março 21, 2024

[Tag] No Outono é Sempre Igual

E finalmente chegou ao fim mais um verão. Torço para que os ventos tragam temperaturas mais agradáveis, mas tenho consciência que a situação do planeta não é boa e amenidade é algo que está aos poucos se tornando raro. Aparentemente as pessoas com poder suficiente não se conscientizaram de que não temos planeta B (nem backup da Terra 😜) e resta a nós um trabalho de formiguinha que não sei se surtirá muito efeito.

Já é a segunda vez que compartilho a Tag criada pela Melina Souza (Assistir vídeo) aqui no Mente Hipercriativa. Como da outra vez, eu queria falar sobre o início do Outono, mas sem ser uma postagem importada com atividades pouco compatíveis com o clima que temos no Brasil, por isso, nada melhor do que a tradição da troca de capa do CD de Sandy e Jr., As Quatro Estações 🍂 para servir de tema.

1. A noite cai, o frio desce: um livro que se passa em uma época fria

O Sanatório (Sarah Pearse): um grupo fica preso num luxuoso hotel durante uma nevasca e o que já estava ruim pode piorar. Há um assassino entre eles e o hotel foi construído num prédio onde funcionava um sanatório. Claro que essa premissa me atraiu, e o mistério é bem interessante, mas queria que o hotel, e seu passado, tivesse tido uma participação maior. Minha sensação é que, apesar de estar diretamente relacionado ao que desencadeou os fatos, foi mais um cenário do que a peça chave da história. Para quem se interessa pelo tema, a série de livros Asylum (Madeleine Roux) explorou bem mais o passado do local onde a história é ambientada.

2. Mas aqui dentro predomina esse amor que me aquece protege da solidão: um livro quentinho no coração


O Jardim Secreto (Frances Hodgson Burnett): esse livro tem uma vibe daqueles filmes de sessão da tarde e apesar de alguns momentos dramáticos, a maior parte da leitura me fez sentir um conforto gigantesco. É aquele livro que a gente torce para as coisas darem certo e elas dão certo. Agora preciso assistir ao filme.

3. A noite cai, a chuva traz o medo e a aflição: um livro com uma atmosfera sombria


O Labirinto do Fauno (Guillermo del Toro e Cornelia Funke): é muito interessante a forma como a história desse livro nos imerge numa atmosfera sombria. Não é apenas medo do que vai acontecer e tristeza pelo drama vivido pelos personagens. A impressão é que estamos andando constantemente em um cenário escuro e enevoado. Adoro livros que me transportam desse jeito.

4. Mas é o amor que está aqui dentro que acalma meu coração: um livro que você gostaria de poder viver dentro e interagir com os personagens


As Crônicas de Nárnia (C.S. Lewis): quando respondi essa tag pela primeira vez, escolhi Harry Potter e, apesar de ter sido uma série que me acompanhou em momentos que eu me sentia completamente sozinha, hoje não consigo olhar o mundo bruxo da mesma forma. Além da problemática no mundo real, a fantasia nessa história me parece tudo menos atrativa. Hogwarts é muito perigosa, os adultos precisam seriamente de terapia e as crianças, coitadas... Não sei se vou me sentir da mesma forma quando reler As Crônicas de Nárnia, caso faça isso um dia, mas Nárnia me parece um mundo fantástico bem melhor para se viver, no momento.

5. No outono é sempre igual: um livro, autor ou gênero que você sempre gosta de ler nessa época do ano


Universo Sherlock Holmes (A.C. Doyle): sim, eu ia escolher Sherlock Holmes na resposta anterior, mas aí escolheria nessa aqui também e ficaria repetitivo 👀. No entanto, pra ser bem sincera, eu preferiria viver no universo da série Sherlock da BBC, pois acho que não me daria muito bem na Londres da Era Vitoriana. As histórias originais eu prefiro apenas continuar lendo mesmo.

6. As folhas caem no quintal: um livro que trata sobre algum assunto delicado


Garotas de Vidro (Laurie Halse Anderson): agora sim uma resposta repetida da tag original. Esse livro continua tão atual quanto naquela época e não deveria cair no esquecimento. A pressão estética continua, infelizmente, muito presente no nosso meio fazendo suas vítimas.

7. Só não cai o meu amor: um livro com uma história de amor


Um pequeno gesto de gentileza (Lucy Dillon): não é apenas uma história de amor, mas três já que temos uma mulher lidando com o luto do marido recém-falecido, um casal em crise no casamento, e uma personagem sem memória tentando entender os relacionamentos românticos que teve ou tem, mas não se lembra. Não fosse o final corrido e meio aberto eu teria gostado mais desse livro.

8. Pois não tem jeito, não, é imortal: um livro que você acha que deveria virar um clássico para que todas as futuras gerações pudessem ler
Jogos Vorazes (Suzanne Collins): Queria citar um dos meus, mas não tenho tanta autoestima assim nem acho que já tenha escrito algo tão relevante 😅. Também vou repetir esse que infelizmente não tem resenha aqui no blog. Na minha opinião essa série não pode ser esquecida, e sim muito bem trabalhada e debatida. Desde que li o primeiro livro tenho certo receio de que alguém ainda vai achar que é uma boa ideia repetir algo parecido na nossa realidade, e por isso acredito na importância de não deixar a crueldade exposta nessa história cair no esquecimento. Ainda não li A cantiga dos Pássaros e das Serpentes.

🚨Os títulos com links redirecionam para a página da resenha aqui no blog.

E então, gostaram? Fiquem à vontade para responder a tag! A listinha com as perguntas está na descrição do vídeo da Melina Souza. E quem quiser ver a primeira versão da tag, acesse: No Outono é sempre igual (2019).

14 comentários:

  1. Olá, Helaina. Bom dia!!
    Pois é, verão se findando e meu Rio de Janeiro continua pegando fogo. Tá muito quente essa despedida, espero dias mais frescos. Haha.

    Amei a Tag, vou até ler a primeira pra ver quais foram os livros. Livro eu sempre quero, né? Mas também tem vários que você mencionou que tenho curiosidade faz tempo, como Labirinto do Fauno, O Jardim Secreto. Ainda quero conhecer a coleção Jogos Vorazes, só sei de ouvir dizer que é uma trama distópica muito boa.

    Pra mim é sempre uma delícia reler Sherlock Holmes, estou sempre pegando um conto aleatório pra reler as vezes. Já Crônicas de Nárnia, a última vez que li tinha uns 10 anos de idade, as vezes acho que cabe uma releitura, mas acabo sempre não dando prioridade a ele.

    Não fala de Harry Potter não que estou começando a gostar dele, brincadeira pode falar sim. Pra mim agora as coisas estão fazendo sentido. Já me pegou apaixonada por personagens, ai ai, irei sofrer? Tô tensa.
    É curioso isso que você falou, eu estou começando a me sentir presa na história agora justamente pelas problemáticas dos personagens, e que todos tem pontos positivos e negativos, e precisem de terapia, faz com que me apegue mais a eles, a trama e contextos parece mais verossímil a medida que os livros passam. Só não gosto muito de Hogwarts ser tão perigosa pra uma escola, mas também nada é perfeito nessa vida. E pra muitos de nós a escola também foi desafiadora, embora não desse jeito, haha. Mas você entende oque quero dizer!
    Você sabe que eu sempre amei o Universo de Tolkien, o mais "famoso" dele sempre foi Senhor dos Anéis (embora não seja o meu favorito), mas agora que paro pra pensar; Tolkien nesse livro conseguiu ser bem "fantasia contos de fadas", personagens centrais quase não são mortos, alguns personagens acho perfeitos demais (Aragorn? Faramir? E agora isso me parece caricato), e apesar dos problemas que enfrentam, o final parece realmente um conto de fadas. Hahahahah.
    Harry Potter está de provando diferente nesse aspecto, e acho que justamente por isso vou terminar essa saga amando. Ai ai, viu?
    Mas é coisa de fase, eu entendo completamente você dizer que quer fantasia pra esquecer da vida real, ter um refúgio longe de problemáticas da vida real.

    Enfim, deixa eu ir.
    Beijos, até mais 😘
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, nossa, eu também estou aguardando ansiosamente pelos dias mais frios.

      Fico feliz que tenha gostado da Tag!

      Eu vou ler outra edição de Sherlock Holmes que tenho (é uma luta para me segurar e não comprar várias delas...hahaha) usando a ordem das histórias que você colocou no seu blog. Eu nem lembro quando li 'As Crônicas de Narnia', só sei que faz tempo, e não pretendo ler de novo por enquanto porque tenho outros livros igualmente extensos que quero ler.

      Olha, com Harry Potter experimentei o que acho que foi uma das dores de luto mais intensas que eu já tive. Quem mandou eu enxergar um os personagens como uma figura paterna. Me quebrou com força, levei uns 2 anos para me recuperar. Acho que na época me identifiquei, mas hoje, que vejo o quão cruel foram algumas das minhas experiências na escola, não quero reviver nada nem perto do que foi e se puder evitar que aconteça com outras pessoas, farei o possível para evitar. E sim, Hogwarts o lugar mais seguro do mundo bruxo é propaganda enganosa! Hahahahaha...

      Até mais 😘

      Excluir
  2. Oi!
    Tudo que peço nesse outono é temperatura mais amena!
    Essa sua reflexão sobre o mundo de Harry Potter já tive sobre mundos de fantasia, é difícil achar um que eu gostaria de viver. Jogos Vorazes merece o posto de clássico sim, esses dias estava lendo sobre os quarter quells na Wikipedia e só consegui pensar na mente de titânio da autora!!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é o que eu mais quero!
      Eu gosto do nonsense, mas se a gente for olhar de perto, a maioria não é tão convidativa quanto parece. Devia, né! É preciso discutir essa fascinação em acompanhar o sofrimento alheio que algumas pessoas tem antes que isso vire uma realidade igual ao livro.

      Beijos;

      Excluir
  3. Oi, Helaina! TAG interessante. Suas respostas foram esclarecedoras. Gostei de saber um pouquinho mais sobre você. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Nessa lista tem vários livros que quero muito ler, mas conheço a história só de filmes. O único que li e vi a adaptação foi O Jardim Secreto. Ele tem muito clima de outono, um tempo que me lembra conforto, corações quentes e esperança de dias melhores.
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Já eu quero muito assistir 'O Jardim Secreto'. Sim, daquele tipo que deixa o coração quentinho. Beijos;

      Excluir
  5. Tag bem legal. Gostei muito das suas respostas também.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler O Jardim Secreto, ainda não li. Adorei essa tag, graças a você tenho uma lista infinita de livro que quero ler e ainda não posso comprar. Sabe que nunca li Crônicas de Nárnia porque peguei spoiler do final? kkkkkk e ainda buscando coragem de ler O Labirinto do Fauno, porque não tenho nenhuma de ver o filme, sangrento demais. Devo ser uma das poucas pessoas que não se interessa por Jogos Vorazes e GOT '-'
    Seu post ficou adorável. Me deu adolescência feelings, Sandy e Jr ainda faz parte da minha playlist, época boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro de deixar o coração quentinho. Quando comecei, achei que seria triste e com altas doses de drama, mas por sorte me enganei. Hahahaha... essas listas nunca terão fim. Eu ainda não assisti 'Labirinto do Fauno', mas pela maneira tensa que é o livro, imagino como deve ser o filme. Eu fui no hype da época que lançou a trilogia. Agora eu ainda gosto da história, mas não tenho mais aquela pressa pra ler tudo. Inclusive ainda não li o último livro que lançou e acho que já saiu o filme também... Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  7. Queria muito poder responder essa tag no meu blog, mas eu não leio o suficiente pra ter livros a sugerir... affs. Eu também amo a série do C.S. Lewis! Foi o que me tornou leitora, quando eu era mais nova <3 Memória afetiva fortíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, seu não respondo muitas do tipo por aqui também não, pelo mesmo motivo. Até leio bastante, mas na hora de colocar em categorias, quase nunca tenho exemplos suficientes. Que legal! Eu conheci a série um pouco mais velha, depois de assistir aos filmes.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.