Depois de conhecer os contos e romances do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, quis continuar lendo o trabalho do autor que gostaria de não ser conhecido apenas pelo detetive (tô fazendo o que posso, Doyle).
O funil de couro: O narrador faz pousada na casa de seu amigo, Lionel Dacre, por uma noite e é convidado a fazer a experiência de dormir com o misterioso funil ao lado de sua cabeceira com a intenção de receber em sonho informações sobre o objeto. O que acontece põe a lógica e o ceticismo à prova.
“O pedido me pareceu grotesco; mas eu mesmo, em minha complexa natureza, tenho uma grande inclinação para tudo o que é fantástico e incomum.”
A nova catacumba: Narrado em 3ª pessoa, a trama é sobre Kennedy e Julius Burger, ambos pesquisadores bem posicionados nos estudos de antiguidades romanas. Ao saber da descoberta de Julius, uma catacumba repleta de artefatos históricos, Kennedy faz de tudo para conhecer sua localização, mas havia uma condição e uma consequência pela qual Kennedy não esperava.
“Kennedy deixava-se encantar pela franqueza e simplicidade do seu competidor, enquanto Burger a seu turno se sentira fascinado pela vivacidade e brilhantismo que tinham feito Kennedy tão popular na sociedade romana.”
O Caso de Lady Sannox: Douglas Stone, famoso cirurgião nunca mais foi o mesmo e esse conto narrado em 3ª pessoa descreve a forma cruel como o brilhante homem e a belíssima dama do título tiveram suas vidas destruídas.
“Ele olhou de novo aqueles olhos escuros diretamente fixos nos seus. Eram inexpressivos e mortiços, mas enquanto ele olhava, uma centelha fugida perpassou por eles, e os lábios tremeram.”
O Gato do Brasil: Marshall King, é quem nos conta sua aventura ao ser convidado por um primo, até então desconhecido para ele, para passar alguns dias em sua casa. O jovem, próximo da ruína financeira após a morte do pai, aceita o convite sem imaginar o que Mr. Everard King tinha em sua fazenda. O homem aventureiro trouxera consigo diversos animais da América do sul com a intenção de criar um zoológico para abrigá-los em suas terras na Inglaterra. Dentre eles a temida fera que dá título ao conto. Entretanto, o gato do Brasil está longe de ser a criatura mais perigosa do lugar.
“É mais fácil afrontar um perigo quando se sabe ter feito tudo o que era possível fazer. Então somente ficar quieto e aguardar o resultado.”
Não quis dar muitos detalhes sobre cada conto, porque como são curtos, entregaria a trama. Eu adquiri o livro no formato físico na Amazon em 2022 por R$5, e imagino que ainda deva estar com o mesmo preço ou parecido, pois faz parte de uma coleção chamada 64 páginas.
Os pontos negativos nesse exemplar foram a fonte muito pequena, provavelmente para fazer caber os 4 contos no número fixo de páginas, e o odor que exalava do livro. (Sabe quando a gente pega aquele exemplar de biblioteca que está sem ser mexido há muito tempo?) Estava tão forte que depois de tirar do plástico precisei esperar uma semana antes que eu conseguisse pegar para ler (minha rinite agradece).
Esse já é o segundo livro que leio do Doyle que menciona o
Brasil. Acho interessante essa fascinação dele e pretendo ler mais de sua
biografia para ver se há possibilidade de sermos parentes há mais
referências ao nosso país e se ele efetivamente chegou a vir aqui. Sua outra
menção ao Brasil foi em: O Mundo perdido (leia a resenha).
Em O Gato do Brasil e outras histórias de terror e suspense, Arthur Conan Doyle apresenta 4 contos ímpares sem qualquer menção aos intrincados mistérios policiais que o deixaram tão famoso. Aqui temos terror e suspense em diversas narrativas onde é exposto o lado mais cruel do ser humano. Eu até gostaria de ver Sherlock investigando cada um dos contos, mas sua presença não é necessária. O autor entrega as tramas com início, meio e fim em uma escrita que consegui ler em poucas horas.
Autor: Sir Arthur Conan Dolye
Tradução: João Guilherme B. Lincke
Páginas: 64
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2012
Link do livro no Skoob: O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense
Então, já conheciam algum desses contos?
Eu já mencionei o autor muitas vezes aqui no blog, e nem todas foram sobre Sherlock (okay, a maioria foi). Para ler essas e outras postagens, acesse a tag: Arthur Conan Doyle
Nem imaginava que o autor tinha escrito esse livro. Que interessante. O bom é que dá para ir lendo aos poucos as histórias, não precisa ler todo o livro de uma vez só.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Pois é, eu também não fazia ideia. Agora estou procurando mais trabalhos dele. Sim! Isso é ótimo em livros de contos.
ExcluirOlá! Eu não conhecia nenhum desses contos. Bem, eu já li um livro de histórias de terror do Arthur Conan Doyle, mas infelizmente não me lembro mais das histórias. Achei a resenha muito interessante e fiquei com vontade de ler. Um abraço!
ResponderExcluirEu tenho procurado, mas é tão difícil de encontrar. Às vezes acontece de eu esbarrar em algum com ebooks de contos gratuitos dele na Amazon, mas a maioria é sobre Sherlock. Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste. Abraço!
ExcluirNão conhecia! Obrigada pela partilha 😊 Bom Domingo
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado! Boa semana pra você!
ExcluirOi! Eu não conhecia essa obra do autor, mas curti bastante a premissa. Vou ver se acho na Amazon, o preço também é atraente. Dica anotada. Bjos!!
ResponderExcluirMoonlight Books
A Amazon tem umas raridades dessa. Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste!
ExcluirBeijos;
Adoro ler contos (estou até pensando em escrever sobre isso...) e fiquei super interessada em ler esse livro. Vou adicionar à minha lista!
ResponderExcluirEspero que você aproveite bem a leitura!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei de conhecer esse livro, parece interessante vou anotar a dica.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste!
ExcluirBeijos;
Não conhecia esses contos, mas achei bacana isso do autor citar o Brasil e tudo mais.
ResponderExcluirAdmiro muito quem tem o hábito da leitura :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Pra conseguir o hábito é só procurar o que você gosta. Ir pulando de livro em livro até se encontrar e depois consumir mais do mesmo gênero até vir a vontade de se aventurar em outro. Além disso é bom prestar atenção ao horário que você se sente mais confortável lendo. É tentativa e erro, não tem atalho. :)
ExcluirOie, depois de conhecer Sherlock também senti vontade de ler tudo do autor hahaha. fiquei muito curiosa com sua edição contendo vários contos.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
A escrita do Doyle é muito tranquila de ler. Flui bem demais.
ExcluirBeijos;
Confesso que fiquei curiosa assim que li o título!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Se tiver a oportunidade de ler os contos, espero que goste!
ExcluirBeijos;
Oi, Helaina. Como vai? Li essa coletânea de conto de Conan Doyle e curti bastante. Particularmente gosto muito de Doyle. Que bom que curtiu a experiência de leitura dessa coletânea. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Luciano, tudo bem e você?
ExcluirCurti bastante e já estou procurando mais textos dele. Abraço!
Olá, Helaina!
ResponderExcluirConfesso que nunca li nada do Doyle além de Sherlock Holmes e não sei se darei uma chance pra novas narrativas dele tão cedo, que ele não se revire no túmulo por isso. Mas é bem bacana que você esteja dando essa chance a escrita dele, espero que tenha gostado dos contos tanto quanto imaginou.
Sobre o cheiro do livro, caramba, Doyle não tem sorte, além de poucos lhes darem a chance de leitura em outros livros que não Sherlock o bendito livro ainda vem como se tivesse 100 anos de poeira acumulado? Tadinho!
Eu acho interessante ver quando autores falam do Brasil também, é bom saber o nosso país é notório nem que seja pra ser mencionado uma vez num livro que estamos lendo rsrs (não é como se todos os países tivessem tal chance haha).
Legal ler sua leitura de outras obras do Doyle. Bjsss 😘
Att,
https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/
Oi Anne, eu queria ler mais dele, eu realmente gosto do jeito que o Doyle escreve, mas é uma maratona encontrar o que não seja Sherlock Holmes nos textos de autoria dele. Pois é, e o surpreendente é que tava no plástico, mas mesmo assim o cheiro forte demorou pra sair.
ExcluirSim, eu gosto de ver nosso país pelos olhos de escritores estrangeiros. A gente vê tanto os outros países através de escritores nacionais. É bom pra variar.
Beijos;
Oi
ResponderExcluirvocê pagou bem barato no livro, confesso que não chamou muito minha atenção para a leitura, mas que bom que curtiu e conseguiu ler rápido.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Sim! Eu estava comprando outros livros e quando vi o preço desse não pude deixar de colocar junto no pedido, até mesmo pra aproveitar o frete. A leitura é bem rápida de fazer.
Excluir