junho 06, 2024

[5 filmes] com trens

Essa lista aqui poderia abranger qualquer coisa já que eu sou mineira e quase tudo aqui é trem 😅, mas nessa postagem vou falar do meio de transporte mesmo. Aqui na cidade onde eu moro, nós não usamos o trem como transporte de passageiros, apenas um trem de carga corta uma região da cidade e eu sou do tipo que, se estiver com tempo, simplesmente paro e aprecio o trem passando. Sou do tipo de motorista que fica feliz quando o trânsito é interrompido pro trem passar, principalmente se eu for a primeira da fila.

Bom, assim como foi na lista de [5 filmes] com sombrinhas, os trens não são os personagens principais, apesar de desempenharem um papel de destaque em alguns dos filmes, afinal, são objetos muito grandes para passarem desapercebidos. A única regra para a confecção dessa lista é que eu preciso ter assistido, então pode ser que algum filme famoso acabe fora dela por esse motivo.

De volta para o futuro 3 (1990) - Marty recebe uma mensagem do Dr. Emmett Brown, na qual ele informa que agora vive em uma pequena cidade do Velho Oeste, em 1885. Quando Marty descobre que Doc acabará sendo assassinado dias após o envio da carta, ele decide voltar no tempo mais uma vez para salvar seu amigo deste trágico destino.

Ainda não encontrei uma trilogia que eu ame mais do que essa. Obviamente que tenho todos em DVDs porque não confio nessas plataformas de streaming que tiram os filmes dos catálogos quando bem entendem. O trem tem um papel importante nesse último filme da trilogia tanto para trazer Marty de volta para o futuro, quanto o próprio Doutor e sua nova família. Assim como o Doc. Brown eu sempre quis fazer soar a buzina do trem, e olha que eu detesto barulho alto. Já falei dos três filmes aqui no blog há alguns anos: leia aqui.

Assassinato no expresso do oriente (2017) - Ocorre um assassinato em um luxuoso trem. O famoso detetive Hercule Poirot, que também estava a bordo, precisa correr contra o tempo para resolver o caso.

Bom, aqui o trem é o cenário principal do filme. Eu amei e fiquei com vontade de viajar nele, sem o crime, é claro. Foi esse filme que fez eu me apaixonar pelo detetive Hercule Poirot, fiquei sabendo vi no meu face, que a Agatha Christie não morre de amores pelo personagem, então é mais um pra minha lista de detetives que eu sou fã e de alguma forma foram rejeitados por quem os criou 😂.

A invenção de Hugo Cabret (2011) - Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.

Quando me lembro desse filme, penso como ele tem uma estética bonita. Não sei por que, mas esse é sempre meu primeiro pensamento. O engraçado é que já assisti algumas vezes, mas os detalhes sempre me fogem de forma que eu lembro do final, mas não sei contar tudo o que se passa na história. Um bom motivo para assistir de novo.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) - É o início do terceiro ano na escola de bruxaria Hogwarts. Harry, Ron e Hermione têm muito o que aprender. Mas uma ameaça ronda a escola e ela se chama Sirius Black. Após doze anos encarcerado na prisão de Azkaban, ele consegue escapar e volta para vingar seu mestre, Lord Voldemort. Para piorar, os Dementores, guardas supostamente enviados para proteger Hogwarts e seguir os passos de Black, parecem ser ameaças ainda mais perigosas.

Bom, qualquer um dos filmes da série, tem o Expresso de Hogwarts para levar os alunos até a escola, então decidi escolher apenas um e optei pelo filme de estreia do personagem com quem tenho um vínculo muito forte. Quando criança e adolescente eu tinha certa atração por um tipo específico de personagem masculino; o paternal. E ele nem precisa ser um pai propriamente dito, como Lupin acabou se tornando, apenas o fato de ser um mentor gentil já me encantava. Acho que Remus foi o último personagem desse tipo pelo qual me afeiçoei.

Heróis de ressaca (2013) - Um imaturo de 40 anos convence seus amigos de infância a se juntarem a ele em uma maratona de bebedeira épica em vários bares diferentes. Porém, conforme seguem seu caminho para o destino final, uma batalha pela humanidade emerge.

A aparição do trem aqui é bem discreta e serve apenas para reunir os protagonistas no início de sua aventura, mas vocês não acharam que eu ia terminar essa postagem sem um filme do Martin Freeman  não é? 😜 Já falei sobre Heróis de Ressaca aqui no blog. Fiquem à vontade para ler a resenha.

Então, já assistiram algum dos filmes da lista ou vários deles? Lembraram de algum outro onde um trem aparece? Tenho certeza que existem vários, até porque em alguns lugares é bem comum que as pessoas se desloquem usando trens, mas precisei escolher apenas 5 para essa lista (já estou lamentando não ter incluído Dumbo… hahaha).

14 comentários:

  1. Já assisti praticamente todos esses e posso garantir que são ótimos, assistam!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helaina!
    Ê trem bom de postagem, hein, hahaha. Verdade vocês enfiam trem em tudo. Acho tão legal isso. E, menina, eu já disse que acho essa tag bem criativa? É bem divertida.

    Confesso que dessa lista só assisti Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban! E fiquei feliz por vê-lo aqui no ‘time’ perfeito, 20 anos desde o lançamento e nem parece que já passou isso tudo. Esse era meu favorito durante a minha infância (dá pra chamar de favorito mesmo quando eu não assisti todos da saga ainda? Haha).

    Caramba, quanto aos outros, já ouvi falar neles, mas só agora percebi que jamais os assisti, TODOS parecem tão bons e não sei porque nunca dei uma chance. Agora entraram na minha lista, tomara que tenha nos streamings que assino. É uma chatice quando não tem disponível, quando sai de catalogo é ainda mais trágico. Verdade. Pior que não adianta nem eu ter os DVDs, já que não tenho mais onde reproduzir nenhum.
    Claro que sua postagem não podia faltar o Freeman, haha. Ele é tão bacana como ator, e você tá me fazendo gostar e admirar ainda mais o trabalho dele! Agradeço-te!

    Beijos, até a próxima,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!
      Que bom que você gosta! Eu também gosto muito, porque acabo encontrando filmes que eu nem lembrava que tinha assistido quando busco no Google por "filmes com ..."

      Nossa, eu ainda lembro de ter chegado na fila do cinema às 11 da manhã para ser a primeira a entrar na sala, na primeira sessão às duas horas. Antigamente não tinha estreias noturnas. Prefiro bem mais durante o dia. À noite nunca fui por questões de segurança. Acho que é o filme que eu mais assisti da série, já que meu personagem preferido aparece muito nele.

      Nossa, sim! Toda vez que busco 'onde assistir' nunca tem no streaming que eu assino. Saudades locadoras onde TODOS os títulos disponíveis estavam disponíveis. Eu ainda tenho, e minha última aquisição foi um leitor de Blu-ray, já que ele lê DVD também.

      Ele vai sempre ter um espaço por aqui! Bem vinda ao fã clube!

      Beijos, e até a próxima.

      Excluir
  3. Oi, Helaina! Destes filmes aí de sua lista eu só assisti DE VOLTA PARA O FUTURO 3 E HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN.Os demais eu não vi. Fiquei curioso com alguns da lista. Particularmente gosto bastante de filmes com trens. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo esses dois filmes! Se tiver oportunidade de assistir aos outros, espero que goste!
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi! Gosto bastante de Assassinato no Expresso do Oriente. Lembrei também de Expresso do Amanhã e O Expresso Polar que são incríveis. Vou tentar conferir esses que você trouxe e não vi ainda. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, 'O Expresso Polar' eu já ouvi falar, mas ainda não assisti, o outro que você citou eu ainda não conhecia. Espero que goste dos que assistir!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi!
    Sobre filmes em trens lembrei de Expresso do Amanhã (adoro!), A invenção de Hugo Cabret eu só lembraria se a lista fosse de adaptações de livros, nem associo ele com trens.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não assisti a esse filme. Então, o do Hugo veio por conta das imagens que apareceram na busca de filmes com trens, aí lembrei das cenas que se passam na estação.

      Beijos;

      Excluir
  6. Lista incrível. Gosto muito desse estilo de post, bem criativo e curioso.

    Belíssimas fotos. Como é bom apreciar a natureza e tudo que ela tem para nos oferecer, não é mesmo?!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz que goste!
      Boa semana pra você também!

      Excluir
  7. Eita trem bão!!! Adoro sotaque mineiro hehehe :)
    Adorei o post e as dicas de filmes, inclusive faltou um: A Garota no Trem.
    Já assistiu? Eu acho sensacionaaaal!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você acredita se eu te disser que até uns anos atrás eu achava que não tinha sotaque nenhum! Foi só entrar na faculdade para umas amigas fluminenses, que vieram morar em Minas, me fazerem enxergar meu "jeitin" de falar! Hahahaha..
      Eu já ouvi falar desse, mas ainda não assisti. Obrigada pela dica!

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.