fevereiro 01, 2024

[Sessão Pipoca] Encanto

Encanto não entrou na lista dos filmes ano passado, porque assisti depois de já ter publicado a postagem e achei que já estava extensa demais para fazer uma atualização de última hora. Mas o que foi esse filme? Não tinha expectativa nenhuma, a não ser uma aventura colorida e cheia de canções chiclete e descobri uma animação que deveria continuar sendo muito divulgada, apesar dois seus 3 anos de lançamento, para que sua mensagem chegue a cada vez mais pessoas. Leia a postagem e veja se você concorda comigo! 😉

Sinopse: “Encanto” conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida numa casa mágica numa vila vibrante situada em Encanto, um local encantador e maravilhoso nas montanhas da Colômbia. A magia de Encanto abençoou todas as crianças da família com um dom único, desde a superforça ao poder de cura. Todas as crianças à exceção de Mirabel. Quando a magia que envolve Encanto corre perigo, Mirabel, a única Madrigal sem um dom, percebe que poderá ser a última esperança da sua extraordinária família. [Fonte: Disney+]


O filme começa com a Abuela contando para a neta, Mirabel, como a família conseguiu a casa para morar, a formação do vilarejo e a origem da magia na família. É uma história de sofrimento e superação com um final feliz, ou pelo menos é o que parece.

Na sequência, temos a primeira canção com Mirabel apresentando a família e seus dons para as crianças curiosas da vila que insistem em saber o dom dela. A menina tenta mudar o foco da conversa, falando dos outros parentes, mas sua prima Dolores acaba revelando a verdade de que Mirabel não tem um dom mágico.
 

O dia é especial, pois o neto mais novo da família, Antonio, está para ganhar seu dom. Todos estão ajudando na organização da festa, inclusive Mirabel, só que sem magia ela é aconselhada pela Abuela a ficar fora do caminho e deixar os outros trabalharem. A menina não se sente nada bem pela forma como é tratada, principalmente pela avó, mas prefere esconder a dor pelo bem de todos mentindo ao revelar ao primo que é feliz porque tem uma casa e uma família incrível.
 
Entretanto, algo acontece durante aquela noite especial. Apenas Mirabel vê rachaduras nas paredes da casa dos Madrigal que ameaça inclusive a vela que nunca se apaga, a fonte da magia da família. Ao tentar contar para a Abuela ela é repreendida, mas a menina sabe que está falando a verdade, pois durante o ocorrido foi atingida por um pedaço do telhado que despencou. Seu desafio a partir daí é salvar a Casita, mesmo que ninguém acredite nela. O medo que seus parentes sentem da Abuela, e agem até contra a própria vontade pelo bem da família, os impede de apoiar a menina.


Provavelmente nunca escrevi uma resenha me segurando tanto para não dar spoilers, porque apesar de ser um lançamento antigo, acho que quem ainda não viu merece todas as surpresas que esse filme traz. As canções são pequenos clipes dos personagens que cantam, demonstram seus sentimentos e são fundamentais para entendermos a narrativa. Já a vila Encanto, protegida entre montanhas na Colômbia exibe toda exuberância da natureza sul-americana. Essas duas características contribuíram e muito para minha identificação com a animação.


O que a primeira vista me pareceu uma família com pessoas dotadas de dons mágicos, aos poucos se revelou um exemplo de dinâmica tradicional mais comum do que deveria por ser tão nociva. Quando Mirabel apresenta os parentes na primeira canção, tudo parece muito alegre, mas à medida que vamos conhecendo cada personagem, as coisas não parecem tão positivas quanto parecem.

Luisa, a irmã com o dom da força está se sentindo sufocada e acredita que não é nada sem seu dom. Em sua canção temos trechos como: “Não questiono se é pesado, o meu corpo suporta o fardo. | Estou nervosa, e ansiosa. Como um herói que se cansou numa luta horrorosa. | Não posso cansar, não posso falhar. | Não sou nada se tirar o meu dom. | Pode até machucar, mas não diz não.” Ela tem uma necessidade urgente: “Que tal mudar o astral, e segurar a expectativa? Eu seria tão mais feliz e tão mais viva”, mas não quer decepcionar a família.


Com Isabela, a pressão é pela perfeição, por conta das belas flores que cria e por sua bela aparência, ela é celebrada pela Abuela como a neta perfeita e acaba tendo a antipatia da irmã mais nova, Mirabel, por ter uma vida aparentemente perfeita e reclamar disso. Mas em sua canção vemos que não é bem assim: “Correspondo ao que se espera. Os sorrisos, eu ensaio. E se eu cansasse e brotasse tudo aquilo que eu sinto? A aflição vem da pressão pra ser a filha perfeita. Se eu pudesse viver. Quero só viver”.



Continuando com os dons expostos na primeira música ainda temos a Pepa, tia da protagonista, cujo humor afeta o tempo e ela tem pouco controle sobre isso, Julieta, mãe da Mirabel, que tem o poder de curar tudo com a comida que prepara, e Bruno, tio da menina que sumiu há anos e a família é impedida de falar sobre ele, mas pode cantar e assim descobrimos que o dom dele tem a ver com a previsão do futuro. Entre os primos de Mirabel, Dolores tem uma superaudição, Camilo muda o corpo para ficar parecido com qualquer pessoa e usa isso para fazer todos rirem e Antonio está para ganhar o dom.

Entretanto, aos poucos fui percebendo que essas habilidades mágicas são todas facilmente aplicadas à vida real sem magia alguma. Quem não tem na família alguém que sempre se mostra forte e nunca se recusa a ajudar? Alguém que performa perfeição ou uma pessoa com humor instável? Um parente que tenta amenizar qualquer crise com comida, aquela pessoa que ouve tudo, e às vezes compartilha até o que não deve, e o palhaço que faz de tudo para todos sorrirem? Ah, e o Bruno. Não falamos muito nele nem das pessoas que falam as verdades que ninguém quer ouvir, não é mesmo?

Fotos das crianças ao receberem os dons.
Minha identificação com o filme não parou por aí. Quem não tem dentro de si vários desses “dons”? E até um pouco da Abuela, que de tão preocupada em manter tudo sobre controle, e para o bem da comunidade, ignora o mal que causa. Se chorei nas duas vezes que assisti Encanto foi porque, apesar de ser uma animação de classificação livre, esse filme tocou mais na ferida do que muito drama que já ouvi falar. Até ouvindo a trilha sonora eu choro às vezes. (Sério, vocês já ouviram: Dos Oruguitas? 😭).
É por conta dessa característica que para mim esse filme merecia mais divulgação e não deveria parar até que o maior número possível de pessoas tenha assistido e entendido a mensagem. Quantas ainda precisarão aguentar o insuportável em silêncio antes que alguma coisa mude? Por favor, não respondam. Eu sei que é desanimador.

Mas o filme é uma animação da Disney, então esperem chegar ao final com a esperança renovada e até uma solução para o problema da família, que por acaso serve na realidade também. Recomendo Encanto para quem gosta de animações cheias de cores, música, momentos cômicos e uma mensagem reconfortante no final.

Título: Encanto
Direção: Byron Howard, Charise Castro Smith e Jared Bush
Gênero: Animação, Família, Fantasia
Classificação: Livre
Duração: 109 minutos
País: Colômbia e EUA
Lançamento: 25 de novembro de 2021
Trailer: Encanto (2021) | (Youtube)



Vocês gostam de animações? Qual a favorita de vocês?
Já conheciam Encanto? Quem não conhecia, ficou com vontade de assistir?

16 comentários:

  1. Oiê, Helaina!
    Então, esse filme é um dos muitos que eu não vi. Realmente estou muito enferrujada e não tenho visto filmes atuais faz uns 5 anos😣
    Porém, costumam falar muito bem dele (quando lançaram muita gente ao meu redor falava dele). E sua publicação de que ele é relevante mesmo já tendo passado 3 anos (sério? Isso tudo?) só me mostra como eu tenho que arrumar um tempinho pra ver.

    Eu já imagino que vai me comover, porque só de ler você dizendo que Mirabel é meio que 'convidada a ficar de lado' (ficar fora do caminho, nossa pesado) na festa do Antônio só porque não tem um dom, meio que já desperta raiva em mim. Haha.

    Magicamente eu quase não tenho spoilers dessa filme, então agradeço por não contar. Eu sei que é muito difícil se segurar pra não revelar nada.

    E, nossa, sua percepção de que cada dom se encaixa em características da vida real, muito interessante. As vezes esses filmes tem tanto colorido e canções que me perco no que há de mais profundo neles (aquela coisa de ter que assistir mais de uma vez pra pegar as nuances e detalhes que passam desapercebido na primeira vez?), sei que você entende!

    Não, nunca ouvi a trilha sonora desse filme, então não sei oque é 'Dos Oruguitas").
    Talvez eu assista, vou ver se aproveito o carnaval pra tirar um tempinho pra isso.
    Beijos, até mais 😘
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, eu também estava assim um tempo atrás, mas decidi mudar isso e por isso tenho me atualizado com essas produções.

      Nossa, dá muita pena dela sim.

      Olha, eu precisei me esforçar. Sem ter com quem comenta o filme, uso o blog pra isso, mas aí preciso segurar a língua... hahahaha

      Pois é, se parar pra observar, os personagens tem força, são perfeitos, fazem de tudo para animar todos,... é fácil encontrar gente com essas características em qualquer família.

      Ah, é uma música muito fofa e a história que ela conta então, é de emocionar.
      Se tiver oportunidade de assistir, espero que goste!
      Beijos e até mais 😘

      Excluir
    2. Oiê, Helaina.
      Puxa, vivi uma saga pra assistir esse filme. A primeira vez que tentei tava chovendo e faltou luz, na segunda caiu a internet e fiquei sem o dia todo. Mas apesar de todos os imprevistos, achei o filme tão bom, me encantou logo no princípio (não foi um trocadilho proposital, haha). Realmente me arrependo de não ter assistido antes. É um mix de sentimentos em relação ao filme, achei a qualidade de imagem e personagens tão fofos? Não sei explicar, achei a estética do filme muito fofa. E ao mesmo tempo são personagens identificáveis (ajudou muito já assistir levando em consideração oque você falou na sua resenha sobre os poderes e a relação disso com a realidade de uma família). Quero resistir, certamente, porque foi muito emoção ao msm tempo. Eu me peguei achando fofo e rindo em vários momentos, mas também tem boas reflexões, e muita coisa que dá pra se relacionar. No início fiquei em dúvida de assistir dublado ou não, mas puxa, amei ele dublado. E também eu achava que as músicas iriam me incomodar (as vezes alguns filmes acho excessivo, sei lá) mas nesse caso eu gostei, cada qual encaixou bem. Achei interessante também que as músicas são bem diretas e narrativas? Não sei explicar, mas não pareciam só uma "cantoria de como o personagem se sentia", mas também agregam informações pra entender a trama. Daí minha vontade de ver de novo, porque não captei a letra de todas, e sinto que perdi alguns detalhes 😅
      Puxa, fazia tempo que não me apegava a um filme. Agora tô igual aquelas crianças que querem ver repetidamente a msm coisa. Eu achava que as pessoas falaram excessivamente desse filme tempos atrás, agora eu acho que falaram foi pouco, haha.
      Enfim, agradeço a recomendação ❤️

      Excluir
    3. Nossa! Que bom que você conseguiu assistir apesar de todos os contratempos! Eu também senti essa conexão com o filme e sobre as músicas, tenho a mesma opinião que você. Asisti dublado e tô até hoje cantando algumas. Eu também fiquei assim, tanto que se tivesse DVD pra comprar eu iria atrás do meu, porque isso de precisar de internet pra assistir, não é do meu tempo... hahahaha... gosto da boa e velha combinação TV+DVD, e só. Apenas a falta de energia pode me parar! XD Fico muito feliz que você tenha gostado do filme!

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Como vai? Que bom que curtiu animação. Particularmente não curto muito animação, mas este aí parece ser reflexivo, né? Sua resenha está ótima. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, eu vou bem, e você? Sim, acho que tem sido comum nas animações hoje em dia ter conteúdo para as crianças e os adultos, assim todo mundo aproveita. Abraço!

      Excluir
  3. Oi! Que bom que curtiu a animação, dá para ver que é daquelas que aquecem o coração. Faz tempo que não vejo produções da Disney e deu muita vontade de conferir essa história depois de ver sua opinião. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, esse filme foi uma boa surpresa. Se tiver a oportunidade de assistir, espero que goste! Beijos;

      Excluir
  4. Oi
    eu gosto desse filme, que fala muito sobre familia e magia, mas nossa já faz 3 anos o tempo tá passando muito rápido. Que bom que gostou de assistir ele.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, pois é, precisei conferir algumas vezes antes de escrever, pois parece que foi ontem que lançou. Eu gostei muito.

      Excluir
  5. Oi!
    Gosto bastante de Encanto, e assisti numa época que eu estava lendo mais a literatura latinoamericana e fiquei bem feliz com a representação da família da Maribel.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, que legal! Eu também gostei muito da representação e me em casa com a fauna do filme. Aquela capivara expressiva me pegou demais.. hahahaha

      Beijos;

      Excluir
  6. Eu amei esse filme, apesar de não ser dos meus favoritos da pixar. e meu ex-chefe me dizia que só faltava o óculos verde para eu virar a Mirabel kkkk
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, que fofo! Achei ela tão linda. Esse filme é bom demais. Só de pensar fico com vontade de assistir de novo.

      Beijos e fica com Deus você também;

      Excluir
  7. Depois dessa resenha, quero muito assistir à essa animação. Ela parece ser fabulosa.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson, se tiver a chance de assistir espero que goste!
      Boa semana pra você também.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.