Uma releitura que eu quis muito fazer desde que li ‘Vida e Morte’, que é a mesma história (ou quase) com os gêneros dos personagens invertidos. Vou logo dizendo que gostei bem mais da história com a vampira do que da versão original com Edward. Inicialmente não entendi o porquê, mas quando reli a introdução que a Stephenie Meyer fez em ‘Vida e Morte’ compreendi. Mas a minha explicação sobre o motivo fica para a resenha desse outro livro. Aqui quero falar exclusivamente de Crepúsculo.
Sinopse: Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, vez hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.
“De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele — e eu não sabia que poder essa parte teria — que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele. ” Pág. 146
Não vou negar. Conheci a saga assistindo o primeiro filme e corri para ler os livros completamente apaixonada pela história, me identificando muito com a Bella e sim, pelo vampiro que brilha no sol. Fui lendo os livros de maneira voraz até que estagnei em Amanhecer e lutei para terminar a leitura. Nessa época já estava na moda criticar a saga e eu entrei na onda (foi assim inclusive que conheci o Felipe Neto) apontando erros, reclamando da escrita e criticando os relacionamentos (inclusive não parei de fazer esse último). Recentemente, para relembrar a história, resolvi assistir os filmes todos de novo e acabei me divertindo. Resolvi então dar outra chance para o livro.
“Sou absolutamente comum... Bom, a não ser pelas coisas ruins, como todas as experiências de quase-morte e por ser tão desastrada, o que me torna praticamente incapaz. E olhe para você. — Acenei para ele e toda a sua perfeição desconcertante. ” Pág. 156
Nos livros temos o romance de uma humana com um vampiro centenário e só por essa premissa já podemos esperar algo bem estranho e inusitado, mas como eu sou do contra, na minha primeira leitura esperava por algo convencional, um romance comum que poderia ser transportado para fora dos livros... é pedir para não gostar ou no mínimo ficar incomodada, não é?
“— É uma surpresa agradável — esclareceu ele. — Nos últimos cem anos mais ou menos — sua voz era debochada —, nunca imaginei uma coisa dessas. Não acreditava que um dia iria encontrar alguém com quem quisesse ficar... de outra maneira, não como meus irmãos e irmãs. E descobrir, embora tudo seja novo para mim, que sou bom nisso...” Pág. 220
Mas verdades precisam ser ditas sobre os personagens principais. Bella é uma garota insegura e de autoestima baixa e Edward a deixa confusa com suas mudanças constantes de humor.
“Às vezes eu me perguntava se via as mesmas coisas que o resto do mundo. Talvez houvesse um problema no meu cérebro. ” Pág. 17
“— Tenho problemas de incoerência quando estou perto dele — admiti. ” Pág. 152
“Era difícil acompanhá-lo — suas oscilações de humor sempre me deixavam com um pé atrás, tonta. ” Pág.196
Tirando esses detalhes e o hábito estranho e repreensível de Edward invadindo o quarto de Bella à noite para vê-la sem que ela soubesse, Crepúsculo é um livro com um romance bem clichê de uma adolescente deslocada que se apaixona por um cara bonito do colégio. E ainda temos um triângulo amoroso criado quando ela finge interesse em Jacob apenas para saber mais informações sobre o vampiro e seu grupo.
“Ele parou. Eu me perguntei se devia me aborrecer por ele estar me seguindo; em vez disso, senti um surto estranho de prazer. ” Pág. 132
A história me prendeu e a leitura fluiu bem rápido. A partir do momento em que Edward desiste de tentar evitar Bella e eles começam a se conhecer é divertido acompanhar o relacionamento (quase) proibido entre e depois os momentos onde ele a salva (muitas vezes que quis que tivesse aparecido um príncipe desses na minha vida #prontofalei).
Adorei reler Crepúsculo. Ver como a Bella achava ruim ter que dividir o banheiro com o pai. Para mim dividir banheiro com outras pessoas na casa sempre foi padrão. Um banheiro só para mim é um sonho de luxo!
“Só havia um banheiro pequeno no segundo andar, que eu teria que dividir com Charlie. Estava tentando não pensar nisso. ” Pág.16
“— Quem é o garoto de cabelo ruivo? — perguntei. Eu o espiei pelo canto do olho e ele ainda estava me encarando, mas não tão aparvalhado como os outros alunos. ” Pág. 25
Título Original: Twilight
Autora: Stephenie Meyer
Tradução: Ryta Vinagre
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Ano: 2008
Link do livro no Skoob: Crepúsculo
Valeu muito à pena a releitura, mas não pretendo seguir com a saga. Tem muitos livros ainda não lidos na minha lista para fazer isso agora. Vocês já leram? Gostaram ou detestaram?
Oi Helaina!
ResponderExcluirNossa, nem me lembrava que o Edward era ruivo nos livros, hahah
Na época eu tbm vi tds os filmes e li todos os livros (gostava + dos filmes). Mas hj em dia qnd vejo umas cenas fico tipo "meudels q brega" kkkkk Eu era #teamJake, a propósito XD
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi Carol,
ExcluirNem eu. Fiquei chocada quando li.. hahahaha
Eu ainda acho fofa algumas coisas.
Ah não, pra mim o Jacob forçava demais a barra para convencer a Bella a ficar com ele. Desde aquela época eu já achava isso ruim.
Beijos;
Confesso que nunca curti os filmes, nem os livros dessa série, pois prefiro os vampiros em livros de terror, como é o clássico do personagem. Mas é sempre bom fazer uma releitura de alguns livros que nos marcaram. A gente vê com outros olhos, mais maduros...
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Hanna,
ExcluirEu curti em um época, detestei na outra, agora assisto todos os filmes de boa... hahahaha (ler só o primeiro livro mesmo). Já eu gosto quando um personagem mitológico é retratado de uma forma totalmente fora do convencional. Sim, eu adorei a experiência!
Beijos;
Amo, sou apaixonda!!! Mais nunca li um livro como vejo tem muita diferença vou tentar lê você me deixou curiosa haha... Beijos sou sua nova seguidora haha
ResponderExcluirSegredosdamarii.blogspot.com
Oi Mariana!
ExcluirLeia sim! Os filmes são bons, mas os livros sempre tem um algo mais!
Seja muito bem vinda!
Beijos;
Oi
ResponderExcluireu li em 2008 ou em 2009 a versão em e-book e depois comprei o livro, li todos amava os livros e gostava dos filmes, mas conforme fui amadurecendo a minha opinião sobre a história acabou mudando um pouco, foram livros que fizeram parte de uma fase da minha vida.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Denise,
ExcluirAcho que fui mais crítica do que deveria na minha primeira leitura, mas a minha opinião depois de reler é que os amigos e parentes de Bela foram totalmente omissos com a obsessão que se desenvolveu no relacionamento entre ela e Edward. De qualquer forma, assim como você disse, tem uma memória emotiva envolvida. É uma leitura que nunca irei esquecer.
Beijos;
Este livro marcou-me imenso, assim como os livros... Tem um cantinho especial no meu coração eheh
ResponderExcluirBeijinhoo <3
https://little-cherry-wine.blogspot.com/
Apesar de não ser um dos meus preferidos, me marcou também
ExcluirBeijos; <3
Olá!
ResponderExcluirAcho que sou a única que nunca leu a trilogia hahahahah
Mas, amo os filmes, espero poder ler em breve se conseguir os livros emprestados.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi Vanessa,
ExcluirEspero que você consiga ler um dia. E tenha uma experiência um pouco melhor do que a que eu tive, principalmente com o último livro.
Beijos;
Oi Helaina,
ResponderExcluirLi toda saga numa época bem legal da minha vida, os livros foram os primeiros que comprei ever. Então acaba criando um certo carinho, apesar que nunca simpatizei com a Bella também.
Fico com receio de reler e odiar, mas já decidi que farei isso em breve também.
Nem acho a escrita da Stephanie tão ruim. Da EL James é mil vezes pior.
até mais,
Canto Cultzíneo
Oi Nana,
ExcluirEu fico entre não gostar e sentir pena da Bella. A Stephanie explica como escreveu a protagonista no livro 'Vida e Morte' e me fez compreender bem por que não simpatizei com ela. Gostei da experiência de reler. Espero que seja bem proveitosa para você também.
Até mais;
Oi amiga, uma nostalgia ler sua resenha, eu também li muito rápido os livros da autora e nem ligava para o que falavam, lembro que nem esperava a editora lançar aqui, eu lia os livros traduzidos por fãs mesmo!
ResponderExcluirBeijos Mila
https://dailyofbooks.blogspot.com/
Oi Mila,
ExcluirEu não cheguei a precisar fazer isso porque quando comecei a ler acho que todos já haviam sido publicados, ou faltava apenas o último. Mas sei como é isso. Foi em inglês e traduzido por fã que tentei ler 'A Ordem da Fênix'...
Beijos;
Oi amiga! AAA eu adoro essa serie, porem não li todos os volumes ainda <3
ResponderExcluirDeetz Blog
Oi Jéssica,
ExcluirEspero que você tenha oportunidade de ler e goste bastante!
Até mais,
Eu nunca li, mas nunca tive muita curiosidade com a história mesmo.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Eu fui pega pelo filme, e como só existia o primeiro na época, corri para os livros para saber como termina.
ExcluirERu lembro que li, e senti exatamente isso que você sentiu: uma leitura fluida e gostosa, mas depois eu fiquei com tanto ódio da Bella HAHAHAHA
ResponderExcluirCrepúsculo é um bom livro, concordo, mas deixa em muito a desejar conforme a gente vai comparando com outros livros da autora ou outros do mesmo gEênero, né?
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi Pâm!
ExcluirEu acabei foi com pena da Bella mesmo. A menina precisa urgente de uma terapia!
Eu não li nenhum outro livro da autora, e do gênero fantasia tem outros que gostei mais mesmo.
Beijos;
Oie anjo! Nunca li os livros e nem vi os filmes, então não posso opinar.
ResponderExcluirMas fico feliz que tenha sido uma boa escolha reler o livro.
Passa lá no blog para conferir a nova postagem!
Beijos💟📚
Oi Paloma, tudo bem?
ExcluirFoi uma boa escolha sim! Acabei revendo os filmes também, e me diverti um tanto.
Pode deixar!
Beijos;
Me lembro de ter lido esse livro aos onze anos, no auge do lançamento dos filmes. Amava! Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirCom amor, Tha <3
https://escritosagiulietta.blogspot.com/
Oi Thaís,
ExcluirTudo bem?
Quando foi lançado o livro eu já era mais velhinha, mas me senti uma adolescente lendo. Na época gostei muito, depois odiei, no final das contas ficou um carinho pelas emoções que senti lendo.
Beijos;
<3