agosto 07, 2025

[Resenha] O amor não tem nome

Eu gosto de intercalar uma leitura mais tensa com um romance leve, pra equilibrar. Às vezes a história romântica me quebra mais do que uma trama de investigação policial… acontece. Mas não foi o caso dessa aqui. Com uma proposta interessante, que despertou minha curiosidade, acompanhei a protagonista em suas desventuras, ri e me emocionei sem deixar de acreditar na humanidade por conta do que acontece no desenrolar da história. 😅

Não olhem para onde estão agora, só para onde vão.” Pág.189

Sinopse: Lanie Bloom está arrasando. Ela tem uma carreira promissora como editora de livros e está noiva de um cara que atende todas as noventa e nove características cuidadosamente selecionadas de sua lista do homem perfeito. Um dia sua chefe resolve deixar o cargo e ela recebe a proposta mais importante da sua vida: trabalhar com Noa Callaway, autora de renome internacional e sua maior inspiração no amor e na vida. Mas, para conseguir a promoção com a qual sempre sonhou, Lanie precisa ajudar Noa a superar um bloqueio criativo. E há uma razão pela qual ninguém nunca viu nem falou pessoalmente com a misteriosa Noa Callaway, um segredo que fará Lanie questionar todas as suas escolhas e convicções. Quando a jovem editora se dá conta de que tem em mãos uma informação que pode abalar o mercado editorial, ela terá de decidir entre o emprego dos sonhos e a verdade. (Fonte - Skoob)

Um livro que fale sobre livros? Não me diga mais nada. Eu quero ler. Seja mistério, fantasia ou romance, acho que é o tema que mais me atrai é quando a história fala sobre alguém que é apaixonado pela literatura. Identificação que chama? Pois foi assim que eu comecei a ler O amor não tem nome, já satisfeita o suficiente pelo tema e sem criar muitas expectativas. Só queria que a história fosse interessante e leve e o livro foi exatamente assim.

Depois de descobrir a informação mencionada na sinopse, não direi qual é, mas eu já suspeitava 🙄, Lanie começa a questionar tudo o que ela sabe sobre o amor e inclusive o seu relacionamento com o que ela acredita ser o homem perfeito. Talvez pela maturidade, ou por estar fora da relação, os sinais de que algo não ia bem estavam claros para mim, mas Lanie parecia não querer enxergar o que estava bem a sua frente.

Assim que conhece Noa Callaway pessoalmente a editora, que está num cargo de chefia provisório, precisa que o original do próximo livro da famosa escritora seja entregue a tempo de ser revisado e publicado dentro do prazo estipulado pela Peony Press, onde ela trabalha. Perder esse prazo significa, no mínimo, o cancelamento da promoção de Lanie. Empenhada em manter o emprego, a editora não mede esforços, criando estratégias para conseguir fazer a autora vencer o bloqueio criativo.

Sei que a vida é efêmera, e que só se vive uma vez, mas algumas coisas verdadeiras como esse abraço, assim como as melhores histórias de amor — continuam vivendo.” Pág.231

Não me identifiquei muito com a protagonista, talvez pela diferença de idade eu já não pense da mesma maneira que ela, principalmente quando o assunto é relacionamento, tanto amizade quanto amorosos. Passaria longe desse noivo, por conta do comportamento dele com ela, e em alguns momentos achei que os amigos dela forçam demais para Lanie fazer coisas, que não estou muito certa que ela queria. Acredito que nossa identificação tenha ficado apenas no amor pelos livros, mas senti empatia por ela e em sua luta correndo atrás do prejuízo e torci para que ela obtivesse sucesso.

A leitura fluiu num ritmo agradável e o livro é bem curtinho. A narrativa é em primeira pessoa, e acredito que a Lanie seja do tipo confiável, pois as reações dela foram bem proporcionais ao que estava acontecendo. Um alívio para mim foram os momentos dramáticos serem, de certa maneira, leves, já que eu não estava com humor para dramalhões e desespero quando escolhi a leitura. Além disso, mesmo sendo uma história sobre amor romântico, não é esse o ponto principal da trama e sim o conflito pessoal da protagonista.

No entanto, o romance está no ar e acho que o mocinho desse livro é o primeiro que me encanta depois de um bom tempo (não precisa ficar com ciúmes, Dr. Watson 😉🩷). O mais interessante é que as qualidades que me atraíram nele não tem nada a ver com a aparência, mas sim prestar atenção no que a protagonista fala e ser gentil. Mas eu sou muito emocionada com esse tipo de coisa, então não sei se encantaria mais pessoas com essa facilidade.

Nunca vivi o amor que escrevi para aquela personagem, mas quis que fosse verdadeiro. Acho que tenho tentado torná-lo real a partir da minha escrita desde então.” Pág.235

O único detalhe que não me agradou, na verdade me frustrou, foi o final. Tem uma conclusão, não é aberto ou com gancho para continuação, mas queria saber o que aconteceu na vida da protagonista depois que algumas decisões foram tomadas. Senti como se a escritora quisesse deixar a discussão em aberto sobre o que aconteceu, sem tomar partido para lado nenhum, caso contrário, se ela quisesse expor o ponto de vista dela sobre qual seria a repercussão, um epílogo revolveria a questão.

E um fato raro, porém que não posso deixar de mencionar: esse é um livro com capa fofa que NÃO tem cena hot! Apesar de falar sobre romances que protagonista leu, e citar a reação dela e de outras leitoras com essas cenas, não temos nenhuma do tipo aqui. Quando encaixadas no contexto da história, essas cenas não me incomodam, mas já tava ficando cansada por todo livro de capa fofa ter uma cena dessa.

O amor não tem nome é um livro curtinho e leve com uma trama interessante que me deixou um tempo refletindo sobre o ponto principal que é a autora por trás da obra. Por conta disso eu queria ter lido sobre as consequências do que aconteceu, mas respeito totalmente a decisão da autora e sua liberdade de terminar o livro como terminou exatamente por gostar dessa liberdade ao escrever os meus.

Título original: By any other name
Autora: Lauren Kate
Tradução: Juliana Romeiro
Páginas: 252
Editora: Record
Ano: 2022
Link do livro no Skoob: O amor não tem nome


Já leram algo da autora? Já conheciam a obra? Ficaram com vontade de ler?
Quem já leu, queria um epílogo pra ver o circo pegando fogo? 😆

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.