dezembro 28, 2023

[Recapitulando] Metas 2023

E chegou a última postagem do ano. É hora de rever o que eu estabeleci de meta para 2023 e o que eu consegui fazer em cada tópico onde decidi focar minha atenção. Ando pensando em trazer um balanço de meio de ano da próxima vez, só para fazer aquela conferência do quanto já caminhei e o que pode/deve ser descartado da lista, mas essa ideia fica para o ano que vem.

Para ver a postagem de janeiro, clique aqui.

Escrita


Escrever e publicar mesmo sem retorno: Além de um texto curto mensal postado desde março no Universo Invisível, ainda faltam duas para fechar o ano, mas sei que vocês ainda não tiveram tempo de ler as 8 que estão lá, consegui escrever e publicar mais um livro no Wattpad: YOLO - Só Se Vive uma vez. Meu alcance ainda é pequeno, pois não consigo me encaixar em nenhum grupo de autores e preciso fazer tudo sozinha, e publicar naquela plataforma famosa que vende livros não é sinônimo de ser lido caso não tenha uma boa divulgação (isso sem mencionar o risco de ter sua história compartilhada sem sua autorização fora da plataforma 🙄).

Participar de concursos literários: Não foi dessa vez, mais uma vez… vou precisar repensar esse quesito porque só tá servindo como fonte de frustração.

Leitura

Concluir o desafio 40 antes dos 40: Dos 40 livros selecionados eu consegui ler 15 😬, mas, conforme mencionei na postagem com o resultado do desafio, não me decepcionei por não ter conseguido, pois serviu de lição para eu entender onde estava a minha dificuldade em finalizar leituras. No final, o saldo acabou sendo positivo e ainda consegui acrescentar um livro lido na lista que encerrei em julho com 14 leituras (ver postagem).

Uma meta que não mencionei no início do ano, mas sigo dedicada desde 2021 (provavelmente desde 2020, mas infelizmente não anotei nada a respeito), é ler a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Todos os versículos. Não é um estudo bíblico, mas a leitura de todo o conteúdo. Falta bem pouco para eu acabar. 🙏

Cinema

1 filme inédito por mês: Nessa aqui eu me superei 😎! Somando todos os filmes aos quais assisti esse ano, foram 27! Bem mais do que o dobro da meta de 12 produções. Ainda assisti algumas reprises, mas a maioria foi completamente inédita. Deixei as emoções aflorarem. Ri, chorei sem me preocupar com nada e acho que isso me ajudou bastante a me sentir confortável em estar desconfortável. A única ressalva é que eu estava sempre sozinha. Ainda não me sinto segura o suficiente para expressar todas as minhas emoções com outras pessoas por perto. Essas são as duas postagens com os filmes assistidos: Primeiro semestre || Segundo semestre.

Blogs

Manter o que venho fazendo: Consegui manter o Mente Hipercriativa com uma postagem toda quinta-feira e estou um tiquinho atrasada com o Universo Invisível, mas não vou desistir dos 2 últimos textos que faltam.

Redes Sociais

Postagens por diversão: Continuo com a vontade de postar mais no meu perfil do Instagram (@helainaideas), eu gosto de tirar fotos e compartilhar, mas ainda estou presa com a impressão de que as postagens tem que chamar atenção e receber várias curtidas (não vai acontecer). Em relação ao Twitter, sinto saudades. Nunca vou me acostumar, nem usar, o novo nome.

Saúde Mental

Continuar cuidando de mim: Estou escrevendo essa postagem no meio de uma baita crise de ansiedade, não é demais? Já chorei tantas vezes hoje que nem sei quantas foram, ainda bem que ninguém viu. A vida continua a mesma, algumas coisas dolorosas aqui, outras lá, e eu no meio disso tentando não deixar o barco afundar, mas às vezes preciso tirar a água do convés. Entretanto, há algo que mudou além do fato de enfim eu conseguir liberar minhas emoções. A impressão que eu tenho é de ter passado 40 anos de olhos fechados ignorando a pessoa repleta de necessidades, tal qual qualquer ser humano, que eu sou. Em consequência disso, parei de me punir por existir e passei a tentar compreender minhas vontades, atendendo tantas quantas eu posso.

Anotar o que aprendi: Er… os print tão tudo no celular 😬, falta só copiar pro caderno que comprei com esse pretexto!

Ballet

Não me afastar demais: Ainda sinto falta de dançar, e continuo não gostando tanto assim de aulas que ensinam os passos para só depois serem colocados em uma coreografia (sou completamente incoerente, eu sei). Mas me mantive na preparação física para bailarinos, perdi algumas roupas com a musculatura que cresceu e talvez ano que vem eu volte às aulas de ballet propriamente dito. Ballet depois dos 40 👵.

Duolingo

Manter minha ofensiva no app: Hoje completei os 365 de ofensiva e devo terminar o curso de francês no início de 2024. Não posso dizer que não aprendi nada, mas também não me atreveria a dizer que falo/leio/escrevo francês. Levei um tempo para entender o método do Duolingo que é basicamente traduzir frases. Sentia falta daquela explicação de gramática que os cursos tradicionais geralmente oferecem e da aplicação da língua em um contexto (isso o próprio Duolingo resolveu colocando histórias como exercício). Entretanto, lendo uma das postagens do blog deles, cheguei a conclusão de que o app tenta ensinar um idioma da mesma forma que aprendemos quando somos crianças: pela repetição até memorizar o que é usual. Foi assim que entendi por que não funciona pra mim. Nem português aprendi desse jeito. Precisei de muita leitura de texto e explicação em sala de aula até me sentir confortável e confiante para me expressar (quase a mesma coisa com o meu inglês). Ainda assim, gostei da atividade e se um dia tiver oportunidade procurarei um curso tradicional de francês.
 
Mais uma vez gostei do resultado, pois ao conseguir novamente fazer alguma coisa de cada tópico, me sinto inspirada para conquistar mais ano que vem e quem sabe até acrescentar novas metas. A lista de 2024, no entanto, vai ter que esperar. Farei uma pausa agora e pretendo voltar apenas em janeiro, provavelmente no dia 18, e ainda não sei qual será a primeira postagem do ano.

 
Muito obrigada por terem mais uma vez acompanhado essa escritora 🌸carenteTM pelos blogs ou pelo Wattpad! Desejo um ano de 2024 de muito sucesso, prosperidade e histórias boas para nós!

Sim, John resolveu deixar a barba crescer e eu amei!

P.S.: Em 2022 eu disse que uma das minhas metas era parar de me apaixonar por personagens fictícios. Hoje venho com alegria comunicar que completo bodas de algodão (2 anos) com meu amado “conge” John Watson. 💝

30 comentários:

  1. Helaina, eu acho que está de parabéns! Até porque, são tantas metas!!! Achei muito interessante uma delas ser escrever e publicar msm sem ter retorno, fazer porque você gosta. Sim, eu sei que esperamos retorno e tals, é o desejo de muitos autores. Mas sinceramente? Eu acho que os mais lidos investem muito em divulgação e marketing, enquanto autores BONS (e modesta parte, melhores até que os mais "famozinhos") ficam pra trás nisso. Então não tem haver com seu desempenho em escrever apenas, é algo que não depende só de vc, tem divulgação, dinheiro e algoritmo no meio. É frustrante, mas tente ter um mente que você é excelente não importa os números. (Sobre essa plataforma, uma vez plagiaram uma fic minha pra ela, foi um stress. Só leio/uso AO3 hoje e olhe lá).

    Eu fiquei feliz com seu desafio de leitura!! Até porque é bem legal isso de vc ter percebido como seu gosto foi EVOLUINDO, entender pq você lê alguns e deixa outros! Eu achei o máximo que o importante não é só "bater meta de leitura" e sim ir curtindo a leitura (ou não) no seu ritmo (odeio as metas do Skoob, me sinto pressionada, daí ler deixa de ser divertido e reflexivo e se torna algo "mecânico").
    E sobre a Bíblia, menina, já tive essa pretensão e... Falhei. Não consegui também ir de Gênesis a Apocalipse não (tô tentando descobrir pq uma leitura corrente da Bíblia é tão difícil), talvez destrinchar seja melhor? Ter como "meta" cada livro bíblico de cada vez? Pq é muito acontecimento, eu chegava na metade e já não lembrava detalhes do começo, talvez ler cada um separado ajuda na assimilação e ritmo? Haha.
    E arrumar um caderno? Uma vez comprei um pra anotar frases! Resultado: continua (quase) em branco. Haha, vi que não é pra mim (anoto em bloco online ou Word ou marco o livro, já tá bom). Outra coisa que não deu pra mim tmb é APP de línguas, a lógica deles também não funciona pra mim! Bom saber que não sou a única, haha.

    Sobre Ballet, não gostei desse emoji de velha não! Você tá nova ainda, haha! E msm que não tivesse, acho que resiliência é maior que idade (tem criança menos disposta pra atividade física que muito adulto por aí). E acho incrível vc fazer ballet! Parece tão difícil! Sobre os passos, talvez vc seja muito original, daí só aprender pra seguir coreografia é limitante?

    Eu acho interessante como você não esconde as coisas que não deram certo e como vc se sentiu. Porque acho que isso acontece com todos nós, mas só não falamos. Eu hoje tô desconfiando de todo mundo em rede social que parece tão realizado assim com a vida (porque acho impossível). Hoje em dia acho que exigimos tanto de nós msms. Que criticar a nós msm pelo que não realizamos (nos sentimos muitas vezes um fracasso) e parece mais fácil se auto criticar que entender o processo. Mas acho que a culpa começa na sociedade, tá sempre julgando e demandando (e ainda quer sorrisos nossos), nossa mente copia a lógica, msm que não nos faça bem.

    Eu gostei da postagem, da sinceridade, do compartilhamento de coisas boas e coisas frustrantes, angústias e das conquistas. E que o ano de 2024 seja repleto de bençãos e coisas boas pra ti ❤️
    Att,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, muito obrigada! Nossa, com certeza! Divulgação hoje em dia é tudo! Mas sem muito pra gastar, prefiro continuar publicando, tentando participar de concursos literários e quem sabe enviando material original para editoras, porque nem mesmo quem se autopublica e paga divulgação consegue atingir números bons o suficiente para conseguir receber o que investiu, quem dirá realizar o sonho de viver de escrita. (Eu tenho algumas fanfics no AO3, mas só em inglês. Não gostei muito daquele recurso deles de baixar a história em pdf. Já as originais, por enquanto apenas as menores estão no meu blog, Universo Invisível, e umas 4 no Wattpad, a maior parte do material que eu tenho guardo offline para concursos e envio para editoras).

      Eu estava cismada demais com minha dificuldade pra ler mesmo tendo tempo disponível, é por isso que precisamos cuidar da saúde mental. Fui acertando os detalhes aos pouquinhos, sem pressão e já estou no 4º livro esse ano (tudo bem que o primeiro de contos comecei ano passado e o 3º foi uma releitura de ‘Um estudo em Vermelho, mas tá valendo). Eu gosto das metas do Skoob, mas quando o ano tá perto do fim eu simplesmente tiro o que eu não li, assim fecho a meta! Hahaha... já aquela sequencia de dias lidos eu estou usando pra recuperar meu hábito agora que acertei um horário pra ler todo dia.

      Hoje eu olho pra Bíblia, com poucos livros para o final e fico pensando se eu encararia o desafio. Na época eu só fui, hoje eu vejo o tanto que eu li. Eu tô pensando em fazer essa experiência de novo, talvez daqui uns meses (ou anos), mas dessa vez como um estudo bíblico com anotações e tudo. Por enquanto é só uma ideia.

      Eu também tenho vários cadernos em branco, mas acho que vai ser na agenda de 2024 que vou começar a anotar alguns quotes. Detesto vez as páginas dos dias que já passaram em branco.

      Alguns desses apps exageram jogando a culpa só para o aluno por não aprender ignorando que o mesmo método nem sempre serve para todos. Eu acho isso um desserviço, pois pode acabar fazendo a pessoa desistir de vez de aprender. No Duolingo eu pratico todo dia, meu relatório semanal diz que eu passo mais tempo fazendo exercícios do que 90% dos usuários e mesmo assim eu olho uma frase em francês e… e deixo pra lá... estou tentando ler uma edição de ‘Um estudo em vermelho’ em francês que encontrei de graça na Amazon, mas acho que se eu não conhecesse o livro quase de cor não estaria conseguindo ler não.

      Eu gosto muito dos resultados da atividade física. Melhora o humor, o sono, a digestão, diminui ansiedade… só não gosto muito do exercício propriamente dito, mas continuo insistindo. Realmente não é fácil, mas gosto da forma como deixa o corpo alinhado. Com toda certeza! Eu amo colocar uma música e sair dançando pela casa, sem regras, sem coreografia, mas numa apresentação isso é impraticável… hahaha

      Acho que foi criado ao redor de nós um mundo “faz de conta” em que você não pode desistir nunca, é só se esforçar que consegue, ignora o que te faz mal que desaparece (?????). Por conta disso uso as palavras, seja aqui ou nas minhas histórias, pra tentar quebrar um pouco essa ideia. Gosto de ser bem verdadeira já que uso o blog pra falar minha opinião.

      Fico muito feliz que tenha gostado! Desejo que você também tenha em 2024 muitas bênçãos e coisas boas! ❤️

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Como vai? Primeiramente devo lhe desejar um 2024 abençoado pra ti e sua família. Que suas metas de vida, sejam elas profissionais e pessoais se realizem. O mundo da literatura realmente é muito injusto e não há como se livrar disso, infelizmente. Hoje em dia um autor só é lido por muitos leitores se for famoso e ter uma divulgação precisa para este propósito, se não for desta maneira esquece. Eu mesmo publiquei meu romance há pouco tempo e praticamente ninguém leu meu livro, mas é assim mesmo. Faz parte! E os poucos que leram não dão aquele feedback necessário pra ajudar os possíveis novos leitores. Eu escrevo e publico livros porque gosto, se não fosse por isto eu nem me daria o trabalho de fazer o que faço. Eu já lhe disse uma vez e repetirei outras tantas mais. Você é uma baita escritora e não se deprecie tanto ao ponto de não publicar por não ter leitores em grande número. Enfim é isso Helaina. Um abraço para você e até ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano! Eu estou bem, graças a Deus, e você? Também desejo que você e toda sua família tenham um 2024 abençoado e suas metas também se realizem. Acho que um dos motivos pelos quais eu gosto de publicar no Wattpad é que de vez em quando aparece alguém pra ler e surtar com a história. É bom demais esse feedback, pena que tão raro. Muito obrigada pelas palavras de motivação! ❤️

      Um abraço e até breve;

      Excluir
  3. Olá! Que interessante avaliação do ano. Deu para perceber que você é uma pessoa metódica. Ter método é fundamental para quem vive um ofício e escrever não deixa de ser isso.
    Neste ano, não fiz uma postagem de avaliação. Talvez eu faça. Sei que ainda dá tempo.
    Eu ainda estou devendo ler seu livro. Vou fazer isso em breve.
    Tenho muita vontade de estudar seriamente outro idioma. É muito bom para a nossa neuroplasticidade. Ainda não consegui seguir nessa ideia mas quem sabe no ano que vem?
    Tenho que aprender que me esforçar é condição básica da vida.
    Dançar é um grande desafio pra mim. Sempre me sinto inadequado e desengonçado dançado. Mas quem sabe essa pode ser outra grande mudança e 2024!
    Emfim, desejo uma passagem de ano feliz e um 2024 repleto de realizações! Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samuel! Descobrir que sou assim foi quase como encontrar meu manual de instruções.. hahaha.. tudo ficou mais fácil, apesar das dificuldade que ainda persistem.
      Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste! :)
      Eu queria estudar mais idiomas, mas não tenho tanta disposição assim. Além do benefício da neuroplasticidade, eu adoro ver algo escrito em outra língua e entender sem precisar de tradução.
      Nas aulas eu até danço pouco, uso mais como uma preparação para não ficar toda dolorida caso resolva dançar e para ter alguns passos em mente. Se aventure numa aula experimental! Geralmente as escolas oferecem sem custo e sem compromisso.
      Desejo um 2024 muito feliz e repleto de realizações para você também! Abraço!

      Excluir
  4. Oi! Você é bem organizada com suas metas e acho muito legal ver a forma como em cada uma delas você se sentiu contente com o resultado. Que 2024 seja para você um ano maravilhoso, de sonhos realizados e muitos bons momentos. Siga seu ritmo sempre. Feliz 2024!!!
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri recentemente que só funciono dessa maneira. Preciso de certa organização para não me perder no que eu quero fazer. Muito obrigada! Desejo o mesmo em dobro pra você! Que seu 2024 seja maravilhoso! Beijos;

      Excluir
  5. Oi!
    Parabéns pela forma que suas metas se desenrolaram em 2023, acho tão complicado cumprir meta específica de livros que nem me esforço muito mais! Tenho uma ofensiva grande no Duolingo também e o que me anda dando mais segurança é ler e ouvir no idioma.

    Já aproveito para deixar um feliz ano novo!
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada! Por hora percebo que tem sido melhor eu evitar também, pelo menos até eu restabelecer meu hábito de leitura. Aí poderei fixar um número. Já percebi que vai ter que ser isso mesmo, mas o Duolingo passar uma ideia de que só fazer as lições é suficiente. Acho que eles deveriam rever isso e incentivar a busca ativa pelo material que eles não disponibilizam.

      Uma feliz 2024 para você também!

      Excluir
  6. Feliz Ano Novo! 🍾✨🎇 Que os seus objetivos sejam todos realizados 🤞

    ResponderExcluir
  7. É muito bom fazer essas recapitulações para vermos se regredimos ou avançamos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por ter cumprido uma boa parte das suas metas e, mesmo as que foram um pouco abaixo do esperado, você manteve um excelente ritmo.
    Continue cuidando da sua saúde mental e fazendo as atividades que mais te agradam.

    Que seu ano de 2024 seja maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem! Gostei de passar por aqui e te ler.
    Que 2024 te seja repleto de tudo de bom!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Volte sempre!
      Que seu 2024 também seja maravilhoso!

      Beijos;

      Excluir
  10. Muito orgulho de você, Helaina.
    Que em 2024 você tenha mais realizações com seus projetos, mais criatividade e experiências pessoais.
    HAHAHA dobra essa meta aí dos 40 anos para os 45... lê os que resta até lá.
    Eu não me atrevo a fazer um desafio desses - ler um livro tal até idade - pq minha pet ansiedade é paranoica demais hahaha

    Eu tava com mais de 700 dias de ofensiva no duolingo, perdi. Uma tristeza que não superei.
    Eu faço um idioma diferente a cada tempo, de acordo com meu humor hahaha
    Agora estou com espanhol e uso filmes, séries e músicas como extras. E tb me inscrevi em vários canais didáticos no youtube e sigo uns no insta.
    Quando eu fazia o de francês tb fazia assim - preciso voltar pra terminar haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnn... ❤️
      Muito obrigada!
      Acho que eu vou estender a meta logo para os 100 anos porque se eu não conseguir provavelmente não estarei aqui para fazer outra postagem! Hahahaha... (Só falta eu ser centenária e continuar blogueira! XD)

      Eu tô sem saber o que fazer no app por estar acabando o curso. Não quero perder a ofensiva, mas não sei se quero ficar repetindo os mesmos exercícios e acho que não vou pegar outro idioma para aprender. Talvez aperfeiçoar o inglês.
      Eu tentei ler Francês, mas minha dificuldade é tanta que eu não passo de poucas páginas. Andei salvando uns vídeos de professores no Youtube, mas ainda não tive coragem de pegar pra assistir.

      Até mais;

      Excluir
  11. OIe Helaina!!
    Eu acho que as suas metas foram MUITO MUITO MUITO reais e achei super legal que você correu atrás para cumpri-las, queria fazer assim, acho que fica mais facil de ter um norte e acho que vc teve um otimo ritmo para acompanhar
    Achei super legal por exemplo, a meta dos filmes, eu acho que vi em torno de 22 no ano passado e esse ano ja vi 4 , e os 4 ineditos rsrsr acho que é uma meta bacana para seguir também
    Eu estou estudando italiano na escola e fazendo duolingo, eu acho que é um ótimo complemento mas sua explicação fez TOTAL sentido agora, dizendo que é pela repetição: É ISSO MESMO!
    Mas eu também sinto falta da explicação do porquê, exatamente como você
    Para esse ano diminuí a meta de quantidade de livros, mas eu quero ler livros que eu quero, mesmo, sabe? Não só ler por ler, ano passado meio que fiz isso e não gosto muito... Quero ler algo que quero mesmo! E comecei bem, com o livro Gente Ansiosa, que estou amando! Espero continuar rsrsrsr
    Feliz ano de 2024 e tudo de maravilhoso!!
    beijos, Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!!
      Exato. Eu meio que criei o caminho deixando a velocidade da caminhada livre, assim alguns dias faço várias coisas o meu máximo é o mínimo e mesmo assim continuo caminhando.
      Ainda não vi nenhum filme inédito esse ano. Já estou atrasada com a meta, mas não vou estressar com isso. Ainda dá pra recuperar e assistir uns 20 filmes até Dezembro.
      Eu quero um dia fazer um curso de francês em escola e acho que o Duolingo deve ter ajudado reservando um cantinho para o idioma no meu cérebro, mas definitivamente não sei como algumas pessoas conseguem se tornar fluentes 'só' com o app.
      Eu já percebi que meu problema com os livros é que eu perdi o hábito de leitura e por isso não consigo engrenar. Mesmo nos que eu gosto. Aparentemente estou conseguindo recuperar o hábito e isso vai se refletir automaticamente no número de lidos esse ano. Vou esperar até o fim do ano pra ver.

      Um 2024 maravilhoso para você também!
      Beijos;

      Excluir
  12. Pelo que li de modo geral você cumpriu bem suas metas hehehe! Parabéns Helaina <3
    Achei bacana que está lendo essa parte da Bíblia, achei o máximo que você faz ballet!!
    Sinto muito pela crise de ansiedade, sei bem como é :(
    Mas também fico feliz que esteja sendo mais amorosa com você.
    Feliz ano novo!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim! Aos poucos e sem pressão excessiva vou conseguindo andar nos trilhos.
      Muito obrigada! ❤️

      Que você tenha um 2024 maravilhoso!

      Excluir
  13. Parabéns por ter alcançado muitos objetivos no ano que passou. Eu não fui tão feliz mas consegui começar a me tratar da ansiedade e acho que foi um passo gigante.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    https://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É isso mesmo, cada passo importa!
      Beijos;
      Fica com Deus você também!

      Excluir
  14. Oi, Helaina!
    Amei isso de rever as metas no blog.
    Acho que o fato de você conseguir se cuidar e de fazer o que gosta é fundamental. :) Depois conta mais sobre o ballet. Sobre as redes sociais, se libertar do algoritmo e fazer o que quer, é a melhor coisa, né?!
    Quero fazer essa meta de filmes, pq pago a Amazon e quase não vejo filmes, acredita?

    Que 2024 seja um bom ano para nós. <3
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Acho que essa foi a melhor decisão que já tomei na minha vida.
      Ah, eu tava com o mesmo "problema" com a Disney+. Pagando pra não assistir.

      Que assim seja!
      Beijos;

      Excluir
  15. Oi
    que bom que foi um bom saldo, eu tentei fazer um desafio tipo esse dos 40 , só que com os 30 e não completei, sempre é bom cuidar da saúde metal estou tentando cuidar, mas as vezes tenho crise de ansiedade misturada com ataque de panico.

    Que você tenha um ótimo 2024.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acho que meu maior problema foi que alguns dos livros eram do meu gosto na adolescência e início da vida adulta, já mudei bastante e várias leituras se arrastaram atrasando o processo. É um desafio complicado de se fazer. Eu não me livrei por completo das crises, mas elas ficaram mais fáceis de lidar a medida que passei a identificar e me acolher ao invés de me punir, como fazia. Acho que é o mais longe que consigo chegar sem ajuda profissional e não estou disposta a isso agora.

      Que você também tenha um ótimo 2024!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.