outubro 02, 2021

[Fica a dica] Salve-se quem puder

Um tempo atrás achei que tivesse perdido essa coleção (obviamente sabia que não tinha perdido, só não me lembrava onde havia guardado), e quando finalmente eu encontrei (obrigada, mãe!), quis fazer a releitura. Imaginei que seria um pouco entediante, pois são livros voltados para o público infanto-juvenil, mas me surpreendi positivamente.

Vou deixar um pouquinho de como foi minha experiência dos 4 livros que já reli:

Assassinato no avião da meia-noite, O Fantasma do Espelho, Motim na Baía dos Ossos e A Torre Mal-Assombrada.

Assassinato no avião da meia-noite

Sinopse: Os irmãos Gugu e Crê estão de férias e vão encontrar o tio Theo, para ajudá-lo na busca de um tesouro. Ao se dirigirem para o embarque no aeroporto, chocam-se com um homem misterioso, que logo some. Durante o voo, ouvem um grito e o passageiro da poltrona 13 cai morto no chão. Quem o matou? Que segredo carregava consigo? Por que o silenciaram? (Fonte: Skoob)

Opinião: Não lembro exatamente quando li esse livro pela primeira vez, só sei que depois dele descobri um gênero literário que eu amo. Histórias policiais com muito suspense. Foi com esse sentimento que hoje reli "Assassinato no avião da meia noite". Os enigmas propostos no livro são de fácil solução bastando apenas prestar atenção aos detalhes (Sherlock Holmes manda lembranças). Não acho que uma criança alfabetizada teria muita dificuldade para desvendar a maioria dos mistérios sozinha, pois usam lógica e observação. Apenas em um deles precisei de conhecimento em matemática (meu ponto fraco), e a protagonista sugere o uso de uma calculadora. Eu preferi olhar a resposta. As respostas de todos os enigmas, assim como dicas para ajudar na solução, estão nas últimas páginas de cada livro.

O Fantasma do Espelho

Sinopse: Ana, Trico e Dudu resolvem investigar o interior da Mansão Dimais e deparam com misteriosos acontecimentos: portas que se fecham, passagens secretas, fantasma no espelho. Os três garotos não se deixam amedrontar e, após grandes e divertidas emoções, descobrem toda a verdade a respeito do Fantasma do Espelho. (Fonte: Skoob)

Opinião: Também outro gênero favorito meu, as histórias sobrenaturais. E aqui podemos desvendar o mistério junto com os protagonistas. Achei um pouco mais desafiador em relação aos enigmas para desvendar. Além da observação das imagens, nesse livro também tem cartas escritas em códigos secretos, quebra-cabeças baseado nos objetos presentes na cena e mais uma vez matemática. Acho um ótimo desafio para as crianças, mas dependendo da idade, talvez a companhia de um adulto durante a leitura seja muito bem-vinda para as mais novinhas. Inclusive um aspecto interessante dessa coleção de histórias, é o protagonismo infantil com os adultos dando atenção às crianças e não descartando as sugestões delas.

Motim na Baía dos Ossos

Sinopse: Max e Mini queriam apenas passar um dia tranquilo na praia, sem compromisso. Mas seus planos acabam mudando radicalmente. São levados de volta no tempo e forçados a trabalhar em um navio chamado Bezerro Desmamado, onde enfrentam inúmeras dificuldades, como um motim da tripulação. Abandonados à própria sorte em uma ilha deserta, suas aventuras ainda estavam longe de ter fim. (Fonte: Skoob)

Opinião: Estou relendo os livros dessa coleção e esse é o terceiro que escolho. Achei os desafios menos complicados do que dos outros dois. Talvez por já estar me acostumando com a dinâmica, ou talvez tenham mudado a complexidade para ficar mais fácil para as crianças, já que esse livro é mais recente. Um destaque que não posso esquecer de mencionar de todos os volumes dessa coleção são os nomes engraçados dos locais e personagens. Parabéns ao excelente trabalho dos tradutores! Um ponto negativo desse livro ficou por conta da encadernação desalinhada de uma das páginas o que tornou impossível a solução de um dos enigmas onde era preciso seguir com exatidão a imagem em página dupla. No entanto, creio que esse problema já tenha sido sanado nas edições posteriores.

A Torre Mal-assombrada

Sinopse: Bel, Kika e Fred vão à ilha Papão em busca de um legendário tesouro. O local é dominado por uma misteriosa torre, que dizem ser habitada pelo fantasma de um pirata. Ao chegar lá, nossos heróis deparam com sequestros, bandidos e assombrações e envolvem-se em uma aventura emocionante, repleta de perigos e surpresas. (Fonte: Skoob)

Opinião: A quarta releitura dos livros dessa coleção não me decepcionou. Os desafios aqui são mais variados e menos repetitivos do que do anterior e sim, desafiadores. Mesmo para adultos! Aqueles que exigem observação de imagens são bem tranquilos, mas os de raciocínio lógico me tomaram pelo menos uns 5 minutos para desvendar! Tem sido um ótimo passatempo! Aparentemente esse livro tem uma continuação, pois há mais um tesouro além do apresentado no livro para ser descoberto, mas não consegui encontrar nenhum outro com os mesmos personagens na minha coleção, então terei que me contentar com o final deste da forma que está.

Amplie a imagem para ver como são os livros

Não foram os livros nos quais comecei meu interesse pela leitura, antes eu li a coleção de clássicos da Disney (um dia falarei deles aqui no blog) e livros únicos com temáticas variadas. Mas com certeza essa coleção contribuiu para desenvolver meu raciocínio desde cedo.

Fica de dica de presente para o dia das crianças!

Talvez seja necessária uma pequena caça ao tesouro para encontrar os livros, mas com um pouquinho de pesquisa no Google consegui encontrar opções de compra tanto em grandes lojas quanto direto com o proprietário. Por conta dessa pequena dificuldade em encontrar um lugar vendendo todos os títulos, preferi não colocar nenhum link.

E então, já conheciam essa coleção?
Leu algum dos títulos, inclusive dentre os que eu não citei aqui?
Gostaram da ideia para presentear nesse dia das Crianças?
Me digam nos comentários!

26 comentários:

  1. Não conhecia os livros, nunca fui de ler, nem quando criança, mas achei super legais e interessantes!
    Quando eu for mãe quero incentivar meu filhos a ler, acho muito legal quem gosta :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      Eu sempre gostei de ler e fui muito incentivada pela minha mãe. É um hábito maravilhoso para se incentivar! :)

      Excluir
  2. OIe Helaininha, tudo bom?

    Não cheguei a ler esses livros, mas acho que SUPER vale a dica! E saber que vale pra criança porque eu tenho uma pequena pra indicar srsrsrs

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, tudo bem sim! E você?
      São livrinhos muito interativos, mas se a criança não conseguir responder os desafios, não atrapalha a compreensão da história, e tem também a opção de olhar as respostas no final. Super recomendo!

      Beijos;

      Excluir
  3. Oieee

    Menina,o conceito do seu post é muito parecido com o que está programado para ser publicado amanhã ( hoje, dependendo da hora que você está lendo).
    Um dos primeiros livros que li foi "O fantasma do espelho" e logo depois li o "A torre mal assombrada".Eh tinha 8 anos e não consegui resolver nenhum enigma kkkk
    Que nostalgia!
    Queria ter lido essa coleção inteira, mas não deu certo.Cheguei até a ensaiar comprar alguns deles no Estante virtual um tempo atrás, uma ideia que ainda cogito.

    Amei o post

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi,
      Nossa, que legal! Vou lá ler!
      Eu não lembro se conseguia resolver tudo. Provavelmente os de matemática não.. hahaha...
      Eu andei olhando, mas o preço deles tá absurdo! Acabei desistindo e deixando minha coleção como está.

      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi Helaina, tudo bom?
    Não conhecia os livros, é uma coleção super bacana que deveria ser mais reconhecida, porque como você disse é uma ótima dica de presente de dia das crianças, incentivaria muito a leitura!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem sim! E você?
      Eu não sei se eles ainda estão publicando histórias novas, mas mesmo os antigos são uma boa opção sim! Um jeito diferente de apresentar a literatura para as crianças.

      Beijos;

      Excluir
  5. Oi Helaina, tudo bem?
    Certamente esses livros foram essenciais no start da minha vida de leitora e também na paixão por livros policiais. Que saudade! O primeiro deles tenho certeza que li, me recordo da capa e da sinopse. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem?
      Foi assim para mim também, junto com os livros do Pedro Bandeira! Inclusive preciso encontrar e reler!

      Beijos;

      Excluir
  6. Oie ! Não conhecia os livros, mas confesso que fiquei surpresa com a minha vontade de lê-los. Parece ser bem legal, também adoro esse tema ♡
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia,
      É aquele tipo de livro que a gente lê em um dia sem perceber o tempo passando.
      Creio que a experiência é diferente para crianças e adultos, mas ambos conseguem aproveitar!

      Excluir
  7. Oi
    não conhecia, parece ser uma história divertida principalmente para quem é o publico alvo.
    Que bom que achou o seu livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      É bem divertido sim!
      Pois é, eu fiquei com medo de não encontrar. Eram muitos livros para perder todos de uma vez.. hahaha

      Excluir
  8. Olá,
    Eu não conhecia essa coleção, até pq meus pais só me davam os livros obrigatórios da escola. Comecei a ler bem tarde e por influência das fanfics no Orkut. haha
    Mas meu amor por mistérios veio com Scooby-doo mesmo! Amo até hoje.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Será que você leu alguma das minhas? Hahahaha... Eu publicava fanfic de CSI Las Vegas no Orkut! XD
      Gosto muito de Scooby-doo também!

      Até mais;

      Excluir
  9. Não conhecia, mas gostei! As capas são super giras :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que bacana!!!
    Amei conhecer e ver essa coleção aqui no blog. Que histórias.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico feliz que tenha gostado!
      É uma coleção que marcou minha infância!

      Beijos;

      Excluir
  11. Obrigada pelo comentário lá no blog! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! Também agradeço sua visita!
      Adoro suas fotos! ♥

      Excluir
  12. Eu não conhecia essa coleção, mas gostei, principalmente por fazer os leitores desvendarem os mistérios. É uma ótima dica de presentes, aliás.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna,
      É realmente uma coleção muito gostosa de ler!

      Beijos;

      Excluir
  13. Oii.
    Que coleção legal, chega me deu saudade da minha infância. Anotei essa dica maravilhosa para meus pequenos, eles amam histórias nesse estilo.
    Biejo

    Blog |Te Conto Poeisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Espero que você consiga encontrar os livros e eles gostem!

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.