dezembro 06, 2018

[Resenha] O Advogado do Diabo (The X-Files Origins)

Com o lançamento de duas minitemporadas de Arquivo-X (10ª temporada|2016|6 episódios) e (11ª temporada|2018|10 episódios) a série voltou a ficar em evidência para a alegria dos fãs já com muita saudade de Scully e Mulder desde o filme Eu Quero Acreditar (25 de julho de 2008). Isso parece ter motivado também o mercado editorial que nos presenteou com dois livros. Um deles é o que vou falar nessa resenha, o outro ainda não li, mas assim que fizer isso trarei a resenha para vocês!
Sinopse - Como Dana Scully se tornou cética? Antes de entrar para o Arquivo X, antes de ser uma agente do FBI, antes de estudar medicina, Dana Scully era uma excluída no novo colégio. Mas quando seus colegas começaram a morrer em circunstâncias suspeitas, ela talvez fosse a única capaz de impedir novas mortes. [Fonte: HarperCollins Brasil]
Série de grande sucesso nos anos 90, vários foram os livros publicados com histórias independentes, novelizações de alguns episódios e do primeiro filme, biografia dos atores, guias das temporadas e um livro sobre a parte verdadeira da ciência por trás da série.
 
Entretanto pouco se sabia sobre o passado dos personagens além dos flashbacks apresentados na série, e os dois livros The X Files - Origins vieram preencher essa lacuna, contando um evento significativo na trajetória da adolescente Scully e do adolescente Mulder cada.

Essa resenha é do livro sobre minha musa inspiradora, Dana Katherine Scully e eu gostaria muito de dizer que amei, mas não foi bem assim.
Dana era uma garota, e aquilo significava que ela era inferior. Foi o que Ethan tentou não dizer, mas foi o que saiu. O mundo não foi feito para garotas ou mulheres. Foi feito por homens que não queriam compartilhar nada. Nem o poder, nem o dinheiro, nem as vantagens, nada. Aquilo a deixou furiosa. Afinal de contas, era 1979. Tudo isso já não deveria ter sido resolvido àquela altura? - Pag.238
A história é muito boa e o jeito que o autor (nenhum dos livros foi escrito pelo criador da série, Chris Carter) escreveu a personagem foi crível suficiente mesmo para uma Scully de mente aberta para o inexplicável, já que essa era a proposta do livro: mostrar como nasceu o ceticismo da agente. Mas então, por que eu não gostei? A quebra do ritmo da leitura com capítulos minúsculos me incomodou demais.
 
Olha só esse parágrafo com um capítulo só pra ele.
Eu não acho ruim capítulos curtos, na verdade até gosto porque é muito prático na hora que preciso fazer uma pausa na leitura, mas o exagero não deixa a gente sentir aquela aflição boa, sabe? É como se alguém acendesse a luz durante um filme de terror no cinema. Já me falaram que nesse aspecto o livro com a história do Mulder é melhor. É ler para saber. Tenho esperança que seja já que foi escrito por uma pessoa diferente.
Jamais peça desculpas pelo que você não sabe. Não há vergonha nisso. A vergonha existe quando você se recusa a aprender ou quando finge não saber. Isso é ignorância proposital, e é desprezível. - Pág.167
Eu queria ter gostado mais do livro e confesso que fiquei um pouco desanimada com isso, mas a vida de leitor é assim mesmo, né? Espero que essa resenha não desencoraje vocês, porque a história e a personagem principal valem muito à pena.
A realidade em si é irreal. A realidade é uma percepção. Cada um de nós enxerga o mundo de determinada forma, e aquilo é a realidade para nós, mas nós todos não enxergamos da mesma maneira. - Pág.163
Experiências psíquicas cobram um preço alto do corpo físico. Peras têm água, vitaminas C e K, cobre e fibras. Ela vai te ajudar a se acomodar de volta. - Ele sorriu. - É um truque bem velho. - Pág. 182
Título Original: The X-Files Origins: Devil's Advocate
Autor: Jonathan Maberry
Tradução: André Gordirro
Páginas: 320
Editora: HarperCollins Brasil
Ano: 2017
Desde que eu comecei a assistir a série de novo que não consigo falar de outro assunto! Espero que vocês não estejam cansados porque vai ter mais! Já conheciam esse livro? Ficaram com vontade de ler?

6 comentários:

  1. Oi Helaina,
    Acho que não leria a obra pela temática em si. Não é algo que me agrade, pq sou do time dos romances fofos e dramáticos, rs.
    Para quem gosta da temática desse livro, pode até ser interessante, mas eu sei que ia ficar enrolada lendo hahaha
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Ah, então não é seu gênero de leitura mesmo. Nesse livro até tem um pouquinho de romance, mas é tão pouco que não dá tempo nem da gente suspirar.
      Beijussss;

      Excluir
  2. Oi Helaina, tudo bem?
    Olha, fiquei bem curiosa pelo livro, porém não sei se o leria agora para meio que não estragasse a surpresa com a série, sabe? Ainda pretendo ver, então acho que só leria depois ^^' Mas achei a premissa bem interessante, então com certeza irei ler algum dia. Só é uma pena essa coisa dos capítulos curtos ao extremo :/ Tomara que o outro livro seja melhor nesse aspecto.
    Beijinhos
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle, tudo bem comigo, e com você?
      Ah, mas não estraga não. Apesar de contar a juventude dos agente, Arquivo X ainda tem muito mais a contar. Esse livro me pareceu um "caso isolado".
      Isso realmente me incomodou bastante. Assim espero.

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.