setembro 14, 2023

[Resenha] O Sanatório

Conforme comentei quando respondi a TAG: [Li até a página 100] #24, esse livro chamou a atenção da minha mãe e foi ela quem comprou. Bom, depois que ela leu já peguei para poder ler também. Não foi uma leitura ruim, mas minhas expectativas eram outras.

Deveríamos ter feito você ir a um terapeuta, falar sobre isso, mas mamãe estava preocupada, achando que você se culparia. Em vez disso, acho que sua mente ergueu uma barreira em torno daquele dia, contra o que aconteceu.” Pág. 392

…parece que tem gente que não sabe mesmo pra que serve a terapia.


[Sinopse] Um resort isolado no alto dos Alpes Suíços é o último lugar em que Elin Warner gostaria de estar. Mas ao receber o convite inesperado para comemorar o noivado do irmão, Isaac, a quem não vê há anos, ela sente que o melhor que pode fazer é aceitar. Assim que chega, em meio a uma forte nevasca, Elin é imediatamente acometida por uma onda de tensão. Além do relacionamento estremecido com Isaac, algo no hotel a deixa nervosa. Antes um sanatório abandonado, o lugar tem um passado sinistro, que só alimenta o clima macabro que o permeia. Quando eles acordam na manhã seguinte e descobrem que Laure, a noiva do irmão, desapareceu sem deixar vestígios, a inquietação de Elin aumenta. Em pouco tempo, a tempestade impede qualquer um de chegar ou sair do hotel, e quanto mais tempo Laure permanece desaparecida e situações estranhas acontecem, mais o pânico se instaura entre os hóspedes e os funcionários confinados no lugar. Para piorar, ninguém notou ainda o desaparecimento de outra mulher. E ela é a única que poderia tê-los alertado sobre as ameaças à espreita. Agora, todos estão em perigo. E qualquer um pode ser a próxima vítima. (Fonte: Skoob)

O livro físico é enorme, então se peso da obra na hora de ler for um problema para você, já quero deixar aqui a dica. Leia no formato digital, esteja com o treino em dia ou encontre um lugar para ler com possibilidade de apoio. Houve momentos que eu tive que interromper a leitura porque não aguentava mais 😅.

Ela tinha se esquecido daquilo: da vida não apenas acontecendo com ela, mas ela sendo parte da vida. Mudando o percurso de algo. Agindo.” Pág.249

A trama já começa repleta de ação com crimes ocorrendo enquanto acompanhamos a chegada da protagonista ao hotel. Porém, por se tratar de uma narrativa paralela a princípio, as histórias não se cruzam. Só depois do desaparecimento de Laure, noiva de Isaac, as conexões começam a surgir. Primeiro na cabeça da gente e aos poucos no livro. Ele e a irmã, Elin, tem razões para estarem tão afastados um do outro e um grande trauma na infância dos dois foi o episódio que desencadeou uma série de problemas de relacionamento individuais e familiares.

No começo eu achei que fosse me identificar mais com Elin, mas o fato dela ter um namorado, com quem vai para o hotel, e um emprego, criou um pequeno afastamento. Mesmo ela estando confusa sobre o que fazer da vida, tentando lidar com traumas do passado, ainda assim parece mais resolvida do que eu, (Depois do que aconteceu em – A pequena loja de venenos, fiquei mal-acostumada no quesito identificação com a personagem) ao mesmo tempo que parece que está desmoronando.

"Chegue ao final dos seus vinte anos, as pessoas vão sentir a necessidade de enquadrá-la, categorizá-la." Pág. 151

Achei todos os personagens verossímeis e é possível sentir empatia por cada um. Até mesmo por quem está por trás dos crimes. Não que justifique os atos, mas possibilita compreender as escolhas cruéis. Esse livro é um demonstrativo do quanto a saúde mental devia receber mais relevância e incentivo. Se dessem tanta atenção às dores invisíveis quanto dão aos exercícios físicos, por exemplo, talvez nossa realidade fosse outra.

O livro é narrado em 3ª pessoa e não há momentos pardos, apesar do excesso de frases curtas ter me incomodado um pouco. Sempre tem algo acontecendo e instigando a gente a querer saber o que vem depois. Apesar disso, senti falta da história do sanatório em si ser mais explorada, falam muito pouco a respeito. Esperava outra coisa então considero que o “erro” foi meu e não da autora.

A única coisa que eu ressaltaria é que a história me pareceu um pouco mais longa do que precisava, mas talvez haja um motivo para isso. No final há um epílogo que deixa aberta a possibilidade de uma continuação, outra história com os mesmos personagens, então talvez esse seja o motivo dessa introdução mais detalhada.

O que aconteceu aqui não é lógico, racional, algo que possa ser explicado. Elin sabe que aquilo tem suas raízes em algo sombrio, tão sombrio que é quase palpável, como se fosse uma presença por si só.” Pág.209

Eu recomendo O Sanatório para quem gosta de mistério policial, com uma policial afastada do cargo e habilidades duvidosas de investigação, personagens em perigo sem condição de fuga e segredos do passado sendo expostos. Se estiver a fim de uma história que explore profundamente o passado de um sanatório, não é esse o livro ideal. Acredito que essa história daria um bom filme. Eu assistiria mesmo já conhecendo o desfecho.

Por falar em desfecho, Sherlock ataca novamente e eu consegui acertar quem estava por trás de tudo. Foi uma mistura de dedução com imaginação de escritora. Só a motivação que eu não consegui nem passar perto de descobrir.

Título Original: The Sanatoruim
Autora: Sarah Pearse
Tradução: Marcelo Schid Arlin
Páginas: 480
Editora: Intrínseca
Ano: 2022
Link do livro no Skoob: O Sanatório

Alguém já leu? Ficou com vontade de ler?

16 comentários:

  1. Oi
    esse é um livro que tenho curiosidade, eu gosto de suspense inclusive estou lendo um no kindle, eu nunca consigo acertar quem é o culpado, conforme vou lendo vou apontando para todos os lados.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro acabou não atendendo minhas expectativas e apesar da leitura ter fluido relativamente rápido, teve muitos desvios para chegar onde precisava. Não vai para minha lista de preferidos do ano.

      Excluir
  2. Achei a sinopse e sua resenha bem interessante, mistério sempre me fisga porque a curiosidade de entender e ir até o final sempre me aplaca. Se eu não ir até o fim aquilo me corroi até eu pegar o livro novamente e terminá-lo rsrsrsrs

    Fiquei chocada com o primeiro destaque, sei que há muitas pessoas que não sabe pra que serve um psicólogo (a maioria acha que é alguém que lhe dará conselhos), mas nesse nível de ir fazer terapia e achar que vai sair se culpando foi hard! (Seria engraçado se não fosse trágico). Credo! Chocada!
    O povo tem que saber que terapia ajuda é nos entender-mos melhor, nossos sentimentos, anseios e ações, terapia é uma autoreflexão auxiliada por outra pessoa neutra que não vai sair julgando agente, ajuda na autonomia e a buscar formas mais saudáveis pra lidar com nossos problemas (porque existem, sempre existirão, e são muitos, rindo pra não chorar) kkkk. Mas confesso que não é facil! Eu mesmo to tendo bloqueio em lidar com minhas próprias frustrações na terapia.

    Mas gostei das outras frases. Talvez eu de uma oportunidade pra esse livro no futuro, embora eu confesse que tenho juntado mais livros na minha lista de futuras aquisições que realmente adquirindo e lendo 😭😭 Me conectar com personagens sempre ajuda também, então quem sabe, se durante a leitura isso acontecer é sempre um bonus pra ir até o final.
    Tô com ressaca literária, tão horrível. Daí admito que as quase 400 páginas desse aí me deixa um pouco com pé atrás, apesar da curiosidade me deixar intrigada. Já tinha visto a capa desse livro, mas foi sua resenha que instigou-me a perceber que pode ser um mistério policial interessante☺️

    Att,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente não foi um dos melhores que eu já li, esperava algo diferente. Mas foi uma leitura interessante.

      Sim! Quando eu li fiquei: como? Gente, é óbvio que a terapia vai trazer seus traumas à tona, vários profissionais até avisam isso, mas a ideia é encarar o problema e conseguir lidar com ele, e não esconder e fingir que não aconteceu. Não dá pra esconder. A dor que a gente não resolve aparece nas nossas reações.

      Te entendo. Faço a mesma coisa. Por isso até fiz um desafio 40 livros pra ler antes dos 40 pra diminuir a fila, mas nem assim. Ajuda demais quando acontece essa conexão. Nesse livro não aconteceu comigo.

      Se você tiver a oportunidade de ler, espero que goste!
      Até mais;

      Excluir
  3. Não costumo ler livros policiais, mas também adoro bancar a Sherlock e fico muito feliz quando acerto, pena que não tenho sucesso nisso, acho que preciso treinar mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu estou numa vibe completamente focada neles agora. Eu praticamente moro com o Sherlock por conta das fanfics que eu escrevo. Os personagens acabam se tornando parte da família.

      Excluir
  4. Oi! Acontece muito comigo de descobrir quem foi, mas não a razão. Eu tenho interesse na leitura, amo um bom mistério, mas admito que sempre fico com medo do desfecho. Ultimamente tenho lido livros que foram ótimo até chegar nesse momento, que acabou sendo absurdo ou simples demais. Espero que o Sanatório me proporcione uma boa leitura. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo se eu descubro um, não consigo desvendar o outro. Preciso treinar mais. Esse parece ser o primeiro de uma série, então, apesar do final ser fechado, já espere por um gancho para o próximo livro. Se tiver a chance de ler, espero que goste. Beijos;

      Excluir
  5. Oi, os livros da autora parecem interessantes e o que mais gostei sobre o livro são os trechos que vi. Uma amiga que leu falou que é muito bom, mas algumas coisas deixaram a desejar, mesmo assim fico curiosa sobre ele.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente algumas coisas deixaram a desejar e o excesso de frases curtas é um pouco chato, mas a história é boa e eu adoraria ver uma adaptação cinematográfica dela. Beijos;

      Excluir
  6. Oi!
    A premissa não me chamou muito a atenção e imagino que deve ser uma sensação muito boa acabar bancando a Sherlock e acertando com frequência.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom, mas também dá um pouco de ansiedade pra descobrir logo se acertei ou não.

      Beijos;

      Excluir
  7. Essa resenha e a sinopse do livro me fizeram lembrar de "O Iluminado". Claro que são livros de premissas totalmente diferentes, mas a questão da nevasca e do mal palpável referenciado na citação acabaram por me fazer pensar nisso.
    Gosto de romances policiais. Não li tantos, mas de vez em quando eu pego um para ler. Fiquei com vontade de ler esse livro por conta da resenha. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu nunca li 'O Iluminado', só conheço a história pelo filme, já li que existem diferenças. Mas essa premissa de ficar preso em algum lugar geralmente rende bons mistérios.
      Eu comecei faz pouco tempo com os livros de Sherlock Holmes, me apaixonei pelo gênero e quero ler cada vez mais. Se ler esse, espero que goste! Abraço!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.