novembro 30, 2023

[5 Motivos] para assistir: The Responder

Podem falar, vocês já estavam se perguntando onde estava a postagem com o Martin Freeman desse mês, não estavam? Acontece que eu assisti vários trabalhos do Martin de uma vez e agora, antes de escrever as postagens, gosto de rever pra conseguir falar melhor de cada um. Foi assim que eu revi os 5 episódios da primeira temporada da série The Responder, e vim trazer para vocês os motivos que me levaram a assistir.
  1. Primeira motivação: O motivo óbvio de sempre, Martin Freeman 💖. Essa série é um deleite para quem é fã dele, pois como um dos personagens principais, ele aparece bastante e não apenas isso, são muitas cenas enquadrando bem próximo em seu rosto dando a sensação que estamos olhando em seus olhos.

  2.  Fantasia ou mundo real: Mais uma série com realidade nua e crua. Inclusive, um ex-policial, Tony Schumacher, foi o responsável por escrevê-la. O cenário da produção são as ruas de Liverpool no noroeste da Inglaterra, Reino Unido, e o trabalho do elenco para falar com o sotaque adequado foi tão perfeito que eu só consigo entender com legenda, assim como alguns falantes nativos da língua inglesa. Fica a sugestão e o desafio para vocês praticarem o idioma.

  3. Enredo: A série narra os extremos enfrentados na linha de frente da polícia britânica. Chris Carson (Martin Freeman), um agente de língua afiada, moralmente comprometido e nada convencional, precisa fazer uma série de turnos durante a noite de Liverpool. Além do trabalho desafiador, ele está se esforçando para equilibrar o lado pessoal e profissional quando recebe mais uma tarefa. A novata Rachel Hargreaves (Adelayo Adedayo), será sua nova parceira e cabe a ele orientá-la nesse início. O desenvolvimento de todos os personagens no decorrer dos 5 episódios é maravilhoso. De maneira gradual eles vão apresentando suas motivações, suas vidas vão se entrelaçando e eles precisam aprender em quem confiar assim como lidar com as consequências de suas escolhas, certas ou erradas.

  4. Estética: Os cenários variam entre ruas limpas e planejadas a locais insalubres onde a polícia precisa atuar. A maioria dos chamados são relativos a uso de droga e perturbação do sossego, mas tem embriaguez ao volante, encontro de cadáver, surtos psicóticos, e até ameaça com espada. Tudo isso com realismo suficiente para parecer verossímil, mas sem aquela exposição excessiva que vemos em programas policialescos da TV aberta.

  5. Zona de conforto: Eu gosto mais de séries policiais cuja essência é a investigação, e esse não é o caso em The Responder onde o foco são as ocorrências, entretanto, temos uma história se desenvolvendo em torno de Chris e os desafios que ele precisa enfrentar enquanto tenta ser um bom policial. Essa parte da trama se desenvolve no decorrer dos episódios instigando a nossa curiosidade para saber se as acusações a respeito dele são legítimas. Sua vida pessoal não está melhor com uma enorme crise no casamento, seu fracasso como pai e a mãe doente terminal morando em um asilo que ele mal consegue pagar. É um pouco fora da minha zona de conforto, mas eu gostei bastante de acompanhar.

The Responder foi renovada para a segunda temporada e as gravações já começaram. Estou ansiosa pra saber como será a continuação da trama com tudo o que aconteceu e ficou em aberto no final do último episódio da primeira temporada. Além disso, Martin Freeman acabou de ganhar um prêmio pela sua atuação como o policial Chris Carson, o que reafirma a qualidade da interpretação dele. Não é só porque sou fã 😊.

Best performance by an actor (ver vídeo)
Mais pontos positivos vão para a abrangência de assuntos abordados sendo o melhor, na minha opinião, um caso de violência doméstica onde a mulher ameaçada é uma policial. Serve de exemplo para todos que alegam que com uma arma a mulher se defende com facilidade. Mentira, pois mesmo com treinamento para atuar em situações de risco, quando a violência acontece dentro de casa nunca é simples de lidar. Além disso, a forma que a série aborda transtornos mentais, e a dificuldade de lidar com eles, mantém viva a necessidade de continuar debatendo esse assunto até que as pessoas aceitem a realidade e a dificuldade enfrentada por quem sofre com esse tipo de problema.

The Responder mostra mais um personagem do Martin Freeman por quem eu me afeiçoei. Chris não é o bom moço, mas também não é o vilão. É mais complexo do que isso. Ele se esforça para ajudar e acho que é exatamente nessa tentativa que ele acaba se enrolando com pequenas contravenções e flertando com condutas criminosas. Conforme mencionei, quero muito que a segunda temporada estreie logo para saber quais serão as consequências dos atos dele.

Título: The Responder
Direção: Tim Mielants, Philip Barantini e Fien Troch
Gênero: Drama policial
País: Reino Unido
Exibição: 24 de janeiro de 2022 – presente
Classificação indicativa: 16 anos.
 
 
Já conheciam a série? Ficaram com vontade de assistir?
Para ver outras postagens dessa coluna, acessem: 5 motivos.

18 comentários:

  1. Oi Helaina! Acredita que eu não tinha ouvido falar dessa série ainda? Ultimamente tenho percebido meu gosto para séries mudar muito, tenho buscado enredos mais nesse estilo, com personagens adultos e etc. Gostei muito da dica e acho que darei uma chance hehe.  Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aléxia, já eu não tenho procurado quase nenhuma série pra acompanhar. Minha preferência tem sido pelos filmes, mas sempre abro uma exceção quando o Martin Freeman participa, seja o que for. Se tiver a chance de assistir, espero que goste.

      Excluir
  2. Parece ser uma série bem curiosa de se acompanhar. Obrigado por compartilhar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Como já disse em algum lugar por aqui, tenho uma enorme simpatia pelo Martin Freeman, embora não seja um fã de carteirinha como você. Eu o acho um artista talentoso, versátil e carismático. Gostei de todos os trabalhos dele que assisti. Sua dica é valiosa e vai ficar na lista das séries para serem assistidas. Abraço!

    http://www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isso, principalmente quando comecei a conhecer os trabalhos onde ele não é o bom moço. Cada personagem que ele interpreta é único. Se tiver oportunidade de assistir espero que goste! Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Helaina! Fiquei curioso com o seriado. Parece envolvente e instigante. Dica anotada para quando eu for assistir algum seriado. Confesso que não tenho costume de assistir seriados e filmes de um modo geral. Prefiro as leituras e videogames, mas é saudável diversificar o entretenimento para não cair na monotonia. Gostei bastante da sua dica, viu. Um abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, eu também não assisto muitos seriados (só se o Martin Freeman estiver nele), mas filmes eu gosto. É um entretenimento bom, pois garante umas duas horas de distração. Gosto deles junto com os livros. Abraço!

      Excluir
  5. Oi Helaina, tudo bem?
    Adorei a dica e saber mais sobre os trabalhos do ator. Gosto muito dele mas não acompanho a carreira, então tô achando super bacana conhecer esse outro lado e também sua versatilidade artística!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim. E você?
      Eu estou tentando acompanhar, mas tenho assistido o que aparece porque muito do que ele fez, principalmente no início de carreira, só está disponível para o UK. Estou amando conhecer a versatilidade do Martin também.
      Beijos;

      Excluir
  6. Oi
    não conhecia essa série, eu gosto de séries policiais então me interessei e vou ver se procuro ela pra ver.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, se tiver a oportunidade de assistir, espero que goste dessa!

      Excluir
  7. Oi! Eu tenho acompanhado suas postagens sobre o ator e a cada uma fico mais surpresa em como ele consegue encarar papéis tão diferentes. É sem dúvidas um ator e tanto. Eu também vejo mais séries investigativas, vi apenas uma que era assim, com chamados do dia a dia da polícia e achei que tem um clima mais real. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu também vivo me surpreendendo, apesar de estar indo com calma com os vilões. Gosto do Martin bom moço. Eu tive medo que eles pesassem a mão no realismo, mas o foco principal é a história que se desenvolve com os protagonistas, então ficou bem equilibrado. Beijos;

      Excluir
  8. Oi Helaina! Na última semana, no Tumblr, os fãs de Freeman mencionaram bastante essa série e o prêmio ganho por ele, eu estava boiando e esperando para ver quando você ia trazer esse! Haha! São tantas obras que ele aparece, mas você é certeira em todas!

    Achei bem legal isso de resistir, porque tem tanta coisa que deixamos passar numa primeira vez, né?! No começo parece que é uma perda de tempo, mas que nada, tem sempre algo novo pra notar. Como já sabe oque vai acontecer "no grosso" daí os pormenores é que ficam em evidência. Show isso de resistir 😊🥰

    Confesso que não vi e não sabia muito do que a série abordava, só sabia que era policial por conta da vestimenta. Achei interessante isso de focar nas "ocorrências", não sei de nenhuma série que foca assim então talvez essa abordagem da série seja inovadora?
    E, pelo que você falou, a série tem 5 episódios, né? Não sabia, isso meio que me motiva a assistir, quando é muito longa já não consigo me concentrar e arrumar tempo. Se bem que terá segunda temporada, né? Esperar é fogo pra mim, tenho 0 paciência, haha. Mas o final da primeira termina muito aberto?

    Sobre o inglês, eu mal consigo acompanhar normalmente mesmo, daí quando você falou que o sotaque deles tá tão forte que precisa de legenda eu fiquei: 🤡🤡🤡 (eu sempre preciso, Helaina 😅).
    Mas é divertido até, ver esses sotaques! Mostra como os atores são bons. O Martin Freeman sempre pega uns papéis assim, né? Haha.

    Vou ver se assisto essa série, até porque acho que tô precisando de mais realismo e menos fantasia, haha. E fiquei curiosa com isso que você falou de algo está acontecendo (acusações) na vida do personagem que ao longo temos que ir percebendo se é verdade ou não, é isso? Já deixa a pessoa curiosa, haha!
    Até mais,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, desde que eu desinstalei o Tumblr do celular, travava demais, estou muito ausente da plataforma. Mas queria ter participado da empolgação. Foi bastante coincidência ele ter ganho o prêmio bem agora que eu planejei a postagem. Já estava querendo escrever faz um tempo, mas quis reassistir tudo antes, aí coincidiu a data.

      Sim! Eu adoro essa experiência e minha ansiedade adora acompanhar algo que "ela" já sabe qual será o desfecho. Bem diferente da vida em geral.

      Que eu me lembre agora, as séries “Chicago Med“, “Chicago Fire” e “Chicago PD” tem foco nas ocorrências do hospital, do corpo de bombeiro e da delegacia de polícia, além de suas histórias paralelas entre os personagens principais, mas ainda assim a abordagem de The Responder tem algo diferente por ser o policial de patrulha e não a delegacia de investigadores.

      Isso. Não sei se irão manter o padrão na segunda temporada, mas nessa foram apenas 5 episódios de aproximadamente 60min.

      Eu tentei um filme do Martin sem legenda outro dia, foi só decepção. Tive que correr atrás de uma versão legendada pra conseguir entender tudo. É um filme de Natal. Falarei dele em breve. Queria que meu inglês já fosse bom. São mais de 30 anos estudando...

      É acusação pra todo lado e a gente fica meio perdida porque houve uma investigação que fez o Chris ser rebaixado, mas pouco se fala sobre ela então a gente fica meio perdido sem saber se ele é tão inocente quanto a gente quer acreditar. Com o avançar dos episódios vamos conseguindo algumas respostas. Se assistir, espero que você goste!

      Até mais;

      Excluir
  9. Eu adoroooo séries policiais investigativas, já amei tudo o que você disse sobre The Responder. Tô precisando mesmo de uma série assim pra assistir.
    E meninaaa, venha passear em Curitiba que marcamos um passeio ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa primeira temporada o foco é maior nas ocorrências e na apresentação do personagem, afinal são apenas 5 episódios, mas creio que na segunda temporada deve haver mais investigação. Se assistir, espero que goste!

      Claro! Se um dia eu aparecer por aí te mando mensagem! ♥
      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.