março 07, 2024

[5 Motivos] para assistir: CSI Las Vegas

Não sei quando começou minha paixão por histórias de detetive, infelizmente não foi com Sherlock, que só vim ler recentemente. Mas, desde que me entendo por gente gosto de uma trama intrincada, cheia de pistas onde o vilão precisa ser colocado atrás das grades (vocês lembram do jogo: 'Onde está Carmen Sandiego?' Eu amava passar horas seguindo as pistas e recuperando tesouros). Lembro do meu fascínio por livros, como a coleção 'Salve-se quem puder', filmes, e séries, como Arquivo X, Cold Case e CSI Las Vegas, sobre a qual trata essa postagem.

  1. Primeira motivação: Tudo que CSI Las Vegas precisou fazer para chamar minha atenção foi ser exibida na televisão e lá estava eu mergulhando de cabeça nas ciências forenses, porque o foco nessa série é o que os investigadores fazem dentro do laboratório e eu gostei tanto de acompanhar que rendeu uma postagem aqui no blog: [Curiosidade] Artrópodes a serviço da lei e foi o tema do meu TCC que deu origem a um artigo publicado 10 anos atrás: Análise de artigos relacionados à entomologia forense publicados em periódicos brasileiros.

  2. Fantasia ou mundo real: Obviamente CSI lida com a realidade, mas nós sabemos que esse tipo de produção geralmente exagera algumas coisas ou omite parte de processos, que costumam levar dias para apresentar um resultado, com o objetivo de deixar a trama mais ágil e emocionante. Entretanto, essa degustação acaba muitas vezes despertando nossa curiosidade para pesquisar sobre como de fato as coisas acontecem e eu adoro quando o entretenimento motiva esse tipo de comportamento.


  3. Enredo: A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas, designados CSI's (Crime Scene Investigators), desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns. A série policial, criada por Anthony E. Zuiker, estreou em Outubro de 2000 nos EUA (Abril de 2001 no Brasil) e conta com 15 temporadas e 1 telefilme. Foram criados três spin-offs: CSI: Miami, CSI: NY e CSI: Cyber e mais recententemente, para fazer um revival da versão original estreou CSI: Vegas com reprises de personagens, como Sara Sidle e Gil Grissom, interpretados respectivamente por Jorja Fox e William Petersen e alguns rostos inéditos na série. Primeiramente pensada como um epílogo da original, CSI: Vegas acabou renovada e segue em sua terceira temporada.

  4. Estética: A cidade de Las Vegas, com suas luzes, cassinos e hotéis luxuosos, e o deserto de Nevada, tão árido e empoeirado que é possível sentir o desconforto, são os cenários principais além dos laboratórios no prédio da polícia investigativa, então a criatividade de cada caso é muito ampla com tantos cenários. Às vezes me lembra um pouco a variedade de casos de Arquivo X, mas nada aqui é sobrenatural, pelo menos até onde eu me lembro.


  5. Zona de conforto: Completamente minha zona de conforto com o bônus de um crush que cultivei por muito tempo: Greg Sander (Eric Szmanda) e acabou virando personagem de uma fanfic que escrevi de CSI em Minas Gerais: Esconde-esconde. Inclusive consegui um autógrafo dele e da Jorja Fox (Sara Sidle na série) que chegaram com foto pelo correio em Julho de 2008, bem próximo do meu aniversário (tudo amassado 😠 guardei mágoa por anos, mas acho que estou começando a superar). Fiquei muito feliz com a facilidade pra conseguir esses autógrafos, pois tudo que eu paguei foi pelos envelopes e a postagem. Encontrei um endereço de contato pela internet e enviei uma cartinha (não, eu não tenho mais os endereços 😔)... e só agora me dei conta de que eu enviei meu endereço para um local desconhecido acreditando que chegaria nas mãos deles 😱 ainda bem que deu tudo certo! 😅 (o perigo de deixar uma pessoa ingênua livre na internet).

Título: CSI Las Vegas
Direção: Danny Cannon, Kenneth Fink, Lou Antonio, Michael Shapiro, Michael W. Watkins, Oz Scott, Richard J. Lewis.
Gênero: Drama, mistério, policial
País: EUA
Exibição: 06 de outubro de 2000 – 27 de setembro de 2015
Classificação indicativa: 16 anos.

Já conheciam a série? Ficaram com vontade de assistir e conhecer melhor esse mundo das ciências forenses? Espero que vocês também tenham gostado dos links que deixei pelo texto e se quiserem ler meu artigo publicado, o arquivo está disponível em pdf no site da revista de periódicos da UFJF: Rev. Bras. Zoociências.

Para ver outras postagens dessa coluna, acessem: 5 motivos.

22 comentários:

  1. Oii, já faz muito tempo que assisti, quase não lembro de nada rs. Talvez eu assista algum dia.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Confesso que depois de tantos anos já esqueci bastante coisa também. Fiquei com vontade de rever escrevendo essa postagem.

      Beijos;

      Excluir
  2. Aaaaaaaaaaah eu adorooo CSI Las Vegas, adoro num geral!
    Fiquei até com vontade de assistir agora, bom demais! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei assim depois que escrevi essa postagem. Deu saudade!

      Beijos;

      Excluir
  3. Oi, Helaina! Como vai? Faz um tempão que assisti CSI Las Vegas, e lembro-me que curti bastante. Ainda pretendo finalizar as temporadas, pois não assisti todas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, vou bem e você? Eu também ainda não finalizei, acredita. Apesar de ter procurado na internet o tal telefilme pra assistir, e lembro que encontrei numa qualidade tão ruim que nem deixei salvo, ainda faltam umas 2 ou 3 temporadas pra eu terminar.

      Abraço!

      Excluir
  4. Eu acho que vi pouco dessa.
    Eu era viciada em CSI miami..kk e criminal minds, mas esse ultimo não vi todas as temporadas.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que assisti um pouco de CSI Miami, adorava o Horatio, mas minha paixão mesmo sempre foi a equipe de Las Vegas.

      Beijos;

      Excluir
  5. Fiquei curiosa pois nunca vi!
    r: Muito obrigada pelas palavras ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade de assistir, espero que goste.
      Por nada. Foram de coração ❤️
      Beijos;

      Excluir
  6. Oi! Eu nunca vi nenhum CSI, mas também amo histórias de investigação e, sim, eu jogava muito C. Sandiego. Que saudades! Vou tentar conferir esse CSI, dica anotada. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, nossa, só de pensar no jogo já dá uma saudade. Espero que você goste!

      Beijos;

      Excluir
  7. Oi
    eu já vi vários episodios, gostava de assistir CSI e seus derivados que passava na record, mas com o tempo fui deixando de lado, atualmente de investigação eu assisto mesmo só Chicago PD, depois tem algumas séries de bombeiro que assisto.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti Chicago PD e Chicago Fire (é uma de bombeiros, deve ser essa que você mencionou), mas não sigo mais nenhuma como fazia com CSI e Arquivo X. Aquela expectativa semanal por um novo episódio.

      Beijos;

      Excluir
  8. Depois dessa sua postagem, fiquei com vontade de assistir a produção. Parece ser ótima.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade de assistir, espero que goste.

      Boa semana!

      Excluir
  9. Oiê, Helaina!!!
    Esse CSI nunca vi, mas eu assisti vários episódios do CSI:NY e lembro de gostar muito, lembro que tinha um casal que eu Shippava, haha, daí tinha que ir acompanhando a série pra saber no que ia dar, era Lindsay e Danny o nome deles, acho. Passava na TV, daí alguns coisa aconteceu que parei de assistir, mas vi pelo menos umas 4 temporadas, creio. As vezes tinha uma Crossover com outros CSI. Arquivo X vi apenas uns 3 episódios talvez, na TV, quando estava na casa se minha vó. Haha

    Caramba, então essa série realmente impactou e lhe deu idéias pra TCC?🙀
    Eu acho isso super bacana, nada melhor que unir o útil ao agradável, quando o hobby se une ao trabalho, é mágico❤️
    É tão legal quando nos envolvemos assim com essas séries, ficar apaixonada por um personagem, shippar outros, falar sobre, e ainda conseguir unir ao trabalho/estudo. Realmente incrível🤩
    Daí toda vez que rever aquilo deve bater uma nostalgia. Eu estou assim já em relação a algumas que já tem uns 10 anos, vem um monte de coisa na cabeça de lembranças. Haha😅

    Até a próxima,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, CSI também tinha um casal pra shippar e era assim mesmo.. haha.. Eu assistia pela TV também, mas aí parou de passar e eu acabei esquecendo da série (na época streamings não eram tão populares).

      Pois é! Também gosto quando isso acontece.
      Até a próxima;

      Excluir
  10. Oi!
    Só tinha ouvido falar da CSI mesmo e não sou muito fã de séries procedurais, quando assisto uma do formato geralmente tem algo de sci-fi ou fantasia nela, como Fringe e Buffy.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Lembro de ter assistido Buffy quando passava na TV (SBT, acho), lembro que eu gostava, mas hoje sou mais essas séries que levam a gente pra dentro de laboratórios.

      Beijos;

      Excluir
  11. Eu e minha irmã estamos na 14ª temporada, já vimos o NY e o Miami, de todos confesso que gosto mais do Miami, Horatio pra mim é o melhor líder de equipe. Também gosto muito de Cold Case, já viu? A gente terminou uns anos atrás, eu chorava no fim da maior parte dos episódios hahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava muito do Horatio, mas assisti a poucas temporadas. Basicamente o que passou na TV. Já com Las Vegas eu fui procurar na internete quando parou de passar. Sim! Acho que assistia no SBT, vi pouco também, mas gostava. As músicas que colocam no fim de cada episódio emociona a gente.. rsrs..

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.