novembro 16, 2023

[Novos na estante] #9

Uma estante cheia de livros pra ler já impediu alguém de comprar mais alguns? Claro que não. E quando estão baratinhos então? Impossível resistir! Foi assim que meu passeio no sebo me rendeu 4 exemplares com preço médio de R$12 cada um. Um achado que venho compartilhar com vocês nessa postagem.

Minha paixão por detetives e mistérios foi o que guiou minhas aquisições. 🔍

Morte na Mesopotâmia (Agatha Christie): Para a enfermeira Amy Leatheran, sua paciente era um caso muito estranho. Louise, casada com um famoso arqueólogo, sofria de angústia nervosa, segundo seu marido. Suas fantasias eram vívidas e macabras: uma mão decepada, um rosto cadavérico contra a vidraça…, mas de que ou de quem ela teria tanto medo? Algo muito sinistro estava acontecendo. E tinha a ver com… assassinato. Fora algo muito estranho pois ninguém vira pessoas circularem no pátio do local que dava acesso à cena do crime. Quem teria feito tal monstruosidade? Só uma pessoa poderia responder: Hercule Poirot. (Sinopse completa: Skoob)

 
 
O Natal de Poirot (Agatha Christie): Um grupo de pessoas se dirige a Gorston Hall para celebrar o Natal. Entre elas, um francês, um sul-africano e uma misteriosa e bela espanhola. A moça, Pilar, parece muito frágil - mas não há dúvidas de que seus nervos são de ferro: eles lhe serão indispensáveis para o abominável Natal que se aproxima. (Fonte: Skoob)

Morte na Praia (Agatha Christie): Tudo o que Hercule Poirot queria naquele verão era ter alguns dias de paz no luxuoso hotel Jolly Roger, longe de crimes e de investigações. Mas quando Arlena Stuart passa por ele na praia, atraindo o olhar de todos os homens (bem como o ódio de todas as mulheres), ele desconfia que talvez suas férias não sejam tão tranquilas como esperava. De fato, no dia seguinte, um assassinato acontece. Enquanto tenta descobrir quem é o responsável, Poirot percebe que não são poucas as pessoas naquele hotel que teriam um motivo para matar. (Sinopse completa: Skoob)

Depois que assisti ‘Assassinato no Expresso do Oriente (2017)’, ‘Morte no Nilo (2022)’ e ‘A noite das Bruxas (2023)’, me encantei pelo Hercule Poirot de Kenneth Branagh e finalmente resolvi mergulhar nas histórias do detetive. A princípio tive medo que meu Sherlock ficasse com ciúmes, mas ele gosta de assistir/ler e solucionar o mistério antes de mim. Um amor de irmão ele 💖. Comecei pelo último livro protagonizado por Poirot, ‘Cai o pano (1975)’, e agora quero ler todos os outros com ele no papel principal. Estou amando acompanhar as aventuras desses homens charmosos, inteligentes e excêntricos.

O Gato Brasileiro e outros contos sensacionais (Sir Arthur Conan Doyle): As histórias desta coleção foram escritas entre 1879 - 1898. Embora Holmes e o Dr. Watson não apareçam nelas, algumas revelam semelhanças notáveis com as aventuras dos dois detetives. Entretanto, muitas destas pequenas obras-primas, nas quais a percepção lenta de uma tragédia iminente empresta interesse à narrativa, se afastam bastante do estilo normal de Holmes. Outras dependem do humor para a transmissão de sua mensagem, e o detetive de Baker Street era um homem notoriamente desprovido de senso de humor. Outras histórias mais tratam do sobrenatural e Holmes rejeitava com firmeza a intervenção de quaisquer fatores externos ao reino humano. Depois de 1899, Conan Doyle desistiu de escrever histórias assim. Eis, portanto, a nata da obra curta de mistério, crime e terror de Sir Arthur Conan Doyle. Fazem parte deste volume os seguintes contos: O Gato Brasileiro; Na Casa de Tio Jeremy; De Profundis; O Caso de Lady Sannox; O Terror em Blue John Gap. (Sinopse completa: Skoob)

Eu já tenho um livro com o título bastante parecido com esse, O Gato do Brasil e outras histórias de terror e suspense, mas dos cinco contos narrados nesse exemplar que comprei, apenas dois: ‘O Caso de Lady Sannox’ e ‘O Gato do Brasil’ também estão no livro que resenhei, então achei que valia à pena.

Apesar de já ter lido 2 livros da Agatha Christie, o primeiro foi ‘Assassinato na Casa do Pastor (1930)’, protagonizado pela Miss Marple, a qual não me conquistou muito, e meses mais tarde ‘Cai o pano’, com Poirot, acabei não escrevendo as resenhas porque deixei passar muito tempo depois da leitura. Senti que não conseguiria produzir um bom texto tendo esquecido muitos detalhes e deixei os dois para a tag: Sem Resenha, o primeiro inclusive já está lá com um pequeno comentário sobre a leitura.

E vocês, gostam de livros de mistério e suspense?
Entre os detetives famosos, são team Hercule Poirot ou team Sherlock Holmes?

24 comentários:

  1. Oi, Helaina! Ótimas aquisições hein! MORTE NA MESOPOTÂMIA de Agatha Christie é bom. Os demais dela que você adquiriu eu não li. Já Conan Doyle dispensa comentários né? Particularmente gosto bastante de Poirot, mas prefiro Holmes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu gosto muito de Morte na Mesopotâmia e Morte na Praia, sou suspeita para falar de livros da autora, pois ela foi responsável por me viciar nesse gênero e fazer dele o meu preferido. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei com a Agatha ao contrário. Primeiro os filmes, depois os livros e acabei me encantando pelo Poirot do Kenneth Branagh e ficando com vontade de ler mais histórias com ele investigando. Beijos;

      Excluir
  3. Nunca li nada da Agatha mas sei que são ótimas histórias. Estou precisando ler alguns contos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste!
      Se quiser ler os meus, tem vários no meu outro blog (Universo Invisível)

      Excluir
  4. Quero ler Conan Doyle, um autor maravilhoso mas ainda não conhecia essa obra ! Aquisições mais do que incríveis!

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. Amei as novas aquisições, quem não ama uma nova aquisição independente do que seja? Hehehe
    Sempre quis ler algo da Agatha Christie, achei esse do post bem interessante :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Não dá pra resistir.
      Assim, eu comecei a conhecer a autora pelos filmes. Tem três lançamentos bem recentes no StarPlus. Tem fã da Agatha que não gostou muito, mas eu achei os 3 ótimos e ainda me incentivou a ler.

      Excluir
  6. Oi Helaina, tudo bem?
    Adorei suas novas aquisições e vou curtir muito conferir as resenhas também.
    Da Agatha, só li E Não Sobrou Nenhum, amei demais! É um dos meus livros favoritos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem e você?
      Espero ler os livros em breve, mas acho que as resenhas só ano que vem.
      Eu comecei agora a ler os livros dela. Esse que você citou ainda não li.

      Beijos;

      Excluir
  7. Parabéns pelas aquisições.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de conhecer a escrita da autora, acho que muita gente fala tão bem dela mas ainda não consegui colocar nenhum livro dela no topo da lista para fazer a leitura.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi. Eu curto obras de mistério e terror. Infelizmente, por conta de ter definido certas metas de leitura, acabei me afastando do gênero. Porém, quero retornar. Achei bem bacana o preço e a qualidade da sua compra. No seu lugar, creio que faria o mesmo. Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, já eu estou tentando retoma meu hábito de leitura, então estou escolhendo os gêneros que eu tenho maior probabilidade de gostar. Obrigada. Abraço!

      Excluir
  10. Oie, que achados maravilhosos, tenho interesse em ler todos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  11. Oiê, Helaina. De fato, uma estante cheia não nos impede de querer mais livro, haha. É bem legal também ter essa adesão a sebos, pelos preços mais em conta, e também pela rotatividade de livros que tem neles. As vezes acha-se títulos e edições bem legais que não tem mais nas livrarias.

    Puxa, confesso que nunca li Agatha Christie, já ouvi falar muito, também já vi muita gente comparado com Sherlock. Mas ainda não dei uma chance. Confesso que, nas narrativas, os personagens me prendem mais que a trama em si. Talvez eu goste mais de Sherlock e Watson que dos mistérios (embora os mistérios sejam um "bônus" legal, hahaha). Talvez a curiosidade algum dia fale mais alto e eu leia outros mistérios além do Doyle (pra não ser exagerada, já li uns do autor Harlan Coben, que são muito interessante também? Hahaha).

    Parabéns pela sua aquisição, boa leitura 😊🙏

    Até,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, nossa sim! Já encontrei edições que nem loja online tinha. Adoro garimpar em sebo.

      Eu comecei pelos filmes mais recentes com histórias dela, aí resolvi ler um livro que tinha aqui, mas a personagem de destaque da autora não me cativou. Foi então que eu resolvi ler outro e me encantei pelo Poirot, provavelmente influenciada pela interpretação que o Kenneth Branagh deu ao personagem (ele já me fez gostar até de Gilderoy Lockhart *shame*). Agora quero ler mais histórias com ele. Que Sherlock não fique com ciúmes! Hahahaha... Já ouvi falar do Harlan, mas nunca li nada dele.

      Muito obrigada! :D
      Até mais;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.