outubro 12, 2023

[Hoje é dia…] das crianças

Quanto mais os anos passam, mais crianças entram para o meu círculo social (família e amigos estão inspirados… 😁), e é inevitável comparar a infância atual com a que eu tive. Nada de raiva ou aquele famoso “no meu tempo é que era bom”. O que era bom na minha infância era o fato de eu ser criança e se eu tivesse um celular com vários joguinhos e vídeos, com certeza iria amar. O papel e a obrigação dos adultos responsáveis sempre foi e continuará sendo ensinar equilíbrio às crianças.

Minha arte antes de aprender a escrever 💟

O Dia das Crianças é comemorado em diferentes países e cada um escolhe uma data e o tipo de celebração para lembrar de seus menores. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, em 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, com uma campanha de marketing elaborada pela Estrela, que atraiu a atenção de outros empresários da indústria de brinquedos, o dia 12 de outubro passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do Brasil.” (Veja mais sobre: "A origem do Dia das Crianças")

Para comemorar a data, eu resolvi montar uma lista com os brinquedos mais desejados na época em que eu era criança. Olha, deu uma saudade daquele tempo…

Confeitaria da Moranguinho - Só de olhar essa imagem eu já sinto o cheiro das bonequinhas. Era tudo fofo e lindo demais!

Clássicos Disney - Não sei se livros são considerados brinquedos, mas precisam estar presentes na vida das crianças. Essa era uma daquelas séries de banca que vinham com um livro e uma fita K7 👵. Minha mãe conseguiu completar a coleção para mim e tenho os livros até hoje. Acho que tenho as fitas também, mas estão espalhadas pelos nossos guardados.

Meu primeiro Gradiente - Bom, eu precisava de um aparelho só meu para ouvir as histórias até dormir (ainda não perdi esse hábito e hoje uso a TV para a mesma finalidade). Lembro que troquei minha chupeta por esse brinquedo quando completei 5 anos (sim, usei aparelho depois de adulta porque meus dentes ficaram completamente tortos. Felizmente já corrigi). Ah, e sim, tinha um microfone e servia tanto como amplificador de voz quanto de gravador.

Teddy Ruxpin - Isso aqui foi um upgrade na contação de histórias. Agora eu tinha minha mãe, as fitas com clássicos Disney e um urso falante! Ainda tenho ele e os livrinhos, mas as fitas K7 que vinham (e não cabiam em nenhum outro aparelho) estão fazendo companhia as da Disney.

Barbie: Dream Store - Ao invés de tentar encontrar as bonecas que eu tive (nem lembro mais porque os modelos eram muitos), encontrei alguns dos objetos. Assim que vi esse já senti saudade dos chapéus, dos sapatinhos e dos vestidos. Era glamour demais essa boneca.

Jipe da Barbie - Além das bonecas, acessórios e partes da casa: banheira, cama, guarda-roupa (a casa inteira era cara demais, nunca tive), lembro de alguns dos carros. Tinha motorhome, carros esporte e jipes. Eu gostava bastante de brincar com carrinhos e a Barbie foi a oportunidade para muitas meninas que também gostavam de carrinhos, mas eram desestimuladas por famílias preconceituosas.

Maletuxa - Uma maleta cor de rosa cheia de adesivos. Não precisava mais nada para fazer a alegria de quem gostava da Rainha dos Baixinhos.

Pense Bem - A modernidade dava as caras com esse tipo de brinquedo que era uma espécie de computador com vários jogos na memória. O único problema era a necessidade de 6 pilhas de tamanho médio para funcionar.

Meu pequeno pônei - Os cavalinhos fofos antes daquela propaganda de carro com a música chiclete. Eles tinham alguns acessórios também e um estábulo de telhado lilás. Puro charme!

Lanchonete MC Donald's - Preparar os lanches e servir uma variada clientela de bonecas era o que acabava acontecendo com esse brinquedo que tinha um compartimento oculto para colocar água e imitar as bolhas que a fritura dos hambúrgueres fazia, do lado da caixa registradora, porque não? 👀 A máquina de refrescos também comportava líquidos e tinha uma torneira que o despejava dentro dos minúsculos copos. A imaginação ia longe.

E então, algum de vocês compartilhou dos mesmos desejos? Ou nem chegaram a conhecer os itens dessa lista? 👵 Eu quase tive um treco escrevendo essa postagem de tanta coisa que o Google me trouxe nos resultados e precisei me controlar muito para escolher o que faria parte da postagem.

Ficaram de fora brinquedos como o Aquaplay, Ferrorama, Pogobol, Detetive, Pula Pirata, Cai não cai, Lango-Lango, Boneca Bolachinha, Lego Classic, Coleção Super Massa…, e tantos outros. Eu me diverti bastante e fiquei com um pouco de saudade da infância… 😊

Muitos desses itens estão disponíveis para a venda pela internet em antiquários 😲 e a palavra vintage está em quase todos os sites! Acho que envelheci mais alguns anos enquanto escrevia! 😬

Hoje também é dia de Nossa Senhora Aparecida. 💖🙏
Que ela abençoe cada vez mais nosso Brasil.

Se quiser conhecer um pouco do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte (SP), acesse: [Top 10] Aparecida do Norte - SP.

26 comentários:

  1. Olá, eu ameii a lista com os brinquedos, são bem nostálgicos, mas infelizmente não conhecia nenhum. Feliz dia das crianças e da Nossa Senhora Aparecida!!

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi
    se eu fosse fazer uma lista dos brinquedos que queria na minha época a lista iria ser enorme e teria incluso os brinquedos da Eliana. Gostei do poste especial.

    https://www.minhaserie.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu lembro dos brinquedos da Eliana, mas não era mais tão criança na época do lançamento. Encontrei um quando estava montando a lista que foi a máquina de fazer raspadinha, mas já tinha tantos adicionados que não o incluí. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  3. Bom dia, Helaina
    As crianças são presentes de Deus nas nossas vidas, elas são simples, transparentes e felizes, aprendemos muito com elas, linda homenagem, seu desenho ficou belo. No aniversário da minha filha Vanessa de 01 ano, o tema foi moranguinho, eu gostava muito dessa bonequinha e ela também, no dia 17 de outubro ela estará completando 31 anos, como o tempo voa, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva, realmente voa muito rápido. Eu também tive uma festa com esse tema, só não me lembro com quantos anos. Abraço!

      Excluir
  4. Também tive uma viagem pela minha infância quando vi o Pense Bem. Caramba, eu amei quando ganhei esse jogo e adorava acessar as programações. Também brinquei muito com meu pequeno pônei, com a Barbárie e a Moranguinho. Eram da irmã e das primas, mas eu não me importava.
    Também me diverti muito lendo essa postagem. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda lembro do barulho que ele fazia. Não tenho ideia se o meu ainda funciona.
      Eu me divirto bastante escrevendo essas postagens nostálgicas. Abraço!

      Excluir
  5. Olá,
    Não tive nenhum desses hahaha esse primeiro nem conhecida MEUDEUS a criança em mim berrou.
    O Gradiente e o Avião da Barbie eram desejosinhos, confesso. Não fui criança de ganhar brinquedos caros assim, e nem coisas da Disney, minhas primas que ganhavam bastante hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhava bastante coisa até, duas vezes ao ano apenas(aniversário e Natal), super justo . Ainda tenho bastante coisa daquela época. Acho que ser uma das primeiras crianças a nascer na cidade onde moram a maioria dos meus parentes ajudou bastante..rsrs...

      Até mais;

      Excluir
  6. Respostas
    1. Tenho saudade de ser criança, mas não voltaria para a minha infância mesmo que tivesse a oportunidade.

      Excluir
  7. Oi! Que nostalgia ver esses brinquedos antigos, eu também queria esse da Moranguinho, mas me contentei apenas com duas das bonecas da coleção. Elas eram tão cheirosinhas! Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Hoje sempre que vejo uma boneca com cheirinho me lembro delas.
      Beijos;

      Excluir
  8. Por aqui celebramos a data em junho, mas gostei das sugestões que deixaste!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Minha memória foi longe também. Adorei o post e toda essas lembranças que você apresentou.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. uau, voltei para decada de 90 kkkk meus brinquedos dos sonhos também... só faltou a casa da barbie e a coleção das 4 estações da disney que meus pais nunca tiveram dinheiro para comprar kkkk
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogpost.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a casa da Barbie era ostentação demais, né?! Queria, mas acho que nem caberia no meu quarto... hahahaha... Eu lembro dessa coleção da Disney! São 4 livros de capa dura com uma história por dia, não é? Lindos demais!
      Beijos;
      Fica com Deus você também!

      Excluir
  11. Oi Helaina, tudo bem?
    Adorei o post nostálgico!
    Eu queria a máquina de fazer sorvete da Eliana, na minha cabeça ia ficar me alimentando de sorvete pra sempre hahahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim e você?
      Fico feliz que tenha gostado!
      Imaginação de criança é tudo de bom! Hahahaha...

      Beijos;

      Excluir
  12. Super atrasada para um post de dia das crianças, eu sei, mas cá estou. Fim de semana prolongado passou voando. Mas tenho que postagem gostosa e nostálgica. Oque você falou no início também podia virar figurinha, super verdade: "O que era bom na minha infância era o fato de eu ser criança". Exatamente isso kkkk ...

    E, gostei do seu desenho. E da seleção de brinquedos (embora nem todos conheço 😝). Tive uma Moranguinho. K7 eu tive também e é meio estranho pra mim quando alguém "mais jovem" não sabe oque é. Rsrsrs. Eu tive carro da Barbie não, tive um caminhão da Barbie, rsrs, não me lembro o contexto, mas realmente a Barbie deu a oportunidade de muitas meninas brincarem com os "brinquedos tradicionalmente masculinos" pras famílias mais "chatinhas". Tive muitas Barbies também, havia muitas temáticas pra lembrar todas kkkk

    Tão legal sua postagem, fosse eu nem sei se conseguiria, essas coisas batem uma lembrança, da vontade de rir e chorar ao msm tempo. Pode isso?

    P.s: eu considero livros um bom "presente", rsrsrs, pra crianças também, por quê não? Se não for brinquedo agente abafa o caso. Rsrs

    Bjs Helaina ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que só agora estou conseguindo terminar de responder os comentários no blog? Final de semana prolongado pra mim se prolongou por uma semana.. rsrs.. perdi completamente o controle. Siiim! As pessoas não entendem que elas gostavam daquele tempo porque tinham uma percepção de criança/adolescente. Vai ver nem era tão bom assim, mas quanto mais inocente a gente for, mais aceitáveis são as coisas. Inclusive aquelas que não são tão aceitáveis assim.

      Fico feliz que você tenha gostado!
      Nossa, mas foi difícil selecionar apenas algumas coisas e acho normal chorar com a saudade que dá. Principalmente daquela inocência.

      P.S.: Eu sempre!
      Beijos;

      Excluir
  13. Oi!
    Acho que da listinha só tive o My Little Pony por causa de brindes de ovo de páscoa! E eu adorava a Moranguinho!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.