outubro 05, 2023

[5 motivos] para assistir: StartUp

Acho que esse foi o primeiro trabalho do Martin Freeman voltado ao público adulto que assisti. Enquanto as outras séries e filmes tinham uma pegada mais suave, mesmo quando envolvia temas sensíveis, aqui as cenas são bem explícitas e com menos filtros, principalmente as sensuais e com violência. Tudo relacionado aos personagens e nos ajudando a entender a mentalidade e comportamento de cada um, mas, mesmo assim, fica o aviso.

  1. Primeira motivação: O primeiro parágrafo já entregou, né? Martin Freeman 😅. Como estou tentando assistir todos os filmes e séries com a participação dele, esse eu simplesmente fui sem me informar do que tratava Startup.

  2. Fantasia ou mundo real: A trama se passa em Miami, na Flórida, e eu não sei diferenciar realidade de crítica social e imaginação dos criadores, mas acredito ter essas três perspectivas na série.

  3. Enredo: Na história, Nick Talman (Adam Brody), um banqueiro de Miami, tenta limpar o dinheiro sujo de seu pai investindo em uma criptomoeda criada por Izzy Morales (Otmara Marrero). Mas logo Nick se vê envolvido com uma gangue de haitianos que ameaça sua vida, onde um dos líderes, Ronald Dacey (Edi Gathegi), quer de volta o dinheiro que confiou ao pai de Nick. Enquanto isso, o agente do FBI Phil Rask (Martin Freeman), especializado em crimes financeiros, está seguindo o rastro desse dinheiro. O tempo todo somos confrontados com as aparentes boas intenções dos protagonistas e coadjuvantes contrastando com suas péssimas ações. É daquelas tramas que você sem querer acaba torcendo para o bandido até se lembrar que o que a pessoa faz é crime e prejudica os outros.

    Da esquerda para direita: Ronald, Nick e Izzy.
  4. Estética: Praia e sol fazem parte da maioria dos cenários de Startup. Eu adoro essa paisagem e fiquei com muita saudade do mar enquanto assistia.

  5. Zona de conforto: Apesar de gostar de séries investigativas, o departamento do FBI citado aqui é o financeiro, e, por mais que eu me esforce, essas moedas virtuais são um assunto complexo demais para mim. Entretanto, nada disso foi um empecilho para eu gostar de Startup e entender a trama. Talvez não seja algo que eu escolheria numa lista, mas hoje acho interessante o suficiente para assistir de novo (inclusive já fiz isso) e recomendar. Os personagens e suas trajetórias têm mais destaque do que os crimes e a tecnologia o que acaba por nos envolver.

Phil e Nick.

Conforme citei quando falei de Lester Nyggard da série Fargo, Phil Rask sai do estereótipo bom moço que os personagens do Martin Freeman costumam ter. Ninguém nessa série é totalmente bom ou ruim, todos os personagens têm suas falhas, algumas bem grave, mas também seus momentos de arrependimento. A questão é que o desvio de alguns vai tão longe que fica impossível reverter. Maggie Pearce (Jocelin Donahue), agente do FBI recém-transferida para o departamento de Phil talvez seja uma das únicas pessoas com a conduta mais correta em Startup. Gostei muito da personagem e me simpatizei rapidamente com ela 😬.

Phil e Maggie.

Infelizmente, Startup não chegou a ser concluída. Da primeira vez que assisti, preferi ver apenas o que tinha a participação do Martin, mas antes de escrever essa postagem decidi que iria até o fim da terceira temporada. Há um desfecho do tipo que você consegue viver sem saber o que veio depois, mas eu gostaria que os produtores terminassem a série com, pelo menos, mais uma temporada. O último crime do final da terceira temporada, com certeza, teve consequências. O trio improvável de empresários vai ter muito trabalho para se livrar de seu último ato.

Título: StartUp
Direção: Ben Ketai
Gênero: Policial, Thriller
País: EUA
Exibição: 6 de setembro de 2016 | 28 de setembro de 2017(S2) | 15 de novembro de 2018(S3) |
Classificação indicativa: 16 anos.

Já conheciam a série? Ficaram com vontade de assistir?
Para ver outras postagens dessa coluna, acessem: 5 motivos.

16 comentários:

  1. Olá,
    O meu primeiro contato com ele foi logo em cena adulta, em Simplesmente Amor, hahaha
    Se eu não me engano, o personagem dele lá faz teste para um filme adulto.
    Essa série tá na minha lista desde a época de lançamento, mas acabei esquecendo.
    Vou super ficar confusa nessas partes de financeiro sos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar do filme, mas ainda não assisti.
      O ruim é que quando assisti ela estava na Netflix, mas agora acho que não está mais.
      Ah, são momento pequenos na trama, pode ignorar sem medo.. hahaha

      Atá mais;

      Excluir
  2. Oi! Eu também não entendo nada dessas cripto moedas, mas se isso não atrapalha o entendimento da história, é ótimo. Eu sempre aprecio personagens que são meio a meio, nem bons e nem ruins, acho mais crível com vida real. Curti a dica. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu gosto muito quando o Martin interpreta o bom moço, mas ele entrega tudo com esses personagens dúbios também. É muito bom de ver. Se assistir, espero que goste! Beijos;

      Excluir
  3. Ele pode me dar as direções de pertinho como na foto! auhsuahsuahsuha

    Eu não conhecia a série. Mas sempre me dá uma tristeza quando cancelam uma série no meio. Sinto uma dor física quando isso acontece...

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Hahahahaha
      Nossa, é muito ruim. Deixa muita vontade de saber o que aconteceu depois. Eles podiam ter pelo menos feito um episódio especial para encerrar a trama.

      Beijos;

      Excluir
  4. Achei a dica ótima. Muito instante. Tenho uma enorme simpatia pelo Martin Freeman, principalmente depois de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". Fiquei com bastante vontade de assistir essa série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse também foi o mesmo primeiro contato com ele, apesar de não ter dado muita atenção para o ator na época. A paixão veio depois de Sherlock. Espero que você tenha a chance de assistir e goste!

      Excluir
  5. Nossa não conhecia essa série, mas gosto dessa vibe de policial e thriller.
    Achei bem interessante hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série muito boa. Até mesmo a temporada que o Martin não participa. Se tiver a chance de assistir, espero que goste.

      Excluir
  6. Oi, Helaina? Como vai? Deu vontade de assistir, viu. Fiquei curioso. Não conhecia. Um abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, eu estou bem, e você?
      Se assistir, espero que goste!

      Excluir
  7. Olá, leitores! não conhecia a série e gostei dos motivos. Também adoro o ator.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma série bem interessante. Não a conhecia ainda.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade de assistir, espero que goste.
      Boa semana para você também!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.