dezembro 07, 2023

[Resenha] Os sem resenha 2023

Criei essa TAG ano passado (Os sem resenha 2022) e conforme expliquei, os livros que acabam aqui não foram necessariamente leituras ruins, apenas aquelas que eu não me senti inspirada a escrever a resenha ou, às vezes, por falta de tempo demorei tanto que esqueci muitos detalhes e senti que não seria possível publicar algo sem reler. Por isso, pode ser que algum dos livros citados nessa TAG venha a aparecer com sua resenha no Mente Hipercriativa no futuro, mas apenas depois de uma releitura.


Arquivo X – Ponto de Impacto (Kevin J. Anderson): Um famoso pesquisador de armamentos atômicos é encontrado morto com seu corpo incinerado por um clarão radioativo, em seu próprio laboratório, no Instituto Edward Teller de Pesquisa Nuclear. Como a morte ocorreu em uma propriedade federal, o FBI é chamado para investigar. São convocados Mulder e Scully. (Fonte: Skoob)

A escrita de Ponto de Impacto me lembrou um pouco os outros livros que eu li inspirados na série, mas por ser mais fluida, a história conseguiu me fisgar e me prender. O assunto interessante também ajudou. No final senti falta de uma explicação totalmente científica, mas como é Arquivo X, precisa ter um toque de sobrenatural. O debate sobre bombas e guerras, e a responsabilidade da ciência foi bem interessante e considero que valeu à pena a releitura com emoções até o final.

— E hoje continuamos construindo bombas para lutar contra os bandidos… Só que não se sabe mais quem são os verdadeiros bandidos — disse Scully, quase como num reflexo.” - Pág.53

Arquivo X – Transplante (Ben Mezrich): Na sala de emergência de um Hospital, dá entrada um homem com sérias complicações cardíacas. Já no necrotério, o desconhecido é confundido com outro paciente, portador de cartão de doador, e sua pele é retirada por dois estudantes de Medicina do Banco de Pele do Corpo de Bombeiros de Nova York. Enquanto esfolam o corpo, notam uma estranha vermelhidão em sua nuca. Dias depois, um professor de Psicologia, vítima de queimadura, recebe esse transplante e… um misterioso estrondo. Uma enfermeira morta, com a cabeça selvagemente esmagada por uma força não-humana. Mulder e Scully são chamados para resolver a questão. (Fonte: Skoob)

Dessa vez a quantidade de descrições, principalmente de cenários, deixou o texto um pouco mais lento, mas não o suficiente para atrapalhar a leitura. Na verdade, a história se desenvolveu bem depressa e me manteve interessada. O autor tenta trazer tensão colocando a vida de Mulder e Scully em risco, mas nem de longe isso me preocupou. Foi uma boa aventura que me levou de volta para a adolescência com os mistérios resolvidos pelos meus agentes ficcionais do FBI favoritos, mas ficam perguntas sem resposta como todo bom episódio de Arquivo X.

— Já ouvi história de paciente rejeitar transplante de pele — disse ele. —, mas nunca de um transplante rejeitar o paciente.” Pág. 206

Distorção (Steven James): A isolada e pacata cidade de Beldon, Wisconsin, fica chocada quando o corpo de uma estudante do ensino médio é encontrado no Lago Algonquin. Assim como todos na comunidade, Daniel Byers, de 16 anos, acredita que o afogamento de Emily Jackson foi um trágico acidente. No funeral dela, contudo, ele tem uma apavorante visão – uma distorção da realidade: a garota se levanta do caixão, agarra-lhe o braço e pede que ele descubra a verdade sobre sua morte. Convencido de que a aparição era mais do que mera alucinação, Daniel começa a investigar em busca de respostas. A verdade pode ser mais aterradora do que ele pensa. (Sinopse completa: Skoob)

Comprei esse livro numa promoção sem muita ideia do que se tratava além da sinopse. Infelizmente deixei ele muito tempo na estante e atualmente não estou tendo muito mais paciência para ler tramas com adolescentes. Para quem gosta de acompanhar jovens envolvidos em um mistério, esse livro é uma boa indicação. O andamento da história começa lento, mas aos poucos acelera e fica emocionante mais para o final. O que atrasou minha leitura foram as partes com adolescentes completamente confusos sobre o que fazer, algo totalmente coerente, mas que não me empolga muito. Aparentemente é o primeiro livro de uma trilogia, mas o final é fechado. Algumas questões ficaram para depois, porém sem atrapalhar a compreensão da trama principal.

Um ponto que tenho observado e não quero deixar de destacar é como o bullying aparece em alguns livros. Assim como esse, já vi vários onde os adultos em geral se limitam a dizer: “cuidado, fulano é encrenqueiro”. Não! Essa pessoa é agressiva, maltrata os outros por prazer e/ou poder. Ignorar o fato e dizer para os outros alunos manterem distância é errado e ineficaz! Ninguém parece agir ativamente para solucionar o problema, estão apenas esperando os alunos terminarem os estudos e irem embora, com sorte vivos e com uma bagagem de trauma.

Sempre que alguém diz que tudo está só na sua cabeça, essa pessoa devia deixar de fora a palavra 'só', pois seja lá o que acontece na sua cabeça, isso também acontece no seu corpo. Não há como evitar.” Pág. 31

Cai o pano (Agatha Christie): O detetive Hercule Poirot, já aposentado, volta com seu amigo capitão Arthur Hasting ao cenário da primeira investigação em que trabalharam juntos: a mansão Styles. agora transformada em hotel. Também hospedado na antiga propriedade está um misterioso assassino, responsável por cinco crimes sem relação aparente entre si. O extraordinário talento de Poirot para desvendar o intricado processo de mentes criminosas o leva a crer que um sexto assassinato será cometido. Mas quem será a vítima? Esta questão conduzirá o grande detetive belga no que pode ser o caso mais arriscado de sua carreira. E talvez o último. (Fonte: Skoob)

Esse foi o segundo livro da Agatha Christie que li e fiz isso antes de me afeiçoar ao detetive Hercule Poirot, o que aconteceu recentemente depois de assistir Kenneth Branagh no papel. Tenho certeza que minha leitura teria sido outra agora, mas decidi não reler por enquanto e ir atrás dos primeiros casos do detetive. Foi emocionante tentar o tempo todo desvendar o mistério, falhar em parte, pois acertei a vítima, mas não o culpado pelos crimes e adorei a coincidência de ter escrito um livro (YOLO - Só se vive uma vez), onde o criminoso tem um método parecido, antes de conhecer essa história. A diferença é que no meu livro quem investiga é Sherlock Holmes.

— A verdade quase nunca é apreciada. E, no entanto, se ganha muito tempo e se evita muita conversa fiada falando a verdade.” Pág.165

Coleção Salve-se quem puder

Em busca do templo perdido (Susannah Leigh): Para desvendar o mistério do roubo de uma antiga máscara de grande valor artístico, a exploradora Ilka Brito pede a ajuda de seus jovens amigos Luca e Bia. Os três embrenham-se em uma densa floresta tropical, dispostos a vencer todos os desafios – naturais e sobrenaturais –, encontrar o Templo Perdido e desvendar o seu legendário segredo. (Fonte: Skoob)

Conforme disse ano passado, essa coleção é composta por histórias curtas com enigmas variados sendo uma boa opção de leitura e entretenimento para crianças de todas as idades. Mais uma vez passei uma hora me divertindo com uma história simples, divertida e com vários desafios tranquilos de decifrar. Precisei ler algumas das dicas de ajuda na penúltima página, mas a maioria resolvi sem ajuda.

O Agente Ésse Creto na Selva (Martin Oliver): Cecil é o mais jovem recruta da Agência Ação, uma organização secreta de âmbito mundial, dedicada à luta contra o crime e à solução de casos misteriosos. Sua primeira missão leva-o ao interior de uma floresta tropical, atrás da aldeia inca usada pelo bandido El Gordo. Lá ele enfrenta diversos perigos, inimigos e desafios, em uma aventura inesquecível. (Fonte: Skoob)

E esse foi o último livro da coleção que eu tinha para ler. Pelo que verifiquei existem edições novas, mas o preço não está muito atrativo e eu tenho outros na lista de desejados que vão passar na frente desses. Foi uma aventura interessante com desafios dentro da média da série que eu acredito a maioria das crianças conseguiriam desvendar sozinhas, entretanto, continuo recomendando a companhia de um adulto nesse momento leitura com charadas. Aqui basta a atenção aos detalhes das imagens e combinação de letras e símbolos para se chegar às respostas e como nos outros livros da coleção, podemos contar com dicas para ajudar. 
 

Ainda estou com leituras em andamento esse mês, mas não sei se conseguirei terminar ainda esse ano, por isso, se elas não aparecerem nas resenhas do começo do ano que vem, estarão no sem resenha de 2024, da mesma forma que o primeiro livro dessa lista: Ponto de Impacto, que eu terminei de ler em dezembro de 2022.

Fiquei satisfeita com minhas leituras esse ano, em números de páginas acho que li mais do que ano passado, apesar do número de livros ter sido menor. Além disso, li muito mais histórias inéditas invés de releituras. Quando se é uma pessoa que sofre com sintomas de ansiedade, conseguir mergulhar no desconhecido significa muito. Pretendo falar um pouco mais sobre minhas leituras quando for recapitular as metas de 2022 em breve.

Vocês já leram algum dos livros dessa lista? E como estão as leituras de vocês?
Metas concluídas ou o final do ano chegou muito rápido?

10 comentários:

  1. Oi, Helaina! Não li nenhum destes livros citados por você. Esse ano eu li menos livros que ano passado. Me dediquei ao término de meu livro ELO e estou escrevendo alguns contos que pretendo publicá-los em 2024. Por este motivo li menos que em 2022. Espero que consiga terminar o que está pendente em leituras. Particularmente eu detesto ter de adiar e ou cancelar leituras. Em geral quando começo a leitura de um livro eu o termino o mais rápido possível, até aqueles mais densos eu não me demoro muito pra lê-lo. Este ano o que me salvou nas leituras foram os livros de contos, inclusive estou lendo TODO MALDITO SANTO DIA , que é um livro de contos excelente e, em breve farei uma resenha dele em meu blogue. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, sei bem como é. Quando estou comprometida em escrever um livro minhas leituras também costumam diminuir. Eu preciso praticar esse desapego e ler mais rápido, principalmente quando estou gostando da história. Contos são realmente uma ótima opção para continuar lendo quando o tempo fica mais escasso.

      Excluir
  2. Oi! Eu li muito Agatha na adolescência e pretendo reler em breve suas obras, mas lembro que Cai o Pano foi um dos poucos que não curti, acho que o Poirot deixou de lado um pouco do que ele tinha sido no decorrer de sua jornada. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, eu comecei agora com esses livros de mistério. Primeiro foi o Doyle e agora a Agatha. Realmente a participação de Poirot foi mais secundária. Estou lendo 'O Natal de Poirot', vou poder vê-lo em ação. Beijos;

      Excluir
  3. Adorei a tag e suas respostas.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. O final do ano chegou rápido demais para mim. Lidando com depressão e ansiedade, tive um rendimento péssimo de leituras. Li apenas metade do que havia lido ano passado. Dessa lista, não li nenhum livro, mas fiquei com muita vontade de ler, confesso. Caramba, são tantos livros para ler! Tanta coisa para conhecer! É humanamente impossível acompanhar tantas leituras. Gostaria de ter leitura dinâmica para ler com mais rapidez. Porém, acho que não seria a mesma coisa... Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ser sincera, e só percebi isso agora, esse ano está parecendo um grande borrão pra mim. Não lembro de nada antes de Novembro então nem sei se chegou rápido ou se foi eu que não percebi os meses passarem. Eu vivo numa luta com minha saúde mental também e, apesar de não ter diagnóstico, tenho minhas suspeitas e tenho usado isso para tentar melhorar. Pequenos passos todos os dias (ou quase). Eu tenho receio de esquecer tudo com leitura dinâmica, já esqueço na velocidade normal...hahaha... Se você ler algum dessa lista, espero que goste. Abraço!

      Excluir
  5. Muitos livros!
    E achei essa TAG bem legal e interessante, eu não sou muito de ler, mas realmente tem coisas que não nos dão tantaaa inspiração pra escrever sobre, mas também é legal compartilhar de certa forma hehe!
    E pode deixar, que se um dia eu for pra Juiz de Fora eu te aviso com toda certeza ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Acho que finalmente estou voltando ao ritmo.
      Espero que um dia esse encontro aconteça! ♥
      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.