setembro 04, 2025

[Sessão Pipoca] A Freira

Depois de ler o livro de contos inspirados na tragédia do edifício Joelma (resenha em breve), editar uma noveleta de terror para publicar no Wattpad (meu perfil) e assistir ao último filme do universo Conjuração do Mal (não tô acreditando muito no fim dessa franquia não), pretendo fazer uma pausa no entretenimento desse gênero porque eu não aguento mais a sensação de medo constante! 😂😂😂 Definitivamente não tá compensando ser corajosa e consumir tanta coisa de terror pra ficar exausta de tensão por tempo indeterminado.

No entanto, antes de cortar de vez esses estímulos e voltar para a tranquilidade das investigações de Hercule Poirot 😬, onde não há nada de sobrenatural, resolvi rever um filme da franquia que está disponível na Netflix para adicionar aos outros que já resenhei aqui no blog.

Sinopse: Fazendo parte da franquia Invocação do Mal, em A Freira, após uma irmã cometer suicídio em um convento na Romênia, o Vaticano envia um padre atormentado e uma noviça para investigar o ocorrido. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano no local, confrontando-se com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento num campo de batalha espiritual. [Fonte: AdoroCinema]

Desde a sinopse o filme não esconde que faz parte da franquia Invocação do Mal e logo no início dos filmes temos a aparição de Ed e Lorraine Warren, isso porque a freira que aterroriza os personagens aqui já apareceu para assustar o casal, então sua aparência não é desconhecida para os fãs da franquia. Depois dessa pequena apresentação, voltamos ao ano de 1952 e temos uma história sobre a origem de tal entidade.

Frenchie é um entregador franco-canadense (ele repete isso o tempo todo 😅, é o alívio cômico da trama) encarregado de levar alimentos até o convento perto da vila onde mora. As freiras vivem em regime de clausura e, portanto, não há contato entre eles. O rapaz deixa os alimentos dentro de um quartinho que pode ser acessado também pela construção dispensando a necessidade das freiras de sair de lá.

Durante uma de suas entregas, algo chama a atenção de Frenchie e ele encontra o corpo de uma das freiras pendurada pelo pescoço em frente à porta principal do castelo. Muito abalado com a situação, ele acomoda o cadáver da mulher em um lugar que julga adequado e volta para a cidade a fim de avisar as pessoas sobre o que aconteceu.

Um tempo depois, o padre Burke e a irmã Irene são indicados pelo Vaticano para investigar o ocorrido e determinar se a abadia onde as freiras estão enclausuradas ainda é um local sagrado. O padre carrega uma grande culpa por conta de um exorcismo que executou no passado e a noviça ensina no hospital para crianças onde trabalha. Um dos meus momentos favoritos é ela argumentando sobre a existência dos dinossauros. Uso os argumentos dela até hoje, pois concordei demais. Tenho a impressão que a madre superiora não concorda muito com a gente. 😂

Padre Burke e a irmã Irene mal sabem o perigo que os espera ao se aventurar nessa aparentemente simples investigação. Os cerca de 90 minutos de filme passam sem a gente perceber, pois senti que a história me prendeu do começo ao fim, mesmo sendo a segunda vez que assistia.

A trama é clássica de filme de terror. Lugar isolado, população desconfiada e um mistério sobrenatural a ser desvendado. Gosto muito dessa combinação e, apesar dos jump scares previsíveis, sou fã dos filmes da franquia Conjuração do Mal, talvez exatamente por não serem mais assustadores do que eu posso suportar (ainda tenho trauma por conta do filme A Médium - 2021, parceria entre Tailândia e a Coreia do Sul).

Mesmo todos eles trazendo a mensagem sobre serem inspirados em eventos reais, e o casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren terem realmente existido e atuado, consigo assistir numa boa. Talvez por tentarem manter a classificação indicativa o mais baixo possível, para poder atrair mais público, os filmes acabam um pouco atenuados no quesito provocar trauma medo.

Esse filme, além do entretenimento pelo terror, me deixou com uma lição para refletir: quão grande é a arrogância humana a ponto de achar que é capaz de invocar e controlar forças sobrenaturais desconhecidas para extrair dela benefícios?

Título: The Nun
Direção: Corin Hardy
Gênero: Terror sobrenatural, mistério, suspense
Classificação: 14 anos
Duração: 97 minutos
País: EUA
Lançamento: 6 de setembro de 2018
Trailer: A Freira | Legendado (Youtube)

Vocês já assistiram A Freira? Gostaram?

Os outros filmes da franquia que tem resenha aqui no blog são: Invocação doMal, Annabelle 3: De Volta para Casa, A Maldição da Chorona e Invocação do Mal 2.

14 comentários:

  1. Olá.
    Eu fiquei de ver esse filme e acabei não vendo. Parece-me tema batido demais em outras produções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Olha, realmente é um pouco mais do mesmo, mas gosto desse estilo de filme e acabei virando fã do invocaverso.

      Excluir
  2. Oi Helaina! Eu leio terror, mas não sou de assistir nada desse tipo. Eu fico muito apavorada com o visual. Nesse sentido sou bem medrosa. Bjos!!
    Moonlight Books
    @moonlightbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, eu gostava muito até assistir Invocação do mal 4 no cinema..hahaha... traumatizei. No momento nem livro nem filme de terror quero mais.
      Beijos;

      Excluir
  3. Acho que já assisti (já não estou certa 🫣), mas não é o meu tipo de filme. Normalmente apenas vejo para fazer companhia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto desse tipo de filme, mas de agora em diante, só em casa!

      Excluir
  4. Já vi esse filme, e achei interessante, mas mesmo assim ficou atrás de outros filmes da franquia (pelo menos na minha opinião).


    Dicas práticas para uma vida mais organizada – espreita o meu eBook Gratuito! Pede Já o Teu

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu preferido da franquia é o Invocação do mal 2 e concordo com você que esse ficou um pouco atrás de outros, mas ainda é melhor que alguns. Mediano, eu diria..rsrs..
      Beijos;

      Excluir
  5. Não assisti mas adorei sua resenha sobre o longa. Tinha uma época que via muitos filmes de terror. Hoje, nem tanto.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu ainda assisto muitos filmes de terror, desde que não seja no cinema. Fico com muito mais medo.. rsrs..
      Boa semana pra você também!

      Excluir
  6. Oi Helaina, tudo bem?
    Preciso ser sincera: não assisti e nem pretendo KKKKK sou MUITO medrosa!
    Filmes de terror, ainda mais de assombração, não são pra mim. :')
    Gosto mais de um suspense e um bom thriller.
    Mas fico contente que você tenha curtido!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem e você?
      Eu não achava que tinha tanto medo até assistir Invocação do mal 4 no cinema. Nem consegui escrever a resenha.. hahahaha... Pra me recuperar tenho evitado também.
      Beijos;

      Excluir
  7. Oi!
    Já tinha ouvido falar do filme, mas não assisti e costumo fugir quase completamente do terror em filmes/séries, assisto no máximo um slasher.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu até gosto de assistir, mas tô dando um tempo neles, principalmente no cinema. Já eu não gosto muito de slasher.
      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.