dezembro 21, 2023

[Especial] Filmes assistidos em 2023 - Parte 2

Se no começo do ano eu quis a segurança das animações, que acabaram por partir meu coração sem dó nem piedade 💔 (ver postagem), no segundo semestre eu escolhi mais filmes com pessoas atuando. Alguns de classificação livre e outros para um público mais maduro.

A experiência foi boa e minha ansiedade se manteve controlada, dentro do esperado, enquanto eu me aventurava com as tramas inéditas para mim; pelo menos a maioria eu não fazia ideia do que se tratava. Também deixei minhas emoções livres para se manifestarem à vontade (sim, chorei bastante).

O Grande Hotel Budapeste (2014): No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Sabe quando você escolhe um livro pela capa? Esse filme eu escolhi pelo pôster e adorei! Teve aventura, comédia e romance numa mistura que eu gostei muito e a trilha sonora é tão boa que entrou pro meu Spotify Wrapped de tanto que eu ouvi.

Dahl e Potter: um Encontro Mágico (2020): Durante a década de 1920, Roald Dahl (Harry Tayler) é um corajoso menino de 6 anos que parte em busca de realizar um sonho. Fã da autora Beatrix Potter (Dawn French), ele embarca em uma mágica aventura para encontrá-la. Enquanto isso, a escritora lida com o fim próximo de sua carreira no mundo da literatura infantil. Baseado em uma história real.

Um daqueles filmes com vibe de sessão da tarde pra emocionar e deixar o coração quentinho. Sempre me encanto e me encontro em histórias com escritores.

O Poderoso Chefinho (2017): Um bebê falante que usa terno e carrega uma maleta misteriosa une forças com seu irmão mais velho invejoso para impedir que um inescrupuloso CEO acabe com o amor no mundo. A missão é salvar os pais, impedir a catástrofe e provar que o mais intenso dos sentimentos é uma poderosa força.

Uma animação muito interessante com duas leituras possíveis e ambas tem seu encanto. Você pode assistir pelos olhos de uma criança, com toda a fantasia de um bebê falante envolvido com uma organização secreta, ou ter a visão de um adulto percebendo o medo de uma criança de perder o amor e a atenção dos pais com a chegada de um irmão mais novo, criando uma fantasia elaborada em sua cabeça. Lembro que chorei demais com esse filme e nem irmão eu tenho 😅.

Tromba Trem (2022): Gajah, um elefante sem memória, é alçado ao status de celebridade do dia para a noite, e acaba se afastando de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. O estrelato dura pouco pois ele acaba se tornando o principal suspeito de misteriosos raptos. Desvendar o mistério só será possível com a ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de obstinados cupins moradores de uma colônia e Duda, uma empolgada e inocente tamanduá vegetariana.

Mais um filme que eu coloquei pra assistir sem saber do que se tratava. Uma produção brasileira que não fica devendo em nada para as internacionais com a vantagem das piadinhas que só a gente entende. Gostoso demais assistir. Dei boas risadas com esse filme.

O Fantasma do Megaplex (2000): Rapaz que trabalha num enorme multiplex, com 26 salas, convida a garota por quem é apaixonado para uma pré-estreia. Uma série infinita de problemas acontece antes da sessão, atribuída a um fantasma que se esconderia ali. Fantasma remanescente do velho cinema da cidade, agora implodido.

Aventura típica de sessão da tarde com adolescentes entrando nas maiores confusões que aumentam feito uma bola de neve. É mais cômico do que tenso. Bom pra relaxar sem compromisso.

Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo (2022): Uma ruptura interdimensional bagunça a realidade e uma inesperada heroína precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso.

Esse eu assisti na curiosidade por conta do sucesso que fez. Deixei minha opinião mais completa na resenha: saiba mais.

Elementos (2023): Na cidade onde fogo, água, terra e ar vivem em comunidade, uma jovem chama e um rapaz que só segue o fluxo vão descobrir algo elementar: quão parecidos realmente são.

Mais uma animação que chamou minha atenção pela aparência, e me conquistou com a trama. Saiba mais: ler resenha.

Enrolados (2011): O bandido mais procurado do reino, Flynn Rider, se esconde em uma torre e acaba prisioneiro de Rapunzel, residente de longa data do local. Dona de cabelos dourados e mágicos com 21 metros de comprimento, ela está trancada há anos e deseja desesperadamente a liberdade. A adolescente determinada faz um acordo com o rapaz, e, juntos, partem para uma aventura emocionante.

Essa é mais uma daquelas animações que “todo mundo assistiu, menos eu”. Resolvi sair dessa lista e ver do que se trata e não me decepcionei. Enrolados me lembrou muito aquelas animações mais antigas das princesas da Disney.

Assassinato no expresso do oriente (2017): O que começa como um luxuoso passeio de trem pela Europa rapidamente se desdobra em um dos mistérios mais elegantes, tensos e emocionantes já contados. Do romance da autora mais vendida do mundo, Agatha Christie, “Assassinato no Expresso do Oriente” conta a história de treze estranhos presos em um trem, onde todos são suspeitos. Hercule Poirot deve correr contra o tempo para resolver o quebra-cabeça antes que o assassino ataque novamente.

Quando fiquei sabendo sobre o lançamento de mais um filme inspirado nos livros de Agatha Christie esse ano, revolvi me atualizar com os dois anteriores de mesmo protagonista. Até então eu só conhecia Monsieur Poirot pelos livros e quis acompanhar suas aventuras nos filmes. A atuação de Kenneth Branagh me conquistou e me fez querer conhecer mais do detetive. Sobre o mistério do filme, consegui desvendar a pessoa que comandou o conluio, mas de simples o crime não tem nada. Teve muito na solução que eu nem suspeitei.

A Freira 2 (2023): França, 1956. Um padre é assassinado. Um mal está se espalhando. Quatro anos após os acontecimentos na abadia de St. Carta, a Irmã Irene regressa mais uma vez e depara-se com a força demoníaca de Valak, a Freira

Eu gosto da franquia Invocação do Mal e seus spin-offs, mas não recomendaria para quem procura um filme de terror mais psicológico, com poucos jump-scares. A cada novo lançamento parece que eles aumentam a quantidade, tanto que já não conseguem me causar medo. Pra ser sincera, eu ri de uma das criaturas assustadoras desse filme. Ainda assim, gosto dos atores, atrizes e da trama. Só gostaria que tivessem focado mais na investigação da história que rege o universo desses filmes, pois gosto de ver a criatividade dos criadores em ação.

O Menu (2022): Um jovem casal visita um restaurante de destino exclusivo em uma ilha remota, onde o aclamado chef preparou um menu de degustação de luxo, junto com algumas surpresas chocantes.

Mais um que assisti sem saber do que se tratava e gostei demais! É uma trama que já joga para a audiência personagens para odiar. Não tem muita informação sobre o passado deles, mas com o pouco que o filme apresenta a raiva vai crescendo ao ponto da gente sentir um pouco de culpa por concordar com o desfecho (não sei se essa reação é comum a todos que assistiram, mas eu me senti assim). Vale a pena avisar que o filme tem cenas de violência e temas sensíveis.

Morte no Nilo (2022): Durante sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, Linnet Ridgeway, uma rica herdeira é morta e por coincidência quase todos os passageiros têm motivos para matá-la. Enquanto as investigações têm início no próprio navio, novas mortes acontecem com o intuito de encobrir a verdade.

Continuando com os filmes do detetive Poirot, esse foi mais um que me prendeu do início ao fim. Dessa vez eu consegui realmente saber quem era a pessoa responsável pelo crime apesar de não ter conseguido ver o plano completo. Acho que eu trabalharia bem com Hercule Poirot, mas não vou trocar meu irmão Sherlock Holmes por ele.

A noite das bruxas (2023): O famoso detetive Hercule Poirot investiga um assassinato, enquanto participa relutante de uma sessão espírita de Halloween, em um palácio assombrado em Veneza, Itália.

E enfim o lançamento que eu estava esperando. Com esse filme eu suspeitei da pessoa culpada pela motivação em cometer o crime. Óbvio que não desvendei todos os detalhes, senão qual seria a graça? Pelo que andei lendo, nem todos os fãs dos livros gostaram desse filme, mas sem ler, não tenho como opinar a respeito.

Os Fantasmas de Scrooge (2009): Baseado no clássico conto de Charles Dickens, o filme conta a história do velho e rabugento Ebenezer Scrooge (Jim Carrey), que na noite de Natal recebe em sua casa a visita de três fantasmas que irão lhe mostrar como ele está desperdiçando sua vida e que ainda há tempo para mudar.

Aqui foi o único filme cuja história já me era familiar, mas a adaptação era inédita. Minha preferida continua sendo o desenho da Disney de 1983 (sim, eu e a animação nascemos no mesmo ano 💖), O Conto de Natal do Mickey: saiba mais. Gostei do filme, mas achei um pouco sombrio demais para crianças muito pequenas por conta de algumas cenas mais assustadoras, mas nada com que se preocupar se você não for extremamente sensível.

O Homem que inventou o Natal (2019): História das seis semanas de intensas atividades de Charles Dickens, quando ele escreveu “A Christmas Carol”, que mudou o feriado natalino para sempre.

Okay, esse aqui me arrebatou demais de tanto que me identifiquei com o processo criativo do Charles Dickens retratado no filme (chorei de soluçar 😭). Parecia que eu estava me vendo escrever de tantas similaridades. Quem dera a genialidade dele também se manifestasse na minha escrita, assim como seu sucesso e sua motivação em não desistir apesar dos fracassos. Não sei o quão fiel essa adaptação é em relação a biografia do autor, mas pelo que eu li, alguns pontos relatados no filme realmente aconteceram na vida de Dickens.

Frozen II (2019): Anna, Elsa, Kristoff e Olaf se aventuram nas profundezas da floresta para descobrir a verdade por trás de um antigo mistério do reino.

Gostei da trama, mas confesso que fiquei um pouco entediada com tantas canções. Certamente não sou o público-alvo desse filme. Não me importo com os personagens cantando e sei que isso é muito comum nas animações da Disney, mas por algum motivo não consegui me conectar com os personagens da mesma forma que aconteceu no primeiro filme.

Jungle Cruise (2021): No começo do século XX, o malandro e brincalhão Frank Wolff, capitão do barco La Guilla, é contratado pela Drª Lily Houghton e seu irmão McGregor para levá-los em uma missão pelas densas florestas amazônicas com a intenção de encontrar uma misteriosa árvore com poderes de cura que poderá mudar para sempre o futuro da medicina. No caminho, eles viverão inúmeros perigos, enfrentando animais selvagens e até mesmo forças sobrenaturais.

Uma boa aventura/comédia com vibe de sessão da tarde, inclusive acho que se não passaram na TV aberta provavelmente vai. É um daqueles filmes com emoção, mensagem positiva, mas nada muito profundo. O foco é a diversão mesmo. Foi inspirado por uma atração dos parques da Disney da mesma forma que Piratas do Caribe.

Bem, pode ser que eu assista mais alguma coisa até o dia 31, mas essa lista se encerra aqui. Não vou editá-la para colocar mais nada, porque já está extensa demais. Caso eu assista algo e queria muito compartilhar, deixarei para a sessão pipoca de 2024.

Se minha intenção era assistir mais filmes, sei que cumpri o desafio. Ainda escreverei a postagem sobre as metas, então vou deixar para fazer as contas lá, mas além de ter assistido mais longas, em 2022 foram muitos curtas, esse ano prevaleceram as produções que eu ainda não tinha assistido. Acho que estou começando a aprender a lidar com essa ansiedade desconfortável por conta do desconhecido, pelo menos nos filmes. A ideia é estender isso para a vida 💝🍀.

E vocês? Assistiram muita coisa esse ano? Algum dos que está nessa lista? E qual dos que você não viu te deixou com mais vontade de assistir?

20 comentários:

  1. Adorei a seleção. Da sua lista, já vi alguns. Gostei bastante de "Elementos" e de "Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo". Não assisti "O grande hotel Budapeste" ainda, mas faz tempo que tenho vontade.
    "morte no Nilo" e "A noite das bruxas" estão na minha lista e devo assistir em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dei muita sorte com as escolhas. Não teve nenhum filme que tenha me dado vontade de parar de assistir antes de terminar.

      Excluir
  2. Amei ver um pouco dos filmes que você assistiu, eu amo ver filmes e séries. Ter um tempo para fazer isso é maravilhoso.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até tenho bastante tempo, mas como prefiro assistir a noite por conta do silêncio maior e da pouca interrupção, teve dias que eu quase cochilei, mas no final deu tudo certo.
      Beijos;

      Excluir
  3. Olá,
    Adorei sua lista, tem uns bem favoritos aqui no meu coração hahaha
    Que legal que o Alexandre Desplat veio no seu Spotify Wrapped. Ele é um musicista maravilhoso, amo o trabalho dele com o Wes e com o Del Toro.

    Sempre vejo o povo falando de Elementos e lembro de assistir, mas depois esqueço sos.

    Eu não consigo curtir esses filmes da Freira, vi o primeiro e o segundo acho q o trailer foi o suficiente hahaha

    desejo um feliz natal e um próspero ano novo :D
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Meu wrapped esse ano foi só trilha sonora. Quase um vício.
      É um filme fofo e colorido. Valeu à pena assistir.
      Eu gosto muito das histórias do universo invocação, mas cada dia que passa tô gostando menos...rsrs.. ainda assim pretendo continuar assistindo.

      Espero que você tenha tido um ótimo natal e que seu 2024 seja maravilhoso! :D
      Até mais;

      Excluir
  4. Oi! Já vi vários dessa lista, amo Enrolados! Destas adaptações da dama do crime, eu ainda não conferi Morte no Nilo e Noite das Bruxas e quero logo assistir. Assim como você, prefiro Sherlock que Poirot. Boa festas. Um Feliz Natal!
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme fofo demais, como a maioria das produções da Disney. Elas despertaram minha vontade de ler as aventuras de Poirot, assim como fez a série da BBC fez comigo em relação ao Sherlock. Espero que você tenha tido um ótimo Natal e que você tenha um excelente 2024!
      Beijos;

      Excluir
  5. Confesso que não assisti a nenhum filme da lista. Este ano assiti poucos filmes e nem anotei. A última experiência cinematográfica foi "Batalha de Natal", com Eddie Murphy, que assisti com a família durante o famigerado feriado natalino... rs...
    Mas confesso que senti vontade de assistir a alguns desses filmes. Acho que os que mais me chamaram atenção foram as adaptações de obras da Agatha Christie. Ainda quero ler mais livros da Rainha do Crime, antes de assisti-los!

    Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a anotar porque percebi que estava me entregando eternamente nas reprises por conta do desconforto da ansiedade de me conectar a um personagem durante o filme. Coisa que eu lidava relativamente bem nos livros. Por isso tantos títulos e alguns que já assisti depois e não entraram na lista.
      Eu gostei bastante e acabou me incentivando a ler os livros.
      Abraço!

      Excluir
  6. Sabe que só nessa semana eu me dei conta que não vi o Frozen II? Isso de parar de dar aulas pras crianças me deixou desatualizada com esse tipo de filme. Preciso me atualizar, porque eu adoro! hehehe

    Que legal ver que você assistiu a muitos filmes!
    Eu sou meio devagar com o cinema.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sei porque fiquei tão desatualizada, pois gosto bastante também. Acho que foi o período de transição em que as locadoras acabaram e eu não tinha internet boa pra assinar streaming. Finalmente isso é passado agora.

      Sim, é uma boa maneira de lidar com a ansiedade, pois é quase um experimento controlado onde afloram vários sentimentos, várias reações, mas acaba em 3 horas e a vida volta ao normal. Acostuma o cérebro com aquela máxima: "calma, vai passar." Ajuda o sistema nervoso a entender que uma hora acaba passando mesmo, mesmo que na vida real demore mais (e às vezes passe por cima...hahaha... mas passa).

      Beijos;

      Excluir
  7. Adorei sua lista. Bem diversa.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Uaal dessa sua lista eu acho que só assisti Os Fantasmas de Scrooge e Frozen hahaha. De restante todos são novidades pra mim, porém amo dicas de filmes e já me interessei por vários.
    Muito bom! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro ver listas assim também e por isso gosto muito de saber. Tem uns filmes que a gente nem sabe que existe, mas só pela sinopse já sabe que vai amar. Espero que goste dos que assistir!

      Excluir
  9. Excelente seleção. Já vi Jungle Cruise, Frozen II (prefiro o I), A noite das bruxas, O Menu (podia ter oferecido mais), Enrolados (eu amo o camaleão dela kkk) e Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo (óóóótimo, mas bem doido)

    Passando para agradecer por vc voltar ao meu blog em 2023.
    Depois de um longo hiato, retomei o meu cantinho como parte do meu tratamento para TAG e Depressão e foi muito bom poder contar com suas visitas e comentários.
    Espero continuarmos a nos falar em 2024.
    Que Deus seja presente no seu novo ano e que 2024 seja um ano de paz, saúde e conquistas para todos.

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Também gostei mais do primeiro Frozen. O Menu eu fiquei com a impressão que acabou rápido, mas acho que a intenção era causar algum desconforto mesmo.

      Eu agradeço sua presença aqui no blog e também espero que continuemos com esse contato constante em 2024. Que seu tratamento te faça sentir cada vez melhor!
      Desejo o mesmo em dobro pra você!

      Fica com Deus!
      Beijos;

      Excluir
  10. Oi
    muitos filmes assistidos, eu quero assistir elementos, tenho Disney plus só que fico enrolando para assistir.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tava assim. Pagando a assinatura pra não assistir, por conta disso coloquei até na meta desse ano assistir pelo menos 4 por mês.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.