janeiro 31, 2019

[Experimentei e Aprovei] Duolingo

Faz tempo que não publico essa TAG. Já nem uso mais o UB Reader (app para ler e-books que recomendei aqui na época - ler post). Hoje uso o MoonReader (link) e gosto muito. Talvez um dia eu fale sobre esse app aqui no blog. Mas hoje quero falar da minha experiência com o Duolingo.

Como eu disse, falarei da minha experiência e infelizmente ela não foi muito boa. Então por que estou falando dele no Experimentei e Aprovei? Calma, já, já eu explico.

ATENÇÃO: quero deixar claro que não estou recebendo nenhuma forma de patrocínio para publicar essa postagem.

Basicamente o app são exercícios de tradução. Pode ser do seu idioma para o que você quer aprender ou o contrário. Isso varia no decorrer das lições. Há também os exercícios de compreensão em que você ouve uma frase no idioma que quer aprender para transcrever ou traduzir e exercícios em que você fala as frases (esse eu nunca fiz porque não gosto de ouvir minha voz, tampouco me sinto confortável falando sozinha). Já no site Duolingo além de todos esses exercícios (esse para falar não estou certa se tem) existem pequenas explicações da gramática de cada lição e lembro de ter feito uma vez (em inglês) uma atividade de interpretação de texto com uma historinha.

As recompensas do Duolingo são lingotes (pequenas pedras vermelhas usadas para comprar itens no próprio app como roupas para a corujinha que te acompanha e incentiva durante os exercícios, bloqueios caso esqueça de treinar algum dia) e cada vez que você conclui uma lição ganha uma coroa (sinceramente esses incentivos não me incentivaram muito).

A ideia do app disponibilizar gratuitamente a chance de aprender um idioma é espetacular, e eu já vi pessoas realmente aprendendo com ele, mas infelizmente não foi meu caso. Essa é minha conclusão e assim que eu atingir 500 dias (quase ininterruptos) de treino onde estudei inglês, francês, espanhol e italiano vou desinstalar o aplicativo. Foram várias horas de traduções em que pouca coisa eu absorvi (até mesmo no inglês, que eu já domino).

Depois de um tempo isso passou a me irritar, coisa que nunca aconteceu enquanto eu estudava no curso de inglês (tá bom, na adolescência eu tinha raiva de ir para o curso, mas foi na adolescência. Dá um desconto) por mais dificuldade que eu tivesse, então entendi que para aprender eu preciso da sala de aula, do professor, outros alunos para interagir pessoalmente e das provas (não, eu não gosto de provas, mas sem elas eu não estudo um conteúdo). Sem isso eu absorvo o conhecimento, mas ele simplesmente não se fixa.

Por isso eu experimentei e aprovei o aplicativo Duolingo, mas não aprendi um novo idioma como eu gostaria. O problema não foi o app, mas sim a minha dificuldade de aprender algo por conta própria. Inclusive eu nem sabia que era assim até agora. Pelo menos serviu para aumentar meu autoconhecimento.

Então fica a minha recomendação para quem quer aprender um idioma e está sem dinheiro, pelo Duolingo é possível! Mas não fiquem presos só ao app, é bom entrar no site de vez em quando para ler um pouco das explicações da gramática e fazer exercícios diferentes.

E como dica extra para quem quer se aventurar no aprendizado de um novo idioma, leia muitos textos nesse idioma (na internet é possível encontrar material de acordo com o seu nível de compreensão), assista filmes com o idioma e legenda na língua que você quer aprender (a primeira vez assista em português, mas nas seguintes tente esse desafio) e é claro, músicas e suas traduções também ajudam.

Para baixar basta acessar o site deles: https://pt.duolingo.com/
Tem opção os três sistemas. Ou procure direto pelo app na loja de aplicativos do seu smartphone. 
Vocês já conheciam o Duolingo? O que acharam da ideia? Alguém aqui usa o app?

14 comentários:

  1. Já usei, mas não gostei muito. Hoje uso o memrise pra minhas revisões, além de ter uma gama maior de idiomas achei mais prático embora a ferramenta sozinha não seja de muita ajuda, precisa mesmo buscar aulas por fora principalmente porque eles ensinam os idiomas de forma muito padronizada, mas pra quem tá começando pode ser uma boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que para quem está começando e consegue estudar sozinho talvez seja uma alternativa, mas para mim não deu certo não. Acabei desistindo do app.

      Excluir
  2. Que dica maravilhosa, ainda não usei, mas vou explorar o app!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helaina!
    Eu adoro aprender qualquer coisa sozinha, então app como o Duolinguo são perfeitos pra mim. Eu já o conhecia e já usei, mas testei um que me pareceu 100% melhor: Memrise. Aprendi um pouco de francês nele, mas depois de algumas aulas é necessário assinatura (que eu pretendo fazer). Porém, é otimo só para um começo.
    ótimo post! beijos,
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Eu não sabia que teria tanta dificuldade assim em aprender sozinha. Acabei desistindo do app porque estava sendo desestimulante demais.
      Muito obrigada!

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi Helaina,
    Eu tinha o Duolingo no celular, mas quando troquei de celular, não instalei novamente.
    Acho que até preciso voltar, mas o que mais me ajuda no inglês, são as séries legendadas, sem dúvida!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Essa tem sido minha ajuda no inglês também, e sites aleatórios que às vezes são em inglês e eu preciso deixar a preguiça de lado na hora de ler. Outros idiomas, terei que recorrer à uma escola.

      Beijos;

      Excluir
  5. Helaina!!1
    Eu tinha duolingo e consegui uma corujinha mas depois de um tempo fiquei de saco cheio também, sabe rsrrsr
    to tentando de uma outra forma estudar ingles, pelos sites englishclub e learnamericanenglishonline e to curtindo bastante
    Arrumei um livrinho de cruzadinhas em ingles pra fazer também ;)
    mas a dica realmente é muito boa rsrsr
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!!
      É muito repetitivo, cansei de ficar traduzindo frase sem memorizar nada.
      Eu tenho vontade de aprender outros idiomas, com inglês já estou bem satisfeita com meu nível. Só preciso abandonar a preguiça mesmo... hahahaha
      Tenho umas revistas de cruzadinhas aqui também, todas pela metade... rsrs

      Beijos;

      Excluir
  6. Eu tive a mesma experiência com o app, acredita? Acho a ideia muito massa, mas com o tempo ficava cansada de fazer os exercícios e por mais que os repetisse acabava não absorvendo nada mesmo em inglês, que é uma língua que eu até já falo bem, mas queria aprender mais, mesmo caso que tu. Lembro que eu passava dias sem usar e o app ficava louco me mandando notificações HAHAH tadinha da corujinha.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,
      A corujinha foi o motivo pelo qual quase não desinstalei. Ela é tão fofa! Mas preferi aproveitar o tempo que eu usava com o aplicativo de outras formas que não fossem me fazer passar nervoso, principalmente quando eu tentava passar de nível pelo desafio e perdia principalmente por falta de atenção.

      Beijos;

      Excluir
  7. Não conhecia esse app, parece ser bem interessante. Gostei da postagem! ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.