março 26, 2022

[Resenha] Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 1

Quem nunca ouviu falar de Sherlock Holmes? Poucas pessoas devem fazer parte desse grupo, se é que existem, principalmente no mundo literário. No entanto, quem nunca leu uma história de Sherlock Holmes? Até o começo de 2020 eu era uma dessas pessoas. Tinha interesse, mas não muito, então sempre deixava para depois. Não vou dizer que me arrependo, porque nunca é tarde demais para embarcar em uma boa história, mas pretendo recuperar o tempo perdido lendo e relendo as aventuras do detetive narradas pelo seu melhor amigo, John Watson, tantas vezes quanto tiver vontade.

[Sinopse] "Todo mundo que sabe quem foi o detetive Sherlock Holmes, pode enumerar boa parte dos seus hábitos ou objetos preferidos e repetir algumas de suas frases célebres. Elementar. Mas o fato é que esse notável cavalheiro britânico, de astúcia incomparável e vícios mundanos, que povoa o imaginário coletivo dos ingleses desde 1887, 'jamais viveu e nunca morrerá'." O Globo. (Fonte: Skoob)

Comecei minha aventura com os e-books dos dois primeiros livros escritos por Conan Doyle, Um Estudo em Vermelho e  O Sinal dos Quatro. Gostei tanto que precisava comprar as edições físicas antes de continuar a leitura. Queria a sensação das páginas, o cheiro, os marcadores coloridos, vocês entendem, né? E foi assim, que pedi e ganhei de aniversário a Obra Completa das histórias do detetive Londrino.

A coleção é composta por 4 livros de capa dura que vem em uma caixa para o armazenamento. Adorei a apresentação das edições, e apesar de ser mais fã de brochura, por conta do peso e do preço. De qualquer forma, ficaram lindos na estante!


O primeiro volume contém os livros: Um estudo em vermelho, O Sinal dos Quatro, e As Aventuras de Sherlock Holmes, com os contos: Escândalo na Boêmia, A liga dos ruivos, Um caso de identidade, O Mistério do Vale Boscombe, Os cinco caroços de laranja, O homem de lábio torcido, A pedra azul, A banda pintada, O polegar do engenheiro, O nobre solteiro, A coroa de berilos, As faias roxas.

Como disse, já havia lido os dois primeiros romances quando ganhei essa coleção, mas resolvi reler e gostei muito de revisitar os casos, apesar de já saber o desfecho. Estou adorando acompanhar as percepções do Doutor Watson sobre seu mais novo amigo, Sherlock Holmes, e me identificando um pouco (muito) com o próprio narrador e seus hábitos peculiares.

Faço objeção a qualquer tipo de barulho, porque estou com os nervos abalados. Além disso, costumo levantar-me em horas impróprias e sou terrivelmente preguiçoso. Ainda tenho outros defeitos quando estou bem de saúde, mas, no momento, estes são os principais.” Pág.18

Chamou minha atenção, pra não dizer que me surpreendeu, foi o experimento que Sherlock fez com sangue no início de ‘Um estudo em vermelho’. O escrevi fazendo um experimento muito semelhante na fanfic (Memórias Anônimas) que publiquei antes de qualquer contato com as histórias e senti como se tivesse uma conexão com Sir. Arthur Conan Doyle! (assustada). Já inclusive recebi um comentário dizendo que minha escrita se parece com a dele, mas até agora não sei como reagir a isso.

Acho que nunca amei tanto um livro escrito em primeira pessoa, mas sei que essa sensação agradável se deve ao fato de eu ter me apaixonado pelo John Watson, interpretado pelo ator Martin Freeman na série da BBC. Inclusive foi o que me fez querer conhecer a história além da série. Também amo muito o Sherlock Holmes de Benedict Cumberbatch, mas o laço que criei com John, me faz sentir como se fosse ele mesmo lendo as histórias para mim.

Não vou lhe dizer muito mais sobre o caso, Doutor. Como sabe, um mágico perde o prestígio quando o truque é desvendado.” Pág. 42

A leitura é muito fluída e eu acabei fazendo pausas desnecessariamente longas entre os capítulos só para não acabar rápido. A forma como Conan Doyle apresenta todos os detalhes, e não são poucos, é longe de ser cansativa e se eu lesse até me cansar, teria terminado esse livro em bem menos tempo.

No romance ‘O signo dos quatro’, temos John Watson apaixonado e ao invés de sentir ciúmes, eu gostei ainda mais da maneira como ele se encanta com Mary Morstan, cliente que procura de Sherlock Holmes pedindo ajuda.

Meu espírito foi atrás da nossa visita, o seu sorriso, o tom quente e profundo da sua voz, o estranho mistério que pesava sobre sua vida. (...) Doce idade, quando a mocidade perde sua inibição e torna-se mais sensata pela experiência.” Pág.149

Já li resenhas de pessoas que não gostaram muito da personagem, mas a mesma não apresentou motivos. Dependendo do quais forem, deve-se levar em consideração dois aspectos importantes. Primeiro, o ano da publicação (1890), o comportamento das mulheres naquela época era totalmente diferente de hoje, além disso, é um livro narrado em primeira pessoa pelo homem que está declaradamente apaixonado e apresentando o que ele vê, não apenas os fatos. Eu gosto da Mary que o Doutor Watson mostrou e tenho certeza que há muito mais além da observação dele.

Fiquei maravilhado depois, mas naquele momento, parecia a coisa mais natural aproximar-me dela e, como ela disse muitas vezes depois, havia nela também o instinto de voltar-se para mim em busca de conforto e proteção. De modo que ficamos de mãos dadas como duas crianças e uma grande paz invadiu nossos corações, apesar de todas as coisas obscuras que nos rodeavam.” Pág. 167

Eu amei esse livro onde eu esperava muito mistério e investigação, e recebi também romance e humor. Já li duas vezes e pretendo ler de novo. Sinceramente, a forma com que um dos bandidos tentou fugir ainda me faz rir toda vez que eu imagino a situação.

Nos contos consegui desvendar alguns dos casos junto com Sherlock, e às vezes antes dele. Há inclusive um caso onde ele faz uma dedução errada, que não me enganou. A questão é que, lendo com bastante atenção, um caso serve de instrução para o outro. Você vai aprendendo a arte da dedução com o detetive. Só precisei ficar atenta aos detalhes. Mas é óbvio que não consegui solucionar tudo e o fato de eu ter acompanhado a série da BBC também ajudou já que há muitas referências à história original na versão de Steven Moffat e Mark Gatiss.

A vida é infinitamente mais estranha do que qualquer fantasia concebida pelo homem. (...) Pode acreditar, não há nada mais insólito do que o corriqueiro.” Pág.294

Sobre essa edição da Haper Collins Brasil, achei ruim o fato de que algumas citações não terem sido traduzidas acabei recorrendo ao Google tradutor durante a leitura para saciar minha curiosidade. A não compreensão das frases não atrapalha a compreensão da história, mas acho que notas de rodapé seriam mais práticas.

Eu realmente amei ler essas primeiras histórias de Sir Arthur Conan Doyle e elas já têm um lugar especial no meu coração. Sigo completamente apaixonada pelo casal Mary e John Watson, amando a narrativa do médico sobre as investigações conduzidas por Sherlock Holmes e minha opinião sobre o detetive, bem, eu entendo a irritação dele com a lerdeza das pessoas. (E às vezes compartilho desse sentimento). Vibro cada vez que ele joga o óbvio na cara delas e não estou conseguindo vê-lo como arrogante ou algo do tipo. Eu adoraria ser amiga de Sherlock Holmes.

Creio que sou mais denso que meus semelhantes, mas sempre me senti oprimido por uma sensação de minha própria estupidez quando lidava com Sherlock Holmes.” Pág. 286

Título: Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 1
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Tradução: Louisa Ibánez (Um estudo em vermelho), Branca de Villa-Flor (O signo dos quatro), Edna Jansen de Mello (As aventuras de Sherlock Holmes).
Páginas: 512
Editora: Harper Collins Brasil
Ano: 2017
Link do livro no Skoob: Sherlock Holmes - Volume 1

Resenhas disponíveis no blog: 

Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 1 (postagem acima)
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 2
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 3
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 4

24 comentários:

  1. Oi Helaina, tudo bom?
    Eu li um livro do Sherlock na minha época de escola e lembro de ter gostado bastante, mas como não tem tanto romance, eu nunca levei pra frente. Mas acho que seria uma experiência interessante para sair da zona de conforto!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem e você?
      Acho que estou gostando dos livros dele exatamente pela falta de romance. Mas o pouquinho que teve, da Mary com o John, eu gostei bastante. Estou adorando resolver os quebra-cabeças. Recomendo!

      Beijos;

      Excluir
  2. Oiee linda! Eu sou uma dessas pessoas que ainda NAo li nada de Sherlock. #vergonha Mas com certeza parece ser muito bacana. Essa coleção é linda, pena que tem esse problema ai com a tradução.
    Beijão❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma! Hahaha... é mais comum do que você imagina! Está sendo maravilhosa, estou amando! Sim, e não faz o menor sentido, porque algumas coisas eles traduziram e colocaram no rodapé, outras não... =/

      Beijos;

      Excluir
  3. Oie! Eu sou uma dessas pessoas que nunca leu Sherlock Holmes, apesar de conhecer o detetive e sua importância na literatura haha.
    Esse box é lindo! Apesar de amar e-books, tem alguns livros que também não abro mão de ter na versão física. Amei a resenha e suas considerações sobre as obras do autor, já vou colocar na minha lista de próximas leituras.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, eu também fazia parte desse grupo!
      Sim, é bem pesado, mas é lindo e o prático é que reúne todas as histórias.
      Fico feliz que tenha gostado! Se ler espero que goste tanto quanto eu.

      Beijos;

      Excluir
  4. Olá, Helaina.
    Eu já li todos dele publicados por aqui. Ainda prefiro o Poirot, mas gosto muito do Sherlock também hehe. Eu tenho as edições de bolso da Zahar, e estou relendo aos poucos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Eu ainda estou no meio da minha jornada. Já ouvi falar do Poirot, mas nunca li nada com ele. Ainda não sei se outro detetive vai conseguir conquistar meu coração da maneira que Sherlock fez. Acho lindas e quase comprei as da Zahar também, mas preferi a praticidade da Harper com apenas 4 livros. Mais fácil de organizar na estante. Assim que terminar de ler vou reler também!

      Beijos;

      Excluir
  5. Oi
    eu sou igual você era eu tenho interesse, mas nem tanto, porém gosto dos filmes e das séries do sherlock, mas eu estou de olho nesse box, quem sabe um dia eu compre, mas bom saber que você gostou tanto assim das histórias, meu foco primeiro é os livros do Julio Verne.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Acho que muita gente tem vontade e acabou deixando par depois. Tenho vontade de ler os livros do Júlio Verne também, mas pretendo resolver minha "dívida" com os livros não lidos da Agatha Christie primeiro.

      Beijos;

      Excluir
  6. Pior que eu nunca li ou assisti nada sobre Sherlock Holmes, nem sei muito bem qual é a história.
    Mas que bom que você leu, gostou e hoje nos trás essa resenha pra nós hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      Começa pela série da BBC igual eu fiz. Vira vício rapidinho! Hahaha...
      Eu amei ler e resenhar! Agora pretendo reler! :D

      Beijos;

      Excluir
  7. Ahhhh Sherlok é demais! Mas confesso gostar mais de assistir filmes, do genero, do que ler!
    Mas acho que eu ia adorar os do Sherlok. Também sou apaixonada pela Enola, irmã dele !
    Beijinho
    Taty
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci ele a pouco tempo, mas já amo demais!
      Eu comecei pela série Sherlock, mas estou adorando os livros.
      Já ouvi falar dela, mas nunca assisti nem li nada. Conheci a Eurus como irmã de Sherlock, mas é só na série da BBC. Acho que nos originais ele não tem nenhuma irmã.

      Beijos;

      Excluir
  8. Olá.
    Eu amei ver esse livro aqui. Ainda não tive a oportunidade de ler mas está na minha lista faz algum tempo.
    Já li algumas adaptações mas, esse livro ainda não.

    Amei saber que você gostou.


    Esse mês de abril estou participando pela primeira vez do BEDA, se quiser acompanhar terá posts todos os dias no mês de abril. E ficarei muito feliz.
    Beijos.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Eu ganhei a coleção de aniversário e aos poucos vou lendo e publicando as resenhas.

      Eu amei!

      Vou passar lá para ler!
      Beijos;

      Excluir
  9. Sherlock Holmes é um ícone mesmo. Acho que todo mundo já ouviu falar dele, nem que seja pelos filme/séries. Eu acho essa edição da Harper uma lindeza, mas aqui tenho os da Zahar e da Principis. Eu fico feliz que tenha gostado das histórias e tenha até se divertido com essa dupla mais improvável, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna,
      Eu acho linda as edições da Zahar, mas achei só 4 livros mais práticos. Talvez quando eu tiver uma estante de livros compre outras edições! Estou amando e me identificando muito hora com o Sherlock, em outras com o John! :3

      Beijos;

      Excluir
  10. Eu acho esse box tão lindo
    Amo demais as histórias de Sherlock <3

    Clayci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me apaixonei por ele logo que vi!
      Estou adorando também!

      Excluir
  11. Oi Helaina, que legal! Adoraria ler todas as histórias assim, em sequencia. Muito lindinha a caixa, realmente deve ficar demais na estante. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Eu escolhi uma coleção de livros assim exatamente para não me perder. Sim, fica bem organizadinha! :)

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.