abril 20, 2023

[Espelho] Primeiros passos

Estou sempre tentando inovar para trazer postagens diferentes aqui no Mente Hipercriativa e numa constante luta para divulgar o blog Universo Invisível, por isso decidi criar essa coluna que chamarei de Espelho. A ideia é reproduzir aqui postagens do meu outro blog a fim de dar mais visibilidade a alguns dos meus originais. Pelo estilo do Mente Hipercriativa trarei textos menores, como poemas e crônicas, mas deixarei o link com o meu catálogo para que vocês possam explorar mais um pouquinho os meus originais se assim desejarem.

Para iniciar a coluna, trouxe um texto que publiquei recentemente no Universo Invisível (Primeiros passos). Espero que vocês gostem! 😉

Sair do ponto em que está e passar para o próximo nunca é fácil, continuar depois que surgem as primeiras dificuldades, parece impossível, mas infelizmente não há outra forma de alcançar algo a não ser continuar tentando. Por mais cansativo que seja, e eu confesso já estar bem cansada de recomeçar, alguma coisa me diz que é assim mesmo que funciona.

A reflexão me ocorreu no último final de semana enquanto observava Davi, o membro mais novinho (iti malia💖) da família em sua luta para aprender a andar. A gente nem lembra como aprendeu, e provavelmente esqueceu a frustração que é. Acompanhando o quanto ele fica nervoso e às vezes prefere se jogar no chão e voltar a engatinhar, porque já dominou a técnica de locomoção 😅, me lembrou das vezes que eu tentei algo novo e fiquei com vontade de me jogar no chão achando que não iria conseguir. Algumas coisas eu não aprendi mesmo, posso continuar tentando se quiser, enquanto outras hoje parecem tão fáceis que faço de maneira automática.

Obviamente não posso deixar de fora alguns pontos importantes em um aprendizado, pois diferente do meu priminho de segundo grau, analisar os fatos não é um mistério completamente incompreensível para mim. Ele recebe bastante incentivo para caminhar, com várias pessoas de diferentes idades querendo ver o menino dando os primeiros passinhos. Não há qualquer problema de saúde impedindo ou dificultando, e a tarefa dele não está mais difícil do que é de maneira padrão. E por último, mas não menos importante, está a vontade dele de andar. Correr atrás das outras crianças e brincar com elas.

Fazendo uma analogia, incentivo nem sempre temos, na verdade é uma raridade encontrar alguém disposto a encorajar a gente. Lidamos com problemas de saúde que às vezes nem sabemos que temos; triste realidade pela forma que a saúde mental ainda é tratada na nossa sociedade. E esses dois fatores às vezes afetam diretamente a vontade, que é algo só da gente. É a faísca que começa tudo. Então, por mais que pareça difícil, por mais que falte o apoio, eu acredito que mantendo essa pequena chama acesa dentro de mim, continuarei me movendo. Ela já quase se apagou uma vez, e foi dessa forma que aprendi a importância de cuidar da saúde mental.

Ainda está longe de estar fácil e não faço ideia de para onde eu estou indo (alguém aí sabe? É pro meu TCC 😂), mas algo que aprendi é que precisamos ter paciência e sermos gentis com a gente, sem culpa, e que cada baby steps conta. Tudo começa com o primeiro passo mesmo que não dê para ver o caminho completo, mesmo que precisemos recalcular a rota ou desistir dela. Olhar para cada pequeno passo como uma conquista em particular pode ser aquela motivação que está faltando.

O que acharam dessa nova coluna aqui no blog?

Lembrando que escrevo textos reflexivos como se fosse uma conversa em voz alta comigo mesma. Nem sei se continuarei concordando com tudo o que eu disse daqui a alguns anos. Só sei que precisava dizer.

Reiterando, se quiserem conhecer um pouco mais do meu trabalho, principalmente contos de ficção, acessem: Catálogo das publicações.

24 comentários:

  1. Oi!
    Gosto de conferir textos autorais em blogs <3
    É muito gostosinho ver o processo de criança pequena aprender as coisas né?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^ Que bom que gostou!
      Sim, é fofo demais acompanhar as descobertas delas.

      Beijos;

      Excluir
  2. Oi Helaina,
    Adorei a ideia de compartilhar os textos por aqui, não sabia do seu outro blog mas já fui lá conferir e estou chocada com o número de textos e histórias que você já escreveu. Estou te seguindo por lá também para acompanhar as novidades :)
    Sucesso sempre!

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, fico feliz que você tenha gostado. Espero que você goste também das outras histórias. A maioria vai continuar no Universo Invisível.
      Obrigada!

      Beijos;

      Excluir
  3. Oi, Helaina! Como vai? Menina você escreve muito bem sabia. As histórias que li até o momento me agradaram bastante. Futuramente irei ler mais de suas histórias, infelizmente falte-me tempo necessário de ler tudo que desejo. Não desista nunca de seus sonhos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, estou bem e você?
      Tem dias que eu acredito que sim, noutros não.. hahaha.. mas sigo escrevendo. Muito obrigada pelas palavras e espero que todas as minhas histórias que conseguir ler sejam agradáveis para você. Abraço!

      Excluir
    2. Não se subestime tá bom. Saiba que você escreve super bem e suas histórias são maravilhosas. Nunca deixe de escrever. Ainda lerei todas suas histórias, devagarinho eu irei lendo-as aos pouquinhos. Fique bem. Abraço!

      Excluir
    3. Na verdade eu tenho um pouco de medo de fazer exatamente o contrário. Costumo gostar muito dos meus textos e por ter pouco retorno de leitores, tenho medo de estar me enganando ao achar que são bons. Não são perfeitos, tenho essa consciência, e trabalho sempre pensando em melhorar, mas escrever é uma das poucas coisas que me sinto confiante fazendo e gosto do resultado. Comentários iguais ao seu me devolvem um pouco dessa segurança de que estou fazendo direito. Ou pelo menos no caminho certo. Obrigada. Abraço!

      Excluir
  4. Eu amei. Adoro ler textos assim, portanto por favor continue hehehe bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi! Realmente dar o primeiro passo não é fácil, na vida adulta é bem mais complicado que na infância. Acho que sempre vamos estar nessa jornada e achei seu conselho de ser gentil com nós mesmos essencial. Adorei o texto. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, fico feliz que tenha gostado. Ah, esse é um conselho que venho tentando me lembrar sempre. Tratamento rude já basta o que recebemos do mundo.

      Beijos;

      Excluir
  6. Outro dia, lendo o livro A Leitora, que tem uma narrativa onde poucas pessoas sabem ler, me fez eu me questionar também de como é esse aprendizado com a leitura. Pois não lembramos desses pequenos passos. É que nem o aprender a caminhar. Um passo de cada vez. E com certeza precisamos ser menos severas com nós mesmas. Tudo ao seu tempo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler eu também não lembro de quando aprendi, tenho apenas uma pequena memória de quando eu não sabia ler e me intrigava aquelas formas estranhas que uma vizinha, também criança, colocava na parte de baixo dos desenhos que fazia (era a assinatura dela em letra de forma), mas eu lembro de como o ato de escrever foi trabalhoso de aprender. Ainda bem que não desisti e não me arrependo. Valorizar cada pequeno avanço é uma das melhores coisas que podemos fazer por nós mesmo.

      Excluir
  7. Gostei dessa nova coluna, muito bacana!
    E amei a reflexão do texto. Eu já tive muito problema em tentar aprender algo e não conseguir ou desistir, ou nem tentar por medo de não conseguir.
    Isso de falta de incentivo também é um grande problema, muitas vezes não temos mesmo quem nos encoraje. Na verdade, aprendi que a verdade mesmo é que estamos sozinhos...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
      Eu tive problema em ser muito criticada (levar bronca mesmo) ao falhar na primeira tentativa. Isso me deixou com um medo enorme de tentar e eu passei a evitar tudo e não pedir nada. Tudo estava bom. Mas não estava. E o jeito que encontrei foi eu mesma fazer para mim o que eu queria que tivessem feito, mas não soube pedir ou não tinha alguém disponível. Às vezes, por mais solitário que seja a gente precisa ser o próprio incentivador.

      Excluir
  8. Helaina querida, muito obrigada pelo comentário lá no blog ♥
    Sei que Deus tem grandes planos pra nós. Nossos sonhos não podem ser me vãos.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! ♥
      Tomara!
      Deus tem sido minha maior esperança desde sempre.
      É pela fé Nele que cheguei até aqui!

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Confesso que as vezes tenho vontade de me jogar no chão, mas a vida adulta não deixa, nem a faculdade...Continue postando seus textos!

     Relatos da Líh 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e você?
      Eu espero estar sozinha em casa pra fazer isso.. haha.. depois seco as lágrimas, respiro fundo e vamos tentar de novo.
      Continuarei!

      Excluir
  10. Deve ter sido uma vitória e tanto. Adorei essa nova tag. Incrível!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, ainda não aconteceu, mas creio que em breve o Davi deve estar dando seus primeiros passos sozinho.

      Fico feliz que tenha gostado!

      Bom restinho de semana para você!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.