abril 16, 2019

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 4

As temporadas estão cada vez mais frescas na minha memória, mas isso não está me impedindo de me divertir com detalhes que eu simplesmente deixei passar. No entanto, relembrar o sofrimento da Scully não foi nada agradável.

A agente descobre que está seriamente doente em consequência da retirada de um implante colocado na base de sua nuca durante seu sequestro (Duane Barry - S2E5). Esse fato fez com que alguns momentos fofos entre Scully e Mulder acontecessem. Dá muita pena ver o desespero dos dois quando percebem que não há o que fazer para evitar a morte iminente da agente. A ponto dos dois chegarem a brigar de tão estressados com a situação que eles ficam. O episódio termina com a Scully chorando no carro. É de cortar o coração. (Elegy - 04x22).

Mas a temporada não foca exclusivamente na doença da Scully. Alguns episódios também trazem assuntos que estavam em alta na década de 90 e provavelmente até hoje tenha gente interessada.

Um deles é: Sanguinário (Sanguinarium - 04x06). O episódio fala sobre a insatisfação com a própria aparência tendo como local de investigação uma clínica de estética, mas sem deixar de ter aquele toque de oculto que não pode faltar na série. Eu lembro que a primeira vez que assisti, fiquei com um pouco de medo, mas dessa vez foi bem mais tranquilo. Acho que já me acostumei.

Outro episódio com uma temática que estava em alta naquela época é: O Mundo Gira (El Mundo Gira - 04x11), onde os agentes vão atrás do Chupa Cabras. Criatura famosa nos anos 90 que deixava um rastro de cabras mortas completamente sem sangue por onde passava. O episódio traz de forma interessante e plausível a possibilidade de a criatura ter sido inventada pelas pessoas pela falta de compreensão e medo do que acontece à sua volta.

Há também um episódio que trata sobre viagem no tempo. É muito interessante a abordagem focada na pessoa que voltou ao passado para tentar impedir que o meio de viajar seja descoberto por conta das consequências geradas (Synchrony - 04x19). A possibilidade de alterar o futuro gerou um mundo sem passado.

Esses três episódios mostram o motivo de eu gostar tanto de Arquivo X. Não são apenas alienígenas e conspirações governamentais. É muito mais que isso.

Scully: Nem tudo é por sua causa, Mulder. Essa é a minha vida.
O relacionamento entre Scully e Mulder continua sendo para mim algo maravilhoso de se acompanhar. Apesar do jeito do agente tratar a parceira às vezes me irritar, Scully mostra que pode até estar ao lado dele sempre, mas sem esquecer dela mesma. (Never Again - 04x13)

Em Insignificâncias (Small Potatoes - S4E20) tem um momento vergonha alheia gigante. Scully é enganada por um homem que consegue mudar a aparência e passa horas conversando com o estranho, que deixou Mulder trancado bem longe para não atrapalhar, e conta vários segredos e intimidades a ele. A festa acaba quando Mulder, que conseguiu se soltar vai até a parceira revelando a farsa.

Já em Demônios (Demons - S4E23), Mulder acorda desorientado em um quarto de hotel todo sujo de sangue. Assim que ele liga para Scully ela sai correndo em seu socorro. Só de lembrar do jeito “mãezona” dela cuidando do parceiro meu coração derrete. Mesmo com todo esforço e conselho da parceira tentando livrar o agente de um crime que ele não cometeu, Mulder não facilita muito as coisas para ela, mas nesse episódio até dá para ter um pouco de compreensão com ele já que o assunto é o desaparecimento da irmã dele. Mulder precisa buscar tratamento psicológico para lidar com esse trauma. #SÓACHO

Mais uma vez, valeu à pena rever mais uma temporada de Arquivo X. Tenho prestado mais atenção nesses episódios que envolvem a mitologia da série e me deliciando com a trama muito bem construída. Confesso que já me peguei pensando em vários momentos: “e se fosse verdade? ”

Alguns fatos da temporada 4:

Data de exibição: 4 de outubro de 1996 | 18 de maio de 1997
- Informante: Com a morte do Senhor X a função passa a ser exercida por Marita Covarrubias
- Primeira vez que o Canceroso “morre”

Antes de terminar quero lembrar mais uma vez que quem quiser conhecer os detalhes de cada episódio recomendo o site Arquivo X - Episode Guide (em português) que faz um excelente trabalho nesse aspecto.

ATUALIZAÇÃO: a postagem sobre a quinta temporada já está disponível: [Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 5

12 comentários:

  1. Oi Helaina,
    Ai Ai Ai, como é bom ter uma série em que a gente vicia e mesmo ao reassitir a emoção permanece né?
    Comigo é assim com Outlander <3 não me canso! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Sim, é muito bom! Além de ser divertido traz umas memórias boas junto!

      Beijos;

      Excluir
  2. Boa noite,

    Eu me lembro de ter assistido o filme e gostado bastante, mas a série ainda não, agora até deu vontade...kk...ótima dica...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu sou muito fã da série desde que um grupo de amigos me apresentou ela pela primeira vez! Estou me surpreendendo com várias coisas que eu tinha esquecido e estou achando muito boas. A série é vendida muito como conspiração e alienígenas, mas é bem mais que isso!

      Beijos;

      Excluir
  3. OI Helaina, nunca vi este seriado e no momento não me chama mais atenção, porém eu lembro que minha mãe adorava.
    Legal ler sobre suas considerações!!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila,
      Arquivo X realmente teve seu auge já faz um tempinho lá no final da década de 90. Há pouco tempo voltou a estar na mídia com 2 temporadas extras que lançaram, mas nada parecido com o que foi naquela época.

      Beijos;

      Excluir
  4. Arquivo X é um clássico mesmo. Quero rever depois ;)

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Serviu de inspiração para muitas pessoas, seja na carreira artística quanto em outras áreas de conhecimento.

      Excluir
  5. Oi Helaina,
    Algumas séries não tem como levar a sério, de tão bem produzidas e com elenco de primeira.
    E a sensação de rever é sempre ótima.
    Estou revendo Supernatural pra ficar junto pra finale, então imagino como deve estar sendo essa experiência pra você, de revisitar o universo e todos os personagens.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Eu comecei a ver Supernatural pouco depois que terminei Arquivo X. Tem uma cena com os irmãos usando o nome falso de agentes Mulder e Scully que faz meu coração saltar.. hahaha. Acompanhei a série até a temporada anterior. Esse final não comecei ainda. Talvez eu veja pra saber como vai terminar.

      Até mais;

      Excluir
  6. Hey Helaina!
    Que legal!
    Eu confesso que nunca assisti essa série, mas parece ser interessante.. Ach oqeu se assistisse hoje, teria aquele ar de nostalgia
    Que gostoso pra voce poder revê-la <3

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!
      As primeiras temporadas são pura nostalgia com os carros, as roupas e os celulares então? Nem se fala! Depois as coisas vão ficando mais modernas e a produção só melhora!
      Eu estou amando rever!

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.