setembro 25, 2025

[5 Motivos] para assistir YuYu Hakusho

Até a sexta série eu precisei me adaptar para gostar do que meus colegas de escola gostavam se quisesse ter amigos e não ser alvo de chacota. Algumas coisas eu gostava de verdade, outras eu só fingia para não ficar sozinha nem parecer estranha, mas 1996 foi um ano de mudanças na minha vida quando um grupo de nerds entrou para a escola e me acolheu enquanto foi rejeitado pela maioria. Percebi então que não havia problema em ser diferente, só não queria estar sozinha.

Além da série Arquivo X, esse grupo me apresentou o anime do famoso mangá de Yoshihiro Togashi, publicado originalmente pela Weekly Shonen Jump na década de 1990. Yu Yu Hakusho era meu compromisso de todas as tardes na extinta TV Manchete.

1. Primeira motivação: confesso que relutei em assistir à série porque esse foi o primeiro anime que eu assisti na vida, o primeiro mangá que eu li e estava com medo do efeito que pessoas, em invés de desenhos, poderiam causar à minha memória. Depois de um bom tempo com ele na minha lista da Netflix pensando se assistiria ou não, percebi que o máximo que poderia acontecer era eu não gostar. Acho que me deixei influenciar pela turma do “estragou minha infância”. 🤡 Felizmente já me sinto recuperada desse deslize.

2. Fantasia ou mundo real: fantasia misturada com mundo real. A história se passa em Tóquio, mas o Mundo Espiritual tem um grande papel na trama. A maioria dos humanos ignora sua existência, no entanto, ao aceitar a tarefa de detetive espiritual, Yusuke toma conhecimento desse mundo invisível que, mesmo sem ser visto, afeta a vida de todas as pessoas.

3. Enredo: Yusuke Urameshi estava sempre arrumando brigas, e apesar de sua amiga de infância, Keiko Yukimura, saber que ele às vezes brigava para defender alunos mais fracos, o jovem era visto como encrenqueiro e incapaz de um ato de bondade. Para a surpresa de todos, ao perceber que uma criança corria perigo de ser atropelada, Yusuke a salva e acaba morrendo em consequência do acidente. Esse ato altruísta faz com que Koenma, responsável por decidir o destino das almas, ofereça ao jovem a oportunidade de voltar à vida e ajudar, como detetive espiritual, a conter ameaças sobrenaturais no mundo dos humanos. Para isso ele terá a ajuda de Botan, guia espiritual e Genkai, humana, mas dotada de técnicas de controle de poder espiritual. Ainda se juntam ao grupo Kazuma Kuwabara, humano e rival de Yusuke, Hiei e Kurama, ambos vindo do outro mudo, os dois são youkais.

4. Estética: a maior parte da história se passa em Tóquio, no Japão, e são explorados tanto cenários urbanos, como o bairro onde Yusuke vive e a escola onde estuda, quanto locais mais afastados, como a residência de Genkai, em meio a uma floresta, e uma ilha, onde acontecem os últimos eventos da temporada. Além desses, temos também uma visão do mundo espiritual que, na minha opinião, assim como a floresta e o local onde Genkai mora, é o cenário mais bonito da série.

5. Zona de conforto: apesar de um pequeno desconforto por serem atores e não desenho (não consegui evitar o estranhamento ao ver meu personagem favorito, Kurama, na tela), lembrei muita coisa do anime e fiquei com vontade de reler o mangá. Além dos personagens a trama traz um enredo bem parecido, com a diferença que a história se encerra nessa temporada. Em se tratando de uma série que envolve o mundo espiritual, nenhuma morte pode ser considerada definitiva, mas a questão principal foi resolvida, alguns dos personagens não voltarão e não haverá uma segunda temporada (mas se quiser pode 😅). Senti muita nostalgia enquanto assistia, apesar das pequenas diferenças.

Título: Yu Yu Hakusho
Direção: Tsukikawa Sho
Gênero: Aventura, ação, fantasia, mistério, drama
País: Japão
Ano: 2023
Classificação indicativa: 16 anos (IMDB)

Quem resolver se aventurar vai encontra uma minissérie de 5 episódios com uma história fechada e, até agora, sem previsão para uma segunda temporada. Também não precisa se preocupar caso não goste de terror, pois, mesmo tratando do mundo espiritual e com alguns monstros à solta, Yu Yu Hakusho foca principalmente nas lutas no estilo japonês popular há anos e na interação de amizade que vai se desenvolvendo entre os protagonistas.

Algum fã de Yu Yu Hakusho por aqui? Lembro das tardes na TV Manchete que precisava de muita paciência e malabarismo com a antena pra conseguir acompanhar os episódios. Assistir ao live-action não estragou minha infância 😂, apenas fez eu me recordar com saudade de alguns amigos e das tardes em frente à TV.

Para ver outras postagens dessa coluna, acessem: 5 motivos.

14 comentários:

  1. Helaina, eu entrei no mundo dos animes através do meu filho, pois eu sempre gostei da Marvel e da DC. Dan Da Dan, My Hero Academia, One Piece...e também passei a ver mais séries japonesas e coreanas de ação. Neste momento estamos vendo a terceira temporada de Alice em Bordeland que estou achando bem legal. Muita ação à moda Rond 6. Esse que você cita ele conhece mas ainda não viu a série.

    abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, eu acabei não explorando mais o mundo dos animes depois de Yu Yu Hakusho. Dos que você citou, já ouvi falar de One Piece, mas nunca assisti. Se vocês assistirem Yu Yu, espero que gostem. Eu recomendaria o anime mesmo, mais do que o live action. É uma história muito interessante.

      Abraço, e boa semana pra você.

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Como vai? Não sabia que você gostava de Yu Yu Hakusho. Eu conheci esse anime no tempo do colégio. Eu assisti a todas temporadas desse anime mais de uma vez inclusive. Como gosto de colecionar bugiganga e parafernálias que perdem o valor com o passar do tempo, possuo os DVDs originais do anime clássico aqui em casa. Ao ler sua postagem deu vontade de assistir novamente, mas falta-me tempo pra isso! Como poderei conseguir mais tempo Helaina? Rsrsrs, brincadeiras à parte Yu Yu Hakusho é sem dúvida um dos melhores animes que já fizeram. Essa nova versão aí eu não assisti e talvez nem assista, pois como lhe disse falta-me tempo pra isso. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, eu vou bem, e você? Foi o primeiro anime que assisti na vida, tenho um carinho muito especial por ele. Que legal você ter os DVDs, desde a época da TV que não assisto. Essa postagem me deixou com saudade também, mas a única maneira de resolver isso no meu caso é com o mangá. Esse eu colecionei, só preciso encontrar. Abraço!

      Excluir
  3. Oi Helaina! Nessa época da Manchete eu não assistia animes, entrei nesse universo em 2019 por causa da minha sobrinha e desde então deixei de lados filmes e séries para focar neles. Não vi esse que você menciona no post e live action já tentei ver de algumas obras, mas ainda prefiro as histórias em formato de animação. Na escola nunca encontrei os nerds, teria sido ótimo ter uma turma assim. Bjos!!
    Moonlight Books
    @moonlightbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, eu também continuo preferindo as animações, em vez do live action, mas não assisti nenhum outro depois de Yu Yu Hakusho. Olha, foi muito bom pra eu poder descobrir do que eu realmente gostava, mas como os outros amigos, acabei caindo no mesmo padrão de comportamento e me anulando para ter eles por perto. Terapia faz uma falta..rsrs..

      Beijos;

      Excluir
  4. Eu nunca assisti anime, parece diferente dos filmes que costumo ver. Vou arriscar alguma hora e fiquei feliz em saber que gosta.
    Beijos.


    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu queridinho por anos, e ainda é. Gostei do live action e por ser curtinho dá pra assistir tudo mesmo com pouco tempo disponível.
      Beijos;

      Excluir
  5. Não conhecia esse anime. Que bom que não foi estragado esse ar de magia e tudo que você construiu e gostou da produção durante a infância.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi uma feliz surpresa assistir!
      Boa semana pra você também!
      Até mais;

      Excluir
  6. Eu adoro animes, mas quando criança só tinha acesso aos que passavam na Globo/SBT (pois não pegava o sinal da Manchete onde eu morava). Assim, só vim conhecer os que passavam lá depois de adulta, como Os Cavaleiros do Zodíaco e o próprio Yu Yu Hakusho. O que eu mais gostei da versão animada era ser dublada e o Yusuke tinha um sotaque meio nordestino. Isso me dava boas memórias, além de deixar mais divertido. A série eu não sabia que tinha saído, mas já não sei se gostaria, exatamente por faltar esse detalhe do sotaque. Em todo caso, darei uma chance, pois gosto muito da história.
    Bjks!

    https://mundinhodahanna.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui o sinal da TV Manchete era um sacrifício. Tinha dias que eu tinha que sentar perto da TV pra segurar a antena numa posição específica... péssimos tempos... hahaha... Realmente foi uma dublagem que só recebeu elogios. Eu também gostava muito. Lembro que algumas das gracinhas que os personagens faziam foram adaptadas para o Brasil e ficou bom demais. Eu acabei assistindo no original com legenda, exatamente para não bater de frente com a memória da dublagem.
      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.