agosto 10, 2013

[Sessão Pipoca] De volta para o futuro (Trilogia)

Amanhã é dia dos pais e a resenha que eu trouxe hoje é uma boa dica de filme para curtir nesse domingo (ou quem sabe até uma dica de presente de última hora). Essa trilogia (1985|1989|1990) fez muitos fãs entre crianças, adolescentes e adultos da época e continua no coração de muitos até hoje. Eu sou uma dessas pessoas que se tornou fã e pretende continuar assim pelo resto da vida!
 
Resolvi trazer nessa postagem a trilogia completa, assim faço um apanhado geral sobre a trama e deixo vocês com vontade de assistir os três filmes logo de uma vez! Boa maratonar essa viagem no tempo? 😎

De volta para o futuro: Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais. (Fonte: AdoroCinema)

O filme começa em 1985 e nos apresenta Marty McFly, um adolescente relaxado cujo interesse em ciência, ou estudos em geral, não parece ser muito grande. Seu foco é a namorada e seu futuro como astro do rock, por isso, seus maiores talentos são andar de skate e tocar guitarra. É exatamente para testar o equipamento de som que ele entra na garagem/casa onde mora Emmet L. Brown, Doc, para os íntimos. A amizade entre os dois parece ser do tipo improvável, pois Marty raramente consegue acompanhar o raciocínio do Doc Brown, mas o laço entre os dois é bem forte. Não sei se alguma vez já foi revelado como essa amizade teve início.

Dr. Emmett Lathrop Brown é o clássico cientista louco, mas para mim ele não é nada disso. É apenas um homem brilhante com um sonho excêntrico: construir uma máquina do tempo! (Quem nunca? 😅) E ele consegue! (Bom, acho que até hoje ninguém nunca. E espero que o ser humano não tenha acesso a essa tecnologia). Pobre Einstein..., não o físico, o cachorro do Doc Brown que acaba se tornando a cobaia nesse experimento e se torna o primeiro ser vivo a viajar no tempo.

Marty leva uma vida tranquila e tem uma boa relação a namorada, Jennifer (Claudia Wells). No entanto, sua pedra no sapato, além do diretor da escola onde ele estuda que vive atrás dele para repreendê-lo, é sua família. Os pais de Marty passam a impressão de que tudo saiu errado na vida deles, mas que a vida é assim mesmo e os três filhos precisam aceitar e se acostumar com a situação.

A matriarca Lorraine McFly (Lea Thompson), não está muito satisfeita com o relacionamento do filho porque acredita que a namorada é muito atrevida, já que ela tem a audácia de ligar para o rapaz. Segundo ela, uma moça decente não deveria correr atrás dele dessa maneira. Durante o filme, Marty descobre a origem desse comportamento da mãe.

Já o pai, George McFly (Crispin Glover), segue o estereótipo do nerd bobalhão que sofria bullying nos tempos de escola e continua sendo perseguido pelo mesmo valentão, agora adulto e seu colega de trabalho, Biff Tannen (Thomas F. Wilson). Marty tenta aconselhar o pai para se livrar da perseguição e constrangimento, mas ele tem medo demais para reagir.

Seus dois irmãos, Dave (Marc McClure) e Linda McFly (Wendie Jo Sperber), parecem presos na dinâmica da família, diferente da postura de Marty e, apesar de algumas discordâncias, principalmente no caso de Linda em relação ao conservadorismo da mãe, seguem obedientes às regras.

Já assisti muitas vezes e ainda não consegui me cansar ou ver defeitos nesse filme (pelo menos nada que me incomode). Mesmo sabendo tudo o que acontece praticamente decorado, aproveito toda a oportunidade que tenho para rever e amo passar horas pensando nas consequências que a viagem no tempo traria para a vida humana. Como mencionei no início da postagem, espero que a tecnologia não chegue a oferecer essa possibilidade.

De volta para o futuro II: O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada, Jennifer (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos. (Fonte: AdoroCinema)

Na verdade, quem dá início a grande confusão é o Marty com uma brilhante ideia para ficar rico tirando vantagem da máquina do tempo. Graças a esse “tiro que saiu pela culatra”, ele põe todo o seu futuro em risco, ou melhor, seu passado, já que eles estão em 2015 e irão voltar para 1985. É por atitudes como essa que eu não vejo com bons olhos a ideia da viagem no tempo. Esse desejo de tirar vantagem da oportunidade é garantido e apenas uma das ações que podem ter consequências desastrosas.

Esse filme fica cada vez mais legal à medida que nos aproximamos de 2015, ano em que se passa a maior parte da trama, uma pena que as previsões que vemos na tela não se concretizaram... eu queria muito ter um Hoverboard. Já os carros voadores eu não faço muita questão. Se já temos acidentes o suficiente com os veículos no chão, imagina se eles pudessem voar?

Curiosidade: Encontrei um site onde eles publicaram dois posts com 11 previsões do filme De Volta Para o Futuro 2 que não se concretizaram e 11 previsões que se concretizaram! O artigo está em inglês, mas as imagens do filme estão na explicação, então, mesmo quem não domina o idioma pode entender de qual previsão se trata.
 
De volta para o futuro III: Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro. (Fonte: AdoroCinema)
 
A despedida dessa trilogia foi em grande estilo e para mim acertaram muito com o que fizeram. Depois de ver a cidade de Hill Valley no presente e no futuro, tivemos um vislumbre do local quando ele ainda estava sendo formado e era apenas uma vila típica do velho oeste americano no ano de 1885. Doc Brown vai parar lá acidentalmente depois das aventuras e confusões do segundo filme e Marty segue para lá com a intenção de resgatá-lo, mais uma vez colocando o futuro como eles conhecem em risco.
 
Doc Brown: Marty, você vai ter que fazer algo sobre essas roupas. Andando pela cidade vestido assim, você está sujeito a levar um tiro.
Marty: ou ser enforcado.
Doc Brown: Que idiota vestiu você com essa roupa?
Marty: O senhor. 
 
Acho maravilhosa a maneira como os três filmes conversam entre eles, já que a vida dos personagens principais está sempre se cruzando praticamente desde a fundação de Hill Valley. Depois de muita interferência e confusão, o filme ainda termina com uma mensagem otimista sobre nossas escolhas e nosso futuro. Não sei se compreendi bem da primeira vez que assisti, mas cada vez que revejo absorvo mais a mensagem.
 
Eu gosto muito dessa trilogia e recomendo para quem mergulhar numa boa aventura com bastante ação e doses de humor. Doc Brown, da mesma maneira que Beakman (saiba mais), foram os principais responsáveis por eu me interessar pelo mundo da ciência e me tornar a nerd que sou até hoje com muito orgulho.
 
 
Título: Back to the future
Direção:  Robert Zemeckis
Gênero: Ficção científica, aventura, comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 116 minutos
País: EUA
Lançamento: 25 de dezembro de 1985
 
Título: Back to the future II
Direção:  Robert Zemeckis
Gênero: Ficção científica, aventura, comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 108 minutos
País: EUA
Lançamento: 14 de dezembro de 1989
 
Título: Back to the future III
Direção:  Robert Zemeckis
Gênero: Ficção científica, aventura, comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 118 minutos
País: EUA
Lançamento: 3 de agosto de 1990

10 comentários:

  1. Oi, boa tarde ^-^
    Amei o post. Conheço esses filmes por ouvir falar; e sempre falam bem deles *-* Tenho muita vontade de assistir. Vou ver se acho por ai para assistir :D
    Beijinhos e tenha um ótimo fim de semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle!
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Ahh... eu sou meio suspeita pra falar porque sou fã da trilogia, mas assiste sim que é muito bom!!

      Obrigada!
      Um ótimo final de semana pra você também!!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Amiga, coloca nostalgia nisso hehe
    Eu vi todos os três filmes e amei, adoraria ver novamente.. ^^

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/08/resenha-easy.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a trilogia é muito boa mesmo, né?!
      Se não for pela parte científica, pelo menos é pelo humor! rsrs...

      Beijuss;

      Excluir
  3. adorei a postagem Helaina, viajei no tempo e revisitei minha adolescência vendo sessão da tarde, rs. E o primeiro filme foi lançado quando eu nasci! poxa!

    rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom né?!
      Sessão da Tarde é ótima quando passa filmes assim, mas esse eu tive que comprar os DVDs. Não aguentei esperar eles quererem passar.
      Legal! Bom, eu já era criança quando lançaram, mas não vi nenhum no cinema... =/

      Beijusss;

      Excluir
  4. Muito nostálgico esse filme...me lembra das tardes em que ficava em casa depois da escola.
    É um filme sem efeitos especiais que temos hoje, mas com uma história que chama a atenção.

    Amei as postagens e as imagens Helaina.

    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais, né?!
      Também lembro desse tempo... dá uma saudade!
      Uhum. Eu sou suspeita pra falar! Sou muito fã dessa trilogia!

      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijussss;

      Excluir
  5. Gente esse é direto do túnel do tempo rsrs, gosto muito desse filme

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo a trilogia!
      Não me canso de ver e rever!
      Doc. Brown é um dos responsáveis por eu gostar tanto de ciência!!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.