setembro 27, 2014

[Resenha] Não faz Sentido - Por Trás da Câmera

Eu acompanho o canal do Felipe Neto faz um tempo. Sempre achei seus vídeos engraçados apesar de suas críticas ácidas e de seus palavrões (é pessoal, eu não falo palavrão e por isso não estou acostumada a ouvir) e fiquei curiosa para conhecer os bastidores desse fenômeno do YouTube.
O importante é que uma ideia jamais deve ser adiada.
Sinopse - Você já conhece o Não faz sentido. Agora vai conhecer tudo sobre seu criador, o maior vlogger do Brasil. Criado por Felipe Neto em 2010 sem maiores pretensões, o Não Faz Sentido tornou-se um fenômeno da internet brasileira e o primeiro canal de vídeos em língua portuguesa a ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos. Confundido muitas vezes com seu personagem reclamão, Felipe Neto expõe nesta obra sua outra face, sem óculos escuros, muito diferente da que se vê em seus vídeos mais famosos. Do garoto que se levantou da falência para a exposição meteórica (que o acabou levando à depressão); dos bastidores envolvendo o vídeo contra a série Crepúsculo ao desentendimento com celebridades; acompanhamos, com muita sinceridade, uma história de sucesso por trás dos panos. Você conhece o Não Faz Sentido. Agora vai conhecer a história, através de uma linguagem bem-humorada e sem nunca se levar muito a sério, pela lente de quem está por trás da câmera. E comprovar que, apesar do nome, este livro nos apresenta a história de um projeto cujo sucesso possuiu não apenas toda lógica, como também todos os motivos para se comunicar com uma geração altamente conectada, disposta a revolucionar a maneira como lidaremos com a produção e o conteúdo do entretenimento mundial.
Fui apresentada a um Felipe Neto que eu não conhecia. Sempre suspeitei que aquele tom agressivo dele nos vídeos fosse um personagem, e acertei na suposição, mas ao contrário de mim, a maioria das pessoas não pensou da mesma forma.
Imaginei que ao verem o cenário e os óculos, as pessoas chegariam a conclusão óbvia de que se tratava de um trabalho pensado, revisado e planejado. Doce ilusão, não adiantou rigorosamente nada e a esmagadora maioria pensou que eu era exatamente daquele jeito na vida real.
O livro é narrado pelo próprio Felipe e a impressão que temos é que estamos conversando com ele. É ele nos contando como nasceu e se desenvolveu o projeto do canal. Não tinha nem ideia de como tudo aconteceu rápido.

Durante toda a leitura teve uma coisa na qual não consegui parar de pensar: as pessoas o julgam sem conhecer (novidade, não é?!). Ele não é um “filhinho de papai” como alguns acusaram, e teve que ralar bastante para conquistar o que tem hoje. A única sorte que ele teve foi apostar em algo que o Brasil era carente na época. O YouTube ainda era uma plataforma pouco explorada para produção de conteúdo planejado.

As pessoas eram capazes de captar a essência do Não Faz Sentido e enxergar que, acima de tudo, era um projeto que não buscava denegrir e depreciar pessoas, mas sim, motivá-las a pensar.
A leitura foi muito agradável e fluiu bem rápida. Ele soube contar bem a história do Não Faz Sentido e o nascimento do Parafernalha assim como da Paramaker e também explicou muitas das polêmicas, nas quais ele foi envolvido. Foi um livro divertido e esclarecedor.
Mas nunca, em toda a história do Não faz Sentido, fiz um vídeo baseado simplesmente no fato de não gostar do trabalho de alguém. A coisa sempre foi mais profunda que isso.
 
Nunca, em nenhum vídeo do Não Faz Sentido, ataquei a vida pessoal das pessoas. Sempre julguei atitudes, comportamentos, máscaras midiáticas e o resultado do trabalho. Afinal, sequer conhecia pessoalmente os alvos de minhas críticas.
Eu recomendo esse livro para quem gosta do trabalho do Felipe Neto e também para quem não gosta. Não é uma forma de fazer você gostar, mas entender como uma ideia simples pode ser tornar um sucesso e as consequências que podem vir junto.

Não faz Sentido - Por Trás da Câmera
Autor: Felipe Neto
Páginas: 272
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2013
E então? O Felipe Neto vocês já conheciam, né?
E o livro? Já leram? Vão ler?

10 comentários:

  1. eu gosto do felipe, do estilo que ele faz no canal e hoje em dia ele segue vários estilos de acordo com o que ele quer apresentar para o pessoal. acho muito legal.
    eu sou doida para ler esse livro.espero ler um dia.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também gosto muito do trabalho que ele faz.
      Eu recomendo. É muito gostoso de ler. Como eu disse, é como se fosse uma conversa com ele mesmo.

      Beijussss;

      Excluir
  2. Eu e meu marido nos divertimos muito com os vídeos do canal e eu nem sabia que já tinha livro, sem dúvida que vou querer ler!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é, e acho que ele já está para lançar outro.
      Esse que eu li é muito bom, e tem muitas curiosidades sobre o Felipe. Coisas que eu nem sonhava.

      Beijusss;

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse canal. E parece ser super interessante, é maravilhoso entrar em um blog tão bom quanto o seu e descobrir coisas novas. Amei :)
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu já acompanho faz um tempinho. Visite. Vale à pena!
      Awnn... obrigada! Fico muito feliz de que as informações que eu trago aqui estejam agradando os leitores, afinal é o mais importante! Um blog sem leitores é o mesmo que textos trancados em uma gaveta.

      Beijusss;

      Excluir
  4. Oie,
    eu gosto bastante do canal dele, quase comprei o livro, mas desisti na última hora Achei que não seria muito legal. Pelo que você comentou estava enganada.
    Fiquei curiosa com a leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Olha, eu também gosto do canal, mas fiquei na dúvida se lia o livro ou não. Foi começar e não consegui parar! É um livro cheio de curiosidades sobre o nascimento do Não Faz Sentido e escrito de um jeito que dá até para ouvir a voz do Felipe enquanto lemos. Fiquei ainda mais fã dele! :)

      Beijusss;

      Excluir
  5. Oi Helaina ^-^
    Gosto dos vídeos do Felipe Neto (apesar de não ter assistido muito por falta de tempo ^^'); é bem interessante (e engraçado) o modo como ele "mostra" o que está na mídia.
    Não conhecia o livro. Fiquei com vontade de ler.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Isabelle Brum
    Attraverso le Pagine - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      Eu as vezes fico um tempo sem assistir e depois me atualizo.
      Sim, estamos carente de uma análise crítica das coisas. Apesar do tom acido que ele usa, não o vi inventado nada. Só vi verdades. :)
      Vale à pena! É como conversar com ele e as páginas voam!
      Muito obrigada!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.