março 02, 2023

[Top 10] Motivos para assistir: Grimm

Não gosto muito de escrever resenhas para séries, principalmente aquelas que têm mais de uma temporada, pois eu acho que não consigo abranger tudo o que passa apenas falando dos protagonistas. Até mesmo porque, com o desenrolar dos episódios o número de personagens com papel de destaque costuma variar e aumentar. Sendo assim, decidi fazer essas listas dando motivos que me fizeram assistir.

Na primeira postagem falei da série Era uma vez (ler) e agora apresento Grimm. Eu estava numa vibe contos de fadas e não lembro se comecei por qual das duas comecei, só sei que acompanhei ambas pela TV.  Foram as últimas séries que assisti dessa forma, e que luta depender das emissoras pra assistir uma série! Mudanças de horário sem aviso, reprises infinitas, comerciais… Se não abracei os serviços de streaming de vez ainda é por não ter garantia dos meus filmes e séries favoritas ficarem sempre no catálogo e por que hoje são tantas plataformas que precisamos assinar vários serviços para acompanhar o que gostamos. Sem condições!

Sinopse: Lembra dos contos de fadas que seus pais contavam quando você era criança? Aqueles contos não eram meras alegorias, eram avisos. Nick Burkhardt (David Giuntoli) achou que estava preparado para a realidade de trabalhar como detetive policial até ele começar a ver coisas inexplicáveis. Tudo fica ainda mais complicado quando ele descobre ser um dos últimos descendentes de um grupo de caçadores sobrenaturais chamados “Grimms”. (Fonte: Filmow)

1 - Contos de fadas são reais

Se em OUAT os contos de fadas invadiram a realidade por conta de um feitiço que levou os personagens para Storybrooke, aqui eles fazem parte da realidade, mas obviamente, a maior parte dos humanos tem o poder de ignorar. Exceto um grupo, exatamente o que foi encarregado de caçar esses seres: Os Grimms. Com uma variedade de espécies que consegue se camuflar aos olhos de pessoas comuns, os seres conhecidos como Wesen, circulam sem levantar suspeitas. É muito interessante tentar descobrir em cada episódio qual é a criatura e que tipo de ameaça ela pode (ou não) representar para os humanos. Há um combinado entre eles de ficarem ocultos e não predarem para evitar serem caçados. Mas obviamente nem todos concordam e respeitam.

2 - Investigação Criminal

Como nas séries policiais convencionais, aqui há crimes a serem investigados. Mas o fator sobrenatural, por conta dos responsáveis está sempre presente. Às vezes como culpados, em outras como vítimas, mas sempre assustando Nick ao perceber a nova realidade e alguns outros personagens que no desenrolas das temporadas adquirem a habilidade de vê-los também.

Nick Burkhardt e Hank Griffin

3 - Personagens Cativantes

Grimm é uma série com reviravoltas e personagens tão bem construídos que fica difícil separar entre vilões e heróis. Um acontecimento pode mudar completamente a conduta deles e levar a gente do amor ao ódio em apenas alguns episódios. Isso faz de cada um suficientemente verossímil mesmo em alguns casos se tratando de seres sobrenaturais.

4 - Uma trama entrelaçando tudo

Além dos casos policiais em cada episódio, há uma história sobre os Grimms e os seres sobrenaturais com uma luta pelo poder em andamento. Nem todos os Wesen concordam em viver escondidos, nem todos concordam que deva haver essa interação entre eles e os humanos e ainda há um grupo contra a miscigenação entre Wesens de tipos diferentes. Com o decorrer das temporadas também descobrimos que há um grupo que se destaca como a realeza desses seres ditando regras com as quais nem todos estão felizes em concordar.

5 - Cenários

Entre cidade e floresta, a série passa aquela impressão de um lugar com temperaturas amenas, característica comum que me traz certa paz ao assistir, mesmo com o clima de mistério sobrenatural no ar. Outro detalhe que me agradou muito também são as músicas escolhidas para cada episódio. Além da trilha sonora instrumental da própria série, clássicos do rock e pop embalam o clima sombrio da série.

Nick Burkhardt e Monroe

6 - Mitologia por trás dos contos

A série busca inspiração para os episódios nos contos dos irmãos Grimm e é muito interessante ver essa releitura dos clássicos. Aqui os Wesen não estão totalmente à mercê de seus instintos como nos contos, nem são seres animalescos o tempo todo. Eles se transformam apenas quando querem treinando o autocontrole, porém os Grimms são os únicos capazes de identifica-los mesmo quando disfarçados em sua forma humana.

7 - Monroe

Meu personagem preferido disparado! Praticamente órfã de Remus Lupin, conhecer esse Wesen carismático com origem no conto da Chapeuzinho Vermelho, ou seja, assim como o professor de DCAT ele se transforma em lobo, foi maravilhoso. Monroe é um fofo e foi por pouco que eu não comecei mais uma série de fanfics para poder “interagir” com ele. Diferente do lobo mau, Monroe está feliz levando sua vida pacata entre os humanos consertando relógios, tocando seu violoncelo e desfrutando de uma dieta vegetariana para manter seu lado animal controlado.

Monroe

8 - Evolução dos personagens

Nada acontece de uma hora para a outra e a história de cada um vai se desenvolvendo em uma trama muito maior do que a simples caçada a seres sobrenaturais do início. Até os humanos comuns tem destaque na série passando de meros espectadores a participantes ativos em vários níveis. Deixa a gente com aquela sensação de que talvez possamos participar também. E se for verdade? 👀

9 - Casais para torcer

Como a série é antiga, não vou considerar um spoiler dizer que shippei Monrosalee com vontade. Não é o único casal pelo qual torci na série, mas é disparado meu favorito pela fofura.💕 Inclusive já apareceram em uma antiga TAG aqui do blog: Casais Fofos.

Monroe e Rosalee

10 - Finalizada com sucesso 🎉

Pensa numa série que terminou na hora certa. Apesar da saudade e o gostinho de quero mais, me sinto muito mais confortável vendo o desfecho da história dos personagens que eu gosto, a ter que assistir alguma coisa só porque eu comecei, mas já deixou de ser agradável para mim. Pequenos detalhes faltaram para que eu ficasse plenamente satisfeita com o final. Pequenos mesmo. Mas Grimm é aquela série que termina sem te deixar com a sensação de que você viu até o final só por obrigação.

Falei muito, mas não falei praticamente nada do que tem nessa série maravilhosa! Se eu não tivesse com tanta coisa na na lista pra ver, já ia assistir de novo. Escrevendo esse Top10 percebi que tem bem tempo desde que eu assisti Grimm pela última vez e publiquei aqui no blog uma postagem sobre a primeira temporada da série [Sessão Pipoca] Grimm, onde falo mais detalhadamente de cada personagem.

Vocês já assistiram a série? Tem algum personagem favorito? Quem ainda não assistiu, ficou com vontade por conta de algum dos tópicos da lista?

Título: Grimm: Contos de Terror
Direção: Darnell Martin, David Solomon (II) e Norberto Barba
Gênero: Drama, Fantasia, Mistério e Terror
País: EUA
Exibição: 28 de outubro de 2011| 31 de março de 2017 (6 temporadas)

24 comentários:

  1. Oie, comecei a ver a série há um tempo atrás, mas não lembro por que parei. Lembro que achei intrigante e essa é a primeira vez que vejo falarem dela em bastante tempo. Os motivos são bem convincentes e são o que basicamente amo em séries.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se essa série fosse mais longa eu teria largado, mas como finalizou, tive a oportunidade de assistir tudo. Não sou muito fã de séries muito longas, acabo esquecendo muito do que já aconteceu e ficando perdida.

      Beijos;

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Como vai? Particularmente não curto assistir seriados, uma vez que, são muitas temporadas com episódios de duração longa. Falta-me tempo para poder acompanhar tudo. Li o livro há anos atrás e lembro-me de pouca coisa. O seriado parece ser muito bom mesmo, e que bom que você tenha curtido assistí-lo. Sua empolgação demonstra perfeitamente o quanto gostou do seriado. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo be e você?
      Eu já fui mais de assistir, mas entendo essa falta de tempo. Ultimamente tenho escolhido mais filmes. Essa é uma das série que assisti e que me deixou saudade. Fico feliz que tenha gostado. Abraço!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nossa, você me lembrou quando eu assistia Supernatural no SBT quando era menor, era uma luta pq a emissora as vezes nem passava o episódio subsequente era uma confusão. Não sei se ainda passa na TV, mas estou assistindo no Prime Vídeo. Realmente são muitas plataformas querendo tirar todo o nosso dinheiro. Confesso que não assisto série que tenha relação com contos de fadas, mas pelo que percebi essa série é muito mais que isso, tem romance e investigação criminal😯 fiquei chocada. Vou assistir assim que acabar todas as séries que acompanho.

    até mais. 💜
    https://www.relatosdalih.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia, tudo bem sim. E você?
      Nossa, era terrível acompanhar qualquer coisa pela TV. O desrespeito das emissoras era muito grande. Até pouco tempo passava Supernatural sábado de madrugada no SBT, mas não sei se ainda passa. Espero que você assista Grimm e goste. Conto de fadas aqui serve de pontapé inicial, mas a série vai bem mais além nas temporadas seguintes criando uma trama própria apenas inspirada pelos contos.

      Até mais;

      Excluir
  4. Oi! Eu vi a série e concordo com você. Muito boa! Adoro esta vibe de contos de fadas com uma pegada mais sombria, sempre me agrada. Pena para acompanhar séries hoje em dia, você ter que ter mil e uma assinaturas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por isso cada vez mais eu tenho fiado em filmes, esses pelo menos a gente assiste e segue a vida. Se comprometer com séries é correr o risco de cancelamento, assinar várias plataformas, além do tempo necessário para acompanhar.
      Beijos;

      Excluir
  5. Oi
    eu já assisti essa série completa e gostei, agora me deu vontade de assistir novamente, achava a série boa.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que lembro dela fico com vontade de assistir de novo também.

      Excluir
  6. Nunca assisti Helaina! Mas acho que essa combinação de sobrenatural com investigação criminal deve dar uns ótimos episódios, com ótimas histórias. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a oportunidade de assistir, espero que goste!
      Beijos;

      Excluir
  7. Eu também acho muito difícil resenhar séries porque não gosto de dar spoilers e amei desse jeitinho.
    Sempre escrevo os motivos que me fizeram assistir a série ou coisinhas que achei interessante.
    Beijos.



    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda mais quando tem mais de uma temporada, se você falar da segunda pode acabar dando spoiler da primeira, e por aí vai... o problema é que eu vou ter que criar um roteiro pra me facilitar na hora de escrever essa postagem porque tem série que eu assisto só por causa do ator! Hahahaha... preciso de mais motivos na hora de recomendar.
      Beijos;

      Excluir
  8. Quando estreou Grimm eu fiquei com vontade de assistir porque a temática me agrada bastante, porém eu não curti tanto, tentei assistir, mas não me pagou :(
    Mas adorei os 10 motivos, quem sabe eu dê mais uma chance hehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu achei muito a minha vibe desde o primeiro episódio XD
      Se der mais uma chance, espero que goste dessa vez!
      Beijos;

      Excluir
  9. Olá,
    Eu vi uns episódios na época que saiu, o povo tentava forçar que era cópida de SPN hahaha, até curti mas acabou esquecida pela grade. E você me lembrou! Estou terminando The Office vou tentar encaixar pra maratona atrasada. haha
    Melhor coisa é série que sabe a hora de finalizar, pegue a própria the Office que a última temporada - nove! - é sofrível e sem parte do elenco original presente em todos os episódios.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nunca li sobre isso, mas não passa nem perto de Sobrenatural. Talvez as lendas urbanas das primeiras temporadas com os irmãos Winchester, mas isso só lembra a vibe de Grimm. Eles nem tratam desse tema. Como diria o Pica-Pau: "essa gente inventa cada coisa".
      Eu só assisti o The Office britânico, por causa do Martin Freeman. A série tem bem menos temporadas, mas não me conquistou não. Entretanto, o último episódio me arrancou lágrimas. Lindo demais.

      Até mais;

      Excluir
  10. Ainda não assisti essa série, mas sua resenha me deu muita vontade de assistir.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Olá Helaina, essa série estava na minha lista porém ainda não tive a oportunidade de parar e assistir. Gostei dos seus argumentos, quem sabe eu não crio coragem [vergonha na cara] e assista enfim, rs. ♥
    bjos

    www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir
  12. Vi a primeira temporada dessa série tem uns anos já, na época até tinha gostado embora tenha achado meio enrolada do meio enrolada do meio pro fim, mas nunca voltei a ver e agora não me interesso mais em série americana kkkkk, não importa o que faça, não consigo mais assistir. Mas adorei sua resenha, me lembrou alguns motivos que me levaram a começar a assistir e ler os Grimm. Post incrível como sempre, Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu estou com um sério problema pra acompanhar séries. Só vejo se tiver o Martin Freeman atuando e olhe lá. Tenho muita paciência mais não. Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Abraço!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.