maio 15, 2015

[Resenha] O Mistério da Casa Verde

Tendo o conto O Alienista, de Machado de Assis, como pano de fundo, esse livro narra a aventura de 4 amigos em um manicômio abandonado, a Casa Verde.
Sinopse: Na falta de outro lugar, Arturzinho resolveu criar um clube para sua turma num antigo casarão abandonado, que é lendário na pequena cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Ali, na chamada Casa Verde, cerca de dois séculos antes, havia funcionado um asilo para doentes mentais, cuja história inspirou o escritor Machado de Assis a escrever um de seus contos mais célebres: O alienista. Reunindo sua turma — Pedro Bola, André Catavento e Leo —, o rapaz organiza uma expedição à Casa Verde, para dar início ao projeto. Mas os quatro vão ter que abrir uma entrada na parede dos fundos da casa, já que as portas e janelas originais foram emparedadas há muitos anos. No interior sombrio do casarão, uma primeira surpresa: o ambiente está completamente limpo, não se encontra nem um sinal de sujeira, que deveria ter se acumulado ali com o passar dos anos. Porém, outra surpresa maior espera os rapazes atrás de uma porta fechada, onde um letreiro exibe a palavra "Director". Um enigma que, para ser decifrado, levará Arturzinho, André, Pedro e Leo a tomar contato com o próprio conto de Machado de Assis.
Esse é um livro infanto-juvenil e o que me fez querer ler é o fato de eu gostar do conto O Alienista. Achei interessante a ideia de colocar o grupo de amigos para conhecer a história do conto e viver uma verdadeira aventura.

A história é muito boa, flui rapidamente e não falta mistério. A única coisa que me incomodou foi o fato dos amigos terem 16 anos e se comportarem como garotos de 10 (sei que o senso comum diz que os meninos demoram pra amadurecer, mas nem tanto, né?). Eu não senti que eram adolescentes quase adultos por causa do excesso de clichês de comportamento e bullying entre eles. Uma brincadeira ou outra é normal entre os mais velhos, mas o comportamento que eu vi era infantil demais. Os estereótipos também me cansam um pouco e a turma tem todos eles bem definidos: um popular, um gordo, um valentão e um nerd.
“Arturzinho, cara popular, tinha uma turma, razoavelmente grande, de rapazes e moças que gostavam de ouvir rock a todo o volume, gostavam de dançar, gostavam de tocar instrumentos musicais.”
“Pedro, conhecido como Pedro Bola, um gordinho risonho quase tão agitado quanto Artur; André Catavento, alto, boa-pinta, igualmente safado; e Leo, o intelectual da turma, rapaz de óculos, ar melancólico, que andava sempre com um livro sob o braço.”
Tirando esse detalhe, adorei a aventura e o final que a trama teve foi totalmente inesperado e me agradou bastante. O texto é escrito em 3ª pessoa e flui bem rápido. Terminando de ler esse livro fiquei com vontade de reler o conto: O Alienista. Espero que quem ler, desperte também essa vontade, pois vale muito à pena ler!
"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia.” 
Título Original: O Mistério da Casa Verde
Autor: Moacyr Scliar
Páginas: 79
Editora: Ática
Ano: 2000
Link do livro no Skoob: O Mistério da Casa Verde
Então, já leram esse livro? Vão ler?
Quem já leu? Gostou?

10 comentários:

  1. Olá Helaina!!!!!
    Eu tenho a ligeira impressão que a pegada desse livro é a de realmente incentivar o pessoal mais novo, ou mais velho também porque não? A ler O Alienista. Afinal de contas, você tem uma leitura super fluida e rápida e talvez até fácil, mesmo com os clichês u tudo mais, que gira em torno de um famoso autor brasileiro. Logo a primeira coisa que me vem é: Uma historia que vai fazer todo mundo, assim como fez você querer ler de novo, o livro.
    Agora, não pq, mas eu to com a impressão que já li esse livro, mas se li eu não lembro aonde, nem quando...
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz! ^^
      Sim, com certeza! Acho que é a ideia principal desse livro e ele executa muito bem o papel.
      Hahaha...às vezes acontece isso. Só lendo de novo pra saber se você realmente já leu ou não.

      Beijusss.

      Excluir
  2. Ollá Helaina ^^
    Eu gosto bastante de mistérios sempre li muito, nunca li O Alienista mas acabei achante interessante esse o mistério da casa verde.

    Beijoxxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      De todas as obras obrigatórias que tive contato quando fiz vestibular, sem dúvida "P Alienista" foi a que eu li com mais prazer! Já não me lembro quase nada do conto, mas lembro que gostei bastante!
      Espero que você leia o livro e goste e se conseguir encontrar, leia "O Alienista" também!

      Beijussss;

      Excluir
  3. Que saudades do alienista!!
    e olha só nao sabia dessa desse conto rsrs
    ate cara da minha sala com mais de 25 anos parece criança helaininha ... rsrs
    adorei aquele site de colorir que voce passou
    da vonta de sair colorindo..é muito fofo e eu nem conhecia :D

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm! ^^
      Eu também fiquei com essa saudade. Preciso ir ler já!
      Hahahahahaha... muito triste isso.
      Eu tentei os desenhos de adulto, mas meu lado criança falou mais alto. Vou voltar às ilustrações da Disney! :D

      Beijussss;

      Excluir
  4. Olá,
    Gosto muito dos livros infantis dessa editora, são puro amor <3. Adorei a resenha, já fiquei curiosa pra conhecer esse.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Esse é o primeiro livro infantil da editora que eu leio e gostei bastante! :D
      Espero que você goste bastante!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Adoro livros nacionais e clássicos, esse eu tenho mas não tive oportunidade de ler, parece muito bom!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu achei a leitura dele bem agradável e fluiu rapidamente.
      Espero que você tenha a oportunidade de ler e goste também!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.