setembro 28, 2023

[Sessão Pipoca] Elementos

Tentando manter minha meta de assistir 1 filme por mês, quando vi o anúncio da estreia de Elementos na Disney+, e já tendo ouvido falar dele enquanto estava no cinema, decidi assistir. Óbvio que não me arrependi. Disney e Pixar geralmente não decepcionam, não é mesmo?

Sinopse: Elementos se passa na Cidade Elemento, um lugar onde os habitantes do fogo, água, terra e ar vivem em harmonia. A história apresenta Ember, uma jovem impetuosa, cuja amizade com Wade, um garoto sentimental, divertido e que segue o fluxo das coisas, desafia suas crenças sobre o mundo no qual vivem. [Fonte: Disney Brasil]

Diferente do que diz a sinopse, os nomes deles são Faísca Luz e Gota D'Água, porque animação eu só assisto dublada. Da mesma forma que prefiro assistir filmes com pessoas usando suas vozes originais (até deixo de ir ao cinema, dependendo do filme, se não houver sessão legendada), quando o assunto é animação, a cereja do bolo pra mim são as vozes brasileiras com as piadinhas que só a gente entende.

A história começa com a família Luz, representantes do fogo, chegando à Cidade Elemento onde água, terra e ar coexistem em harmonia e, apesar de terem autorização para entrar, logo de início dá pra perceber que eles não são bem-vindos. É uma porta fechada atrás da outra até conseguirem lugar para se instalar. A partir daí o desafio dos protagonistas é permanecer e aos poucos chegam novos moradores, finalmente se sentindo acolhidos na cidade cuja infraestrutura prioriza o elemento água.

Na segunda parte da história, os quatro elementos estão coexistindo pacificamente, mas o preconceito contra os de fogo parece que nunca terá fim criando neles um ressentimento principalmente contra os indivíduos de água, e é nesse cenário que Faísca precisa encarar seus desafios.

Gota aparece em um momento crítico da vida dela, já toda planejada junto com sua família e, mesmo que sem maldade em seus atos, coloca tudo a perder. Ele é um indivíduo de água e trabalha como fiscal da prefeitura, por conta de uma inspeção, Faísca teme que, por consequência dos atos dela, os pais percam tudo o que construíram.

Sinceramente não achei que fosse chorar com esse filme. Momentos fotos, okay, casalzinho, okay, o desespero da protagonista para garantir o ganha pão da família que planejava herdar desde criança, okay… tudo indo bem até Gota questionar se Faísca estava realmente feliz com suas escolhas, pois ele percebeu a vontade dela para lutar, mas estava em dúvida sobre por quem ela estava se esforçando. Até aí tudo bem também, eu não sou tão chorona assim, okay? É sério! 😬

As lágrimas vieram mais para o final, quando Faísca entendeu o que precisava fazer e a resposta que ela recebeu. Claro que não vou contar como foi, vocês vão precisar assistir para descobrir, mas me pegou na ferida, nem foi numa cicatriz. E eu acho que se fizesse o que ela fez, teria a mesma resposta, por isso o choro descontrolado. Senhor, olha meus olhos enchendo de lágrimas de novo.

Eu adorei o filme, reação comum minha com animações em geral. São histórias coloridas, que parecem próprias para fazer a gente pensar e nos motivar. Não lembro se sentia isso quando assistia na infância. Os personagens de cada elementos tem suas particularidades e os meus favoritos foram os de água. Apesar de ser um tanto esquentadinha e passional como a Faísca, a ligação de Gota e sua família com a arte e a mente aberta deles, além de serem bastante emotivos, me cativou.

Recomendo para quem está procurando um filme leve, colorido com vários momentos cômicos e algumas emoções com várias demonstrações de amor. O Gota é um tipo de amigo que eu gostaria muito de encontrar. O empurrãozinho que te faz acreditar em você mesma. Sei que é possível fazer isso sozinha, mas acompanhada parece ser mais divertido.


Título: Elemental
Direção: Peter Sohn
Gênero: Animação, Aventura, Família, Fantasia
Classificação: Livre
Duração: 101 minutos
País: EUA
Lançamento: 22 de Junho de 2023
Trailer: Elementos (2023) | (Youtube Dublado)



Já assistiram? Ficaram com vontade? Como é a relação de vocês com filmes dublados e legendados?

20 comentários:

  1. Eu geralmente choro em animações. Lembro-me muito bem quando eu chorei em Toy Story 3. Eles sabem mexer com as emoções da gente. Eu já havia assistido o trailer de "Elementos", mas ainda não assisti, embora tenha acesso à Disney+. E gostei da sua meta de assistir um filme por mês. Vou colocar esse na lista. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, chorei em Toy Story também, só não lembro qual porque maratonei. Sim, eles trabalham muito o tema família, amigos, desafios da vida pessoal, assuntos comuns a todas as pessoas. Eu assisti sem pretensão e sem saber muito do que tratava e gostei. Eu também estou com a Disney+ e pretendo aproveitar o máximo que puder enquanto tiver a assinatura, por isso essa meta de assistir várias produções. Abraço!

      Excluir
  2. Eu também adorei esse filme, achei muito fofo, a mensagem é ótima, os personagens são cativantes e os efeitos são lindinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu não vi esse filme ainda, mas fico feliz que tenha curtido. Eu prefiro assistir sempre com legendas, não aprecio quando é dublado, parece que perdi algo nessa transição. Eu que curto muito animes, já fiz o teste de ver das duas formas e de fato não causa o mesmo impacto em mim não ver no idioma original. Mas claro que essa é minha opinião, sei que cada um aprecia de uma forma diferente. E também deixei de ir várias vezes no cinema por não achar sessão legendada em bom horário. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sinto essa perda, mas apenas nas versões com pessoas. Quando é animação, pra mim é como se a equipe responsável pela dublagem também criasse situações para o filme/série. Algumas piadinhas só me fazem rir em português mesmo.

      Excluir
  4. Oi Helaina, tudo bem?
    Confesso que as últimas animações da Disney/Pixar andaram me decepcionando :(
    Amei saber que você gostou dessa, porque acabou me dando mais vontade de assistir.
    Vou aproveitar que saiu no Disney+ pra conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, eu não tenho acompanhado muito os lançamentos, então não tive essa sensação ainda. Pelo menos até agora tem sido boas experiências, mas esse foi o primeiro lançamento que eu assisti.
      Espero que você goste!
      Beijos;

      Excluir
  5. Ahhh eu quero muitooo assistir! ♥
    Eu adoro animação e pela coisas que você disse parece mesmo ser super gostoso de ver.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquela animação clássica pra deixar o coração quentinho.
      Espero que você goste!
      Beijos;

      Excluir
  6. Oie, esse parece o tipo de filme que vou me emocionar, divertir e amar também. Adoro filmes assim da disney, com certeza vou querer assistir depois.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não parei para assistir Elementos e agora já sei que é mais um da Pixar para sair chorando (isso é uma reclamação? jamais).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse foi o que eu menos chorei até agora, mas chorei. Tem uns momentos bem emocionantes. Meu momento mais 'debulhando em lágrimas' foi com Divertidamente. Se assistir, espero que goste!
      Beijos;

      Excluir
  8. Vi que já tem no catálogo da Disney, mas ainda não assisti. Quero muito ver!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Este filme parece ser muito bom, quero assistir, só me falta ter o Disney +.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a chance de assistir e goste bastante!
      Até mais;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.