junho 13, 2024

[Resenha] Agente do Caos (The X-Files Origins)

Com um pequeno intervalo de 6 anos desde que publiquei a resenha do livro com a versão jovem de Dana Scully (leia aqui), finalmente consegui trazer para o blog a história com Fox Mulder adolescente. Ambos os livros não foram escritos pelo criador da série, ou seja, são fanfics autorizadas e de muito boa qualidade. Poderiam muito bem ser um episódio de Arquivo X, não fosse a idade dos protagonistas.

Sinopse: Como Fox Mulder começou a acreditar? Antes de entrar para o Arquivo X, antes de ser um agente do FBI, antes de estudar psicologia em Oxford, Fox Mulder era um adolescente lidando com a perda da irmã e com uma família destruída. Mas quando outra garotinha desapareceu, ele talvez fosse o único capaz de salvá-la. (Fonte: HarperCollins Brasil)

O caos não existe sem ordem era provavelmente o que o Major queria dizer, mas Mulder não o corrigiu.” Pág.36

A trama se passa em 1979, no último ano escolar de Fox Mulder que mora com o pai a contragosto, e já faz alguns anos do desaparecimento de sua irmã, Samantha. A família foi destruída pelo evento e as tentativas do pai de fazer a mãe, Teena, e o filho esquecerem o evento só piora as coisas.

Quem assistiu a série sabe que Bill Mulder está muito comprometido com o que aconteceu e por isso age assim, mas querer que a esposa e o filho simplesmente aceitem a tragédia e esqueçam não poderia dar certo mesmo. Tenho a impressão que tudo o que ele faz é pra preservar Mulder, mas acaba surtindo efeito contrário por conta da forma que ele age.

Nessa história já tem aquele clima de conspiração, muito constante na série, e, ao mesmo tempo em que nos são apresentados os protagonistas, Fox e Gimble, voltando para casa depois da escola, aparecem também dois homens misteriosos que os observam de um carro. Isso deixa a história toda com uma sensação de medo pelo que estará para acontecer com Mulder por ser tão vigiado.

A princípio pensei que seria uma história com um grupo de adolescentes mais espertos que a polícia, o que eu particularmente não gosto, mas não é exatamente o caso aqui. Os jovens até tentam cooperar com a força policial, e dependem dela em momentos de perigo, mas não são levados a sério o que foi um erro, pois o talento de Mulder para traçar perfis psicológico dos criminosos já estava começando a aflorar.

Além dos dois garotos, o time recebe o apoio de Phoebe, amiga de Mulder de sua antiga escola que vem passar o final de semana com ele quando descobre que o amigo está se envolvendo demais na investigação do caso da menina desaparecida e quer acompanhá-lo de perto para evitar que ele acabe com problemas. Há uma tentativa de criar um clima de romance entre os dois, mas como o shipp Mulder e Scully pra mim sempre foi mais forte, não me convenceu muito. Além disso, não ocupou muito espaço na trama.

Mulder não tinha certeza do que um romance de fantasia tinha a ver com aquilo, mas o Major estava certo a respeito de uma coisa. O mundo estava fora de controle. As pessoas estavam se matando em guerras e nas ruas, com drogas e violência.” Pág.38

Há um assassino em série à solta e os três lutam contra o tempo para tentar resgatar uma vítima que pode ainda estar viva. A interação dos três é do tipo convencional de adolescente, e apesar de não ser muito minha praia, os momentos com crise entre eles são poucos e passam rápido. O mistério é bem interessante, mas nem todas as informações são apresentadas na conclusão, apesar do principal culpado ter sido preso. Fica a sensação que o livro faz parte de uma série e algo virá depois. E eu queria bem saber o que é… 😕

Agente do caos é uma versão jovem e bem verossímil de Fox Mulder narrada em 3ª pessoa que flui de maneira bem ágil. A história é um mistério interessante que vai se complicando aos poucos e ficando cada vez mais intensa daquele jeito que fica difícil parar a leitura. Recomendo para quem gosta de romances policias com essas características.

Bom, eu não conseguiria deixar de comparar Agente do caos com o livro da jovem Dana Scully, Advogado do diabo (você pode ler a resenha aqui). Apesar de ambas as histórias serem boas (confesso que lembro pouco do que foi com a Scully, só sei que gostei 😅), o fato dos capítulos do livro com ela serem extremamente curtos, às vezes apenas meia página, quebrando muito o ritmo da história, gostei mais de Agente do caos, pois aqui os capítulos são de tamanho convencional e, para mim, fluiu bem melhor.

Título Original: The X-Files Origins: Agent of chaos
Autora: Kami Garcia
Tradução: Mariana Kohnert
Páginas: 320
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2017
Link do livro no Skoob: Agente do Caos (The X FilesOrigens #1)

Vocês já conheciam algum desses dois livros? E a série, já assistiram? Eu publiquei aqui no blog uma série de postagens com cada uma das 11 temporadas. Essa é a postagem da primeira: [Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 1 e ao final de cada uma, tem o link para a postagem seguinte.

Agente do caos me deixou com vontade de assistir tudo de novo e até mesmo me fez sonhar com mais um revival da série, dessa vez com a juventude dos agentes. Adoraria ver a versão de Chris Carter para os adolescentes Dana Scully e Fox Mulder.

10 comentários:

  1. Oiê, Helaina 😸
    "fanfics autorizadas e de muito boa qualidade" assim é que é bom, acho incrível quando fãs/ficwriters amam tanto uma estória e sabem tanto do assunto que incorporam a trama original, expandindo e escrevendo sobre isso com propriedade.
    Mas, puxa, muitos desses livros tenho essa sensação de "ares de continuação", isso quando já não deixam óbvio logo de cara. Eu falei no outro post sobre esse livro que eu amo esses materiais "extras" que complementam séries e filmes, sempre gostei, mas eles quase sempre terem "continuação" e me frustra porque nunca vem tudo para o Brasil, daí acabo ficando com um legado de "extras" incompletos na coleção e fico um tanto chateada 😅
    Eu não conhecia esses livros, passei a conhecer quando você mencionou antes. A série já ouvi falar, até assisti alguns episódios esporadicamente, na TV a cabo tem um canal que passa. Mas não tive ainda a chance de assistir episódio por episódio, então não conheço bem a trama dos personagens.
    Até mais,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, eu gosto de falar assim porque tem muita gente que desmerece fanfic apenas por ser fanfic, mas a verdade é que são apenas histórias com personagens criados por outras pessoas que podem ser boas ou não. Nesse caso, como houve publicação e venda, precisa da autorização do criador, já eu escrevo e publico de graça mesmo! 😉
      Pois é, acho que ficou essa sensação por ser um livro de origem da série e a autora resolveu deixar a história com a possibilidade de continuar também.
      Se revolver ler, eu recomendo esse. Apesar de ser mais fã da Scully, a história do Mulder jovem está bem melhor escrita.

      Até mais;

      Excluir
  2. Oi! Eu gosto dos livros da Kami Garcia e adoraria conferir a versão dela desse personagem, além disso, gosto da premissa de adolescentes metidos em investigação. Que bom que mesmo não sendo do criador original, manteve certa semelhança entre o homem adulto e o jovem garoto. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Além desse livro dela, eu conheço a série 'Dezesseis Luas', mas nunca li. Eu confesso que não sou muito fã, mas até gostei da ação dos garotos aqui nesse livro. Sim, a Kami conseguiu ter essa sensibilidade. Beijos;

      Excluir
  3. Parece ser uma leitura cheia de aventura e adrenalina. Gostei de ver!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos livros, mas lembro das suas resenhas de Arquivo X e inclusive é uma série que tenho vontade de assitir. Lembro que quando eu era criança, passava na TV, então sei lá, tenho uma leve memória afetiva sobre a série.

    Mas muitoo legal, parecem ótimos livros! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série bem longa, então o estilo dos episódios varia, mas são todos bons! 😎
      Se um dia tiver a chance de assistir, espero que goste!

      Excluir
  5. Oi, Helaina! Que bom que curtiu a leitura. Nunca li este livro nem outro que você comparou. Parece-me uma leitura envolvente, né? Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, sim, esse é até mais envolvente que o outro por conta do estilo de escrita da autora que me agrada mais. Abraço!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.