dezembro 22, 2022

[Resenha] Os sem resenha 2022

Manter esse blog é um hobby para mim, e apesar das propagandas que talvez um dia me rendam algum dinheiro, minha prioridade aqui é publicar o que eu tenho vontade. Já em relação à leitura, pensando em escrever profissionalmente, preciso ler de tudo um pouco, mas nem sempre tenho inspiração ou mesmo tempo de escrever uma resenha. Por isso, resolvi criar essa lista onde pretendo compartilhar sempre ao final do ano os títulos que eu li e por algum motivo não ganharam resenha.

Arquivo X - Duendes (Charles Grant): Nessa história inédita na tevê, os agentes Mulder e Scully investigam assassinatos misteriosos em uma pequena cidade da Louisiana. As vítimas são mortas com um único e certeiro golpe de faca na garganta e o criminoso não deixa qualquer rastro. Nossos agentes acabam se envolvendo em uma complicada conspiração, já que os crimes indicam a existência de uma complexa rede de intrigas com experiências genéticas realizadas pelo governo. (Fonte: Skoob)

Apesar de ter sido uma releitura, não me lembro de nada do que aconteceu na história (também, eu tinha 15 anos). Foi muito menos prazeroso do que tenho lembrança, provavelmente meu gosto literário deve ter mudado com o passar dos anos. O autor escreve num formato que eu acho mais agradável na TV, com mudanças constantes de uma cena para outra, e, além disso, a ação demorou horrores para acontecer. Um aspecto interessante é como meus primeiros textos (que eu tenho até vergonha de ter publicado) tem uma forma semelhante a esse livro. Por isso que dizem que quem escreve deve ler muito e praticar até encontrar sua própria voz.

— Não — disse ela, ao notar a expressão no rosto do companheiro. — Existe outra explicação, Mulder.” Pág. 72

Arquivo X - Redemoinho (Charles Grant): Às regiões desérticas do Novo México, perto de um pueblo indígena, surge um assassino invisível. Só é ouvido o seu uivo sibilante e, quando ele se vai, suas vítimas ficam completamente sem pele, esfoladas. Mais um desafio para Mulder e Scully, que por pouco não caem em suas "garras". (Fonte: Skoob)

Do mesmo autor que o anterior e com praticamente o mesmo problema da narrativa lenta por conta das descrições. Para mim, descrever do personagem ou da cena em detalhes não é o problema, contanto que tenha utilidade na história, o que não parece ser o caso aqui. Gostei da experiência de acompanhar a Scully e o Mulder de novo, mas prefiro continuar assistindo as aventuras deles ao invés de ler.

Poder sendo igual a respeito é uma velha isca para aqueles que não têm nenhum dos dois.” Pág. 181

Assassinato na Casa do Pastor (Agatha Christie): Lucius Protheroe, rigoroso coronel de St. Mary Mead, é assassinado com um tiro na cabeça, no escritório do Pastor Leonard Clement que narra a história em forma de relato. Junto ao corpo foi encontrado um bilhete confuso que dizia apenas: "6h20. Caro Clement, sinto muito não poder esperar mais, pois preciso…". O crime se tornou praticamente insolúvel para a polícia da pequena aldeia e Miss Marple, vizinha do pastor, cita haver sete suspeitos para o crime e, a fim de encontrar o assassino, conta com a ajuda do Pr. Clement na investigação desse mistério, que envolve tantos outros inimagináveis mistérios. A solução é sempre a que menos se podia esperar. (Fonte: Skoob)

Esse foi meu primeiro contato com um livro da Agatha, já tinha assistido algumas das histórias dela na minissérie: Os pequenos crimes de Agatha Christie e adorei a experiência. Queria ter escrito essa resenha, mas deixei passar tempo demais depois de terminar a leitura e acabei achando que não conseguiria mais escrever algo à altura. Não consegui desvendar o mistério principal do livro, mas a solução do secundário me veio tão rápido que eu achei estar errada.

Seguidas vezes me pergunto por que todo mundo tem tanta tendência a generalizar. Raras (se tanto) vezes as generalizações são verdadeiras; em geral, são completamente imprecisas.” Pág. 165

Coraline (Neil Gaiman): Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente… em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava. (Fonte: Skoob)

AMO demais essa história. Comecei pelo filme, li o livro e agora reli. São tantas perspectivas para se analisar, desde uma aventura infantil até aspectos mais profundos como se deixar levar pelos próprios desejos e perder tudo, que cada leitura é possível descobrir um detalhe novo. Por ter feito o ‘Li até a página 100’ com essa edição, falado sobre o filme ‘Coraline e o mundo secreto’ e não estar com muito tempo disponível, acabei não escrevendo a resenha, pois aqui temos um dos casos raros em que o filme é tão bom quanto o livro. 🚨 Gostaria de ressaltar mais uma vez que espero ansiosamente por um live-action de Coraline.

Ela vai roubar sua vida e tudo de que é feita. Vai roubar tudo o que é importante para você, para que só reste névoa e vapor. Ela vai levar sua alegria. Um dia, você vai acordar sem alma e sem coração. Você será apenas casca, trapo, um sonho, a memória de algo que perdeu.” Pag. 125

Coleção Salve-se quem puder

Lembro ter lido vários títulos da coleção quando criança, e por que não me aventurar de novo? São histórias muito curtas e simples onde o grande atrativo são os enigmas para decifrar. O público alvo é o infantil, por isso, as charadas em sua maioria não são complicadas (qualquer coisa que envolva matemática é complicada para mim), e usam a lógica com números e letras ou apenas a observação de imagens para serem solucionadas. Os livros contam com as sessões de dicas e as soluções de cada enigma nas últimas páginas, e as traduções dão um toque de humor muito agradável às histórias. Acho que toda criança deveria ser presenteada 🎅🎁 com pelo menos 1 título dessa coleção.

Esses foram os que eu reli esse ano:

Viagem ao fim do mundo (Lesley Sims): O guia da histórica cidade de Por Thal promete aos turistas a volta a um glorioso passado. E é isso que literalmente acontece a Carol e Tozé. Depois do naufrágio do bote em que estavam, eles são resgatados por uma caravela – só que estão agora no ano de 1491! Os dois garotos juntam-se à tripulação e embarcam em uma aventura pelos mares, enfrentando tempestades, naufrágios e muitos outros perigos, em busca do fantástico Elixir da Longa Vida. (Fonte: Skoob)

O Castelo da Intriga (Paul Stewart): O povo do Velho Castelo vive dias de infelicidade, pois o cruel Sir K. Peta instalou ali um domínio de opressão e tirania. Seguindo instruções dadas por uma mão invisível, o jovem pajem Tom põe em prática um grande plano para destruir o tirano. A sorte e o destino fazem com que ele receba a ajuda de Sofia, que, ao encontrar um broche de prata, mergulha misticamente no tempo dos velhos castelos e bravos cavaleiros. (Fonte: Skoob)

A Cidade Submersa (Martin Oliver): Indy e Ana são convidados pelo tio Jonas, arqueólogo e oceanógrafo famoso, para passar as férias em sua casa na praia. Lá encontram o velho galeão naufragado do explorador Timo Neiro, que dizia ter descoberto uma legendária cidade submersa – fato no qual ninguém nunca acreditou. Nossos pesquisadores resolvem encontrar a tal cidade e envolvem-se em aventuras incríveis e emocionantes. (Fonte: Skoob)

A Incrível Expedição aos Dinossauros (Karen Dolby): Em uma visita à Floresta dos Fósseis, Fred, Zeca e Tê entram, sem saber, em um túnel do tempo e viajam para a remota era dos dinossauros. Lá encontram Arthur, o melhor aluno do clube de ciências, e o professor Amora Dino, que procurava ovos dos extintos répteis. Antes de achar a porta do tempo que os trará de volta para casa, os garotos precisarão enfrentar uma porção de desafios e tramas sinistras. (Fonte: Skoob)

O Espião Invisível (Mark Fowler): Um cientista desaparecido, uma praça cheia de fumaça colorida, mensagens misteriosas, tudo isso leva os jovens Mary e Juca a se envolverem em uma arriscada missão. O inimigo é poderoso, mas o planeta está em perigo e os jovens não recuam, nem quando têm de encontrar o Espião Invisível. E eles sabem que precisarão de muita coragem, agilidade e raciocínio rápido para vencer as inúmeras dificuldades dessa aventura no mundo da espionagem. (Fonte: Skoob)

Vocês já leram algum dos livros dessa lista? Ficaram com vontade de ler algum? Imagino que os livros de fanfic de ‘Arquivo X’ não vão ser fáceis de encontrar (sugiro procurar em sebos), mas acredito que os outros estão disponíveis na maioria das livrarias, tanto física quanto virtuais. Sobre a coleção ‘Salve se quem puder’, mesmo que haja versão e-book (não sei se tem), minha sugestão é que se dê preferência ao formato físico para que a criança tenha uma experiência mais rica e fique um pouco longe das telas.

Aproveito essa postagem para desejar um Feliz Natal para vocês!
Seja onde e com quem forem celebrar, que seja um dia de paz, felicidade e amor! 💖🎄

8 comentários:

  1. Oiee, não conheço vários dos que citou, mas gostei de saber mais. E adoro Coraline.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu ando pegando uns livros mais antigos que tenho aqui.
      Eu também me apaixonei desde a primeira vez que vi.

      Beijos;

      Excluir
  2. Olá! Li Coraline e foi um dos melhores do autor que conferi. Há vário livros que também li e não resenhei, mas procurei fazer pequenos comentários. Feliz Natal! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Às vezes a leitura não inspira uma resenha, ou eu não tenho tempo de escrever mesmo, então fico só com as anotações no Skoob. Obrigada! :D Um feliz 2023 pra você!

      Excluir
  3. Oi
    desses que citou eu só li Coraline e gostei bastante, eu tenho uma lista enorme dos sem resenhas, esse ano eu preferi ler livros sem o compromisso de resenha e os que eu tenho vontade eu resenhi,

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, eu tomei essa decisão esse ano também. A obrigação de escrever as resenhas estava tirando meu prazer nas leituras e pior, diminuindo meu ritmo. Sendo escritora, é importante eu ler bastante.

      Excluir
  4. Coraline eu amoooo ♥
    Já assisti o filme inúmeras vezes e quero muitoo comprar o livro.
    Adorei o post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonada por essa história! Já perdi as contas de quantas vezes assisti.
      Fico feliz que tenha gostado! :D

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.