janeiro 24, 2019

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 2

Estou amando rever Arquivo X, e estou amando compartilhar com vocês a experiência. Quem ainda não assistiu saiba que nessa série de postagens iniciadas com a primeira temporada (ver), apesar de ser inevitável um spoiler ou outro estou me esforçando para não contar o final de nenhum episódio, assim vocês ainda podem assistir sem estragar a surpresa. A única ressalva é para alguns detalhes da vida dos dois personagens principais, Scully e Mulder, porém nada muito difícil de supor que aconteça depois de acompanhar apenas alguns episódios. Mas vamos ao que interessa: a 2ª temporada de Arquivo X.

Assim como Harry Potter, que eu conheci através de uma VHS do segundo filme, A Câmara Secreta, meu primeiro contato com a série foi pela segunda temporada. O episódio foi: Emasculatas, O Vírus da Morte (F. Emasculata). Sim, eu lembro muito bem por conta do trauma que sofri. A primeira cena me chocou tanto que eu não esperei nem o episódio depois da abertura. Eu ia colocar umas fotos aqui, mas acho que perco até AdSense! Hahahahaha...
Naquele tempo eu não era muito corajosa e preferia algo mais light como a série Millennium (O especialista em perfis criminais Frank Black deixou o FBI e mudou-se com sua família para Seattle para escapar da violência e o horror com os quais tinha que conviver enquanto trabalhava para o FBI em Washington, D.C.. Apesar de sua habilidade em visualizar o que se passa nas mentes distorcidas de assassinos em série causar-lhe muito sofrimento, Black está ciente que seu "dom" ainda pode ser usado para proteger e salvar vidas. Por esse motivo, ele começa a participar do misterioso "Grupo do Milênio", uma equipe de peritos de ex-funcionários da lei dedicada a lutar contra as sempre crescentes forças do mal e das trevas. - Fonte: Filmow) também exibida na época pela rede Record. Ainda não entendo como eu achava essa série mais leve... hahahahahaha...

Na segunda temporada o ator que apareceu bem mais novo foi Tony Shalhoub protagonista da série Monk (12 de Julho de 2002 | 4 de Dezembro de 2009). Eu me lembrava da presença dele na série e o personagem que ele interpreta no episódio Luz Suave (Soft Light), que pouco se parece com o detetive com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) preocupado com germes da série que ele protagonizou, apesar do personagem aqui também ser um tanto perturbado.

Ah o amor... Romance foi o que não faltou nessa temporada. Não me lembrava de Scully e Mulder tão fofinhos assim, mas é claro, quando eu falo em romance preciso advertir que é no estilo casal que se ama muito, mas leva anos para assumir uma relação que vá além da amizade (Gina e Harry? Hermione e Rony? Assumiram muito mais rápido!). Portanto, quem é fã dessa dupla suspira com momentos fofos como esses:
Olha o desespero nos olhos da Scully cuidando do
Mulder no final do episódio Aubrey.
E o Mulder amparando a Scully depois dela (não dou spoiler)
no episódio Irresistível.
E a felicidade da Scully ao descobrir que Mulder apesar de
ferido, vai se recuperar em Fim de Jogo.
Se Mulder não chega a tempo, tchau agente Scully no
episódio Nossa Cidade (uhum, eu acredito que um dos
protagonistas morre sim). De qualquer forma o cuidado dele
com ela é muito fofo.
Mulder passando mal procura quem? Scully, claro. E ela cuida
dele? Com certeza! O episódio foi Anasazi.
Ah, Mulder foi baleado e quem cuida? Scully! Foi ela quem
atirou? Foi. Mas quem nunca fez isso pra defender a pessoa
dela mesma? Também do episódio Anasazi.
Acho que essa doçura toda foi consequência da abdução de quase morte de Scully. O pânico de Mulder de ficar sem a parceira e amiga é real!


Apesar de que, essa temporada tem um episódio para fingir que não existiu: A Trindade. Nem química o casal teve, foi só para ocupar espaço enquanto Gillian Anderson estava de licença maternidade mesmo...
.
 

Uma coisa engraçada que venho notando em mim é que comecei a achar essa história de conspiração do governo algo plausível (risos gargalhadas). Não que eu tenha virado uma paranoica das conspirações, mas com o acesso e manipulação de dados que se tem hoje, tenho um pouco de receio sobre o que pessoas mal-intencionadas podem fazer.

Apesar de ter ficado traumatizada com Emasculatas, se o primeiro episódio que eu assisti na vida tivesse sido: Os Calusari, provavelmente eu não teria criado coragem suficiente para acompanhar a série. É um episódio que poderia tranquilamente fazer um crossover com a franquia: The Conjuring e trazer o casal Warren para investigar. Além do clima sombrio durante todo o episódio que envolve uma criança aparentemente controlada por uma entidade maléfica, acontece uma sessão de exorcismo que olha... é de dar medo mesmo para a limitação dos efeitos visuais da época.
Calusari Chefe (para Mulder): Acabou, por enquanto. Mas
você deve ser cuidadoso. Ele conhece você.
Está sendo muito bom rever a série e relembrar um pouco dos anos 90, afinal foi onde passei minha infância e adolescência e onde existiam celulares e notebooks como esses:

A maior parte das risadas que eu dou vem de memórias sobre a vida naquela época. Apesar de bem menos prática tenho saudades... (sinal de idade chegando... hahahaha).

Mesmo ainda tendo várias temporadas pela frente, já estou começando a ficar com medo da série acabar de tão bom que está sendo rever tudo. Se eu soubesse que esse momento nostalgia seria tão bom, teria começado antes.

Antes de terminar quero lembrar mais uma vez que quem quiser conhecer os detalhes de cada episódio recomendo o site Arquivo X - Episode Guide (em português) que faz um excelente trabalho nesse aspecto.

Alguns fatos da temporada 2:

Data de exibição: 16 de Setembro de 1994 | 19 de Maio de 1995

- Os arquivos X são reabertos no episódio: A Ascensão (Ascension)
- Informante: senhor X
- Primeira aparição de Alex Krycek (Sem Dormir)


E essa foi minha experiência revendo a segunda temporada de Arquivo X. Ficaram com vontade de rever (ou assistir pela 1ª vez?). Digam nos comentários! Em breve trarei minhas impressões sobre a terceira temporada para vocês.

Disclaimer: Algumas fotos da série Arquivo X foram foram obtidas pelo Google Images. Os gifs são do blog: Cantinho da Luma D.

ATUALIZAÇÃO: a postagem sobre a terceira temporada já está disponível: [Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 3

10 comentários:

  1. Monk, CSI, Arquivo morto, nossa, que nostalgia da minha infância e pré-adolescência! Não me lembro de ter assistido Arquivo X, se vi era muito pequena e não me lembro. Acho que faz mais ou menos uns três a quatro anos desde a última vez que assisti uma série americana (eu peguei um nojinho dos EUA que meu Deus!), mas é inegável que, conceitos a parte, eles sabem escrever boas séries, infelizmente nem sempre sabem apreciá-las como foi o caso de Lie To Me, série maravilhosa e cancelada em poucas temporadas por falta de audiência. Excelente post, Helaina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudade de todas essas séries! Era tão bom quando passava na TV (claro que pra ver episódio novo a gente tinha que ter paciência, mas a variedade era maior do que hoje que as Tvs abertas não investem tanto em séries). Eu ando vendo algumas séries, mas bem menos que eu gostaria já que a minha internet lenta não permite... =/

      Muito obrigada!
      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi Helaina,
    Eu amo rever séries que são minhas favoritas!
    Nunca vi Arquivo X, mas gosto da temática, então talvez dê uma chance no futuro.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Eu também estou gostando bastante!
      Espero que você assista e goste. Uma pena terem tirado da Netflix, mas acho que você consegue encontrar a série em outros lugares.

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi Helaina :D
    Ai, tu acaba de me deixar ainda mais curiosa pra assistir essa série *-* (já fiquei quando li seu post sobre a primeira temporada ^^')
    Anyway, vou ver se consigo colocar outras tantas que tô acompanhando em dia e assim que possível darei uma chance a ela - ainda mais porque vejo filmes e séries com a minha mãe, que é super fã de suspense, policial e afins, então sei que ela vai amar essa!
    Beijinhos e parabéns pelo post

    Isabelle
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle!
      Hahahahaha... ainda estamos na segunda temporada! Até a 11ª eu te convenço!! :P
      Arquivo X parece ser só sobre conspiração alienígena, mas falam de tantos assuntos que cada episódio é uma caixinha de surpresa. Acho que vocês vão gostar!

      Muito obrigada!
      Beijusss;

      Excluir
  4. Oi Helaina,
    Eu nunca assisti essa série inteira, só vi uns episódios da primeira temporada para conhecer. Achei a abordagem legal, apesar de não gostar de coisas voltadas pra aliens e cia.
    Muito legal ver os dois atores mais novinhos também, Gillian sempre maravilhosa, adoro.
    E é ótimo pegar essas séries mais antigas e ver vários atores começando. To revendo Cold Case, até a Jennifer Lawrence chegou a participar de um episódio.

    Eu entendo você, a minha alimentação também seria muito diferente se eu morasse sozinha. Meus tb são muito carnívoros.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Sim, apesar da série passear por outros temas, aliens e conspiração governamental, são sempre uma constante.
      Adoro vê-la também!
      Muito bom mesmo! Além da nostalgia rendem boas risadas com as tecnologias top da época!

      Fazer o que né?! É isso ou sair de casa, mas no momento não estou pensando em ir a lugar algum.

      Até! Beijussss;

      Excluir
  5. Série é viciante e a gente acaba e dá vontade de ver tudo de novo, né? Já vi The Vampires Diaries, que é minha série favorita, três vezes, rs.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas eu geralmente assisto de novo só meus episódios preferidos. Essa é a primeira vez que estou revendo a série toda! Muito bom!

      Beijinhos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.