abril 04, 2024

[Resenha] Um estudo em vermelho

"Eu estava obcecada. Passava 80% do meu tempo falando sobre Sherlock Holmes e John Watson e nos 20% restantes eu torcia para que alguém falasse deles, só para poder falar mais um pouco."

Pois é… Apesar de um pouco relutante em admitir, minha relação com esses dois personagens do Conan Doyle se assemelha muito com a obsessão de Cady Heron com Regina George no filme Meninas Malvadas (2004). Não gosto de ser esse tipo de fã, porque acabo me sentindo controlada pelo que eu gosto e não apenas apreciando a arte, mas com Sherlock e Watson, tem sido difícil resistir.

A consequência disso é que estou aqui mais uma vez não só relendo as histórias, como publicando a resenha. Vocês podem acessar as postagens com o box da editora Harper Collins Brasil acessando os links: Volume 1 | Volume 2 | Volume 3 | Volume 4. Entretanto, obviamente não vou usar a mesma edição dessa vez (mais uma consequência desse amor exagerado). Quando descobri sobre os livros publicados com a foto dos atores que interpretaram Sherlock e Watson na série da BBC, Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, na capa, claro que eu quis comprar todos. Mesmo já tendo todos… vocês entenderam. E outro diferencial é que estou relendo na ordem cronológica em que as histórias aconteceram.

Quem me inspirou essa releitura em ordem foi a Anne do blog Entulhando Ideias. Quem quiser ler a postagem e saber mais sobre a diferença entre a ordem de lançamento e cronologia dos fatos, acesse: Sherlock Holmes – Ordem de leitura.

Mas, chega de introdução e vamos à resenha!

[Sinopse] O sucesso da série “Sherlock” da BBC, apresentou o lendário detetive de Arthur Conan Doyle a uma nova geração de fãs. O episódio de estreia da série foi inspirado na primeira história de Sherlock Holmes, “Um Estudo em Vermelho”, e esta edição, com introdução do cocriador da série Steven Moffat, mostra aos fãs como tudo começou. “Um Estudo em Vermelho” é uma poderosa história de assassinato, suspense, pistas enigmáticas, rastros falsos e vingança. Aqui, o leitor irá conhecer os lendários personagens Sherlock Holmes, Dr. Watson e o agente Lestrade, quando eles se unem pela primeira vez para perseguir um misterioso assassino que perambula pelas ruas de Londres. (Fonte: Skoob)

Desde que eu conhecia série da BBC, imediatamente quis corrigir o fato de nunca ter lido sequer uma história do detetive na vida. Nesse livro temos a primeira aventura vivida e narrada por Dr. Watson contando como conheceu seu amigo, Sherlock Holmes, e o primeiro mistério que ele o viu desvendar. Alguns dos eventos aqui são bem parecidos com a série, mas a trama é ambientada na Inglaterra Vitoriana e, portanto, sem nada da tecnologia que temos hoje.

Em ‘Um estudo em vermelho’, temos um narrador extremamente surpreso com as habilidades de um homem que ninguém conseguia dizer no que trabalhava, depois um certo incômodo por acreditar que tudo não passava de um truque do detetive para enganá-lo e, por fim, seu fascínio pela inteligência do colega com quem passou a dividir o apartamento.

O livro começa com Dr. Watson, recém-dispensado do campo de batalha por conta de um ferimento e com sérias restrições financeiras, procurando um lugar mais em conta para morar e não precisar abandonar a cidade de Londres. Casualmente ele encontra Stamford, enfermeiro que no passado trabalhou sob seu comando no hospital, conta todos os seus infortúnios e comenta que está a procura de um lugar para morar. Stamford então revela que Dr. Watson é a segunda pessoa a abordá-lo naquele dia com o mesmo problema e o leva para conhecer quem havia questionado primeiro: Sherlock Holmes.

““Esse sujeito pode ser bastante esperto”, eu disse a mim mesmo, “mas certamente é muito convencido.” P.38

Os dois passam a dividir o apartamento 221B da Baker Street e depois de instalados, Dr. Watson se ocupa em observar o colega tentando compreender a ciência da dedução de Holmes. Provavelmente querendo mostrar suas técnicas em ação, ou apenas se exibir, o detetive convida o colega para acompanhá-lo a uma cena de crime e é aqui que o mistério se apresenta.

Um cadáver em uma casa vazia e uma palavra escrita na parede com sangue. É tudo que Holmes precisa para desvendar o mistério aparentemente indecifrável para os demais, incluindo a força policial que é quem requisita a sua ajuda. Adoro ver a mente do detetive trabalhar, mas como acompanhamos tudo através dos olhos do Dr. Watson, sempre haverá algo que não iremos ver.

Existem poucas pessoas, no entanto, que ao saberem de um resultado, são capazes de tirar da própria mente quais as etapas que levaram a tal resultado. É a esse poder que me refiro quando falo de raciocinar de trás pra frente, ou analiticamente.” P.193

Só por isso aceito o fato de não conseguir desvendar tudo junto com o detetive, pois quando apresenta o mistério resolvido, Holmes deixa claro que estava tudo bem diante de nós desde o princípio. A verdade é que eu me identifico muito com a maneira de pensar do detetive. Queria ser tão assertiva quanto ele.

O livro é dividido em duas partes, e enquanto a primeira mostra a corrida atrás do criminoso, a segunda nos contextualiza sobre o passado dele e não é a primeira vez que deixo de sentir pena das vítimas depois de saber o que aconteceu. Um ardil tão cruel quanto aquele não poderia gerar nada de bom. Eu não uso ficção como única fonte de informação, porque sei o escritor deve ter a liberdade de escrever da maneira que bem entender, mas que o Doyle me deixou com um pouco de medo de um certo grupo religioso, a deixou…

É um erro capital tecer teorias antes de ter todas as evidências à mão. Isso influencia nosso julgamento.” P.45

A escrita fluída do autor e as poucas páginas fazem a leitura voar e eu terminei já querendo o próximo. O trabalho que a Companhia Editora Nacional fez nessa edição ficou lindo, com orelhas enormes e desenhos ilustrando a parte interior da capa, contracapa e as folhas que dividem as partes 1 e 2 do livro. Ainda contamos com uma pequena introdução escrita por Steven Moffat, um dos criadores da série Sherlock da BBC e a minha edição também veio com um marcador de páginas.

Título original: Sherlock: A Study in scarlet
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Tradução: Michele de Aguiar Vartuli
Páginas: 200
Editora: Companhia Editora Nacional
Ano: 2013
Link do livro no Skoob: Um estudo em vermelho

Apesar de ser uma releitura, eu já havia esquecido muito do que li e acredito que isso vai continuar acontecendo com os outros romances e contos do detetive. Infelizmente eu não consegui completar a coleção desses livros com capa da série, então para alguns textos eu precisarei recorrer a minha versão da Harper Collins.

E vocês, já leram as aventuras de Sherlock Holmes narradas por Dr. Watson? (acho tão estranho chamar ele assim em vez de John como na série 😅💖).

22 comentários:

  1. Oiê, Helaina.
    Se eu fosse demonstrar preocupação com a frase que abre esse post, seria pura hipocrisia minha porque me identifico totalmente, em vários níveis. Haha.
    Ah, você chamaria de obsessão? Puxa, não seja tão dura consigo mesma, eu chamaria de hiperfoco! Haha.

    Quanto a ter mais uma edição? Puxa, mas qualquer fã entende (eu tenho três edições de O Hobbit, e ainda quero umas outras). Particularmente acho que cada um tem o direito de ter o hobby que quiser e gastar com oque deseja, então: compre quantos livros/itens de Sherlock e John de Benedict e Martin quiseres❤️ (eu quase comprei essa edição com eles, mas de Cão dos Baskerville, haha, achei a capa lindíssima e fiquei curiosa em relação ao prefácio que diz ser com os atores). Eu acho que a graça de colecionar mais de uma edição é essa, os prefácios, notas de rodapé, tradução e outros detalhes são sempre diferentes (além da capa, diagramação e acabamento), mas nunca é "a mesma coisa". E reler o livro, principalmente em edições distintas, nos fazem perceber coisas diferentes em relação a primeira leitura, detalhes que não notamos, e também em relação com a diferença entre traduções. (Eu tô querendo reler O Hobbit novamente porque mencionaram um trecho que eu não lembro. E tem VARIAS histórias de Sherlock Holmes que postam trechos no Tumblr e eu não lembro, daí vou procura novamente pra ler, os contos ajudam por serem curtinhos).

    Curiosamente ontem mesmo eu tava comentando com alguém que Sherlock Holmes é meio que meu "conforto no mundo dos fandoms", foi um fandom que mais mantive bons relacionamentos e trocas positivas, sem me estressar com qualquer coisa que seja (inclusive eu achei seu blog por causa de Sherlock Holmes e a sua resenha do Box). Eu gosto bastante dos livros, eles são bastante "confort", as séries/filmes depende (tem algumas que despedaçam nosso coração em alguns momentos), mas minha preferida é da lenfilm (uma série Sherlock Holmes Soviética), e eu considero meu "show de conforto". Haha. Enfim, também sou suspeita pra falar de Sherlock Holmes.

    E eu gostei muito de Um Estudo em Vermelho, sei que farei releitura não daqui a muito tempo ❤️🥰
    Já achei fãs de Holmes que assistem a todas as adaptações de Holmes também! E sabe de cór cada uma, peculiaridades, curiosidades, atores. E não acho obsessão, vejo mais como hiperfoco mesmo (conheço fãs que sabem todos os nomes de Elfos de Tolkien [há uma infinidade deles], ou que aprendem a lingua élfica, e se acham inteligentes. Tenho amigos Potterheads que sabem muito desse universo e amam falar a respeito. Então porque um fã de Sherlock deveria se achar obsessivo por saber tudo de Sherlock e suas muitas adaptações? Ou sobre uma específica? Não vejo porque se achar menos que inteligente). Entra aqui a segunda citação que vc trouxe, haha!!!

    É preciso ter quase um "sótão ou palácio mental" pra guardar essas informações de histórias que amamos tanto, hahahahah, mas como não temos, vamos reler e reassistir sempre por puro deleite e entretenimento ❤️
    Cada um com seu hiperfoco, desde que não prejudique ninguém e não cause problemas a si mesmo, não vejo problema. Se faz a pessoa feliz, faz ela manter outras novas amizades e relacionamentos saudáveis com outros fãs, e usa isso no tempo livre sem prejudicar as outras relações pessoais que já tinha e trabalho, não vejo porque deveria ser tachado de problema.
    Mas se você se sentir controlada por isso, que de alguma forma deveria resistir a isso, e se isso não faz você se sentir bem, daí é bom entender isso na sua terapia.

    P.s: pra quem é fã, isso de não conseguir completar coleção é tão chato pra nós. Eu também não completei a minha com os mangás dessa adaptação (só tenho o primeiro, um estudo em rosa) e tô chateada até hoje porque não adquiri os outros e porque não vão lançar mais 😭😭😭
    E em outros fandoms eu também tenho coleções incompletas que estão esgotadas hoje, e só me resta lastimar. 😅
    P.s 2: eu amo chamar ele de Dr. Watson, hahahahah 🤩
    Até mais,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não conheço ninguém disposto a conversar sobre Sherlock na intensidade que eu gosto, pelo menos offline.. hahaha

      Se você quiser ler os prefácios, tem um jeito fácil e de graça. Entra na Amazon, encontra os ebooks e pede uma amostra grátis deles. Como enviam geralmente até o primeiro capítulo, a introdução acaba vindo junto. Foi assim que eu saciei a curiosidade com os livros que não consegui encontrar.

      Acho que o fato de gostar da 4ª temporada e shippar Sherlolly faz com que eu não seja muito bem vinda em alguns grupos no fandom.. hahaha.. Mas sempre tem quem aceita a opinião alheia, mesmo que não concorde.

      Eu gostei de reler, mas me sinto muito mal lendo aquela parte sobre o passado do criminoso. Não consigo mais ler aquela parte não. Maldade demais com a moça.

      Acho que meu incômodo por pensar demais na série vem do fato de eu escrever fanfics e viver praticamente casada com o Watson que eu "criei". Mas quando não tenho nada melhor pra fazer na minha realidade, vou passar um tempo com meu marido (em Dezembro desse ano completaremos 3 anos de matrimônio ❤️).

      P.S.: Chato demais. Eu pensei em comprar, mas quando não encontrei todos na banca e depois descobri que não lançariam mais, desisti. De outros fandoms só tenho livros extras de Arquivo X e Harry Potter.

      P.S.2: Eu costumo chamar ele assim quando é ironia. Inclusive faço o mesmo nas fanfics.

      Até mais;

      Excluir
    2. Não sabia que dava pra ver uma amostra na Amazon, geralmente eu busco no Google, que as vezes disponibiliza algumas páginas ou primeiro capítulo. Mas nem sempre acho a edição que quero verificar. Vou buscar essa função na Amazon agora🥰
      Agradeço 😊

      É, eu meio que entendo, Fandom é complicado. As vezes gostamos de uma coisa específica dentro das histórias enquanto a maioria do fandom prefere outro tópico/assunto/personagens ou ships. É bem chato, acabamos nos sentindo um pouco 'de fora' quando é assim, infelizmente. E pior quando os outros não nos deixam dar opinião só porque é diferente ou é uma minoria que gosta da msm coisa que nós. Mas não se preocupe, Sherlolly tem fãs por aí também, mesmo que não pareça.
      Eu quando estou num nicho dos fandoms que gosto e acho escritores e fãs desse nicho fico muito feliz de ver que tem outros como eu. Então tenha em mente que, mesmo que pareça ser minoria, oque você aprecia é também muito especial para outros (as vezes ainda mais, já que é mais raro de achar)❤️

      Excluir
    3. Eu sou cheia de amostras na minha biblioteca! Até pra não esquecer que eu quero mesmo o livro, porque raramente acesso minha lista de desejados no app. Nem sei se dá pra ver por lá. Pede sim, eles não estipulam prazo pra ler, pode ficar com a amostra o tempo que quiser. Por nada! 😊

      E eu sou sensível demais com essas coisas. Quase tudo é gatilho pra mim (sim, terapia urgente, só ler postagens na internet e tentar sozinha não é o suficiente). Já reparei que a maioria dos Sherlolly estão entre os fãs do Benedict. Entre os fãs do Martin tem quem shipp até os atores. Ambos hétero e comprometidos há bastante tempo. Prefiro evitar esse grupo/assunto.

      Excluir
  2. Oie Helaininha, tudo bem com voce?
    Gostei de ver! Eu confesso que ainda não li nada do Sir Arthur, mas acho que essa seria um ótima opção e além de ter boa escrita, o livro é bem bonitão e não da pra negar que também isso enche os olhos dos leitores, né?
    Eu estou beeeem atrasada e voltando blogar aos poucos!
    beijocas, ótimo final de semana ´pra voce!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, tudo bem comigo sim e com você?
      Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste!
      Bem vinda de volta!

      Beijos e um ótimo final de semana pra você também!

      Excluir
  3. Oi!
    Na época que a série finalizou comecei a ler os livros do Sherlock Holmes em ordem de lançamento, mas acabei parando no terceiro ou quarto livro, adoro Um Estudo em Vermelho, em especial a listinha que o Dr. Watson levantando as qualidades do Sherlock.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu não consegui parar. Li tudo de uma vez, "ouvindo" a voz do Watson enquanto lia, e acabei não memorizando quase nada.. hahaha... o bom é que posso ler tudo de novo 'como se fosse a primeira vez'. Sim, aquela lista me fez rir!

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi, Helaina! Este aí eu nunca li, mas já fiquei tentado a lê-lo depois de sua resenha. Sua empolgação com a obra fez minha curiosidade ir nas alturas, hahahaha. Que bom que curtiu este livro. Sua resenha está ótima. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, eu sou suspeita pra falar porque amo demais as histórias de Sherlock, mas recomendo muito! Muito obrigada! Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste! Abraço!

      Excluir
  5. Ainda não conhecia e nunca li nada deste autor! Fiquei curiosa 😊

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã das histórias do Holmes, mas admito que a série é primorosa
    Tem post novo - espero vc!
    Bj e fk c Deus
    Nana - procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu acho que não consigo mais ficar sem as histórias dele.
      Vou passar lá pra ler!

      Beijos e fica com Deus você também!

      Excluir
  7. Menina, começando pelo fim, eu tbm acho muito estranho chamar o John pelo sobrenome.
    Essa edição é tão bonita. Eu adoro poder revisitar essas hitórias que nos deixam, cada uma seu modo, de coração quentinho.
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só faço isso para brincar "com ele", porque normalmente também prefiro usar o nome 'John' que é raro aparecer nos livros. Sim. Eles capricharam nela. Muito bom mesmo.

      Beijos;

      Excluir
  8. Oi! Eu adquiri o box e quero reler as histórias em ordem cronológica, no momento estou relendo Agatha C. e também me vendo não lembrando de muitos detalhes e algumas vezes até do desfecho. Eu li Holmes antes de ver a série, mas para mim ambos são perfeitos. É muito bom revisitar histórias que amamos. Boas leituras. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É bom ter uma série de livros assim que você pode reler muitas vezes sem se cansar! Beijos;

      Excluir
  9. Pra mim, uma das melhores versões de Sherlock Holmes. Vi essa série com a minha irmã e foi uma experiência incrível. Já tinha visto os filmes, mas gostei dessa abordagem mais moderna. Também começamos Elementary, mas não gostamos muito. Tenho um box do Sherlock que tem esse volume, foi o primeiro livro do Doyle que li inclusive. Não sou fã no seu nível hahahaha, mas gosto muito do universo tanto quanto gosto da Christie. Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com as histórias de Sherlock, e eu também amei. Me motivou a ler os livros. Já ouvi falar de Elementary, mas nunca assisti. Eu já li alguns da Christie, mas já percebi que não terei a mesma relação que tenho com Doyle. Abraço!

      Excluir
  10. Eu não vi a série e não li os livros, mas ainda tenho vontade.
    Que pena que não conseguiu os outros com a capa.
    Beijos!!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade de ver/ler, espero que goste!
      Pois é, mas continuarei procurando.
      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.