março 14, 2019

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 3

Uma das temporadas que eu mais me lembrava, pelo menos até agora por ser uma das minhas preferidas. Mas, mesmo gostando e assistindo muito a 3ª temporada, vários detalhes me escaparam e revê-los foi no mínimo muito divertido.

Já comecei com a impressão de ter visto um “monstro” que apareceu mais adiante na série, mas aparentemente foi só minha impressão. No episódio O Repouso Final de Clyde Bruckman (Clyde Bruckman's Final Repose - 3x04) uma mulher que trabalhava como vidente e é assassinada, tem a casa cheia delas. Esse negócio de usar bonecas de porcelana para assustar dá muito certo!


Nessa temporada temos o episódio com as baratas (War Of The Coprophages - 3x12), e espero que essa tenha sido a última vez que assisti isso. A impressão de que os insetos estavam andando pelo meu quarto era real. E a aflição de ver as pessoas serem comidas por baratas?! Argh! A única coisa que gostei foi ver nesse episódio foi a Scully aproveitando seu tempo em casa. Ela ficou bem longe do ocorrido o máximo que pôde. Todo mundo tem limites, né?!

Não houveram muitas cenas fofas nessa temporada, para minha tristeza. E olha que por muito tempo foi uma das minhas favoritas. Agora talvez a segunda temporada passe na frente dela no meu ranking de favoritas.

Para ser sincera achei Mulder muito chato nessa temporada. Talvez por ficar cada vez mais constante as besteiras que ele faz e a Scully tem sempre que ir atrás para salvá-lo. Isso sem contar quando ele a deixa falando sozinha no celular. 

Outro aspecto de Mulder que eu nunca tinha notado antes é a dificuldade que ele tem para acreditar em milagres divinos. Parece que ele tem a mente aberta apenas quando o assunto é extraterrestre. Nesse caso ele acredita sem questionamentos, com as piores provas e as mais delirantes testemunhas possíveis. Isso fica bem claro no episódio Revelações (Revelations - 3x11) quando a primeira coisa que ele faz é duvidar que o que acontece com o menino seja um milagre verdadeiro.

Um episódio com a relação dos dois agentes bem alterada por conta de um evento cósmico aconteceu em: A Morte Vem do Espaço (Syzygy - 3x13), e me fez dar boas risadas. 
É dele que vem a famosa frase da Scully: “Sure, Fine, Whatever” claramente exausta de argumentar com Mulder e possivelmente alterada assim como a cidade inteira na qual eles estão.

Eu também ri muito no episódio A Maldição da Múmia (Teso Dos Bichos - 3x18) quando os agentes são atacados por uma horda de gatinhos enfurecidos. Coisas normais que acontecem com frequência em Arquivo X!


Uma coisa que está começando a me incomodar são os episódios duplos. Estou assistindo a série à noite, um por vez e quando aparece aquele - continua - ao final eu não resisto e quero logo assistir a sequência. Para contornar essa situação estou me organizando para começar a assistir mais cedo quando são episódios duplos.

Na terceira temporada é a primeira vez que ouvimos falar da imortalidade de Scully. Literalmente! E não é só por ela ser uma das protagonistas da série. Em: O Repouso Final de Clyde Bruckman (Clyde Bruckman's Final Repose - 3x04), o personagem principal do episódio consegue “ver” a forma como as pessoas irão morrer. Quando fala com os agentes sobre suas mortes ele faz a revelação para Scully.

 


Scully: Certo! Então, como é que eu morro?

Clyde Bruckman: Você não morre.



Quanto mais eu assisto Arquivo X, mais eu quero assistir. Não imaginei nem de longe que fosse ser uma experiência tão boa. Tenho lembranças de quando vi pela primeira vez e agora estou tendo a oportunidade de ver a série com outros olhos, afinal nós nunca somos a mesma pessoa que éramos ontem. Imagina se eu seria a mesma pessoa que fui nos anos 90.


Alguns fatos da temporada 3:

Data de exibição: 22 de setembro de 1995 | 17 de maio de 1996

- Informante: Senhor X

Antes de terminar quero lembrar mais uma vez que quem quiser conhecer os detalhes de cada episódio recomendo o site Arquivo X - Episode Guide (em português) que faz um excelente trabalho nesse aspecto.

ATUALIZAÇÃO: a postagem sobre a quarta temporada já está disponível: [Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 4

6 comentários:

  1. Oi Helaina,
    Eu comecei a assistir a primeira temporada, até curti, precido voltar.
    No momento ando desanimada até pra assistir série.
    Gostei de alguns pontos da temporada e acho bacana séries mais antigas assim, dá um baque legal de tanta coisa né?

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Eu também ando meio desanimada para série, mas Arquivo X tem um lugar especial pra mim!
      Sim! É ótimo, foram tantas mudanças. Na série, no mundo e na gente mesmo.

      Até mais!

      Excluir
  2. Minha mãe e meu pai eram viciados neste seriado!!! Eu vi os filmes e depois comecei a ver quando retornou visto que no primeiro capítulo mostra um breve resumo da série, mas pretendo um dia ver todas as temporadas dessa série de grande sucesso.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Eu sou meio suspeita para falar, mas recomendo! É uma série muito boa e apesar de toda vibe alienígena e conspiração, tem muito mais do que isso.

      Beijos;

      Excluir
  3. Boa noite,

    Eu assisti o filme a série não, pretendo assistir um dia, deve ser bem melhor....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      A série tem desde episódios sobre a trama principal até aqueles que são únicos e finalizados, chamados de "monstro da semana". O melhor é assistir tudo na sequência, mas se tiver sem tempo esses são uma boa opção.

      Até mais;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.