janeiro 25, 2024

[Especial] Metas 2024

Nos últimos anos, escrever tem me ajudado a aprender muito sobre mim e isso tem sido como ler um manual de instruções onde finalmente explica como eu funciono. Às vezes sinto que o mundo espera de nós o máximo de eficiência agindo como se fôssemos todos iguais e tivéssemos exatamente as mesmas necessidades. É tipo uma equipe de cozinheiros querer usar os mesmos ingredientes e as mesmas receitas para preparar vários pratos diferentes. Nem precisa avisar que não vai dar certo, não é mesmo?

Nós somos as células que compõe nosso corpo e a interação que temos com o meio onde vivemos. Podemos nem saber que sentimos falta de algo que nunca conhecemos ou acharmos que temos tudo ao nos comparar com outras pessoas e imaginar que não nos falta nada. Ao abrir os olhos consegui perceber o quanto me punia por ter sentimentos e necessidades. De certa forma eu estava tentando suprimir minha humanidade.

Sherlock: Não é um pensamento agradável, John, mas, de vez em quando,
tenho essa terrível sensação de que talvez sejamos todos apenas humanos.
John
: Até você? Sherlock: Não, até você.

Cultivar metas, em vez de promessas, a cada início de ano tem me ajudado nessa jornada de cura e autoconhecimento ao servir de guia, e não coerção, para me manter em atividade. Falhar é inevitável, mas com objetivos realistas o sucesso também acontece. Assim, aqui está mais uma lista com objetivos em várias áreas da minha vida.

Esse ano decidi me arriscar com algumas metas mais específicas, um desafio, e por conta disso retornarei a essa lista no fim do primeiro semestre para ver se precisarei fazer alterações, tanto na própria quanto na minha rotina, para conseguir me adequar ao que planejo para meu 2024.

Escrita

Escrever e publicar mesmo sem retorno: vou manter essa meta porque já é tradição e infelizmente a realidade da maioria das pessoas que escreve no Brasil. Sem um marketing eficiente, vou continuar recebendo comentários do tipo “nossa, não sabia que você escrevia” de pessoas que me acompanham há anos. Se nem no círculo mais próximo consigo deixar claro que sou escritora, imaginam pra quem não me conhece.😒

Participar de cursos gratuitos de escrita: Por dois anos eu tive como meta participar de concursos literários e tirando o Wattys 2022, que eu fiquei entre os finalistas com a história: Memórias Anônimas, não me inscrevi em nenhum outro. Por isso para esse ano eu quero revirar pela internet cursos gratuitos (porque money que é good nóis num have) e fazer aqueles que eu me julgar capaz de me comprometer do início ao fim seja online ou presencial.

Escrever 200 palavras por dia: E aqui vem minha primeira meta específica. Parece pouco, mas para quem tem tido ideias, escrito cronogramas e na hora de colocar no papel não sai nada além de lágrimas, é nesse pouco que eu pretendo voltar a fazer muito. Com 200 palavras por dia, são 6.000 a cada 30 dias totalizando 72.000 em 12 meses. Um romance tem em média 50.000 palavras e acho que vocês já entenderem o meu ponto. Um bônus em 2024 é que teremos 366 dias, então vai ultrapassar um pouquinho esse número. Pretendo retornar aqui no meio do ano e ajustar essa meta caso necessário. Como eu venho dizendo, o objetivo dessa lista é me mover e não me torturar.

Leitura

Ler mais: simples e objetiva. Esse ano consegui concluir mais de 20 livros, com algumas releituras, acredito conseguir ler mais do que isso agora que encontrei um horário fixo para a atividade. Não vou colocar números, mas espero algo em torno do dobro ao final de 2024. Já faz um tempo que estou incomodada com o pouco que tenho lido apesar de ter tempo o que inclusive me atrapalha bastante em conhecer os trabalhos de algumas pessoas que comentam aqui no blog e eu sei que escrevem.

Ah sim, estou quase terminando a leitura completa da Bíblia. Uma conquista pessoal muito importante e que valeu a pena. Não memorizei muita coisa, mas o objetivo desde 2020 quando comecei nunca foi esse, e sim ficar mais próxima de Deus e conhecer um pouco mais da Palavra.

Blogs

Continuar com o ritmo das postagens: Toda quinta-feira postagens inéditas no Mente Hipercriativa (salvo quando precisar mudar o dia da semana por algum motivo especial) e no último sábado do mês no Universo Invisível (o cronograma pode variar caso algum curso de escrita incentive publicações mais frequentes, mas por minha conta a programação é essa que eu mencionei).

Sessão Pipoca com Sherlock Holmes: Acho que já está na hora de fazer com a série da BBC o mesmo que fiz com Arquivo X. Não pretendo demorar os mesmos 5 anos para concluir a resenha, mas não sei se publicarei sobre as 4 temporadas em 2024. Apesar de já saber os diálogos de cor, eu gosto de assistir tudo novamente e anotar detalhes para compartilhar nas postagens, afinal, escreverei sobre as minhas impressões e não apenas o que a série apresenta. Sherlock foi uma série que me marcou demais e não quero ocultar isso nos meus textos.

Cinema

1 filme inédito por semana (ou 4 por mês): Acho que meu bloqueio para filmes novos acabou. Já consigo, pelo menos assistindo sozinha ou no escuro do cinema, lidar bem com as variações de sentimentos que tenho durante a exibição. Coloquei a meta um pouco alta e por isso deixei aberta para 1 por semana ou 4 dentro de um mês. Semanas mais tranquilas consigo assistir mais filmes (estou pensando em finalmente criar minha conta na Netflix) e se for terror precisa ser até as 18 horas. 😅

Saúde mental

Continuar cuidando de mim: Não quero voltar para o que eu era antes de abrir meus olhos. Hoje percebo o quanto consigo tratar melhor os outros apenas por ter reservado um pouquinho de atenção e cuidado para mim. Continuo tendo acessos de raiva ocasionalmente, fico triste e choro por ainda não ter vivenciado muitas das coisas que “uma hora acontece”😒, sou ignorada, minha dor é invalidada, várias coisas que todo mundo passa diariamente. Mas em invés de me punir por ser “inconveniente”, passei a entender o porquê das minhas reações para conseguir lidar com elas.

Viver um dia de cada vez: Acho que não tem frase mais batida do que essa, mas geralmente quem fala não dá a receita de como fazer. Lamento decepcionar vocês, mas eu também não tenho a receita porque é uma mistura individual de lembrar do passado, planejar o futuro e viver o presente. Falo sem constrangimento que nem sempre consigo fazer essas três coisas todo dia. O passado para mim às vezes é um grande borrão, o futuro, que futuro? Aquele que depende só de mim? 😨 E o presente é uma timeline infinita qualquer para a qual fico olhando por horas. Só com muita curiosidade e paciência, e fazendo um pouquinho de cada vez, tenho conseguido dar pequenos passos pelo caminho que chamamos de vida. Levou um tempo até eu me convencer que cada passo importa.

Ballet

Não desistir das aulas: Eu voltei! Depois de 3 anos agora faço balé 1 vez por semana e continuo com preparação física para bailarinos na mesma frequência. Sim, me tornei quem eu mais temia, a pessoa que já percebeu que não funciona sem exercício (o que diria minha versão mais jovem que fugia da educação física?). Mas não achem que eu AMO as aulas. Tem dia que eu vou sem vontade mesmo só por conta dos benefícios para o corpo que acabam ajudando a mente. Minha meta é continuar mesmo que na força do ódio às vezes. 😅

Bom, aqui está um pouquinho de tudo que planejei para esse ano.

Graças ao gif e a menção a série Sherlock, Martin Freeman apareceu aqui no blog em janeiro, mas infelizmente estou tendo cada vez menos trabalhos dele para assistir, mesmo assim sigo acompanhando as notícias. Tem dois filmes com a participação dele sendo lançados esse mês que estão chamando minha atenção.

Um é Miller's Girl, mas não sei se estreia nos cinemas por aqui. É uma história complicada envolvendo o relacionamento professor e aluna que espero tenha um desfecho que sirva de alerta e demonstre claramente a diferença entre idade e maturidade. Apenas um número não te prepara para as armadilhas da vida e o fato da protagonista dizer que tem 18 anos não a torna automaticamente madura. Revendo o trailer, acho que ele nos apresenta a história inventada pela aluna e não o que realmente acontece entre ela e o professor, mas só assistindo para saber.

Assista ao trailer: Miller's Girl

O outro, Queen of Bones, tem pouca informação disponível. Encontrei essa sinopse no Letterboxd: “Os irmãos gêmeos buscam respostas sobre a morte da mãe e sua conexão com o sobrenatural enquanto vivem em uma propriedade rural remota com o pai em 1931, no Oregon.” Terror + Martin Freeman, pra mim é motivo suficiente para assistir, só ainda não sei onde.

Assista ao trailer: Queen of Bones

Acho que listei tudo o que quero prestar atenção esse ano. Nada em definitivo. Posso acrescentar metas, aumentar ou mesmo retirar alguma coisa. Meu maior objetivo é me manter em movimento sem coerção. Ainda não consigo vislumbrar uma fonte de renda, principalmente por conta do cenário literário no nosso país, mas enquanto procuro emprego posso ir escrevendo e publicando. Quem sabe eu não tenho a sorte de uma editora me descobrir e gostar das minhas histórias o suficiente para pagar por elas. Sonhar é de graça, então sonho grande. 😊💭🙏😎

E vocês? Alguma meta para esse ano?

22 comentários:

  1. Que maravilhoso, é um misto de metas, filosofia, autoconhecimento e sabedoria tudo junto num único post. Eu amei!

    Gosto também que são metas passiveis de ajustes se você julgar necessário e que não são vistas como obrigações a cumprir. Com relação a pergunta que fez no final, confesso que não tenho nada tão estruturado assim, justamente porque me cobrava quando fazia coisas assim, porém as suas me mostraram que metas não precisam virar autocobrança.

    Vou esperar a sessão pipoca Sherlock BBC, faz tempo que não assisto, vou tentar assistir e acompanhar seus posts. Eu nem lembro dessa cena que você destacou! Vish…

    Eu não posso ver fotos de Ballet gente, eu acho lindo. Daí fiquei namorando sua ponta por vários minutos, eu sei o trabalhão que dá fazer isso (não por experiencia própria, mas já tive vontade de fazer depois de adulta) e ainda parecer um pluma e só consigo imaginar o esforço pessoal para executar isso. Então entendo você falar que nem sempre é um “amor” fazer aulas, haha. Exercícios físicos são tão necessários, mas também é impossível amá-los, acho que amamos mais o resultado e temos ranço do processo. Haha.

    Sonhar realmente não custa nada, é verdade. E acho muito interessante isso de ir fazendo sua parte, escrevendo e participando do que puder. O cenário de publicação por editoras realmente desanima, mas se ficar pensando nisso a pessoa estagna. Lembrou-me aquele trecho bíblico “Quem muito observa a condição do vento, nunca semeará”, não dá pra ficar vendo os empecilhos do amanha sem faz oque tem que fazer no hoje. Haha

    Enfim, você me fez refletir bastante em um único post, hein!
    Beijos e até mais,
    Entulhando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!

      Ah sim, faz um tempo aprendi que não vale à pena criar metas que eu não consigo seguir apenas para me sentir culpada por não ter feito. Passei muito tempo observando o que eu faço e daí tirei as metas, com um acréscimo ou outro, mas mantive dentro das minhas possibilidades.

      Acho que vai demorar porque quero assistir com calma cada episódio e ver o que irei escrever sobre eles. Essa cena é da 4ª temporada.

      Confesso que já me encantei mais. Comecei o ballet por acaso, sempre gostei, quando estava com 30. Levou um tempinho até chegas nas pontas, mas hoje, depois de ficar um tempo afastada, não estou usando elas. Talvez volte um dia. A força do ódio tinha que servir pra alguma coisa! Hahahahahaha...

      Desanima demais, tanto que eu penso mais em tentar entrar através de uma editora do que partir pra autopublicação. Pretendo fazer isso só com textos que não pretendo vender. Contos, cenas e fanfics. O resto guardarei para editais.

      Eu também refleti muito para escrever essa postagem.
      Beijos e até mais;

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Menina que post bacana hein! Vejo que você é uma pessoa bastante metódica e parece-me organizada também. Isso é bom, embora por vezes pessoas com este perfil costumam ser muito exigentes, inclusive com elas mesmas. Espero de coração que você consiga alcançar suas metas e objetivos, mas se porventura não conseguir está tudo bem. Não se cobre por isso e nem fique se martirizando por não ter conseguido. A vida tem dessas coisas nem sempre conseguimos tudo que planejamos, mesmo com todo esforço e dedicação que colocamos naquilo que se propõe a fazer. Aí vem a frustração que geralmente vem com força. Se a pessoa não estiver com a espiritualidade em dia acaba por ficar em depressão e tendo outros distúrbios na vida. Muito interessante o fato de você ler a Bíblia todinha. Nossa meus parabéns viu. Eu nunca teria essa persistência e paciência. Saiba que não estou desmerecendo o livro sagrado, só não conseguiria esse feito. Eu li somente APOCALIPSE, GÊNESIS e alguns do novo testamento que agora não me recordo de cabeça, rsrsrs. Feliz em saber que você esteja cuidando mais de si. Que você continue sua jornada sem cobranças excessivas. Que a vida lhe seja mais leve e descontraída. Fique bem! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano! Fico feliz que você tenha gostado. Acho que muito da frustração que sentimos vem da ideia equivocada e muito disseminada de que estamos no controle e tudo depende exclusivamente de nós. Não há mentira maior. São inúmeros fatores entre a gente e nossos objetivos e nem todos estão ao nosso alcance para resolver. Eu comecei por acaso, li Gênesis e Apocalipse e pensei, por que não ler a Bíblia toda? Não pensei quanto tempo levaria, só fui lendo um capítulo por dia e agora me vejo perto do fim. Quando terminar pretendo calcular mais ou menos quanto tempo levei. Muito obrigada! Abraço!

      Excluir
  3. Oi! Das metas que mais me identifiquei foram as relacionadas ao ato de escrever e ao de ler. Eu também tenho metas nesse sentido, sabe? Quero escrever mais neste ano, terminar alguns projetos literários e publicá-los. Quero também ler mais. Defini uma meta ambiciosa de ler 40 livros de ficção este ano. Espero conseguir.
    Sobre filmes, não tenho muitas ambições. Assisto pouco, confesso, e fico muitas vezes mais focado em filmes que estão no "mainstream". O último que assisti foi "O mundo depois de nós", distribuído pela Netflix.
    Sobre o blog, tenho planos de continuar publicando semanalmente, três vezes por semana, com resenhas, crônicas (ou contos) e poemas, respectivamente. Também quero encontrar cursos de escrita pela internet. Quero investir também na minha formação como escritor.
    Preciso muito investir em exercício físico. Sei que é fundamental para a minha saúde mental. Trato de depressão há anos e o cuidado com o físico ajuda com o cuidado com a mente. Achei legal sua relação com o Ballet.
    Eu tenho dificuldade de acompanhar e resenhar séries. Por vezes, faço alguma resenha de uma ou outra série que chama minha atenção, mas deixo a resenha rascunhada no meu diário. Sim, eu faço uso de diário e minhas metas de escrita muitas vezes estão ligadas ao diário em si. Procuro preencher uma página por dia. Mas o diário é meia página A4, então, é pouco. Vou pensar em metas mais ambiciosas. Em geral, preencho mais de uma página do diário, mas a minha meta mínima é uma página.
    Enfim, acho que escrevi demais, hoje. Sua postagem me motivou a isso. Estou torcendo para que você consiga cumprir essas metas com excelência. Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu ainda estou tentando esvaziar minha estante dos eternos não lidos...hahaha... tá difícil. Eu queria exatamente assistir mais porque estou pagando o streaming pra não assistir e é ótimo para lidar com emoções em um ambiente controlado.
      Estarei sempre por lá pra ler!
      Eu queria muito parar com os exercícios agora que voltei a fazer depois do recesso! Hahahaha... Acho que se não fosse pela saúde não faria.
      Eu gosto de fazer listas de motivos para assistir, mas como Sherlock já terminou (ou talvez um dia apareça a tal 5ª temporada), vai ser como falar de uma sequência de filmes sobre o mesmo personagem.
      Ainda estou lutando para encontrar um horário para escrever. O de leitura eu já encontrei :)
      Boa sorte com suas metas também! Abraço!

      Excluir
  4. Eu amei as suas metas porque vi autocompaixão nelas. Se a gente olha pra gente mesmas com compaixão, fica mais fácil de olhar para o mundo assim também. Quanto a meta específica de palavras escritas, o Stephen King trabalha assim (ele tem uma meta maior, mas ele SÓ trabalha com isso, não é como a gente que faz 50 mil outras coisas). Tem muita chance de dar certo.
    Espero que seu ano seja melhor do que 2023.
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de anos finalmente entendi que me torturar não é a melhor forma de viver. Sim, tenho percebido isso também. Ah, no meu caso eu não tenho nada pra fazer, só não escrevo tanto quanto o Stephen King porque não tenho apoio. Sinto sempre que estou perdendo tempo escrevendo e que deveria estar fazendo outra coisa mais útil, por isso o peso da culpa quase sempre me atrapalha a escrever.

      Desejo o mesmo para você em 2024
      Beijos;

      Excluir
  5. Olá,
    Tenho certeza que será mais um ano cheio de alegrias e orgulhos pra você.
    Eu também lido com as sabotagens da ansiedade e te entendo e muito como é difícil se habituar ao novo e dar essa chance aos filmes novos. Um clique e a gente volta ao conforto num instante e estraga tudo.
    Mas sei que vc está olhando por VOCÊ e isso é o que importa.
    Não desista de nada que te faça sorrir, é isso.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, muito obrigada!
      A melhor forma pra lidar com essa sabotagem está sendo fazer um pouquinho por vez para nunca estar completamente parada. Eu sou totalmente dependente dos filmes de conforto pra dormir. Sim, de uns tempos pra cá decidi olhar para mim também.
      Ainda estou procurando as coisas que me fazem sorrir, mas quando encontrar farei o possível para mantê-las por perto.

      Até mais;

      Excluir
  6. Oi! Dá para perceber em suas metas que você está em busca se se cuidar e se sentir bem e acho que isso á ótimo. Nós temos que ser nossa prioridade sempre, mesmo quando estamos em busca de sonhos, tentando atingir objetivos, mas nos mantendo bem nessa trajetória. E me deu uma vontade de rever Sherlock agora. Eu amo! Boa sorte nas metas.
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! A ideia é manter em movimento, mas sem me maltratar, porque senão não sobre muito de mim para chegar a algum lugar.
      Beijos;

      Excluir
  7. Muito bem. Gostei muito de te ler. Acho que é muito bom ter propósitos, defini-los assim.
    Dei por mim a pensar que também deveria pôr por escrito algumas metas, mas vou só ficando com elas no pensamento, algumas de ano para ano sem verem a luz do dia, tais como a leitura, a escrita e publicação...

    Que suas metas se concretizem a seu contento!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Amém! Muito obrigada!
      Boa semana pra você também!

      Excluir
  8. Espero que consiga concretizar todas estas metas e que seja um ano muito bom 😊✨🤞

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Que nesse ano você tenha um resultado bem positivo em suas metas. Quando se trata de meta literária eu já me conformei de que metas muito específicas não rolam comigo, mas umas ideias x eu sempre invento (tipo ano passado eu queria ler 1 livro em espanhol e consegui).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Eu também percebi que isso não estava dando muito certo, então preferi me comprometer a ler todos os dias e agora sim estou vendo a pilha de livros lidos aumentar.

      Beijos;

      Excluir
  10. Que você possa lograr êxito em todos as suas metas e objetivos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu gosto da série do Sherlock da BBC , cuidar da saude mental e importante e atividade de você voltar ao bale ajuda, eu também me tornei uma pessoa que sente falta de exercício quando não vou na academia durante a semana e no final de semana até comecei a fazer caminhada.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, espero conseguir assistir logo para começar a escrever sobre a série. Sim! Nada na vida anda bem se a gente não se cuidar. Também sou assim, só que na aula são 2x por semana e caminhada nos outros 3 dias. Só durante a semana mesmo.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.