abril 18, 2024

[Marca Texto] #8

Li num livro…
Me marcou…
Quero compartilhar…

Já mencionei algumas vezes aqui no blog que lá em 2020, em meio a pandemia, quando obviamente meu hábito de rezar se tornou mais constante, notei que nunca havia lido a Bíblia por completo. Sou católica e normalmente fazemos leituras ao longo do ano durante as missas que variam conforme o ano litúrgico, mas sempre fica algum texto de fora. Decidi então ler a Bíblia integralmente.

Nunca houve de minha parte a intenção de memorizar as escrituras, e, desse vez, eu não estava fazendo um estudo bíblico (pode ser que um dia eu faça). Eu apenas li, de Gênesis ao Apocalipse, e, como não poderia ser diferente, vários trechos me marcaram. Selecionei alguns para essa postagem e futuramente posso publicar uma segunda lista, pois para não me estender demais, precisei selecionar apenas alguns para a postagem.

O senhor é meu rochedo, a minha fortaleza e o meu Salvador. Deus é a minha defesa, nele esperarei. O meu escudo é o sustentáculo da minha salvação. Ele me exalta e é o meu refúgio. Ó meu Salvador, tu me livrarás da iniquidade. (II Samuel 22, 2-3)
*

Então, tendo Tobias saído, encontrou um jovem de belo aspecto, que estava cingido e como prestes a caminhar. E, não sabendo que era um anjo de Deus, saudou-o e disse: Donde és tu, ó bom jovem? Ele respondeu: Eu sou dos filhos de Israel. Tobias disse-lhe: Conheces o caminho que conduz a terra dos medos? O anjo respondeu-lhe: Conheço e tenho percorrido muitas vezes esses caminhos. (Tobias 5, 5-8)
*

A tua impiedade só poderá fazer mal a um homem, que é teu semelhante; e a tua justiça poderá ser útil ao filho do homem. (Jó 35, 8)
*

Filhos dos homens, até quando sereis de coração pesado? Por que amais a vaidade e buscais a mentira? (Salmos 4, 3)
*

Por isso, ainda que ande no meio da sombra da morte, não temerei males porque estás comigo. (Salmos 22, 4)
*

Assim como é culpado o que atira setas e dardos que matam, assim o é aquele homem que, usando de fraude prejudica seu amigo, e, depois de ter sido apanhado, diz: Eu fazia isto por brincadeira. (Provérbios 26, 18-19)
*

O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, encontrou um tesouro. (Eclesiástico 6, 14)
*

Porque Deus não enviou seu Filho ao mundo, para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. (João 3, 17)
*

E vós, irmãos, não vos canseis nunca de fazer o bem. (Tessalonicenses 3, 13)
*

Ninguém, quando é tentado, diga que é tentado por Deus, porque Deus não é tentador de coisas más: não tenta ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia; depois da concupiscência, quando conceber, dá luz ao pecado; quando tiver sido consumado, gera a morte. (Tiago 1, 13-15)
*

Referência: Bíblia Sagrada, tradução da Vulgata por Pe. Matos Soares. 47ª Edição. Edições Paulinas, 1990.

Citei cada referência conforme a maneira que aprendi na escola católica. Pode ser que praticantes de outras religiões que estudem a mesma Bíblia tenham formas um pouco diferente para citar capítulos e versículos. Da maneira que eu fiz, o primeiro número corresponde ao capítulo e o que vem depois da vírgula são os versículos. Às vezes apenas um, em outros trechos uma sequência separada por um hífen.

Terminei a leitura em 18/03/2024, mas não marquei a data em que comecei em 2020. Quando for ler integralmente outra vez marcarei a data de início. Não achei que fosse ser uma leitura rápida, mas lendo 1 capítulo por dia, levei uns 3 anos. Também não imaginava que seria uma leitura tão longa (li todos os dias, mas não vou negar que às vezes me perdi e li o mesmo capítulo mais de uma vez… 😅).

Então, algum dos trechos tocou o coração de vocês?
Se quiserem ler as edições anteriores dessa coluna é só clicar aqui: Marca-texto

15 comentários:

  1. Eu estou pensando em ler porque faz muitos anos, fiz comunhão então já li, mas lá na minha pré adolescência. Acho que depois nunca mais parei pra ler, minha mãe está lendo e amando.
    Eu estou vendo a série the chosen então me deu mais vontade ainda de ler.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz primeira comunhão, crisma e em nenhum momento houve a leitura completa da Bíblia o que eu acho uma pena. Um estudo bíblico, com o texto todo, conduzido por pessoas que se dedicam ao seu estudo e ainda contextualizando tudo teria sido ótimo. Valeu muito a pena e pretendo ler de novo um dia.
      Ah, adoro essa série, mas só vi o que passou no SBT. Preciso pegar pra ver completa.
      Beijos;

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Como vai! É sempre de muita valia ler o Livro Sagrado, né? São tantos ensinamentos escritos ali. Destaco este trecho aqui; E vós, irmãos, não vos canseis nunca de fazer o bem. (Tessalonicenses 3, 13). Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, vou bem e você?
      Sim! Foi uma experiência maravilhosa.
      Um ensinamento muito necessário nos dias de hoje, porque tem hora que cansa vendo tanta destruição ao nosso redor. Abraço!

      Excluir
  3. Olá,
    Nunca li a Bíblia inteira também. Acho que na época que fazia catequese, cheguei a ler o capítulo de Gênesis inteiro - fora que as vezes leio Salmos aleatórios quando estou mal. Mas é um desejo ler inteira, mas sem se apegar a essa coisa de memorizar. Atualmente não sigo nenhuma religião, mas é algo que acredito sim e as palavras me fazem bem.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, olha foi uma experiência melhor do que eu imaginei que seria. Recomendo.
      Até mais;

      Excluir
  4. Olá, Helaina
    Confesso que nunca li a Bíblia na integra, apenas alguns livros. Dos poucos que li como um todo, meus livros favoritos foram Eclesiastes, Mateus, Marcos, Lucas e João. Provérbios e Salmos também, mas esses não li todo, só trechos específicos.

    As traduções sempre me pegam, em geral eu escolho alguma que esta mais fácil de entender nos tempos atuais. Tem umas Biblias que realmente é bem complicado entender algumas passagens, e eu ficava lendo mais de uma vez a mesma coisa. Atualmente estou com uma Bíblia da Novo Mundo e achei o texto e tradução bem "ok", sem muitas palavras e frases complicadas, tem bastante notas de rodapé e apendices no final.

    Achei interessante isso de ler um capítulo por dia, sem pressão para estudar ou gravar cada coisinha, mas sim só no intuito de ler. As vezes vejo leitores tão focados em bater meta e terminar rapidamente para já ler outro, que sei lá, que bom que dá certo pra eles, mas isso não funciona comigo, haha. Eu leio cada coisa em um ritmo distinto, dependendo do que estou lendo.

    Minha frase favorita entre seus destaques foi; "E vós, irmãos, não vos canseis nunca de fazer o bem". E, a propósito, surreal como conseguiu ser sucinta em escolher as frases, gente, não tenho essa habilidade, não nou nada assim e admiro quem consegue ♥
    Até mais,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, eu recomendo a leitura completa. Foi uma experiência muito boa. Ah sim, isso é bem complicado. Eu nunca tive contato com uma tradução mais simplificada, mas gostaria. Eu estava procurando o contato com a palavra e fugindo do estresse, por isso não quis fazer de maneira forçada. Na verdade eu marquei muitas outras, mas precisei fazer uma pré-seleção e ainda assim juntei frases suficientes para fazer uma segunda parte dessa postagem.
      Até mais;

      Excluir
  5. Oi! Eu fiz a leitura do livro completo há muito anos atrás, eu tinha bastante curiosidade sobre certas passagens e foi esclarecedor. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gostei de saber da sua experiência lendo a Bíblia, pois não li de ponta à ponta e não conseguia ter uma ideia de quanto tempo eu levaria para ler, então saber que você levou 3 anos lendo um capítulo por dia me ajuda bastante.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente não anotei o dia exato que comecei porque resolvi ler meio que no impulso, sem planejamento, mas foi por volta de 2020 e terminei agora no início de 2024, então foram 3 anos e alguns meses.

      Beijos;

      Excluir
  7. A Bíblia é verdadeiro alimento para nosso ser e nossa alma. Passagens e referências profundas, que me deixaram bastante alegre e de bem.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê-la do início ao fim foi uma experiência maravilhosa que eu recomendo muito. Fico feliz que a seleção de passagens tenha causado esse efeito em você.

      Boa semana!

      Excluir
  8. OI Elaina, que legal saber um pouco da sua experiência com a Bíblia, acho que é um livro que muita gente tem preconceito por achar difícil, mas é tão fascinante. Batalhas, fé, derrotas, vitórias, reflexões, um enredo vasto passando por diversos momentos históricos e se interligando de maneira perfeita. Até agora, meu livro favorito foi Gênesis. Estou ansiosíssima para ler Tessalonicenses, provérbios e Eclesiastes! Amei o livro de Tobias também, ler seu destaque me fez lembrar da história dele, um tanto semelhante à de Jó, mas com uma história de amor tão fofinha. Excelente post como sempre.

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.