dezembro 31, 2021

[Recapitulando] Promessas de 2021

E aqui estou de volta com a lista de promessas que fiz para 2021 (ver lista original), ou melhor, as metas realistas para esse ano já que o desânimo não estava me deixando ter animação suficiente para grandes projetos. É hora de ver o que eu consegui fazer, e o que vai ficar para o próximo ano...

Eis a pequena lista:

  • Manter os blogs atualizados

Essa meta quase falhou pela falta de motivação com o pequeno retorno que recebo em comentários. Sem disposição suficiente para visitar um grande número de blogs e divulgar meu link, quase não tenho visitantes comentando nas postagens. Isso me faz sentir que estou “perdendo tempo”. No entanto, mesmo assim decidi continuar usando o tempo que tenho disponível para fazer o que eu gosto e tanto o Mente Hipercriativa quanto o Universo Invisível receberam cada um uma postagem a cada 15 dias. Estou contente com o resultado.

  • Ler

Continuo com a leitura da Bíblia, pois era algo que me incomodava ser católica e nunca ter lido o livro no qual se baseia tudo o que me foi ensinado. Conhecia apenas algumas passagens mais famosas e o que se lê nas missas, mas agora estou lendo de Gênesis a Apocalipse. Não pretendo memorizar tudo, mas sim compreender o contexto dos fatos.

Continuo lendo a fanfic que comecei, e já estou perto do fim. O casamento de Molly e Sherlock está bem próximo agora.

Quanto aos demais livros, consegui terminar 6 dos 7 livros da minha meta no Skoob, fora os que eu não coloquei na lista. Estou particularmente feliz por ter começado a leitura das histórias de Sherlock Holmes escritas por AC Doyle! Estou amando a narrativa do Doutor Watson 💖.

dezembro 25, 2021

[Hoje é dia...] de Natal!

A postagem de hoje é mais curtinha, porque o final do ano é sempre mais corrido mesmo, mas eu não poderia deixar de vir aqui agradecer a vocês os comentários que serviram de motivação para eu, aos poucos, voltar a me dedicar à escrita, que eu tanto amo. Gosto de responder cada um e retribuir a visita (sei que estou um pouquinho atrasada com isso, mas vou responder todos os comentários em breve!).

E vocês não vão ficar sem presente! Da mesma forma que no ano passado, eu também escrevi um texto curto inspirado na data e estou esperando vocês para ler! Cada comentário será meu presente!

Acessem: Tradições Natalinas

Espero que gostem!

dezembro 14, 2021

[Resenha] O Labirinto do Fauno

Esse livro tem um enredo parecido com as histórias onde a protagonista busca uma passagem para um mundo mágico e secreto, porém ao mesmo tempo é bem diferente. A atmosfera sombria da realidade da protagonista, Ofélia, fica evidente logo no começo e cheguei a pensar se deveria ler agora ou deixar para depois por conta do momento em que estamos vivendo, mas resolvi arriscar. Nem mesmo a guerra da qual os irmãos Pevensie fogem antes de irem para Narnia, se compara com a atmosfera triste e sombria em que Ofélia vive.

[Sinopse] No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata. Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar. No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta. (Fonte: Skoob)

Carmem Cardoso acreditava no conto de fadas mais perigoso de todos: o do príncipe que a salvaria.” Pág. 18

Mas, no rosto daquele velho homem, ele viu paixão, paciência e uma das virtudes mais valiosas do mundo em uma época de tamanho desalento: esperança.” Pág. 49

novembro 27, 2021

[Resenha] Instituição Para Jovens Prodígios: A Revelação

Hoje eu trouxe para vocês a resenha de mais um livro da talentosíssima escritora que mora no meu coração: Luene L. Alves (confiram AQUI tudo o que essa parceria com o blog Mente Hipercriativa já rendeu). Instituição para Jovens Prodígios é uma série de 4 livros que desde o primeiro volume tem sido uma montanha russa de emoções.

Demorei um pouquinho para ler essa sequencia, mas isso em nada tem a ver com a qualidade da escrita ou com minha curiosidade para saber o que acontece depois. Está mais relacionado com minha resistência para ler e-books, já que faço isso pelo celular, e o excesso de tempo que passo pensando na vida. Crise dos 40 chegando, talvez... O que posso dizer é que adorei mais esse capítulo da aventura dos jovens prodígios e estou ansiosa para saber que surpresas o final da série reserva!

[Sinopse] Lara Müller está em busca de respostas. O que ela mais temia aconteceu: sua atitude inconsequente resultou na pior notícia que poderia ter recebido após longos meses fora do Brasil. Apesar disso, ela tenta se recuperar do choque e da traição enquanto batalha para não deixar os acontecimentos recentes a impedirem de seguir com a sua vida. Em meio a amizades inesperadas, Lara fará de tudo para descobrir o plano insano dos poderosos mantenedores da Instituição. Afinal, por que os jovens foram colocados ali, com habilidades sobre-humanas e capazes de se transformarem em animais? O que o passado diz sobre cada um deles? O que o futuro lhes reserva? Finalmente Lara descobrirá tudo o que mais anseia — mas será que ela estará preparada para ouvir todas as verdades? (Fonte: Skoob)

novembro 13, 2021

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 8

Uma temporada que já começa tensa com Mulder desaparecido e um agente novo para trabalhar com Scully que tenta manter sua gravidez em segredo.

O primeiro contato entre os agentes do FBI não é dos melhores. John Doggett (Robert Patrick) tenta obter informações sobre ela sem se identificar e é saudado com um copo de água fria.

Post original no Tumblr

Mas a relação dos dois se desenvolve e melhora com o decorrer da temporada. Nos episódios Patience (Paciência) e Roadrunners (Risco de Vida) eles parecem estar se dando muito bem. Inclusive é fofo ver, mas quando você assiste Invocation (Invocação) percebe que os dois ainda se estranham um pouco.

outubro 30, 2021

[Eu amo...] Praia

Sem muita ideia para a postagem de hoje, resolvi trazer essa coluna! Dessa vez consegui reunir duas coisas que eu amo em uma postagem só: praia e fotografia.
Por definição, praia é constituída por três elementos: o material sedimentar (areia, por exemplo), uma fonte de energia para movimentá-lo (as ondas) e a área costeira na qual este material se move (área geográfica), segundo o site Bióicos. E é dessa praia que estou falando quando declaro minha paixão. Quiosques, pessoas, barulho... só me repelem! 😬
 
Sou entusiasta da fotografia. Já pensei em estudar um pouco e talvez até me profissionalizar, mas ainda não aconteceu. Quem sabe um dia. Por enquanto sigo apenas registrando e compartilhando imagens que me encantam sem muito domínio de técnicas, apenas algumas dicas que às vezes leio pela internet.

As imagens são de viagens que eu fiz com minha família para Paraty (RJ) e outra para Guarapari (ES). Nos deslocamos por algumas praias da região, mas infelizmente lembro o nome de cada uma.


~ Praias (RJ) ~
 
 

 

outubro 16, 2021

[Tag] Cartas Literárias

Eu adoro TAGs e quando encontrei essa no Infinitas vidas da Priih, aceitei o convite para responder também! Então, vamos lá!

 ~ Cartas Literárias ~

PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI; alguém enviou três cartas de amor que você escreveu. Cite três crushes literários que iriam receber:

Tô junto com a Priih aqui, com cada vez menos crushes, ou talvez eu não leia muitos romances no geral, mas não reclamaria se tivesse um, Jebediah Holt (ou Jeb), O lado mais Sombrio (resenha) ou um John Watson, Um Estudo em Vermelho e O Sinal dos Quatro (marca-texto) na minha vida. Ou quem sabe até um Edward Cullen (resenha)? Sim, hoje eu entendo o quanto o comportamento obcecado do garoto de 200 anos é problemático, e quanto a Bella precisava de terapia, mas para um vampiro de 200 anos seria algo passável talvez por conta de todo fator sobrenatural envolvido? Vou lá pegar meu pano então... XD

outubro 02, 2021

[Fica a dica] Salve-se quem puder

Um tempo atrás achei que tivesse perdido essa coleção (obviamente sabia que não tinha perdido, só não me lembrava onde havia guardado), e quando finalmente eu encontrei (obrigada, mãe!), quis fazer a releitura. Imaginei que seria um pouco entediante, pois são livros voltados para o público infanto-juvenil, mas me surpreendi positivamente.

Vou deixar um pouquinho de como foi minha experiência dos 4 livros que já reli:

Assassinato no avião da meia-noite, O Fantasma do Espelho, Motim na Baía dos Ossos e A Torre Mal-Assombrada.

Assassinato no avião da meia-noite

Sinopse: Os irmãos Gugu e Crê estão de férias e vão encontrar o tio Theo, para ajudá-lo na busca de um tesouro. Ao se dirigirem para o embarque no aeroporto, chocam-se com um homem misterioso, que logo some. Durante o voo, ouvem um grito e o passageiro da poltrona 13 cai morto no chão. Quem o matou? Que segredo carregava consigo? Por que o silenciaram? (Fonte: Skoob)

setembro 18, 2021

[Li até a página 100 e...] #18

Eu gosto muito dessa tag porque ela nos dá a oportunidade de avaliar a leitura antes de terminar. Claro que, sem spoiler, a tentativa é passar a ideia de como a história se desenvolveu nas 100 primeiras páginas, e com esse livro posso dizer com segurança que para mim se desenvolveu extremamente bem. 

Eu estou lendo
: O Labirinto do Fauno (Ver no Skoob

Primeira frase da página 100

"E a pele do Sapo... fervilhava, como se os tatuzinhos-de-jardim, seus servor, o comessem vivo!"

Do que se trata o livro?

No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata. Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.

O que está achando até agora? 

Eu comecei a leitura desse livro um tempo atrás, mas não conseguia avançar. Quando percebi que o problema estava em mim e não no livro, preferi parar a leitura e reiniciar quando me sentisse mais disposta. Essa foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado. Ainda lembro como a leitura estava arrastada da primeira vez, completamente diferente de agora que eu estou lendo páginas e mais páginas sem me dar conta do tempo passando. Às vezes desistir do que não está dando certo é uma boa opção sim!

O que está achando dos protagonistas? 

setembro 04, 2021

[Marca Texto] #5

Li num Livro...
Me marcou...
Quero compartilhar...

Tem um bom tempo que não compartilho essa coluna aqui no blog e hoje resolvi publicar de maneira diferente. Não serão apenas frases de um livro, mas dois. Já faz um tempinho que eu assisti a série Sherlock da BBC e me encantei tanto com a história de Sherlock Holmes e John Watson que, além ver e rever a série, estou escrevendo fanfics e claro, decidi beber da fonte original.

Minha ideia era trazer direto as resenhas das histórias do detetive e seu melhor amigo que comecei a ler pelos ebooks, mas qual não foi minha alegria quando minha mãe me presenteou no meu último aniversário com o box da coleção completa. Agora vou começar a leitura novamente e só então escrever as resenhas. Enquanto isso, já adianto que amei a escrita de Arthur Conan Dolye e recomendo! Estou lendo os livros por ordem cronológica da publicação, então “Um Estudo em Vermelho” e “O Signo dos Quatro” foram as leituras de onde saíram os as frases de hoje!

Um estudo em vermelho (1887)

Às vezes fico deprimido, e passo dias a fio sem abrir a boca. Não deve pensar que estou amuado nessas ocasiões. Basta deixar-me em paz e logo volto ao normal.
Não suporto balbúrdia porque meus nervos estão abalados, acordo nas horas mais escandalosas e sou extremamente preguiçoso.

agosto 22, 2021

[Fica a dica] Caixa de Fanfics

Minha imaginação é tipo uma criança que gosta de doce, sozinha em uma loja de doces, livre para escolher o doce que quiser. Às vezes ela come apenas um tipo específico, às vezes faz misturas, e às vezes eu preciso entrar na loja e fazê-la parar de comer antes que se empanturre demais me deixando com dor de cabeça e de estômago (olá ansiedade, eu sei como você se aproveita da minha ingênua imaginação).

Sendo assim, tudo me inspira e obviamente trabalhar apenas com meus personagens não saciaria minha imaginação. Por isso escrevo fanfics.

Com o objetivo de me divertir e explorar os universos dos quais sou fã, de forma totalmente não lucrativa, sempre mantendo o mesmo padrão de qualidade que dedico às minhas histórias autorais (envolvendo muita pesquisa e revisão cuidadosa), nascem essas pequenas homenagens aos criadores de obras que aumentam o tamanho das asas daquela pequena e voraz criatura na loja de doces.

Lembrando sempre que nem só de romance vive minha inspiração. Gosto de explorar variados gêneros literários e interações entre os personagens.

Feito essa introdução, quero apresentar a vocês, e claro convidar à leitura, das minhas 9 fanfics disponíveis no Wattpad! (Atualização: agora já são 14!)

agosto 10, 2021

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 7

Uma temporada que eu não considerava uma das minhas preferidas, mas percebi que tem tantos episódios que eu gosto que fiquei sem saber o porquê ela não está entre as minhas favoritas.


Já começa com a despedida de Diana Fowley (Mimi Rogers), uma ex-namorada de Fox Mulder (David Duchovny) que apareceu só para estragar o ship. Ela ajudou Dana Scully (Gillian Anderson) a salvar o Mulder? Sim, mas não fez mais do que a obrigação depois de todos os problemas que ela causou. #ProntoFalei

Finalmente nessa temporada termina a busca de Mulder pela irmã desaparecida.

*Spoiler no parágrafo* Samantha Mulder (Mimi Paley - no episódio Closure) foi levada por espíritos que circulavam pela Terra salvando crianças de um destino cruel. Ela estava refém de membros do governo sendo usada como cobaia em dolorosos testes. Segundo o que Mulder e Scully descobrem, esses espíritos transformam o corpo das crianças em luz e por isso elas desaparecem sem deixar vestígios. *Fim dos spoiler*


Fiquei feliz por Mulder ter conseguido se livrar do peso que carregava por se culpar pelo que havia acontecido.

julho 19, 2021

[Resenha] Tempo de Dançar

Um livro tenso, mas ao mesmo tempo doce. Apesar de ser um pouco fora do que eu costumo ler, a história me agradou e se fossem outros tempos eu teria terminado a leitura até bem rápido. Ultimamente tenho levado bem mais tempo do que o normal para terminar qualquer leitura... 
Sinopse: Ana Brassfield já planejou em detalhes sua trajetória ao palco do Metropolitan Opera House, mas, quando menos espera, seu primeiro amor, o renomado bailarino alemão Claus Gert, volta à Geórgia para reconquistá-la. Apesar de um começo promissor em sua carreira no balé e o casamento iminente com o arquiteto-paisagista Peter Engberg, Ana se pergunta se os sonhos de dançar no Met são tão impossíveis quanto se mostrou seu envolvimento romântico com Claus no passado. Até que um beijo no palco entre Ana e Claus muda tudo. (Fonte: Skoob)
Narrado em 1ª pessoa pela protagonista, o livro começa no presente e nos deixa com o coração na mão para saber o desfecho do que está sendo contado ao voltar no tempo para dizer como as coisas chegaram aquele ponto. Apesar de parecer um recurso que estraga um pouco a surpresa, se bem utilizado como foi o caso, aguça ainda mais nossa curiosidade para saber o que vai acontecer depois enquanto descobrimos o que aconteceu antes.

Gostei muito que o balé tenha sido uma parte importante dessa história, pois consegui me identificar relembrando do tempo em que eu fazia aula. Agora é um mistério quando conseguirei voltar para as aulas de balé.

“Você sabe que o sucesso é superestimado, não sabe? As pessoas estão sempre à procura do próximo projeto, do próximo Graal, como você disse. ” Pág. 117

maio 06, 2021

[Tag] Minha Rotina

Nossa que saudade da época das Tags aqui na blogosfera! (blogosfera é o tipo de coisa que entrega a idade... hahaha). Adorei ser marcada pela Marina do blog Serenar e espero não decepcionar muito quem for ler esse post com minha rotina um tanto entediante, mas muita coisa mudou com esse vírus e só piorou quando uma parcela da sociedade resolveu ignorar a existência dele achando que assim o faria ir embora... Enfim, seguimos sobrevivendo da maneira que conseguimos.

Agora, vamos à tag!

Regras: 

Postar o selo da Tag no seu blog (imagem acima); 

Completar as frases sobre sua rotina; 

Indicar no mínimo três pessoas para participar da Tag ao final da postagem; 

As perguntas: 

  1. A primeira coisa que eu faço ao acordar é...
  2. No café da manhã eu como...
  3. De manhã eu...
  4. Eu almoço por volta de...
  5. À tarde eu gosto de...
  6. Todo dia eu...
  7. Como forma de me organizar eu uso...
  8. No jantar eu como...
  9. Eu vou dormir por volta de...
  10. Aos finais de semana eu...
  11. O que mais gosto de fazer no meu dia é...

Minhas respostas:

março 11, 2021

[Li até a página 100 e...] #17

Faz tempo que não publico essa tag aqui no blog. O fato do meu ritmo de leitura ter diminuído bastante com certeza é um dos principais fatores que contribuíram para isso, porque adoro comentar como vai a leitura antes de terminar! O livro foi recomendado por uma amiga, que inclusive me emprestou seu exemplar no início do ano passado, a vacina saiu antes de eu ler o livro, mas só agora consegui pegar para ler! A fanfic de Sherlock acabou me consumindo completamente e só agora tenho tempo para atualizar minhas leituras

Eu estou lendo: Tempo de Dançar (Ver no Skoob

Primeira frase da página 100

"Será que tinha força suficiente para abraçá-lo mais uma vez sem que ambos chorássemos?"

Do que se trata o livro? 

Ana Brassfield já planejou em detalhes sua trajetória ao palco do Metropolitan Opera House, mas, quando menos espera, seu primeiro amor, o renomado bailarino alemão Claus Gert, volta à Geórgia para reconquistá-la. Apesar de um começo promissor em sua carreira no balé e o casamento iminente com o arquiteto-paisagista Peter Engberg, Ana se pergunta se os sonhos de dançar no Met são tão impossíveis quanto se mostrou seu envolvimento romântico com Claus no passado.

O que está achando até agora? 

A história está interessante e começou com uma parte do futuro da protagonista e agora ela  está descrevendo o que aconteceu em seu passado. Está sendo interessante acompanhar a história cheia de sentimentos tão intensos.

O que está achando dos protagonistas? 

fevereiro 08, 2021

[Especial] Promessas 2021

E lá se foi o primeiro mês do ano e eu ainda não publiquei minha lista de promessas. Para falar a verdade, apesar das listas dos últimos anos terem dado relativamente certo, cheguei a um ponto que já me cansei de tudo antes mesmo de começar. No entanto, depois de receber comentários perguntando sobre a lista desse ano, percebi que talvez eu possa estar servindo de inspiração para outras pessoas criarem suas próprias metas. Em razão disso, decidi fazer algumas promessas para esse ano, metas realistas apenas para servirem de incentivo sem criar muita expectativa se irei conseguir realizá-las ou não.  
 
Eis a pequena lista:
 
  • Manter os blogs atualizados.
Já nem lembro mais quando tomei a decisão de criar o Universo Invisível e posteriormente o Mente Hipercriativa. Já são mais de 10 anos lidando com blogs e apesar do retorno financeiro ser zero, não me arrependo nem por um minuto de ter meu espaço para me expressar. A blogosfera foi praticamente soterrada com as novas formas de consumo de conteúdo, mas sinto que nada nunca irá superar meu prazer de me expressar escrevendo. Manter os dois atualizados me ajuda a respirar.

  • Ler
Até que li bastante ano passado, mas esse ano ainda não peguei nenhum livro para ler além da Bíblia e as fanfics de uma amiga que conheci no Tumblr. (Ela escreve fanfics cristãs de Sherlock e tenho gostado de me aventurar no dia a dia de Molly e Sherlock enquanto aguardam o dia de seu casamento. Quem quiser conhecer, acesse - GoodShipSherlollipop - em inglês). Apesar de estarem sendo leituras agradáveis, tem uns livros na estante me esperando que eu gostaria de dar atenção também.

  • Escrever mais
Esse quesito estava indo muito bem até que terminei a fanfic de Sherlock que eu estava escrevendo, mas vou falar disso no próximo item. Espero conseguir criar novas histórias, porque depois que descobri como escrever realmente me faz bem não quero mais parar.

  • Continuar a publicar no Wattpad
Se você conhece algum fã Sherlock que aparenta ser obcecado pela série e os personagens, não se assuste. Aparentemente são quase todos assim. Incluindo eu. Minha dica é: se afaste enquanto é tempo, ou abrace esse universo maravilhoso de todas as formas possíveis! *risos* Não sei explicar como aconteceu, só sei que já escrevi um conto, uma oneshot e comecei a publicar uma fanfic que ultrapassou as 140k palavras! Quem quiser ler é só acessar:

- O melhor pior dia de Molly Hooper