fevereiro 16, 2023

[Marca Texto] #6

Li num livro…
Me marcou…
Quero compartilhar…

Quem visita esse blog com frequência certamente já percebeu minha paixão pelo detetive criado por Arthur Conan Doyle (antes de ler as histórias eu achava que Sherlock havia realmente existido 😅). Apesar de minhas intenções matrimoniais serem inclinadas a um distinto cavalheiro que atende por Dr. Watson, garanto que não gosto menos de seu fiel amigo e, como diria Hagrid a respeito de Dumbledore, não insulte Sherlock Holmes na minha frente! Senão eu choro 😭.

Depois de escrever sobre cada um dos quatro volumes do box da Harper Collins, resolvi trazer nessa postagem alguns dos trechos que selecionei durante a leitura. Eram muitos para colocar nas resenhas. O título do romance, ou do conto de onde foram tiradas as frases, estará indicado em cada citação.

Aviso: nenhum livro foi literalmente marcado durante a leitura e seleção dos trechos.

Não; ele é desses que não se abrem em confidências, embora possa ser bastante comunicativo quando é dominado pela imaginação.” - Um estudo em vermelho.

Por enquanto ainda não dispomos de dados. É um erro capital formular teorias antes de contarmos com todos os indícios. Pode prejudicar o raciocínio.” - Um estudo em vermelho.

Embora o homem seja individualmente um enigma insolúvel, quando está em grupo torna-se uma certeza matemática.” - O Sinal dos quatro.

A vida é infinitamente mais estranha do que qualquer fantasia concebida pelo homem.” - Um caso de identidade.

Minha experiência é grande demais para negar que a impressão de uma mulher pode ser mais valiosa que as conclusões de um raciocinador analítico.” - O homem de lábio torcido.

E essa recomendação, com a avaliação exagerada do meu talento que a precedeu, foi a primeira coisa que me fez sentir, Watson, que eu poderia transformar em profissão aquilo que até então não passava de um hobby.” - Gloria Scott.

Meu caro Watson, não concordo com os que incluem a modéstia entre as virtudes. Para o lógico, todas as coisas devem ser exatamente o que são, e subestimar-se é tão falso quanto exagerar o próprio talento.” - O intérprete grego

A mais elevada afirmação da bondade da Providência reside, para mim, nas flores. Tudo o mais, nossos talentos, desejos, alimentos, são necessários, em primeira instância, à nossa vida. Mas essa rosa é algo extra. Seu perfume e sua cor são um adorno à vida, não uma condição de existência. Somente a bondade doa algo extra.” - O tratado naval.

O mundo está cheio de coisas óbvias que por acaso ninguém jamais observa.” - O cão dos Baskerville

Holmes sorriu. Ele sempre se emocionava com uma admiração sincera, a características de um verdadeiro artista.” - O vale do medo.

Para que serve esse círculo de miséria, violência e medo? Tem de ter uma finalidade, ou então nosso mundo é governado pelo acaso, o que é impensável. Mas que finalidade. Eis aí o grande e eterno problema para o qual a razão humana está tão distante da solução como sempre.” - O caso da caixa de papelão.

Minha mente é como um depósito cheio, com pacotes de todo tipo armazenados em tal quantidade que só consigo ter uma vaga ideia do que está lá dentro.” - A aventura da juba do leão.

O senhor obterá resultados, inspetor, colocando-se sempre no lugar do outro sujeito, e pensando no que o senhor mesmo faria. Isso requer alguma imaginação, mas compensa.” - A aventura do negro aposentado.

Então, gostaram dos trechos?
Se quiserem ler as edições anteriores dessa coluna é só clicar aqui: Marca-texto

Sherlock Holmes Box
Autor: Arthus Conan Doyle
Páginas: 1808
Editora: Harper Collins Brasil
Ano: 2017
Leia as resenhas:
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 1

Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 2

Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 3

Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 4

18 comentários:

  1. Olá!! Eu realmente me identifiquei com seu POST!!

    Não sabe o quanto eu ri e me identifiquei quando você falou que é mais inclinada a gostar do Watson (Eu também, acredite, eu também). Pode não parecer mas Watson parece conquistar muitos corações dentre os leitores (apesar do Sherlock ser elencado como protagonista e assim "roubar a cena"). Kkkkkk
    Mas Sherlock é tão...Sherlock, que Watson parece tão mais acessível e de personalidade amável, que é impossível eu não amar Watson pelo que ele se mostra ser.
    Também ri muito quando você falou do Hagrid, também não gosto quando falam mal do Sherlock-Watson na minha frente e nasce um instinto de defende-lo (eu já fiz isso mais de uma vez). Kkkkkk
    Eu acho que agente ama o Watson porque no fundo agente deseja ele, mas também somos um pouco como ele. Aí ai .. Watson é tão identificável. Eu realmente amo o personagem.

    Os trechos que você marcou são muito bons. Eu fiquei curiosaaaa com relação a você não marcar eles literalmente no livro (é isso que eu entendi?). Se for, entendo, as páginas dessa coleção são mais finas e é impossível marcar com marcatexto. Oque não me impediu de marcar com outros materiais!!! Kkkkk
    Eu entendo quem não marca o livro, já fui assim. Hoje já estou me desapegando dessa minha mania de querer o livro "imaculado".
    Mas entendo que isso pode dar um aspecto ao livro que nem todo mundo gosta (e você não tem necessidade de marcar quando compartilha os trechos de outras formas)...

    Falando nisso, seu blog é incrível. Parabéns. Adorei o conteúdo desse POST e outros relacionados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado! :D

      Sim, acho que me apaixonei pelo John exatamente por esses motivos que você descreveu. Dá pra sentir isso pela narrativa dele e eu queria muito que Watson não fosse apenas um personagem fictício.

      Eu não consigo defender nada nem ninguém, porque começo a tremer feito um Pinscher! Então eu choro! XD

      Eu só não escrevo nos livros, uso aqueles post-its adesivos porque se quiser tirar não danifica o papel. Eu acho ruim encontrar um livro no sebo todo marcado, então, mesmo sem a intenção de vender os meus, prefiro não marcar.

      Muito obrigada! Apareça sempre!
      Vou falar sobre Conan Doyle, Sherlock, Watson e Martin Freeman com frequência!

      Excluir
  2. Ah, agora fiquei com vontade de ler todos os livros! Adorei as frases que você selecionou Helaina! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu aqui já com vontade de reler! :)
      Fiquei feliz que você gostou!

      Excluir
  3. Oi! Eu gosto mais do Holmes que do Watson, tenho uma quedinha enorme pelo detetive. Eu comprei esse box para poder reler as história e esses trechos me fizeram lembrar muito do quanto essas histórias são incríveis.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o Sherlock um pouco parecido comigo, talvez por isso eu me afeiçoe tanto ao Watson..rsrs.. Tenho muita vontade de reler tudo também.

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi Helaina,
    Gostei dos quotes, acho que meu favorito é aquele que fala sobre o mundo estar cheio de coisas óbvias, achei muito verdadeiro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado! É um dos meus favoritos também.

      Beijos;

      Excluir
  5. Oie, nossa, eu amo esses livros, esses trechos me deram uma saudade louca de ler eles.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Gostei muitos dos trechos!
    Adoro quando estamos lendo algo e tem alguma frase que nos marca de uma forma mais intensa, sei lá, acho isso sensacional haha ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Realmente, é ótimo quando isso acontece.

      Excluir
  7. Oi
    eu gostei dos quotes que você selecionou, espero conseguir ler esse ano ainda os livros, eu comprei a minha edição que é igual a sua, então agora só falta programar a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Acho essas edições de Sherlock Holmes lindas demais. Achei intrigante o quote do livro "O homem de lábio torcido". Não li o livro então não sei se tem uma ironia aí, mas senti que sim! Entendo que pelo contexto da época, a opinião das mulheres não valiam muita coisa, né? Ou será que estou viajando rsrs. Adorei o blog, adoro lilás.

    Até mais! 💜✨
    https://www.relatosdalih.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você?
      Sou apaixonada por essas edições e as da Zahar.
      Tem a ver com a época sim, o machismo era ainda pior do que é hoje e eu gosto desse quote exatamente pelo Sherlock levar a opinião de uma mulher em consideração (sim, não faz mais que o esperado), mas pra época era revolucionário. Ele acumulou observações suficiente para saber que devia confiar na capacidade de observação de uma mulher, mesmo sem admitir com essas palavras.

      Até mais;

      Excluir
  9. Um dos meus personagens preferidos da ficção. Amo a inteligência dele!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo muito tanto o Sherlock quanto o Dr. Watson!

      Boa semana pra você!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.