dezembro 14, 2023

[Sessão Pipoca] Nativity!

Compensando a demora do mês passado em trazer o Martin Freeman pra deixar o Mente Hipercriativa ainda mais bonito 😍, em dezembro resolvi publicar a postagem de um trabalho com a participação dele ainda na primeira quinzena! E, para combinar com a época, claro que é uma produção natalina com tudo o que os filmes desse gênero têm direito.

Sinopse: Neste Natal, o professor de escola primária Paul está sendo encarregado do maior desafio de sua vida - montar a versão musical da escola para a Natividade. Competindo com a elegante escola local pela honra de ser o melhor espetáculo da cidade, os riscos aumentam quando Paul se vangloria de que sua ex-namorada Jennifer, uma produtora de Hollywood, virá assistir ao seu show. [Fonte: PrimeVideo]

Esse filme leva o título em português de Missão de Natal, mas missão mesmo foi descobrir onde assistir. Acabei encontrando, com muita sorte, a versão completa no Youtube, mas não sei quanto tempo continuará por lá e está em inglês sem legenda. Talvez nessas plataformas menos populares tenha o filme disponível, mas das famosinhas a única que parece ter é a PrimeVideo, só que não está disponível para o Brasil 😭.

O filme começa com Paul Maddens (Martin Freeman) narrando sua vida ao lado da namorada, Jennifer Lore (Ashley Jensen), e o melhor amigo dos dois, Gordon Shakespeare (Jason Watkins), na escola de teatro durante uma peça de Natal. Todos planejando suas carreiras insatisfeitos com a situação que estão. Ela almeja uma ocupação em que tenha controle, como produtora ou diretora, Gordon sente que seu talento não é valorizado e Paul está treinando para lecionar na escola primária. Os dois homens acabam ficando na cidade, enquanto Jennifer se muda para Hollywood para ir atrás de seu sonho abandonando o namorado que imaginou, equivocadamente, que ela estava orgulhosa pela conquista dele.

Gordon, Jennifer e Paul.

O grupo de amigos se desfaz e, enquanto Gordon consegue emprego na conceituada escola particular protestante, Oakmoor, Paul trabalha como professor em St. Bernadette, uma escola primária católica financiada pelo estado, ambas em Coventry, Inglaterra. Todos os anos, as duas competem entre si pela crítica no jornal a respeito de suas representações da Natividade e depois de uma desastrosa tentativa de Paul em dirigir a encenação, o que lhe rendeu a crítica negativa de menos 2 estrelas, ele jurou que não tentaria aquilo de novo.

Com todos esses reveses acontecendo na época de Natal, Paul acaba por ficar com raiva da data e se excluir completamente da festividade. É nesse cenário que Patricia Bevan (Pam Ferris), diretora de St. Bernadette, avisa a Paul, sem consulta prévia, que ele será o responsável em dirigir o grupo de crianças que encenará a peça de Natal daquele ano. Sem a possibilidade de recusar, ele aceita o desafio desesperado por não ver potencial nele próprio tampouco em seus alunos para executar a tarefa.

Aqui, entretanto, preciso fazer uma pausa para a breve explicação sobre o que aprendi com esse filme. A encenação que eles fazem não é apenas a cena estática do momento do nascimento, o presépio, os Reis Magos chegando…, mas sim uma representação própria com musical e até uma releitura do acontecimento.

Poppy e Paul.

Para “ajudar”, Paul recebe o reforço de Desmond Poppy (Marc Wootton), sobrinho extremamente infantil, imaturo e perigosamente irresponsável da diretora da escola, que está à procura de trabalho (se ver o Martin Freeman irritadinho também for seu guilty pleasure, saiba que isso aqui não falta 😜). É Poppy que, ao ouvir uma conversa entre Paul e Gordon ao se encontrarem por acaso no mercado de árvores de Natal, entende que Jennifer é produtora em Hollywood e virá para assistir e filmar apresentação em St. Bernadette.

A realidade é que Paul não fala com a ex-namorada há 5 anos e, desesperado para não ser visto como um fracasso, inventou aquilo. Entretanto, Poppy, entusiasmado com a ideia, começa a espalhar a história para quem quiser ouvir complicando ainda mais a vida do professor (fofo estressadinho) que agora precisa lidar com a empolgação de alunos, funcionários da escola, pais dos alunos, imprensa e autoridades locais, já que não tem coragem de desmentir a notícia, enquanto não vê nada além de um grande desastre como peça de Natal.

Essa é uma daquelas comédias natalinas com tudo o que a gente espera encontrar. Risos, fofura, confusão, drama e a esperança de que tudo vai dar certo para aquecer o coração. Paul tem uma grande mágoa com tudo o que aconteceu e sem conseguir lidar (olha a terapia fazendo falta) desconta a frustração em forma de raiva sobre seus alunos. Mas esse é mais um daqueles personagens fofos do Martin Freeman que dá vontade de abraçar 💕 e as próprias crianças reconhecem isso sempre desejando o melhor para o professor por considerarem-no um homem triste.

Todas as crianças são muito fofas 👧👦💖. As da escola particular são mais disciplinadas e focadas em seu desempenho, já as da escola estadual são o oposto exatamente pela falta de confiança que as pessoas têm da capacidade delas. Quando alguém as motiva e as incentiva a confiarem em seu potencial, o resultado é de levar às lágrimas (vontade de abraçar elas também).

Eu amei o filme e vou colocá-lo na lista dos filmes natalinos que assisto todo ano 💝🎄. Recomendo para quem está procurando uma comédia leve, com um pouco de emoção e drama que no final é um abraço no coração.

Quem quiser, tem uma pequena playlist das crianças cantando as músicas da peça de Natal. Muito bom para manter o clima do filme por mais um tempinho: Spotify - Nativity!Cast

Título: Nativity!
Direção: Debbie Isitt
Gênero: Comédia natalina
Classificação: Livre
Duração: 101 minutos
País: Reino Unido e Irlanda do Norte
Lançamento: 27 de novembro de 2009
Trailer: Nativity! (2009) | (Youtube)


Vocês gostam de filmes natalinos? Qual o favorito de vocês?
Já conheciam Nativity? Ficaram com vontade de assistir?

14 comentários:

  1. Apesar de minhas críticas ferrenhas ao natal, achei a indicação muito boa. O Martin Freeman é de fato um ator muito carismático, que esbanja simpatia. Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade assista. Apesar do tema natalino é uma comédia para se aproveitar em qualquer ocasião. Realmente ele vai do vilão ao mocinho com uma habilidade incrível. Abraço!

      Excluir
  2. Oi!
    Filmes e séries britânicos são difíceis de achar em streamings né? Já sofri tanto para achar umas coisas de atores/atrizes que eu gosto. Não conhecia esse filme, mas parece ser bem fofo!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito! Queria que fosse mais fácil, porque tem muita coisa boa e diferente pra assistir. Acho que fofo define bem esse filme. Se tiver a chance de assistir, espero que goste!
      Beijos;

      Excluir
  3. Oi! Nossa! Como ele era novinho na época desse filme. Parece ser uma história muito reconfortante de ver, que emociona e dá esperança. Bem clima de Natal. Dica anotada. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o Martin já tinha seus 38 (se o filme foi realmente gravado em 2009), mas tinha essa carinha de novinho mesmo. Se você assistir, espero que goste! Beijos;

      Excluir
  4. Oi Helaina, tudo bem?
    Adorei a indicação! Nunca tinha ouvido falar, mas parece tão fofo. Adoro essa vibe de professor rabugento cujo coração derrete com os alunos hahaha! Pena que não está disponível em nenhuma plataforma. Adoraria assistir. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim e você? Realmente é um filme muito fofo. Pois é, só achei no Youtube e está com legenda em inglês apenas... muito ruim isso... :(
      Beijos;

      Excluir
  5. Nossa é tão ruim quando a gente procura um filme e não encontra ou encontra assim em uma versão sem legenda etc... Mas que bom que valeu a pena e você gostou do filme hehe!
    Eu até gosto de filmes natalinos... mas depende muito do momento, tem horas que fico com preguiça KKKKKKKKKKKK
    Mas curti esse! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito ruim! E nem existe mais locadora pra socorrer a gente, apesar de que filmes britânicos deviam ser raridade em locadoras também.
      Esse eu assisti pelo Martin Freeman, mas confesso que tem hora que eu evito o gênero também.
      Beijos;

      Excluir
  6. Não conhecia mas fiquei com vontade de assistir. Parece ser maravilhoso.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade de assistir, espero que goste.
      Boa semana pra você também!

      Excluir
  7. Oie, Helaininha, tudo bem?
    Acredita que não conhecia esse filme? E confesso que faz um tempinho que não assisto filme com esse ator, acho que é uma ótima pedida!!
    Adoro filmes que fazem a gente se sentir com o coração quentinha e abraçada no final

    www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, tudo bem comigo, e você, como está?
      Esse filme é muito fofo! :3 Se tiver a chance de assistir, espero que goste!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.