maio 16, 2024

[5 por 1] Martin Freeman

Hoje quero inaugurar mais uma coluna aqui no blog, mas primeiro preciso agradecer todas as pessoas maravilhosas que continuaram deixando comentários no Mente Hipercriativa (e no Universo Invisível) mesmo que eu tenha tomado um pequeno chá de sumiço. Não gosto de deixar de retribuir desse jeito.

O que aconteceu é que, apesar de ter algumas postagens programadas desde o início do mês, não pude responder vocês, pois pela segunda vez (a primeira foi em 2016), contraí dengue. Sério, não recomendo. A gente vira menos do que um nada e sente muita dor, fora a coceira quando aparecem as manchas… mas já estou melhor agora. Não foi dessa vez que fui conhecer Sir. Conan Doyle pessoalmente. 😶

No 5 por 1, minha ideia é trazer um ator ou uma atriz e apresentar 5 trabalhos dessa pessoa em gêneros diferentes. Pretendo me ater aos filmes, pois séries nem sempre seguem com a mesma temática quando tem muitas temporadas, e pretendo com isso apresentar uma lista para todos os gostos.

Obviamente minha escolha de estreia não poderia ser outro senão Martin John Christopher Freeman 💘. Meu ator britânico favorito que já apareceu várias vezes aqui no blog e é conhecido principalmente pelos seus papéis como John Watson na série de televisão Sherlock da BBC, Bilbo Baggins, em The Hobbit, Tim, na série The Office e como Arthur Dent, na adaptação para o cinema do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Os cinco gêneros escolhidos foram: Ficção Científica, Fantasia, Terror, Espionagem, Comédia romântica. Os filmes estão ordenados pelo ano de lançamento. Espero que gostem e encontrem uma boa sugestão de filme para o final de semana!

1. Ficção Científica: Heróis de ressaca (The World's End): 20 anos depois de tentar um pub crawl, um grupo de cinco amigos de infância se reúne novamente para arriscar o feito, quando um deles convence os demais. A diferença é que agora eles têm 40 anos e chegar ao pub The World's End, parada final da maratona, será bem mais difícil. (Classificação: 14 anos)

Esse filme tem muita vibe de sessão da tarde. Tem humor, aventura e um grupo de amigos tentando uma conquista épica onde muita coisa pode sair errado. Para mais detalhes, acesse a resenha: Heróis de ressaca.

2. Fantasia: O Hobbit (trilogia): A aventura segue a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado à épica missão de retomar a posse do reino dos anões, Erebor, do dragão Smaug. Abordado inesperadamente pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo se encontra no meio de treze anões liderados pelo guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. A jornada os levará ao desconhecido, por terras repletas de Goblins e Orcs, lobos selvagens, aranhas gigantes, metamorfos e feiticeiros. (Classificação: 12 anos)

Houve uma época que você era fã de Harry Potter ou de Senhor dos Anéis, não podia gostar das duas sagas😅 e eu estava imersa nessa cultura excludente, e gostava de Harry Potter, portanto acabei sem contato com qualquer coisa do universo de J.R.R. Tolkien. Ainda não corrigi essa questão de maneira apropriada, por isso, apesar de já ter assistido a trilogia, não escrevi sobre ela aqui no blog, mas quando penso em fantasia e Martin Freeman, Bilbo é o primeiro personagem que vem à minha mente.

3. Terror: Histórias de Além-túmulo (Ghost Stories): O cético professor Phillip Goodman embarca em uma missão assustadora, quando descobre um arquivo perdido há muito tempo, contendo detalhes de três casos de assombrações inexplicáveis. (Classificação: 14 anos)

Um ótimo filme de terror com história, alguns sustos (eu ainda não consigo assistir à noite mesmo conhecendo toda a trama) e com aquele plot twist que faz valer à pena ver mais uma vez só pra prestar atenção nos sinais que ignoramos à primeira vista. Para mais detalhes, leia a resenha: aqui, ou mergulhe de olhos bem abertos e luz acesa nessa história.

4. Espionagem: Agente infiltrada (The Operative): A história de uma mulher recrutada pelo serviço secreto israelense Mossad para se infiltrar no Tehran e acaba ficando presa num complexo triângulo entre seu mandante e seu alvo. (Classificação: 16 anos)

Acho que é um dos filmes do Martin mais fora da minha zona de conforto até agora. Por esse motivo ainda não consegui escrever uma resenha para ele. Mas lembro que foi interessante assistir. Acredito que vai agradar os fãs do gênero.

5. Comédia romântica: É culpa da alegria (Ode to Joy): Charlie sofre de cataplexia, um distúrbio neurológico que causa paralisação súbita quando ele sente alguma emoção forte – em particular, felicidade. Ele desenvolve várias técnicas para se proteger de prazeres e alegrias, mas elas são testadas quando ele conhece a bela e vivaz Francesca. (Classificação: 12 anos)

Já perdi a conta de quantas vezes assisti a esse filme. É fofo, tranquilo, engraçado. Tem seus dramas, mas não é nada de partir o coração. São momentos agridoce com um final que deixa a gente com um sorriso bobo no rosto e sonhando com a esperança de encontrar o amor. Para conhecer um pouco mais da obra, vem ler a resenha: É culpa da alegria.

Bom, é óbvio que o Martin trabalha em outros filmes desses gêneros que eu citei, assim como em outros gêneros que não entraram na lista, mas eu quis selecionar 5 deles para essa coluna que espero servir como dica do que assistir.

E então, algum gênero favorito na lista?
Algum fora da zona de conforto?

Quanto aos comentários atrasados, fiquem tranquilos, pois responderei todos. Só preciso de um pouquinho de tempo agora que estou me recuperando.😉

14 comentários:

  1. Oi, Helaina! Sei bem como é contrair dengue. Aqui no Rio quando a epidemia de desta doença estava no auge eu contraí a maldita também. Passei uns dias internado inclusive, mas felizmente me recuperei rapidamente. Que bom que esteja se recuperando. Preciso assistir algum filme destes aí que você indicou, rsrsrsrsrs. Certamente assistirei o de espionagem, ficção científica e terror. Os demais eu não garanto, uma vez que, não curto tanto fantasia e comédia romântica em filmes. Prefiro em livros. Boa recuperação e fique bem. Um abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, essa já foi minha segunda vez. Espero muito que não aconteça de novo. Que bom que você também conseguiu se recuperar. Esse de ficção científica poderia muito bem ser classificado como comédia também. Acho que ele brinca mais para esse lado do que para um suspense com uma catástrofe iminente. Muito obrigada! Abraço!

      Excluir
  2. Oi! Eu gostei das dicas, mas a de terror foi a que mais chamou minha atenção. Parece um filme daqueles de tirar o sono. Amei! Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, ah, e pode contar com um plot twist também! Acho difícil adivinhar o que está por vir na primeira vez que a gente assiste. Fico feliz que tenha gostado! Beijos;

      Excluir
  3. Que bom que está melhor da dengue.
    Meu melhor amigo pegou pela segunda vez e passou todos os dias tendo que voltar ao hospital e ficar no soro, foi horrível.
    Conheço o ator e já vi alguns desses filmes, gosto também.
    Beijos!!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus!
      Tem gente que não tem outra solução. Até hoje tive duas vezes, mas não precisei de internação.
      Fico feliz que você tenha gostado da postagem! :D
      Beijos;

      Excluir
  4. Adorei todas as facetas desse ator. Incrível acompanhar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz que tenha gostado!
      Boa semana pra você também!

      Excluir
  5. Oi
    dele eu só assisti 2 filmes do poste que foi The World's End e o primeiro de o Hobbit, preciso assistir esse último, pois adoro comédia romantica.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, 'É culpa da alegria' é muito fofo e com drama a conta gota. Não é nada de fazer a gente sofrer demais, só o tempero suficiente pro final ser mais doce. Queria que o Martin tivesse atuando em mais filmes do gênero como protagonista.

      Excluir
  6. Oiê, Helaina.
    Puxa, espero que você esteja melhor. Dengue não é mole. Se cuida!
    Para com isso, moça, ainda vai demorar muito pra você conhecer Conan Doyle pessoalmente. É melhor ele esperar sentado, e é melhor ele ter um livro bem loooongo e/ou um projeto de escrita pra passar o tempo enquanto ele espera, porque vai demorar. Tipo. Muito.

    Gostei da Tag! Eu não sei se conseguiria fazê-la porque não acompanho atores tanto assim pra listar tantos filmes com um só; mas obviamente eu fiquei muito feliz que você trouxe o Martin Freeman ❤️
    Tô curiosa com esse Heróis de Ressaca, creio que você já falou dele, e da primeira vez já fiquei na curiosidade. O de terror também me chamou atenção, eu sou muito medrosa, mas as vezes gosto de assistir terror (vai entender) e com Freeman pelo menos eu tenho algo que já vou gostar de antemão; o ator. Hahaha.
    Pois é, tem essa coisa de 'se é fã de Harry Potter, não pode ser fã da Terra-Média, e vise-versa'. Eu acho que é só porque ambos são universos de fantasia muito bons e com filmes lançados na mesma época. Daí tendemos a nos apaixonar por um ou pelo outro, porque... Ser fã de ambos ao mesmo tempo seria muita informação pra digerir? Hahaha. Eu tô sentindo isso enquanto leio os livros. São dois universos muito vastos com muitos detalhes... Um Palácio Mental tipo o do Sherlock faz uma falta na minha vida nessas horas!
    Puxa, eu me dei conta que nunca assisti todos os filmes de HP (mas eu quero fazer isso, um dia).

    Os filmes de espionagem e Comédia Romântica eu deixo pra quando o tédio bater: Não é bem meu gênero.
    Beijos e melhoras,
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, finalmente já me sinto melhor sim. Já é minha segunda infecção com essa bendita e espero que tenha sido a última. É que às vezes vem um cansaço enorme disso tudo, já são 40 anos nesse planeta e a desmotivação segue me acompanhando. Talvez se eu não fosse escritora tivesse algum objetivo de vida, mas também não sei se quero ser outra coisa. Gosto de inventar histórias. Enfim...

      Fico feliz que tenha gostado! Eu não acompanho muitos, mas como por coincidência acabo assistindo vários trabalhos da mesma pessoa, acho que vou conseguir trazer outras celebridades por aqui.
      É daqueles filmes de ficção científica com comédia exagerada que se você levar a sério não é tão divertido. Já falei dele aqui no blog sim. Esse de terror eu amo, é daqueles filmes com plot twist que te deixa de boca aberta no final. Adoro!
      Hoje eu olho pra esse cenário, lembrando das brigas e só penso na imaturidade.. hahaha... Realmente são universos grandes e complexos. Acho que só me sinto confortável com Harry Potter porque acompanhei com calma enquanto era lançado e tive tempo de digerir as informações aos poucos.
      Eu tenho relido os livros e quando termino assisto ao filme correspondente pra comparar um com o outro. Por enquanto, pra mim, só o filme 3 consegue ser tão bom quanto o livro. Mas isso tem a ver também com o fato de eu ser muito fã do Lupin.

      Eu ainda me sinto em divida por não ter escrito uma resenha desse de espionagem, apesar de já ter assistido. Também não é um gênero que eu goste muito.
      Beijos e muito obrigada!

      Excluir
  7. Que bom que vc está melhor! Ficar doente é muito ruim e já deixa-nos para baixo por si só, um estado de prostração horrível. Eu quase todo ano pego pneumonia e é uma bosta. Dengue por si só também deixa a pessoa muito mal. Mas graças a Deus vc está melhor, continue se cuidando e se hidratando!!!
    Sobre desanimar e ter uns picos de desmotivação com a vida, é bem complexo isso e é diferente pra cada pessoa. Mas, hey, não se esqueça que não existe outra Helaina nesse mundo e que, tenho certeza, que você e as coisas que faz (mesmo que vc não as julgue tão importante) é na verdade especial pra muitas pessoas😉❤️
    E você é uma escritora, você faz isso com muita recorrência e amor ao que faz. Nunca desista de fazer as coisas que gosta, viu?!
    Sobre Harry Potter, pois é, eu tô achando que cometi um erro pegar todos os livros de uma vez. É um perigo sempre que faço isso, terminei o 5º volume recentemente, e além dele ser enorme, eu senti que muitas informações dos outros livros estavam se encaixando e agora sinto que li os outros muito rápido e MUITAS informações importantes deixei passar ou não dei a devida atenção. Eu agora: 🤡🤡🤡
    Mas eu até acho isso positivo em universos complexos de fantasia, se eu entender tudo numa só leitura o universo não é tão "complexo" assim. E agora sinto que Harry Potter tem essa complexidade e que só vou entender melhor os detalhes do universo se eu ler e reler várias vezes!!!
    Também tô acompanhando um canal de HP no YouTube agora, que tá me ajudando a entender os detalhes desse universo, até agora tô amando. Mas os filmes mesmo não assisti tudo. Eu percebi que eu, idiota, nunca assisti o 5º filme e sempre pulava do 4º para o 6º, é mole??? Depois de tanto meme com essa muié eu jurava que já tinha visto o filme que tem Dolores Umbridge. Mas não vi 🤡🤡🤡
    Agora eu entendi porque eu ficava perdida assistindo a série Harry Potter, eu não tava assistindo os filmes direito, erro de principiante. Hahaha.
    Vou procurar o filme de terror nos streamings que assino, tomara que tenha! Tô curiosaaaa!!
    Beijos e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por mais inacreditável, saí da dengue e peguei um resfriado (não pude tomar a vacina contra gripe porque quando liberou pra minha idade eu estava com dengue). Tô aqui me recuperando de novo. Não tá fácil mesmo pro meu sistema imune.. hahaha.. Nossa, eu tive pneumonia quando era criança. É muito ruim mesmo. Continuarei na hidratação!
      Acho que estou mais para um vale de desmotivação... o mundo parece cada vez mais perdido em ódio e indiferença e eu não consigo fazer nada pra mudar nem a minha vizinhança. Já li uns terapeutas dizendo que esse desespero pra tentar salvar as pessoas, principalmente as mais próximas, é normal, mas a gente não muda ninguém. Tem que partir da própria pessoa. Já pensei que como escritora eu até possa fazer algo, mas não acredito que minhas palavras tem ido muito longe sem a divulgação adequada.
      Eu fui lendo e assistindo, porque quando comecei, O Prisioneiro de Azkaban ainda não estava no cinema e A Ordem da Fênix não tinha sido publicada. E como me tornei fã e assisti e reli muito enquanto esperava pelos próximos, isso me ajudou a fixar as ideias.
      Sim, concordo! E o bom é que cada leitura sempre traz algo "novo".
      Hahahaha... acontece! Eu comecei a série pelo segundo filme com o convite de um grupo de amigas pra assistir ao VHS em 2003! Gostei e fui procurar o primeiro. Gostei mais ainda e fui atrás dos livros.
      Espero que você goste!
      Beijos e até!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.