novembro 02, 2023

[Resenha] Coleção enigmas Sherlock Holmes

A resenha de hoje é um pouco diferente, pois não se trata de um livro com uma história, mas sim dois pequenos livros inspirados nas aventuras do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, ou mais precisamente, em suas habilidades dedutivas. São vários quebra-cabeças elaborados pelo próprio detetive (assim diz o autor, Dr. Gareth Moore) e alguns por Dr. John Watson (quem os propõe no decorrer dos livros), sem muitas dicas assim como dispensa conhecimento prévio de assuntos específicos. Tudo pode ser resolvido com observação, lógica e matemática.

O grande livro de enigmas de Sherlock Holmes (Livro 01) - “Minha mente”, disse ele, “se rebelou na estagnação. Dê-me problemas, dê-me trabalho, dê-me o criptograma mais difícil ou a análise mais intrincada e eu estarei em minha própria atmosfera”. Entre no emocionante e divertido mundo de Sherlock Holmes e teste sua perspicácia contra os engenhosos desafios colocados nesta coleção. Junte-se a seu amigo Dr. Watson na tentativa de resolver mais de 130 mistérios únicos e fascinantes. Alguns envolvem enigmas, alguns jogam com as palavras e outros confiam em princípios matemáticos. Use seus poderes de dedução e veja se você é páreo para Sherlock Holmes, o maior detetive de todos. (Fonte: Skoob)


O incrível livro de enigmas de Sherlock Holmes (Livro 02) - “Para uma grande mente, nada é pouco”, comentou Holmes, sentenciosamente". Desde enigmas e jogos de palavras, até desafios de seus poderes de dedução para ter sucesso. Coloque sua perspicácia contra o mais inteligente de todos e veja se você se iguala ao grande Sherlock Holmes. São dois volumes, com enigmas e jogos incríveis, conheça também “O grande livro de enigmas de Sherlock Holmes”, ou a coleção com os dois títulos, para encontrar só escrever no campo de busca do site: Coleção enigmas Sherlock Holmes. Quer conhecer mais detalhes? (Fonte: Skoob)

Eu comecei pelo livro 1, mas não há ordem para serem lidos. Nem mesmo os enigmas precisam ser resolvidos numa sequência específica ou sequer exigem a solução para seguir a leitura, há resposta para todos no final. Apesar de ser voltado para o público infantojuvenil, o nível dos enigmas varia e alguns são bem difíceis. Só depois que aceitei que não acertaria todos consegui me divertir mais com o livro.

Algumas páginas contam com dicas que podem ser ilustrações ou notas do próprio autor para ajudar. Essa necessidade veio principalmente do fato do livro ser traduzido e alguns enigmas simplesmente não fazem sentido em português, então precisam ser solucionados em inglês. Uns são tranquilos, mesmo para quem tem conhecimento básico, mas outros pedem o uso do dicionário para resolver. Assim, o dicionário inteiro é a dica. Todas as palavras contidas nele. Impraticável…

Os livros me garantiram uma boa diversão como passatempo (quando eu parei de querer resolver todos os enigmas e ficar com raiva quando não conseguia), e até resolvi vários dos desafios propostos. Depois que conheci Sherlock Holmes, meu cérebro tem se comportado de uma maneira digamos… peculiar 😅 e passei a ser muito mais compreensível com as crises do detetive quando os outros não conseguem enxergar o óbvio. Óbvio para ele apenas. Eu ainda preciso treinar bastante para chegar ao nível de Sherlock Holmes.

Outro aspecto interessante é que, como são muitos enigmas, 130 no primeiro livro e 138 no segundo, acabei esquecendo muitas das soluções e num momento oportuno posso reler e me divertir com eles mais uma vez.

Recomendo esse livro para quem gosta de exercitar o cérebro com desafios que não encontramos por aí no dia a dia. Talvez nos tempos de escola, e aqui fica minha dica para quem trabalha com educação. Muitos dos enigmas podem ser utilizados em sala de aula. Acredito que isso valha principalmente para os que envolvem matemática, mas os de lógica e linguística também são adequados para crianças e adolescentes. Já nós, podemos tirar proveito dessa coleção de enigmas que ajuda a pensar mais “fora da caixa”.

Título Original: The Great Sherlock Holmes Puzzle Book
Autor: Dr. Gareth Moore
Tradução: Fabiano Flaminio
Páginas: 256
Editora: Pé da Letra
Ano: 2020
Link do livro no Skoob: O grande livro de enigmas de Sherlock Holmes (Livro 01)



Título Original: The Amazing Sherlock Holmes Puzzle Book
Autor: Dr. Gareth Moore
Tradução: Fabiano Flaminio
Páginas: 256
Editora: Pé da Letra
Ano: 2020
Link do livro no Skoob: O incrível livro de enigmas de Sherlock Holmes (Livro 02)



E então, gostaram da resenha diferenciada de hoje?
Quem aí está pensando em se aventurar nos desafios?
Desperte o Sherlock Holmes que há em você! 😜

18 comentários:

  1. Nunca li Sherlock, mas tenho muita curiosidade. Esse livro dos enigmas eu nunca tinha ouvido falar, achei muito interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helaina! Como vai? Muito legal esse tipo de resenha. Curti a proposta. Quanto aos livros eu não li nenhum dos citados por você, mas já fiquei tentado a lê-los. Que bom que curtiu a leitura. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Se ler, espero que se divirta com o passatempo. Abraço!

      Excluir
  3. Sou mega fã dos livros de Sherlock homes boas sugestões
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Helaina, tudo bem?
    Quando a solução está à nossa frente, achamos óbvia, mas na hora dá um desespero, né? Entendo bem porque adoro jogos de enigmas! Adorei a proposta do livro e achei super divertido se desafiar no papel de Sherlock também.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem e você?
      Nossa, sim! Daí parece que você não vai conseguir resolver mais nenhum enigma. Mas é só se acalmar que vai! Beijos;

      Excluir
  5. Oi
    gostei da proposta dos livros, mas esses eu não me arriscaria sou péssima com enigmas, quebra cabeça, comprei um faz meses e acabei desistindo de montar.

    Que bom que eles proporcionaram uma boa distração pra você.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, se for pra gente só passar raiva, melhor nem comprar.
      Sim, foi um bom passatempo para mim.

      Excluir
  6. Olá,
    Eu nunca tinha visto essa coleção. Adorei a ideia dos enigmas! hahaha imaginando o nível.
    E bem nítido que é um mimo para fãs. Quando eu finalmente tomar vergonha na cara e ler a série do ACD, quem sabe dou uma olhada nesses tb.
    E muito legal acompanhar os comentários da sua diversão e como vc se envolveu.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga ler logo e goste tanto quanto eu! :)
      Até mais;

      Excluir
  7. Aiii que incrível. Eu adoro Sherlock e adoraria ler os livros de enigma do detetive. Com certeza me dariam diversão e muitas horas de pensamentos hahahaha. Já me convenceu a adquirir.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Sim, bateu uma vontadezinha de adquirir esse, apesar de que "pode ser resolvido com observação, lógica e matemática" (sou míope, meu raciocínio não é nada lógico, e sou de humanas, haha). Mas é como você falou, se eu aceitar que não vou acertar sempre talvez seja um entretenimento. Gostei da dica para trabalhar com crianças e adolescentes, deve ser realmente interessante nesse contexto, até mesmo em grupo.

    Quanto a esquecer algumas das soluções e poder se divertir de novo no futuro, puxa, eu sempre achei que essa é a melhor parte de Sherlock Holmes, inclusive dos livros. É muito caso e enigmas, não dá pra gravar e é incrível poder reler.

    Parecem excelentes livros para passatempo esses, eu tava esperando sua resenha deles (e em embora eu tenha me atrasado pra comentar) achei bem bacana, ainda mais que pode ser tanto pra fãs de Sherlock quanto pra quem ainda não conhece. Eu não conhecia esses livros, até você mencionar, já tinha visto eles por aí mas não sabia exatamente oque eram, agora tenho uma ideia melhor do que se tratam ❤️

    Att,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro eu passei raiva, mas o segundo, já com isso em mente, me diverti bastante e acabei acertando metade dos desafios. Isso sobre trabalhar em aula é porque muitos dos desafios me lembraram aqueles problemas dos tempos de escola e acho bem mais interessante apresentar às crianças um contexto com Sherlock e Watson do que questões genéricas e repetitivas.

      Sim! Eu já percebi isso nos livros do ACDoyle também. Começo a ler um conto e percebo que não lembro como termina. Ótimo para ler tudo de novo.

      Fico feliz que você tenha gostado! Parece que tem uma versão com a Agatha Christie também, mas nunca vi esses.

      Até mais;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.