dezembro 14, 2021

[Resenha] O Labirinto do Fauno

Esse livro tem um enredo parecido com as histórias onde a protagonista busca uma passagem para um mundo mágico e secreto, porém ao mesmo tempo é bem diferente. A atmosfera sombria da realidade da protagonista, Ofélia, fica evidente logo no começo e cheguei a pensar se deveria ler agora ou deixar para depois por conta do momento em que estamos vivendo, mas resolvi arriscar. Nem mesmo a guerra da qual os irmãos Pevensie fogem antes de irem para Narnia, se compara com a atmosfera triste e sombria em que Ofélia vive.

[Sinopse] No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata. Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar. No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta. (Fonte: Skoob)

Carmem Cardoso acreditava no conto de fadas mais perigoso de todos: o do príncipe que a salvaria.” Pág. 18

Mas, no rosto daquele velho homem, ele viu paixão, paciência e uma das virtudes mais valiosas do mundo em uma época de tamanho desalento: esperança.” Pág. 49

A atmosfera de tensão desse livro é incrível! A história da personagem que busca um caminho para outro mundo, enfrentando desafios com muita coragem está presente o tempo todo, mas a vida de Ofélia não deixa de acontecer no mundo real enquanto ela procura por respostas, e não é uma vida boa ou tranquila.

A menina era inocente demais para aquele lugar, e a mãe não tinha forças para protegê-la. Era uma daquelas mulheres que buscava força nos homens, em vez de reconhecê-la no próprio coração.” Pág. 65

Mercedes não estava acostumada com crianças, embora ainda fosse jovem o bastante para ter filhos. Quando enfim abraçou a menina, o sopro de ternura que sentiu no coração a assustou. Naquele mundo, ternura era algo perigoso.” Pág. 131

O tanto que essa fantasia se aproxima da nossa realidade é assustador. O lado que está no poder tenta criar a ilusão que são os verdadeiros salvadores da pátria obrigando o povo a viver com o mínimo e aceitar aquela situação com gratidão se quiserem sobreviver. Qualquer rebeldia é tratada com violência por meio de tortura e morte.

Era bem cedo, mas eles já formavam fila no pátio, muitos acompanhados dos filhos. A fome era uma convidada frequente à mesa, tão presente quanto seus familiares, as palavras pão, sal, feijão ou batatas soavam mais mágicas para eles do que qualquer outro tesouro dos contos de fadas da infância.” Pág. 123

Lendo esse livro já percebi que no momento tenho zero estrutura para assistir ao filme. Tenho certeza que as cenas são muito fortes que não me sinto bem o suficiente para presenciar no momento. Quem sabe daqui um tempo. No entanto, o trailer me deixou bastante curiosa. Quem quiser assistir também: O Labirinto do Fauno (2006).

Os piores medos estão sempre abaixo de nós, escondidos, abalando as estruturas que queríamos que fossem firmes e seguras.” Pág. 161

O livro é maravilhoso! Não só pela história, mas também pelas ilustrações que enfeitam suas páginas. Foi emoção do início ao fim. E que final. Gostei muito da maneira como a história terminou. Interessante que esse livro foi escrito depois do filme lançado quando a maioria das histórias é ao contrário. No final do livro, tem um relato da autora sobre como foi essa experiência.

Quando assisti ao filme pela primeira vez, para mim ele se tornou, de imediato, o exemplo perfeito do poder da fantasia, a prova viva de que a fantasia pode ser poética e política, uma ferramenta perfeita para captar o realismo mágico da nossa existência.” Pág. 313

Título Original: Pan’s Labyrinth: The Labyrinth of the Faun
Autores: Guillermo del Toro e Cornelia Funke
Tradução: Bruna Beber
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Link do livro no Skoob: O Labirinto do Fauno

Então, já conheciam essa história? Leram o livro ou assistiram ao filme? Quem ainda não conhecia, ficou com vontade de encarar essa aventura sombria ao lado de Ofélia?

4 comentários:

  1. Eu já conhecia o filme,só não assisti ele justamente, por saber que não teria estômago para as coisas nele, mas quem sabe com livro eu finalmente consiga ler essa história que todos falam ser linda e cruel.

    Não sabia que o livro veio depois e fiquei pasma com isso! Mas fiquei na dúvida, o livro é baseado no filme?

    Abraços
    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaty,
      Eu também estou achando que vai ser difícil ter estômago para esse filme. Mas também não vou desistir não.
      O livro é praticamente uma novelização (tb conhecido como fanfic) do filme com alguns contos extras escritos pela autora para ambientar ainda melhor a trama. Como se fossem uns extras de DVD, sabe?

      Abraços;

      Excluir
  2. Oi Helaina, tudo bem?

    Eu também não vi o filme, mas tenho muita vontade de ler o livro e a capa é lindíssima!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, tudo bem sim! E você?
      Eu fiquei com muita vontade, agora preciso esperar a coragem, porque não é um filme leve. O livro segue a mesma linha, mas acho que consigo lidar melhor com leitura.

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.