janeiro 18, 2024

[Tag] Hábitos de Leitura

Férias, por que sempre tão curtas? Parece que foi ontem que eu parei de escrever postagens e aqui estou de volta. Mas a saudade já estava batendo, ainda mais com tantos comentários que recebi mesmo com o blog inativo. Muito obrigada! O carinho de vocês com o Mente Hipercriativa é inspirador.💖Responderei a todos os comentários, mas talvez eu demore um pouco dessa vez.

Para a primeira postagem de 2024 escolhi uma TAG que encontrei no blog Parafraseando com Vanessa onde devemos responder sobre nossos hábitos durante e leitura e quis aproveitar o fato de aparentemente ter conseguido recuperar o hábito de ler todos os dias para responder.

  1. Você tem um local específico em casa para ler?
    Geralmente no meu quarto em cima da cama, é o local mais silencioso e com menos interrupção, já que não moro sozinha, mas eu adoraria ter outro cantinho de preferência específico para leitura.

  2. Marcador de página ou qualquer pedaço de papel?
    O que estiver mais perto, mas como no passado eu adorava marcador e sempre pegava quando nas livrarias onde havia distribuição gratuita, tenho tantos que sempre há um por perto.

  3. Você pode simplesmente parar de ler ou precisa finalizar um capítulo/quantidade de páginas?
    Preciso finalizar o capítulo, nas raras ocasiões em que preciso parar e não consigo fazer isso, tento voltar ainda no mesmo dia para terminar o capítulo.

  4. Você come ou bebe enquanto lê?
    Geralmente eu leio depois do almoço, então não. Mas quando a leitura se estender por mais algumas horas pela tarde, aí às vezes tomo café e como alguma coisa pra acompanhar.

  5. Você é multaskig e assiste tv ou ouve música quando lê?
    Música às vezes, mas só instrumental e com um ritmo parecido com o da leitura. Não costumo ler romances com trilha sonora de filme de terror porque não dá muito certo. 😅

  6. Um livro de cada vez ou vários?
    Tenho preferido focar em um de cada vez. Percebi que quando leio mais de um demoro para terminar ambos, então decidi focar em uma história de cada vez já que nunca estou apenas com uma trama na cabeça porque não paro de escrever minhas próprias histórias enquanto leio. Muito pelo contrário, a maioria dos livros serve como estimulante.

  7. Ler em casa ou em qualquer lugar?
    Prefiro ler em casa. Se vou para algum lugar onde precisarei ficar muito tempo esperando levo um livro, mas raramente leio.

  8. Você lê em voz alta ou apenas na sua cabeça?
    Só na minha cabeça. Os únicos livros que leio em voz alta são os que eu mesma escrevo para ver se soam naturalmente.

  9. Você lê tudo ou pula páginas?
    Leio tudo. Se a pessoa teve o trabalho de escrever, mesmo que eu ache entediante, não me sinto bem pulando partes. Posso, no máximo, fazer uma leitura mais dinâmica sem me atentar aos detalhes.

  10. Você quebra a lombada ou mantém o livro como novo?
    Nunca parei para pensar nisso, acho que os meus de Harry Potter e o volume único de As Crônicas de Nárnia, os maiores que eu tenho, estão quebrados, mas aconteceu enquanto eu lia. Não foi quebrado intencionalmente.

  11. Você escreve em seus livros?
    Tenho alguns com anotações, acho que Harry Potter, mas hoje prefiro os post-its porque se eu cismar que minha letra ficou estranha ou torta quando escrevi me incomoda demais. Inclusive escrevo mais com lápis em vez de caneta exatamente por isso.

Bom, eu adorei responder a TAG! Espero que vocês tenham gostado de ler!
Quem quiser responder, fique à vontade!

10 comentários:

  1. Oi, Helaina! Muito legal essa TAG. Gostei de saber um pouquinho mais sobre seus hábitos de leitura. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu acho que vou responder essa tag no blog, gostei demais. Eu tenho o hábito de ler na sala ou no quarto em casa e no ônibus na ida e volta do trabalho. Gosto de ler mais de um livro ao mesmo tempo .
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que eu encontrei a TAG já salvei pra responder. Quando eu ia pra faculdade lia bastante no ônibus também. Li aquela série 'Desventuras em Série' inteirinha no trajeto. Eu sempre acabo lendo um mais que os outros, por isso estou com um por vez agora.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oiê, Helaina! Férias merecidas essas suas, mas confesso que fiquei com saudades e torci para retornar o quanto antes, haha. Sinto-me meio culpada agora, espero que tenha aproveitado esse tempinho longe!

    E, caramba, que retorno interessante, achei a Tag muito divertida. É sempre interessante saber como é para outros leitores. Identifiquei-me com alguns pontos (como por exemplo o quarto ser o lugar mais silencioso e por isso mais confortável para ler, também prefiro ler em casa, em outros lugares o barulho e situações atrapalham a concentração) e peguei outros como lição (estou tentando convencer-me que ler mais de um ao mesmo tempo não é producente, e seu comentário em relação a isso é mais um reforçador, tens razão, haha).

    Amei quando você falou a diferença entre pular páginas e fazer leitura dinâmica, muita gente não entende isso, mas é como você falou. Tem autor que é muito prolixo, não desmereço isso e acho que acrescenta bastante essa "encorpada" na hora da leitura, mas de maneira geral não vamos guardar detalhes tão precisos mesmo se prestarmos muita atenção neles, dias, semanas e anos depois teremos esquecido essas "coisinhas" se não fizermos releitura (a não ser que a pessoa tenha memória fotográfica ou o Palácio Mental do Sherlock, haha), daí leitura dinâmica é muito útil pois no fim da leitura é a ideia geral de cada parte e mensagem passadas que fica conosco de verdade.

    Guardei a dica de ler, oque estiver escrevendo, em voz alta. Faz muito sentido, tem muito tempo que não escrevo qualquer enredo sério com capítulos. Mas quero voltar, talvez, algum dia.

    Beijos e até a próxima,
    Entulhando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne! Fico feliz que goste tanto desse meu cantinho. Esse carinho faz o esforço de manter o blog sempre ativo ser recompensador. Tem hora que não é fácil.

      Pois é, isso de ler mais de um livro ao mesmo tempo só funcionaria para: estar sempre lendo alguma coisa ou para ler mais com equilíbrio. O que acontece comigo é ler mais de um livro e "esquecer" do outro... melhor um de cada vez e o espaço que sobra uso pra pensar nas minhas próprias histórias.

      Sim, eu apoio o autor escrever o quanto quiser, mas vai sempre ter trechos que eu vou ler com menos atenção. A descrição de uma casa, de uma roupa, eu leio, sempre, mas não me prendo a memorizar os detalhes. Apenas em romances policiais onde eu tento descobrir o culpado antes do fim do livro é que fico muito atenta (quase sempre) a todos os detalhes.

      Isso me ajudou bastante, porque na ânsia de querer escrever corretamente (ortografia e gramática), acabo perdendo a naturalidade da fala. A gente quase nunca fala tudo certinho. Minha maior prova foi quando decidi escrever histórias em 'mineirês'. O Word ficou maluco com tanto "erro". Agora só na parte narrativa/expositiva mantenho as regras da língua, nos diálogos deixo o mais natural possível.

      Beijos e até breve;

      Excluir
  4. Oi
    essa tag é boa, diferente de você eu leio em qualquer lugar, já li na sala de espera do médico, leio no horário do almoço no serviço, as vezes também leio escutando música.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, o único lugar que já li além de casa foi no ônibus indo para a faculdade. Toda vez que saio com um livro não consigo ler, acabei desistindo de levar.

      Excluir
  5. Olá! Gostei muito da TAH e das respostas. Achei interessante ao me comparar com você. Por exemplo, eu dificilmente escuto alguma coisa enquanto leio. Além disso, eu costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo. Atualmente, no meu skoob, estou com sete livros com status "lendo"! Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, fico feliz que tenha gostado. Pra mim música só atrapalha se tiver letra ou se for em um ritmo diferente da ação da história. Eu já fui de ler 2, mas agora é um de cada vez. Abraço!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.