fevereiro 22, 2024

[Li até a página 100 e...] #25

Não que eu tenha desistido do projeto de ler todos os livros que estão esperando há anos na estante, mas agora que aparentemente recuperei meu hábito de leitura, estou me sentindo mais livre para escolher o próximo já ciente que em torno de duas semanas termino a leitura. Manter a constância não tem preço e a chave para isso foi descobrir o horário que mais funcionava para mim. Imaginei que o melhor seria à noite, mas eu acabava dormindo ou passando a madrugada acordada (nada saudável). Para criar o hábito, precisava ler todo dia e o tempinho de descanso depois do almoço serviu como uma luva.  Já são mais de 50 dias ininterruptos.

Eu estou lendo: A árvore dos desejos (Ver no Skoob)

Primeira frase da página 100:

"— Para ser justa, todos os cachorros são babões — observou Bongô."

Do que se trata o livro?

Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios. Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida.

O que está achando até agora? 

Está sendo uma história muito gostosa de ler. Como mencionei ao escrever a postagem 'Novos na estante', é um livro que eu imagino sendo lido naqueles grupos de contadores de história para crianças, o que não impede um adulto de ler. A simplicidade com que a narrativa está sendo desenvolvida, pelo ponto de vista da árvore, é encantadora e cativante e talvez por isso a leitura esteja fluindo tão rápido.

O que está achando dos protagonistas?  

Red é uma árvore quase bicentenária de bom coração e boas intenções e Bongô, um corvo fêmea tão amável quanto agitada. Acredito que o tempo de existência da árvore e a quantidade de eventos que ela já presenciou seja um dos fatores que mais influenciam sua personalidade mais calma. Sim, a maior parte dos protagonistas são plantas e animais e apesar de conversarem entre si, eu não diria que são humanizados, já que preservam suas características animalescas. Já os humanos, quase todos secundários, a pequena Samar é quem mais aparece e apesar de ser um amor de pessoa, por ser imigrante (não tenho certeza se é refugiada) sofre com os ataques xenofóbicos e com a solidão já que as pessoas preferem manter distância dela e da família.

Melhor frase até agora

É uma tremenda dádiva amar ser quem você é.” Pág.49

Vai continuar lendo? 

Com certeza! Quero muito saber se Samar terá seu desejo realizado, o que não está sendo fácil para Red, pois além de estar com dificuldade de fazer seus planos darem certo, corre grande perigo por conta dos desejos pendurados em seus galhos que aumentam ano após ano e tem incomodado a vizinhança. Também quero ver como a autora vai encerrar o assunto principal para saber se irei guardar o livro como uma recomendação para quem quiser conversar sobre xenofobia com crianças.

Última frase da página

" Eu também estou preocupada — disse ela, em um quase sussurro."


Vocês já leram esse livro? O que acharam?
Quem ainda não leu, ficou com vontade de ler?

14 comentários:

  1. Eu sempre vejo esse livro pela amazon e sempre vi algumas pessoas querendo ler.
    Acho a capa muito bonita e tenho curiosidade por ele, mas tenho tantos livros pra ler.
    Sobre achar o horário certo eu gosto de ler depois do almoço e de manhã assim que acordo, para livros físicos eu funciono melhor assim, mas para kindle eu só consigo ler antes de dormir. rsrs Vai entender?
    Que bom que está gostando dessa leitura.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha visto esse livro até encontrar por acaso no sebo e me apaixonar pela capa e pela sinopse. Te entendo quanto a essa situação de estante lotada, não era pra eu ter comprado livro também não! XD

      Também tenho essa predileção pra ler kindle à noite, acho que é por poder apagar a luz e ler com a iluminação da tela. Mesmo assim o horário pós almoço ganha disparado.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oiê, Helaina. Confesso que o jeito que você contou sobre o livro me deu uma vontade de ler, porque você não deu nenhum spoiler, e fiquei na curiosidade em relação a algumas coisas. Haha.
    Também parece um livro atípico, já que os personagens principais não são humanos, e sim a árvore, plantas e animais. Deixa uma curiosidade, do lado de cá, de saber como isso tá sendo usado na trama. Também achei super interessante que o livro, até onde você leu, pode ser usado com crianças em relação a xenofobia (vou aguardar seu ultimato em relação ao final), até porque é sempre importante abordar esses temas com crianças.

    Nossa, você falando de encontrar um horário de leitura, tô super precisando achar um. Me identifiquei com ler a noite e "ou sentir sono ou varar a noite lendo", hehe. A primeira vez que li Senhor dos Anéis era sempre a noite, o começo do livro me dava um sono danado (Sociedade do Anel é muito "devagar" no começo) e depois que peguei o gosto pela estória teve uma vez que era 4h da madrugada e eu ainda lendo, sendo que teria que "levantar" em breve pra assistir aula às 7h. Nada saudável, lembro disso até hj, olheiras do tamanho do mundo e falta de concentração ao longo do dia. Por outro lado, uma vez tava lendo Os Miseráveis as tardes, e estava sozinha, comecei às 14h quando dei por mim era 19h, eu fiquei tão absorta na trama que esqueci de lanchar e de ir ao banheiro. Hahahahah.

    Que bom que você encontrou um horário mais adequado pra você! Inclusive dizem que pra incorporar um novo hábito tem que mantê-lo por ao menos uns 30 dias. Então você já está no caminho certo! Eu, por outro lado, sigo em horários inconstantes, infelizmente. Mas seu relato serve de alerta!
    Até mais,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne! :3 Se tiver a chance de ler, espero que goste! Vou ver se escrevo a resenha dele em breve.

      Acontece isso demais comigo, por isso praticamente me proibi de ler à noite.

      Tomara, já li que pra transformar esse hábito em estilo de vida são 90 dias, já consegui 60 em sequência. Acho que vai dar certo e vou voltar a ser uma leitora como era antes.

      Até mais;

      Excluir
  3. Oi, Helaina! Como vai? Me parece uma leitura envolvente, né? Que bom que esteja curtindo a leitura deste livro. A capa dele é muito linda. Se sobrar um tempinho em sua agenda poderia ler e resenhar meu livro ELO? Adoraria saber sua opinião sobre a obra. A xenobofobia é um tema muito importante para ser debatido, inclusive por crianças também. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo bem e você? É sim, e bem voltada ao público infantojuvenil, então tem aquela fluidez da simplicidade. Com certeza a capa foi o que mais me atraiu. Claro! Só preciso me organizar um pouco para poder fazer isso. Pois é, eu gostei da atitude da autora em colocar o tema para discussão. Abraço!

      Excluir
  4. Oi!
    Pelo o que você descreveu o livro (muito bom para ler para as crianças), ele me parece ser o que chamo de "livro fábula", que são histórias encantadoras com mensagem bem marcante.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei a capa linda e gostei do enredo! Certamente é um livro que eu leria! Gosto quando os escritores dão voz à natureza e nos fazem refletir sobre a vida!

    Por aqui, também estou no projeto de ler os que tenho na estante, são muuuitos livros esperando. srsr
    Lindo teu blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, eu também gosto e fazia tempo que eu não lia algo assim.

      Acho que esse é o projeto de todo leitor, mas não sei se alguém já conseguiu concluir! Hahahaha...

      Muito obrigada!
      Abraço!

      Excluir
  6. Oi! Esse livro está na minha meta desse ano e sempre vejo sendo uma história bem elogiada. Boa leitura e aguardo a resenha. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se tiver a chance de ler, espero que você goste! Pretendo escrevê-la em breve. Beijos;

      Excluir
  7. Depois dessa sua resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ainda não é a resenha, mas ela deve sair em breve.

      Bom final de semana!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.