: confusão. Tipo sou da opinião que se você leu o livro e entendeu tudo ou o necessário para prosseguir para o próximo volume perfeito, pois tentar entender mais aprofundado é fria, é tipo tentar entender a linha do tempo de X Men ahsuauhshas mas cada um cada um né kkkk
    Bjss, comenta por favor, ajudaria muito ^^ http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/titulo-freier-fall-ano-producao-2013.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naylane, tudo bem sim e você?
      Já eu curto muito me aprofundar nessas ideia e teorias. Acho divertido! Hahahaha

      Beijusss;

      Excluir
  9. Então, em relação a viagens no tempo, eu acredito que o "Futuro" já seja baseado nas interferências de viagens do tempo. Ou seja, se tu voltar no tempo, já tinha acontecido esta viagem na linha passada, e já estava programado para acontecer na linha futura. Deu pra entender? uheueheuehe É que nem aconteceu em Alice Através do Espelho. Por mais que ela tentasse mudar o passado, ela não consegue, pois o futuro já estava estava escrito e nada muda isso.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Pra mim o tempo flui mais como uma linha reta, igual em "De Volta para o Futuro". Me sinto mais em paz acreditando nisso! Hahahahaha... Acho que se alguém muda algo no passado cria uma linha alternativa, para um futuro alternativo e o futuro que havia antes deixaria de existir, mas ninguém perceberia isso porque não terão lembranças do futuro que não existiu!! Hahahahahaha.... SOCORRO ME ENROLEI TODA NA HISTÓRIA!! Mas gosto muito disso!!

      Abraços;

      Excluir
  10. Realmente, se formos pensar profundamente desse jeito, parece que a história não tem solução. Nem consigo imaginar como você ficará ao ler o roteiro de "The Cursed Child", Helaina. Aquilo sim é uma grande confusão hahahhaha Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!!
      Pelo que eu já li dos spoilers é mesmo!! Hahahaha... Mas acho que lá a JKRowling tratou o tempo de uma maneira totalmente diferente do que fez em Prisioneiro de Azkaban. Acho que até ela se enrolou com a história!! Hahahahahahaha

      Beijusss;

      Excluir
  11. Helaina, peço desculpas por fazer um comentário que não tem nada a ver com o seu post, mas fui indicado ao seu blog em um grupo do facebook sobre filmes. Cresci com a gravação em VHS do filme da Alice de 1985, comprei o DVD internacional, mas sinto muita falta da sensação nostálgica da dublagem.... Por algum acaso, você ainda possui o VHS do filme? Já o passou para DVD? Tem alguma maneira de eu conseguir uma cópia dele com você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso, eu que peço desculpa pela demora em responder. Meu filme ainda está em VHS e nem sei se ainda funciona. Consegui uma versão dele em inglês no Youtube e nem olhei mais para as fitas ou tentei passar para DVD. Desculpe não ter como te ajudar.

      Excluir
  12. Por larga vantagem é a minha saga de livros favoritos, Harry Potter moldou um pouco da minha adolescência. É uma obra que tenho sempre muito presente, ainda para mais com o conceito da viagem do tempo...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito da saga, mas para conceito de viagem no tempo sou mais "De Volta Para o Futuro". Aceito melhor a teoria deles.

      Excluir
  13. Oi Helaina!
    Olha eu sempre achei essa parada de mexer com o tempo um troço bem arriscado, normalmente as historias, costumam a sair bem confusas principalmente por causa dos paradoxos. E que quando se para pensar neles a gente acaba meio que desanimando com a história por não fazer o menor sentido.
    Nesse caso em particular eu imagino a linha do tempo como um rio que deveria seguir um caminho pré determinado, mas então é feito um desvio, como uma barragem que segura os fatos "normais" e depois é aberto um novo caminho que a linha temporal deve seguir, em resumo. Ela ignora a logica em troca de fazer o que dá na telha... hahahahahahahahaha
    Mas até que acho a historia boa, menos quando se pensa be sobre ela.
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz!
      Concordo com o seu ponto de vista! É exatamente assim que vejo o tempo. Mas parece que a JKRowling tem uma opinião bem diferente né?! Hahahahahaha

      Beijussss;

      Excluir
  14. Na verdade essa viagem no tempo há falhas!!! Seria fácil voltar no tempo e fazer uma barganha que nem em Dr estranho, assim HP venceria os dementadores, mas a história não pode ser mudada, oq me intriga é ver quem volta no tempo não ter noção que voltou, logo HP saberia que ele mesmo o salvaria sem ficar surpreso!!! E realçando a parte de quem volta não ter noção que voltou é que...logo essa sabendo que voltou poderia mudar a história, assim sendo seria o mesmo que se encontrar com a outra parte de si mesmo, pois as duas mentes estariam ali, meio confuso, mas entendi onde fica a outra parte do HP que ficou escondido para o salva-lo de si mesmo, oq será que aconteceu com ele? Ele sumiu? Talvez... acredito que a linha do tempo seja que nem duas fitas iguais sendo rebobinadas em delay, esse dalay é o tempo que volta atrás, enquanto uma rebobinou essa 1 hora de gravação a outra já está rebodinando enquanto a outra deu play e quando chegar a 1 hora de onde partiu o ponto de rebobinar ela espera a outra fita chegar no ponto onde voltou e assim as duas se alinham em si mesmas!!! Obs... esse tempo de recombinação seria em velocidade rápida onde o tempo la fora não perceba o tal efeito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito complicado tanto escrever quanto analisar viagens no tempo. Eu gosto de me basear sempre em 'De Volta para o Futuro'. Inclusive no segundo filme da trilogia uma das cenas excluídas mostra exatamente essa questão do desaparecimento. Depois de alterar o passado e consequentemente o futuro, Biff (do futuro que não existe mais), desaparece (cena no youtube). E na trilogia, eles conseguem alterar o passado e melhorar o futuro para eles com os pais do Marty vivendo numa situação bem melhor depois que o filho os ajuda a vencer a intimidação de Biff que sofriam no colégio. Sei que 'De Volta para o Futuro' não é a regra, mas é a história na qual gosto de me basear para entender essas coisas.

      Excluir
  15. Eu sempre me questionei exatamente isso mas eu nunca consegui expressar tão bem em palavras a ponto de alguem entender esse ponto de vista, até que eu assisti flash e usei a explicação de looping temporal do Wells pra explicar pros meus amigos e deu certo, inclusive eu encontrei seu blog pesquisando sobre isso não faz sentido é uma falha na historia pro Harry mudar o tempo ele teria que ter um futuro isso ñ da pra explicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a JK já mencionou em uma entrevista que depois de ver todas as consequências que essa possibilidade trazia para a história ela acabou se arrependendo um pouco da ideia.. hahahaha...

      Excluir
  16. Oi.
    Isso ficou confuso em relação a teoria de viagem no tempo mesmo.
    Se ela gira o treco 3x sentido ante horário, voltando as 19:30(como ela havia falado), para voltar no presente ela deveria girar 3x sentido horário para voltar no presente, que teoricamente não seria 00:00(quando o sino toca e deixa o Ronald confuso), teoricamente seria 04:30 da madrugada
    Mas ela não girou, ou seja, eles ainda estão no passado? Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom, para mim ela não precisava girar de novo porque o tempo não parou. Hermione e Harry apenas voltaram nele e começaram de novo. Por isso eles tem que esperar até Lupin aparecer como lobisomem e Sirius tentar detê-lo para salvá-lo.

      Excluir
  17. Isso nunca vai dar certo pq na teoria o passado não pode ser mudado, se você muda, a lógica do presente e futuro não vai ter lógica kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, em De Volta Para o Futuro e Jumanji (Alan salvou os pais da Judy e do Peter do acidente de carro) o passado foi mudado e o futuro reescrito. Nosso futuro depende do que fazemos agora.

      Excluir
  18. Outra coisa...
    Se você volta pro passado, o presente do passado não poderia existir.
    Ex: a Hermione não poderia ouvir ela quebrando o galho quando eles estavam escondidos atrás das abóboras; e também não se pode narrar o presente do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual lógica a JK usou, mas pela linha do tempo que o Doc. Brown usou para explicar o Marty em De Volta Para o Futuro sobre como a linha do tempo funciona dá pra fazer isso.

      Excluir
  19. Histórias de viagem no tempo são para bugar a mente, nao para fazer sentido. Um exemplo clássico é a franquia de "exterminador do futuro"
    Na qual john connor manda kyle para o passado para que este proteja sua mãe satah. Porém, mais que isso, kyle viria a engravidar sarah, sendo assim ele o pai de john.
    A história vai além
    O exterminador que fora mandado para matar sarah é parcialmente destruído. Sobrando um antebraço, com o ship, que por sua vez fora usado como base para a engenharia reversa que possibilitou criação do mesmo. Consegue entender? Os acontecimentos do passado dependem dos acontecimentos do futuro. É como se o futuro fosse o passado do passado... E isso nao faz o menor sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são altamente bugantes porque no fundo ninguém sabe ao certo como funcionaria! Quem sabe no futuro a gente não descubra... hahahahaha

      Excluir
  20. Para todos que estão comentando sobre o tempo do futuro mudar quando você altera o passado e portanto não haveria um tempo de onde o personagem vir, leiam sobre o "Ripple effect" (infelizmente só encontrei em inglês). Ele explica como as coisas mudam gradualmente de forma que você praticamente tem duas realidades possíveis ao mesmo tempo. Assim o futuro de onde você veio ainda existe, ao mesmo tempo que o futuro alterado que o personagem está criando naquele momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem também esse vídeo do Pipocando que explica bem o que ocorre no filme: https://www.youtube.com/watch?v=1aoMP0JdNH4

      Excluir
  21. Na verdade eu vejo a narrativa da viagem do tempo de HP como é falado no paradoxo de bootstrap, antes mesmo deste virar conceito na série dark, revi HP e o Prisioneiro de Azkaban algumas vezes esses dias atrás e me deparei com o seu mesmo pensamento…

    Eles estão sempre ali para sempre, quando eles vão na primeira vez consolar o Hagrid sobre o Bicuço, na verdade não é a primeira vez deles ali e quem dirá a segunda, pois o antigo eles já estiveram ali e o antigo do antigo deles já estiveram ali…

    Então, voltando para o paradoxo de bootstrap, eles voltam no tempo para alterar o futuro, no momento que Lupin vira lobisomem, Harry é salvo pelo 'uivo' da Hermione, mas a questão é: a Hermione só está ali porque ela já voltou pro passado e sabia que aquele uivo salvaria Harry.

    Então, quem voltou para o passado primeiro para salvar Harry do ataque de Lupin? Não dá para saber pois acaba sendo um círculo sem início e sem fim, não existe um começo e não existirá um fim.

    Não dá para nos garantir que depois do último badalar do sino, quando eles encontram dumbledore e falam que deu tudo certo, no outro lado da porta na enfermaria, eles estão usando o vira tempo novamente e voltando ao passado novamente e assim dando início a mais uma sequência.

    Esses tipos de paradoxo são difíceis de pensar e compreender pois afetam o que hoje entendemos de tempo e espaço.

    ResponderExcluir
  22. Na verdade o que acontece é que temos conhecimento apenas do futuro modificado.
    Quando vemos a história decorrer sem saber ainda do vira-tempo, estamos vendo o tempo modificado, ou seja, as alterações já feitas.

    Harry, Hermione e Sirius (livro) poderiam sim ter morrido no lago, onde estavam os dementadores. Mas não nos é mostrado este futuro, do que teria acontecido se o harry, que volta no tempo, tivesse conjurado o patrono.

    Para deixar claro que o que nos é mostrado é o tempo modificado por Harry e Hermione, olha logo no começo quando Hermione está escondida atrás da abóbora, ela vê a pedra que querbou o vaso na casa do Hagrid, então ela pega e taca a pedra, acerta o vaso e logo de seguida a Hermione (que estava na casa do Hagrid) vê a pedra.

    Antes de vermos a história sendo modificada, temos essa prova de que tudo o que assistimos antes já foi aquele "presente" modificado.

    Outra questão é quando a Hermione, ainda atrás da abóbora, acerta a segunda pedra, que bate na cabeça do Harry e o Harry que voltou no tempo também sente a dor.
    Isso por que? Bom, eles estão vivendo um paradoxo temporal, é como se a linha do tempo estivesse sobreposta enquanto decorre aquele tempo do vora-tempo...

    Ao usar o vira-tempo, o Bruxo cria uma outra linha do tempo que dá seguimento continuo com a atual durante aquele período que foi "rebobinado" o tempo, neste caso 3 horas. Após o fim das 3 horas, a linha se une novamente, dando continuidade ao curso normal. Tanto que, no final, quando eles somem na ala hospitlar e regressam o Harry e a Hermione que já tinham viajado no tempo, ali o ciclo é findado, dado continuidade a linha temporal.

    Pensa num cordão de sapato. Quando você dá uma voltinha e faz um laço, é exatamente isso, a linha está ali e foi distorcida e aquele ciclo acaba no nó e depois segue em linha reta novamente. Esse laço é o paradoxo temporal e o nó é o ponto de regresso de onde tudo começou e terminou. O comprimento desse laço, é determinado pelas horas retrocedidas no tempo. Ou seja, o tanto de tempo que foi distorcido.

    Por isso que há uma regra de que retroceder mais do 5 horas, pode-se causar danos na linha temporal. Mudar algo além disso, pode acabar por dar fim a linha temporal existente e alterar drasticamente o presente-futuro.

    Resumindo tudo, o filme e o livro só nos conta a história que sofreu interferência dessa mudança que eles fizeram no tempo. No último livro, Cursed Child, podemos ver também como mudanças no tempo alteraram completamente o futuro, daí vemos várias histórias alternativas, todas as vezes que o passado era modificado. Pense como se a história de o Prisioneiro de Askaban é a consequência de um passado que foi modificado.

    P.S. ninguém morreu no lado, é provável que alguém teria chegado a tempo para salvá-los dos dementadores. Pois se Harry ou Hermione tivessem morrido ali, eles não existiriam no futuro, para serem capazes de retornar ao passado e modificá-lo. O que aconteceu antes disso, é uma incógnita, JK nunca contou como era a história de HP3 antes de ser modificada através do vira-tempo.

    Deu pra entender? Hahaha

    ResponderExcluir
  23. Olá, Heleina!
    Se você estiver estranhando um comentário meu nessa publicação, sei que publica as quintas daí vim, e “andando” no seu blog vi isso no topo de “Leia Mais” e, ao ler o título, não resisti e cliquei.
    Menina, eu nunca pensei nisso que você disse! Meus colegas Potterheads também nunca fizeram essa associação. E faz muito sentido isso, realmente inteligente sua observação!

    Confesso que qualquer história com viagem no tempo eu me perco no “conceito e regras gerais da viagem no tempo”, sério, TODAS as narrativas assim fico perdida, principalmente aquelas muito complexas. E nem é uma questão de explicação, porque podem dar a melhor de todas, ainda irei me perder. Haha.

    Geralmente eu só “aceito” a explicação sem questionar muito, me faço de desentendida. Então passou batido isso pra mim. Mas tens razão, se eles “morrem no presente” como podem ser salvos por eles no futuro? realmente não faz sentido para trama, genial sua percepção!

    A menos que se considere as premissas de Viagem no Tempo de Mochileiro das Galáxias que “tempo é uma ilusão” (Que me lembra aquela afirmação do Einstein “a diferença entre passado, presente e futuro é apenas uma persistente ilusão”)...

    … E “Um dos maiores problemas encontrados em viajar no tempo não é vir a se tornar acidentalmente seu pai ou sua mãe. Não há nenhum problema em tornar-se seu próprio pai ou mãe com que uma família de mente aberta não possa lidar. Não há tampouco problema em mudar o curso da história porque o curso da história não muda visto que todas as peças se juntam como num quebra-cabeça. Todas as mudanças importantes ocorreram antes das coisas que podem mudar através de viagem no tempo, a ordem dos fatores não altera o resultado e tudo dá na mesma no final. Apenas recomenda-se que não se encontre consigo próprio, apenas por causa do embaraço que isso costuma ocasionar.”.

    Enfim, eu só aceito oque os autores criam. Porque tentar entender a “lógica” dessas tais viagens no tempo, não é pra mim! Hahaha!

    Até,
    Entulhando Ideias

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.