dezembro 08, 2022

[Resenha] Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 4

Bem diferente do início de 2020, eu não faço mais parte do grupo das pessoas que nunca leram Sherlock Holmes. Agora faço parte do grupo que leu os quatro romances e os 56 contos. Sessenta mistérios e aventuras que pareceram passar em um instante e já me deixaram com saudade o suficiente para querer ler tudo de novo.

Esse livro faz parte da lista 40 antes dos 40.

[Sinopse] Em 1887, o escritor escocês sir Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes, o infalível detetive a quem os agentes da Scotland Yard recorriam para solucionar os mistérios mais intrigantes da Inglaterra vitoriana. Desde então, as aventuras do mestre da investigação atraem leitores ávidos por chegar à última página e ver o enigma desvendado. Esta obra completa reúne os quatro romances e os 56 contos sobre as aventuras do detetive mais famoso do mundo e de seu fiel companheiro, o dr. Watson. Para desvendar mistérios, o faro e a astúcia de Sherlock Holmes levam às fontes menos óbvias, às informações mais precisas. Um modelo que influencia até hoje a literatura policial e revela fôlego para impressionar gerações de leitores através dos tempos. O Volume 4 do Box da Obra Completa contém: Os últimos casos de Sherlock Holmes (Contos); Histórias de Sherlock Holmes (Contos). (Fonte: Skoob)

Ainda me lembro da sensação boa que foi começar a ler as histórias narradas pelo doutor Watson, fiel amigo de Sherlock Holmes. Eu me apaixonei pelos dois personagens de formas diferentes, e acho que o laço que criei com eles nunca irá desaparecer (assim espero). A impressão inicial de estar tomando chá na Rua Baker enquanto ouvia John narrar as histórias se transformou, e agora esse apartamento se tornou meu lar. Uma espécie de refúgio para onde posso ir quando a vida ficar estranha demais, impossível demais ou assustadora demais.

É uma coisa terrível, Sr. Holmes, presenciar um acontecimento espantoso, uma situação cruel, sendo preparada diante de seus olhos, compreender claramente aonde isto conduzirá, e mesmo assim ser incapaz de evitar o mal.” P.193

Nesse livro temos algumas demonstrações da habilidade de escrita de Arthur Conan Doyle. Além dos contos narrados pelo doutor Watson, temos também os narrados por Sherlock Holmes, como ‘A Aventura da Juba do Leão’ e mais uma novidade; narração em 3ª pessoa. Em ‘A Aventura da Pedra Mazarin’ temos esse exemplo.

Mais uma coincidência com minhas histórias, dessa vez não posso ser muito específica, pois é exatamente a forma como o assassino age e ainda não terminei de escrever. Pretendo deixar o quote quando publicar último capítulo no Wattpad para quem quiser ler e julgar por si próprio se é ou não mais uma coincidência entre as minhas ideias e as de Doyle. Obviamente, assim como nas outras, eu não havia lido o conto em questão antes então não foi planejado.

Quando seguimos duas linhas distintas de pensamento, Watson, acabamos encontrando um ponto qualquer de ligação que leva à verdade.” P.137

Nessa primeira leitura não consegui ver o Sherlock arrogante como muitas pessoas comentam. Ele se estressa com gente mais lenta, que não presta atenção nas coisas, que não segue uma linha de raciocínio? Sim. Mas quem sou eu para julgar 😅. Eu adoraria formar uma dupla com ele só para ver quem irritaria mais o outro. Quando eu desvendo um caso antes dele (sim, isso aconteceu de novo nesse livro), só falta eu entrar no livro e esfregar os fatos na cara do detetive.

Uma das fraquezas mais óbvias do meu amigo era sua impaciência com inteligências menos brilhantes do que a sua.” P.89

Sobre o doutor Watson, não anotei a placa do caminhão que me atropelou, mas meu coração foi junto com ele. Admito que minha paixão começou na série, com o John Watson do Martin Freeman, mas se estendeu para o personagem dos livros. A maneira como ele descreve os casos, os lugares e as pessoas é cativante. Deixam evidente a sensibilidade dele e isso me atrai muito. Não sei qual rumo mina vida irá tomar, mas acho que é um personagem que terá eternamente meu amor.

Com suas vantagens naturais, Watson, toda mulher é sua auxiliar e sua cúmplice.” P. 411

Se o Sherlock tá dizendo, só posso concordar. 😌

Sei que algumas pessoas gostam de imaginar a dupla como um casal romântico, não critico quem faz, mas nem cheguei a pensar na possibilidade até saber disso pelos fãs. Não houve qualquer indício para mim além da amizade, que sim é uma manifestação belíssima de amor, entre os dois enquanto eu assistia à série da BBC ou lia as histórias. Acho que toda obra artística é aberta a uma interpretação pessoal e não há nada de errado nisso. Inclusive é o que torna a apreciação delas um prazer tão democrático.

Valia um ferimento — valia muitos ferimentos — conhecer a dimensão da lealdade e do amor que estavam por trás daquela máscara fria. Os olhos claros e duros ficaram sombrios por um instante, e os lábios firmes tremiam. Durante um minuto, o único, vislumbrei um grande coração, bem como uma grande inteligência. Todos os meus anos de serviços sinceros culminaram naquele momento de revelação.” P.305

Não preciso nem dizer que sou fã de Sherlock Holmes daqui para sempre, né? E também de seu criador, Sir Arthur Conan Doyle. Procurei conhecer um pouco mais sobre a vida dele (li bem pouco até agora, não vou passar pano, mas compreendo suas algumas de suas atitudes) e estou procurando outras obras do escritor além do detetive londrino. Já adianto que li alguns contos e gostei bastante. Provavelmente em 2023 trarei alguns deles aqui no blog.

Eu indico as histórias de Sherlock Holmes para todos que gostam de mistérios e enigmas intrincados, com boas doses de humor e tensão. Valeu à pena cada página lida. São personagens que pretendo levar para a vida tanto relendo quanto escrevendo algumas aventuras para essa dupla, onde de alguma forma pretendo participar também. Se alguém quiser se aventurar comigo: Fanfics Sherlock

Minha mente é como um depósito cheio, com pacotes de todo tipo armazenados em tal quantidade que só consigo ter uma vaga ideia do que está lá dentro.” P.367

Título: Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 4
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Tradução: Adailton J. Chiaradia (Os últimos casos de Sherlock Holmes) e Myriam Ribeiro Güth (Histórias de Sherlock Holmes).
Páginas: 424
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2017
Link do livro no Skoob: Sherlock Holmes - Volume 4

Resenhas disponíveis no blog:

Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 1
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 2
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 3
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 4 (postagem acima)

24 comentários:

  1. Caramba 4 romances e 56 contos é bastante coisa!!!
    Eu ainda faço parte do time de pessoas que não leram nada sobre Sherlock Holmes, confesso que não sei nada sobre a história pra falar a verdade hahahaha...
    Mas achei bem legal seu post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, depois que eu terminei de ler e fui a sinopse me surpreendi com a quantidade! De qualquer forma ainda acho que foi pouco XD
      Eu me apaixonei depois que assisti a série da BBC. Se tiver vontade, começa por ela também. São 4 temporadas com 3 episódios de 90min cada uma.
      Fico feliz que tenha gostado! :)

      Excluir
  2. O bom é que sempre dá para começar de novo e reler tudinho. \o/
    Ainda não me aventurei pelo universo do Sherlock, mas tenho vontade. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Estou me segurando pra não passar essa releitura na frente de vários livros que eu ainda não li. Eu amei a aventura! Recomendo!

      Excluir
  3. Que bom que você veio para o lado Holmes da força, haha. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar nessa teoria de que eles formassem um par romântico. Pelas leituras que fiz, eles tinham uma amizade sincera e leal, mas par romântico eu duvido. Mas como você falou, cada um interpreta como vê as coisas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor lugar para se viver é no 221B da Rua Baker! Eu vi isso depois que assisti a série e comecei a navegar pelo fandom. Inclusive tem uns grupos radicais que ofendem e perseguem quem não shipa. Fugi correndo deles e da intimidação que usam pra forçar esse ponto de vista como se fosse o único possível. Eu também só vi amizade, belíssima por sinal, entre os dois desde o início. Queria uma parecida com a deles pra vida.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oie, eu amo essas histórias, mas parei no terceiro volume, que pretendo continuar. Quando chegar no quarto, vou estar super nostálgica, acho kk.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu já estou com saudade e vontade de ler tudo de novo!

      Beijos;

      Excluir
  5. Olá,
    Nossa quantos contos, o homem tinha fôlego! hahaha
    Mas eu já li um conto dele numa coletânea do Stephen King, mas não lembro se tinha algo do Sherlock, acho que não. Enfim, fiquei na vontade de ler todos esses boxes, e conhecer mais dos personagens que só conheço por adaptações também.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico muito feliz com isso! E ainda queria mais! :D
      Espero que você tenha a chance de conhecer e goste tanto quanto eu!

      Até mais;

      Excluir
  6. Shelie é sempre tão maravilhoso! eu adoro <3
    E sou doida pelo Wats pelo mesmo motivo! heheheh

    (e sim, chamo td mundo por apelido)

    Amei a resenha!
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro chamar os dois por apelidos! Sherl e Sheeza (por conta da série) pro Sherlock e Mo e Johnzinho pro Watson (tem outros apelidos que eu chamo ele, mas se eu contar ele pede divórcio.. hahaha). Apaixonei demais e não tem volta!

      Obrigada! Que bom que gostou!
      Beijos;

      Excluir
  7. Oi! Eu amo esses livros, Holmes é meu detetive literário favorito. Fico feliz em ver mais pessoas lendo essa obra. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também gosto! É mais gente pra poder conversar sobre ele. Agora é meu detetive favorito também.

      Beijos;

      Excluir
  8. Wonderful post, very interesting and inspiring blog :)
    Greetings from Poland!

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu enfim comprei esse box com os 4 volumes no BF, agora só falta me organizar para ler e estou bem curiosa, ai também sairei desse grupo de nunca ter lido, e que bom que gostou de ler as histórias dele, seus postes me deixaram mais curiosa ainda para ler as obras do autor.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu me apaixonei pelo universo criado pelo Doyle e quero ler muito mais dele. Ir além das histórias do Sherlock (que eu amo demais) e compartilhar aqui no blog.

      Excluir
  10. Compartilho de seu amor por Watson (e Martin Freeman). O personagem realmente me conquistou nos livros e séries, tanto que em qualquer adaptações de Sherlock Holmes eu me apaixono sempre por Watson. Kkkkkk

    Eu compreendo e concordo com seu posicionamento de que cada leitor é livre pra interpretar a obra da maneira que nos faz sentido. Eu fui e sou uma dessas que Shippa Sherlock e Watson, mas respeito total quem não vê dessa forma. De todo modo, a amizade deles é fantástica mesmo (com ou sem shipp).
    Realmente é muito triste quando uma galera do Fandom oprime outras só por conta de divergências de opinião (Eu por exemplo passei um dobrado com o Fandom de Tolkien ano passado). E é pior ainda quando os fãs perdem a noção e atacam o elenco (oque aconteceu até com o elenco de Sherlock). Há pessoas que não sabem oque é limites e não entendem o significado da palavra "respeito" (que deveria ser usado mesmo quando a pessoa pensa diferente de nós).
    Mas é isso mesmo, ao achar gente arrogante é ou fugir ou se preparar pra bater boca e argumentar com coerência (oque nem sempre funciona se a outra pessoa for louca). Mas tem gente assim em todos os fandons, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só assisti a adaptação da BBC pra não "trair" o Martin Freeman! XD Ainda não estou pronta para um Watson que não seja ele.. hahahaha...

      Seria tão bom se todos agissem assim né?! Nossa, isso de atacar o elenco, em qualquer fandom, é tão baixo. Acaba com o prazer de todo mundo, isso quando não coloca a vida e algumas pessoas em risco. É ridículo e imaturo demais! Acho que é por isso que eu acompanho fandoms, mas raramente sou ativa neles.

      Excluir
  11. Pois é.
    E sabe que fiquei surpresa ao ouvir que o autor Conan Doyle, quando tentou matar Sherlock e finalizar a obra assim, recebeu cartas de ódio de alguns fãs (não sei se foi boato ou realidade), mas muitas pessoas com quem conversei falam sobre como o Fandom de Sherlock Holmes definiu os "pilares" de Fandoms modernos (seja pra bom ou ruim), criou os pilares modernos de "opinar e discordar do rumo que o autor(és) dão a obra", o conceito de "Fandom tóxic", determinou as bases de "Shipping", de como ver adaptações e se relacionar com elas (de forma positiva ou não), bem como determinou sub-divisões dentro do mesmo Fandom e etc. E isso influenciou outros Fandoms.

    Não sei se tudo é verídico, mas realmente o Fandom de Sherlock é um dos mais antigos da atualidade e realmente tinha tais tópicos desde seu "debut" como obra. Então é realmente possível que tenha demarcado o conceito de "Fandom" junto com outros trabalhos.
    Coitado do Doyle, já detestava a fama do Sherlock (pois o personagem suprimiu a fama dos outros trabalhos dele) e ainda teve que lidar com uns fãs loucos. De fato Doyle só tornou a escrever Sherlock mais por questões financeiras. Mas é uma pena, pois um autor não devia ser pressionado assim pelos fãs (bem como nenhum elenco de adaptação merece). Realmente tem fãs que perdem a noção, e isso já há muitos séculos (e só piorou com o anonimato da internet como auxiliar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o conto onde ele "morre", O Problema final, está no segundo volume dessa coleção. A resenha está aqui no blog.

      Sobre a questão do formato "fandom" acredito que tenha se originado com os fãs de Sherlock mesmo, mas o termo shipp veio da série Arquivo-X dos anos 90, por conta da 'relationship' entre a Scully e o Mulder. Até porque, shippar casais não heteros é coisa mais recente. Acredito que naquela época se havia alguém que fazia isso, dificilmente falaria abertamente.

      Já li isso sobre o Doyle, por isso vou trazer 2 livros que eu li dele sem ser com o Sherlock aqui para o blog em breve. Tio Doyle merece! :3

      Excluir
    2. Ual. Não sabia que o termo Ship veio daí. Bastante bacana (e eu nunca vi Arquivo X, aí ai, minha mãe assistia e fala muito bem sobre).
      Eu não sei se o nome na época era "Ship" porém foi em 1960 que o "Ship" (ou seja lá como chamavam) começou a circular abertamente pois a homoafetividade foi descriminalização na Inglaterra em meados dessa data. Daí já em 1970 já haviam adaptações de Sherlock como não-hetero (o famoso "The Private life Of Sherlock Holmes". Então o "Ship" de casais héteros já devia existir até antes disso (mas não com esse nome) talvez. Sherlock realmente foi um marco pra Fandom.

      Excluir
    3. Pois é, o nome foi com Arquivo X, mas como você disse deve ter sido só o nome pra designar casais mesmo. Com certeza a prática já existia entre fãs de outros livros, filmes e série. Eu nunca vi qualquer sinal dessa possibilidade até conhecer o fandom. Não sabia dessas adaptações.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.