fevereiro 15, 2024

[5 filmes] com sombrinhas

É hora de estrear uma coluna nova aqui no blog! Deixei a criatividade à vontade de tive a ideia de trazer para o Mente Hipercriativa uma lista com filmes que compartilhem um objeto, uma profissão, um tema em comum, ou qualquer outro detalhe que possa ou não passar despercebido.

Nessa primeira postagem resolvi trazer filmes que apresentem sombrinhas (ou guarda-chuvas) sendo ou não relevantes em sua trama. Podem apenas aparecer ou serem o foco da cena, como em alguns casos. Melhor do que explicar é mostrar a vocês o resultado! A única regra aqui é que precisa ser um filme que eu tenha assistido, por isso acredito que vocês se lembrarão de alguns que não estarão nessa lista.

Mary Poppins (1964) - Na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Trazida pelo vento em um guarda-chuva voador, uma babá com poderes mágicos aparece para transformar a triste rotina da família.

Bom, na sinopse já temos o guarda-chuva em destaque, aqui no caso como meio de transporte. Eu mesma já tive receio de sair voando durante uma tempestade, mas não da mesma maneira controlada. 😂 Gosto também do filme ‘O Retorno de Mary Poppins’, cujo meio de transporte da babá é o mesmo, mas já que precisava escolher um, fiquei com o clássico e 1964. Recomendo ambos.

Ode to joy (2019) - Charlie sofre de cataplexia, um sintoma da narcolepsia que causa paralisação súbita quando ele experiencia fortes emoções – em particular, felicidade.

Alguém tinha dúvida de que eu daria um jeito para fazer o MartinFreeman aparecer aqui esse mês? 😁💖 Já falei desse filme no blog (ler resenha) e nele a sombrinha é um mero acessório para evitar que os personagens, em seu primeiro encontro, se molhem. A harmonia dela com as cores na cena é linda.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - Harry Potter é um garoto órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. Ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio, mas logo recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega para levá-lo até a escola.

Dessa vez o guarda-chuva tem uma função importante no filme. Sem ele, Hagrid não seria capaz de fazer suas magias já que foi destituído da varinha injustamente enquanto frequentava a escola e precisa desse esconderijo especial. Pra mim, três gotas de Veritaserum (poção da verdade) teriam resolvido esse erro, mas não pode usar a poção em alunos, não é mesmo, Dolores Umbridge?

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) - O professor Henry Jones, pai de Indiana Jones, é sequestrado e o arqueólogo entra em uma missão perigosa para salvá-lo e também proteger o Santo Graal.

Essa foi uma cena que marcou minha infância. Sempre que esse filme passava na ‘Sessão da Tarde’ eu assistia só pra ver o pai do Indiana Jones derrubar um avião fazendo os pássaros voarem na praia os assustando com seu guarda-chuva. Sempre achei a ideia dele simples e genial!

Umbrella (2019) - Joseph é um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações lhe dá novas perspectivas de pensamento.

E o último dessa lista é um curta de animação brasileiro de menos de 8 minutos disponível no Youtube (só clicar no título pra assistir). Sem diálogos, já que a intenção era deixar uma linguagem universal, o vídeo traz uma história comovente onde o guarda-chuva desempenha um papel de destaque. Ele é o elo entre o pequeno órfão e seu pai. A mensagem da trama chama atenção para a situação dos refugiados. Me emocionei demais quando assisti.


Nostalgia com os filmes mais antigos? Sei que faltaram alguns icônicos como, ‘Dançando na Chuva’, mas como ainda não assisti, e esse era um pré-requisito, não pude colocar na lista.

E então, o que acharam dessa nova coluna?
Já assistiram algum dos filmes da lista ou vários deles?

22 comentários:

  1. Tag incrível. Ansioso pelas próximas edições.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helaina! Muito legal essa nova coluna de seu blog. Destes filmes aí eu não assisti a nenhum. Dançando na Chuva eu assisti e gosto bastante deste clássico. Este UMBRELLA (2019) parece ser bastante marcante e certamente o assistirei futuramente. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, se assistir, espero que goste. Espero ter a chance de assistir 'Dançando na chuva' também. Abraço!

      Excluir
  3. Sua publicação é show e seu blog maravilhoso. Já estou seguindo aqui e vou amar se me visitar. Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Farei uma visita em breve! Beijos;

      Excluir
  4. Oi!
    Adoro esse tom de listas mais específicos! Esse curta é um amorzinho puro, são 8 minutos emocionantes!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah, eu gosto muito de listas também. Tenho mais algumas ideias para esse tipo de postagem vindo por aí. Nossa, sim! Me emocionou demais.

      Beijos;

      Excluir
  5. Eu AMEI a criatividade desse post!
    Nunca tinha visto alguém fazer lista de trabalhos artísticos com sombrinhas.
    Acho que o único que eu vi foi o Harry Potter, mesmo.
    Fiquei curiosa pelos outros.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado!
      A minha ideia é trazer coisas bem aleatórias que estavam em cena o tempo todo, mas quase ninguém viu.
      Se tiver a chance de assistir, espero que goste.
      Beijos;

      Excluir
  6. Que post criativo 😊 obrigada pelas sugestões!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Quando vi o título da postagem logo lembrei de Mary Poppins e foi logo o primeiro filme mencionado. Vi HP e Indiana Jones, mas não lembrava do guarda-chuva. Curti demais essa coluna.

    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado! A cena em Indiana Jones é engraçada demais!

      Beijos;

      Excluir
  8. Adorei a sua ideia, realmente muito criativa e o primeiro filme que me veio a mente foi o Mary Poppins! Ainda não assisti o Umbrella e o Ode to joy. Vou conferir ;)
    Obrigada por ter passado lá no meu blog, amei o seu comentário
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oiê, Helaina. Achei a ideia super criativa. Confesso que, se fosse eu, teria muita dificuldade de elencar os filmes porque é só você falar "um filme com guarda-chuva" que minha mente faz o oposto: esquece todo e qualquer filme que tenha um. Haha
    Eu consegui esquecer a sombrinha do Hagrid, puxa, e ela é a varinha dele. Haha. Também esqueci Mary Poppins, OMG. Enfim, eu sou péssima nesse jogo, percebeu?
    Mas já anotei as dicas aqui de filmes, esse com o Martin Freeman, parece interessante! (Sim, não me canso de ver suas sugestões de filmes ou séries que ele está presente, então agradeço-te).
    E esse outro Umbrella (nunca ouvi falar e ainda é um curta brasileiro?? 😱😱). Vou buscar!
    Beijos e até mais,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah, sei bem como é.. eu levei um tempão pra juntar 5 filmes e o Hagrid apareceu nos 45 do segundo tempo.. hahaha..
      Esse do Martin é aquela típica comédia romântica. Super leve, um pouquinho de drama, humor e um final de esquentar o coração. Super indico!
      É a coisa mais fofa e emocionante que assisti nos últimos tempos. Vale muito à pena, ainda mais por estar disponível no Youtube.

      Beijos e até mais;

      Excluir
  10. Muito curiosa essa abordagem de sugerir filmes.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Dois filmes dessa lista que tenho vontade de ver, mas ainda não vi: Mary Poppins e Indiana Jones. Adorei a ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, confesso que não esperava a quantidade de gente que disse nunca ter visto Indiana Jones. Pra mim todo mundo assistiu na Sessão da Tarde... hahahaha... Fico feliz que tenha gostado! Espero que goste também dos filmes! :)

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.