agosto 29, 2024

[5 motivos] para assistir: Patrick Melrose

Desde a primeira vez que assisti a série Sherlock da BBC que o talento de dois atores chamou minha atenção. Com o Martin Freeman foi um tipo de paixão que me fez consumir os trabalhos dele um após o outro. Já com Benedict Cumberbatch, tenho ido mais devagar, mas encontrado ótimos filmes e séries assim como acontece com o Martin.

Foi com a expectativa lá em cima que me deparei com a minissérie, de 5 capítulos com 60 minutos cada, que conta o drama de Patrick Melrose (Benedict Cumberbatch) tentando sobreviver e lidar com os traumas deixados por um pai abusivo e uma mãe negligente. Um retrato comovente de uma realidade oculta entre as quatro paredes de vários lares pelo mundo e suas consequências devastadoras num ciclo de violência que tende a passar de geração em geração caso não seja interrompido.

  1. Primeira motivação: Bom, com o Benê costumo tentar conhecer um pouco mais do trabalho antes de assistir, e o trailer e algumas cenas que encontrei pela internet foram o suficiente para me convencer. Os pequenos trechos mexeram tanto com o meu emocional que eu senti que precisava ver os cinco episódios e saber como terminaria aquela história.

  2. Fantasia ou mundo real: a série é baseada nos romances semiautobiográficos de Edward St Aubyn, então se passa completamente na nossa realidade abrangendo desde os anos 60, com Patrick ainda criança, interpretado por Sebastian Maltz, até os dias atuais, já adulto onde Benedict assume o papel.


  3. Enredo: Nosso primeiro contato com o protagonista é no momento em que ele recebe a notícia da morte do pai. Vivendo em Londres ele precisa ir até Nova Iorque, último endereço de David Melrose (Hugo Weaving) buscar suas cinzas. A tarefa, no entanto, não é nada fácil para o agora adulto Patrick que ainda é atormentado pela violência e os abusos sofridos sob a guarda de seu pai. Recorrendo ao álcool e drogas ilícitas, ele tenta a todo custo evitar as memórias de seu passado e é por elas que conhecemos seu passado em cada episódio de overdose ou crise de abstinência. Patrick quer mudar, mas a ferida provocada durante a sua infância funciona como uma âncora que o mantêm preso ao fundo do poço.

  4. Estética: Londres, Nova Iorque e a mansão da família no sul da França são os cenários principais. Os locais luxuosos se alternam com os mais deteriorados à medida que acompanhamos Patrick em sua batalha contra os vícios e nem sempre os pontos onde ele vai em busca dos entorpecentes são os mais insalubres, apesar de perigosos. A maneira como algumas pessoas são afetas negativamente pelo dinheiro é explícito na minissérie, que inclusive expõe a questão como uma crítica. O que vemos nos ambientes mais luxuosos é uma batalha de egos onde fica difícil saber quem está pior apesar das contas bancárias volumosas.


  5. Zona de conforto: Totalmente fora do que estou acostumada. Eu embarquei nesse drama porque a história e a interpretação do Benedict chamaram minha atenção e não só me agradou bastante como me fez querer assistir mais uma vez, mas preciso avisar sobre os temas sensíveis que a minissérie trata. As únicas cenas explícitas são os episódios de overdose de Patrick e alguns atos mais violentos, entretanto, o que se lê nas entrelinhas, o que fica subentendido, é suficiente para revirar o estômago. A Atmosfera de tensão, medo e pesar que fica o tempo todo inspira aquele apego ao personagem e o desejo de que ele supere tudo de ruim que sofreu.

Para quem ficou interessado nos livros, eles foram publicados pela Companhia das Letras e as cinco partes da história estão divididas em dois volumes: Romances de Patrick Melrose Vol. 01 e Romances de Patrick Melrose Vol. 02.

Título: Patrick Melrose
Direção: Edward Berger
Gênero: Drama
País: EUA, Reino Unido e Irlanda do Norte
Ano: 2018
Classificação indicativa: 18 (site IMDB)


Já conheciam a série? Ficaram com vontade de assistir?
Para ver outras postagens dessa coluna, acessem: 5 motivos

20 comentários:

  1. Não conhecia, mas depois de ler esses 5 motivos fiquei curiosa!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade de assistir e goste bastante!
      Já prepara o lencinho!
      Beijos e abraços;

      Excluir
  2. olá.
    Achei interessante o enredo da série, está em qual streaming ou canal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se não me engano, quando assisti estava na Netflix, mas não está mais no catálogo, então não tenho certeza. Atualmente parece que tem no streaming da Claro e no Prime Video.

      Excluir
  3. Oi, Helaina! Nunca assisti essa série. Parece ser muito envolvente, né? Verei se consigo os livros para ler, uma vez que, dou preferência sempre aos livros. Se eu ler e curtir aí sim assistirei a série. Que bom que gostou da série. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, nossa, demais! Em algumas partes até dolorosa de assistir. Se você ler, vou querer saber sua opinião sobre os livros. Eu descobri a existência deles apenas agora, escrevendo a postagem.
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi!
    Já tinha ouvido falar dessa série e só me desperta um pouco a curiosidade para ver por causa do Benedict mesmo, mas ele trabalha tanto que não dou conta de ver tudo que tem ele hahaha

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah, isso é um problema pra seguir os trabalhos dele. Com o Martin Freeman é bem mais tranquilo (infelizmente..rsrs).

      Beijos;

      Excluir
  5. Esse é um dos meus seriados favoritos e eu sou super fã dos livros (apesar do tema pesadíssimo), e acho que você é a primeira pessoa que eu vejo comentando sobre!! Me encheu de felicidade (e vontade de reassistir a série) encontrar esse post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um tempo que assisti essa minissérie e queria muito falar sobre ela, mas realmente o tema é bem pesado e demorei pra conseguir escrever alguma coisa a respeito. Fico muito feliz que você tenha gostado!

      Excluir
  6. Oi! Eu não conhecia essa minissérie, mas fiquei curiosa, especialmente por gostar muito do ator. E bom que tem poucos episódios, então dá para ver em poucos dias. Dica anotada. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se tiver oportunidade de assistir, espero que goste. Mas já prepara o lencinho!
      Beijos;

      Excluir
  7. Oi, Helaina!
    Não sabia dessa série, mas fiquei curiosa tanto pra ler os livros, quanto pelo Ben. Ele é maravilhoso demais!!!!!!
    Obrigada pela dica.
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Essa série é boa demais. Praticamente impossível não se emocionar. Recomendo muito! Por nada! Espero que tenha oportunidade de assistir e goste bastante!
      Beijos;

      Excluir
  8. Passando para desejar uma boa semana!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oiê, Helaina.
    Confesso que não tenho costume de acompanhar os trabalhos de atores específicos, geralmente a história me chama mais atenção que os atores em si, mesmo os trabalhos do Martin eu não assisto com constância, só se a trama me chamar atenção, daí não assisto só pelo ator. Conforme você explicou, a trama parece abordar tópicos importantes sobre abuso familiar e traumas psicológicos e a relação disso com abuso de álcool e drogas. Achei interessante justamente de falar como é a questão psicológica de traumas do passado que condiciona a pessoa a buscar uma fuga através do uso de substâncias. É importante porque muito se fala de dependência química, mas pouco se fala das questões emocionais que levam a pessoa ao uso, e geralmente nesse meio não adianta resolver a dependência química sem tratar em conjunto o trauma que levou ao uso (muitos que falam levianamente de dependência química não entendem isso, daí a importância da temática).
    Geralmente vejo ficção pra me afastar da vida real, mas tem sempre momentos que é bom conhecer obras assim, pra se reconectar com o mundo real e ver como a temática está sendo abordada na grande mídia. Além de sempre ser um prazer rever um ator que conheço❤️
    Ainda mais interessante que seja baseado em uma obra literária, não conhecia!
    Agradeço a recomendação, vou ver se acho no streaming que assino🙏
    Até mais,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne! Eu realmente só faço isso com o Martin Freeman, sou apaixonada por ele e a voz dele tem um efeito extremamente relaxante em mim. Com o Benedict faço igual você e assisto o que me interessa, o problema é que quase tudo que esse homem faz é interessante! Hahahaha.. Até gostar de filme de herói comecei por conta dele!
      Sim, essa série deveria ser assistida por todos, mas principalmente para aqueles que acham que pra se livrar de um vício é so ter vontade. Às vezes a droga está servindo de escape para uma ferida que nem a própria pessoa admite que tem e isso não uma desculpa, ou incentivar o uso de substâncias (nem mesmo as lícitas como álcool e cigarro), mas um alerta de que o tratamento precisa ir além do parar de consumir como se fosse um simples passe de mágica.
      Espero que você consiga assistir e goste bastante!
      Até mais;

      Excluir
  10. Não conhecia a produção e gostei de conhecer mais um pouco por meio de seu post.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.