fevereiro 09, 2023

[Resenha] A Espiã da Realeza

A sinopse chamou minha atenção, assim como o local, Londres, onde se passa a história, então foi só uma questão de oportunidade para eu iniciar a leitura. Quando mais uma vez uma editora deixou livros de graça na Amazon (estou amando isso, podem continuar, porque não dá pra comprar vários e-books de uma vez com boleto!) lá fui eu mergulhar nessa aventura junto de lady Victoria Georgiana Charlotte Eugenie de Glen Garry e Rannoch.

[Sinopse] Apesar de ser a 34ª na linha de sucessão ao trono inglês, lady Victoria Georgiana Charlotte Eugenie de Glen Garry e Rannoch – Georgie para os íntimos – está totalmente falida. Para continuar se mantendo, ela tem duas opções: se casar com um príncipe com cara de peixe ou se tornar acompanhante de uma tia idosa e reclusa. Georgie se recusa a aceitar qualquer um desses destinos deprimentes e decide ir sozinha para Londres em busca de emprego e liberdade. Mas antes que consiga qualquer uma dessas coisas, é convocada para um chá com a própria rainha, que a incumbe de espionar o príncipe de Gales e sua amante americana. Enquanto tenta se desdobrar para arranjar um trabalho remunerado e ao mesmo tempo bancar a detetive para Sua Majestade, Georgie chega em casa um dia e encontra, morto em sua banheira, o francês arrogante que estava reivindicando a posse da propriedade ancestral dos Glen Garry e Rannoch. Agora ela terá que usar seus dotes investigativos recém-descobertos para provar a inocência de sua família e limpar seu sobrenome. Para isso, contará com a ajuda de um avô de sangue nada azul, de uma antiga amiga de escola e de um irlandês bonitão de linhagem nobre, porém tão pobretão quanto ela. (Fonte: Skoob)

No princípio somos apresentados aos costumes da realeza britânica nos anos 1930 e da mesma forma que Georgie, eu passei a desejar distância dos costumes deles. Senti pena por uma mulher nascer praticamente condenada a um destino desses ao mesmo tempo em que parece algo bobo quando pensamos em tantos outros problemas que podemos ter na vida. Mas que dá um ranço, a isso dá.

Uma dama consegue se controlar. Uma dama sempre consegue controlar suas emoções. Uma dama sempre consegue controlar suas expressões. Uma dama sempre consegue controlar seu corpo.

Georgie quer se livrar disso, e como não conseguiu se casar, suas opções são continuar morando com o irmão e a cunhada, extremamente reguladora, ou tentar ganhar a vida em Londres. No entanto, para uma mulher que foi criada para o matrimônio acostumada a não fazer nada sem a ajuda de uma criada, não parece ser uma tarefa fácil. O primeiro passo é; sozinha e sem dinheiro, tomar conta da casa da família. Depois conseguir um emprego, para ter como se sustentar e em terceiro, fugir da vigilância da rainha que zela pelas aparências de todos os membros da família real. Mesmo os parentes mais distantes.

Outras pessoas da minha idade tinham aprendido a pensar por si próprias. Eu nunca tive que tomar uma decisão sozinha.

Entre erros e acertos, a protagonista vai construindo sua vida e encontrando antigos amigos de escola pelo caminho e conforme sonha; o amor. Ela não é avessa ao casamento, só não quer se entregar a um relacionamento arranjado, nem ficar como sua mãe, que não se aquieta em um relacionamento. Esse lado da família de Georgie não é muito bem visto pela família real, mas a interação dela com o avô é uma das coisas mais fofas desse livro.

O casal apresentado aqui não me conquistou, mas já li a respeito dos próximos livros com a personagem e descobri que a dupla ainda vai ser trabalhada e parece que o moço tem motivo para agir da maneira que age. No fundo acho que vão dar certo, só me intimidei pelo comportamento um pouco atirado dele. Mas eu me assusto facilmente com pessoas, então não sou um bom parâmetro.

Sobre a espionagem, bem, esqueçam os detetives e policiais, não é bem isso que acontece aqui. E sobre o assassinato mencionado na sinopse, tenham muita paciência. Eu até esqueci que teria um pelo tanto que demorou a acontecer… 😂. Esse livro não se parece em nada com Hercule Poirot ou Sherlock Holmes. Há até uma menção ao detetive londrino mostrando que ele não existe no universo dessa história.

Ele olhou pela janela do taxi quando paramos na esquina da Baker Street. Olhei para o lugar onde o número 221b deveria estar e desejei que fosse real.

Narrado em primeira pessoa, a história flui com rapidez e se não fossem as expectativas que criei a respeito da leitura (estou muito num clima de detetives analisando evidências), teria aproveitado mais. O crime é solucionado de forma rápida e sem envolver as deduções no estilo Sherlock, entretanto, de forma alguma isso faz o livro ser ruim.

Apesar de haver mais livros com a protagonista, esse aqui tem o final fechado e dispensa a leitura dos próximos para mais detalhes. A não ser que você queira saber mais sobre o destino de Georgie tentando ganhar a vida em Londres e encontrar o amor.

Recomendo para quem está buscando uma leitura leve, com toques de humor e mistério.

Título Original: The royal spyness
Autora: Rhys Bowen
Tradução: Livia Marina Koeppl
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Ano: 2022
Link do livro no Skoob: A Espiã da Realeza Desvenda o Primeiro Mistério (A Espiã da Realeza #1)

E aí, já conheciam o livro? Alguém ficou com vontade de ler?

18 comentários:

  1. Eu gostei da premissa do livro. Só fiquei chateada por ver que o mistério se resolve rápido. Pelo visto, não deve nem dar tempo de o leitor criar teorias, nem algo do tipo, então não sei se gostaria desse livro.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que fui muito inspirada em Sherlock achando que veria evidências, criaria teorias, mas apesar da protagonista ter suas suspeitas, ela não é da polícia e não acredito que tenha assistido CSI... hahaha... Mas é uma boa leitura.

      Beijos;

      Excluir
  2. Parece ser uma boa leitura. Obrigado pela sugestão!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu peguei esse e-book de graça também e quando peguei para ler não tinha expectativas e acabei gostando da leitura, a leitura flui muito bem e apesar de ser uma história mais simples eu não conseguia parar de ler e por conta disso comprei o e-book do segundo e do terceiro e li em seguida e estou ansiosa pelo lançamento do quarto, descobri que tem 16 livros e parece que uma novela.
    Que bom que curtiu esse primeiro e cada livro tem o seu final a respeito do caso investigado, mas nas questões pessoais dela com sua família, aquela situação do príncipe com uma americana e o relacionamento romântico dela é trabalhado no decorrer das histórias, principalmente o romance dela com o Darcy que é desenvolvido aos poucos, porque a final são 16 livros.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, 16! Eu não dou conta não.. rsrs.. mesmo a história sendo interessante.

      Excluir
  4. Que interessante. Eu não conhecia esse. Agora estou com uma lista gigante de leitura mas acho que sei de uma pessoa que vai amar essa recomendação, com certeza vou passar pra ela. bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu não li nenhum livro desta série ainda, mas confesso que imaginei mesmo algo no estilo de Holmes. É bom saber o que esperar para não criar muitas expectativas. Eu prefiro um rapaz mais atirado, quem sabe goste do moço desta história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi o que eu imaginei, mas apesar do crime e a investigação, o foco aqui é mais a protagonista do que o crime em si. Eu gosto dos mais lentos. Me assusto com facilidade..rsrs..

      Beijos;

      Excluir
  6. Oie, parece uma história interessante e gosto do gênero. A ambientação também é bem chamativa.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pra falar, disse Londres eu já quero ler.. hahaha

      Beijos;

      Excluir
  7. Oi, Hanna!
    Eu acho muito bacana como você estrutura a sua resenha. É muito legal ver como você é sincera. Ando meio sem paciência para séries, então não sei se leria este livro.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Eu literalmente escrevi uma lista com perguntas para responder para conseguir estruturar as sinopses, porque toda vez que eu acabava de ler um livro era uma luta pra conseguir escrever a resenha. Agora é "só" responder as perguntinhas de forma elaborada. Eu gosto de ser assim, até porque um detalhe que possa ter me desagradado pode ser exatamente o que vai agradar outra pessoa. Sinceramente eu também, só li esse porque, como disse, a editora deixou de graça e a sinopse chamou minha atenção.

      Beijos;

      Excluir
  8. Oi Helaina,
    Fiquei super curiosa com o livro! Gosto muito de pesquisar sobre a família real britânica e amo um bom mistério, ou seja, achei esse livro perfeito pra mim, assim que possível vou conferir a leitura.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, aparentemente tem tudo que você gosta sim! E é uma série, então se te interessar, história não vai faltar.

      Beijos;

      Excluir
  9. Gostei, parece interessante!
    Gosto muito das suas indicações e resenhas, tanto de livros quanto de filmes :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.